Autor |
Mensagem |
fábio_soul Veterano |
# out/09 · Editado por: fábio_soul
Olá pessoal.
Como alguns sabem, recentemente peguei um Motif ES6. Só para constar aqui também, achei o teclado muito bacana, timbres excelentes para o que eu preciso, e tudo mais que eu já disse em outro tópico.
No entanto, encontrei um problema para configurar o modo Master dele.
O modo Master é o único modo que trabalha com vários canais midi (além do Song e Pattern), e é ideal para trabalhar com o teclado ao vivo, que é o principal uso que faço.
Antes que me mandem ler o manual, adianto que já li o manual várias vezes, nesta parte de modo Master, mas não consigo entender como funciona.
Vamos aos fatos: no modo Master Play, tem uma janela chamada Memory, onde você pode escolher uma performance, voice, song, pattern, enfim, qualquer coisa que existir no Motif, para ser ser executado direto no modo Master. Ainda na janela Memory, existe uma opção chamada "Zone switch" (acho que é isto), e se esta opção estiver em OFF, o teclado trabalha apenas com uma zona midi, enquanto que se estiver em ON, trabalha com várias zonas midi. Isto se verifica no modo Master Edit. Quando você configura Zone Switch para ON, aparecem vários parâmetros, relacionados às 4 zonas possíveis de serem utilizadas, e quando o Zone Switch está em OFF, são pouquíssimos os parâmetros de edição no modo Master EDIT.
A partir de agora, vou falar sobre algumas coisas que estão relacionadas à edição quando o parâmetro Zone Switch está em ON.
O que eu não entendo é que no Modo Master Edit há uma janela onde você configura o timbre que quer em cada zona midi (através de dados MSB, LSB, etc... o que me faz pensar que cada zona pode ter um timbre de um modo diferente, por exemplo: na zona 1 uma performance, na zona 2 um voice, e por aí vai...), mas o que acontece é que independente dos timbres que eu seleciono para cada zona midi, não muda nada, fica sempre soando aquele que eu escolhi lá no modo Master Play (na janela Memory), e os timbres individuais de cada zona não fazem nada.
Observação: eu já configurei todas as zonas para ch 01 midi.
Na verdade, nem consigo entender o por quê das coisas no modo Master... se é para ter um timbre em cada zona, por que, então, precisa de selecionar um timbre lá no modo Master Play, na janela Memory??? Não seria mais "intuitivo" trabalhar apenas com os timbres de cada zona midi?
Peço a ajuda de quem conhece a máquina, porque minha mente não conseguiu penetrar nesta parte do Motif, nem lendo o manual.
Abraços.
|
Eraques Neto Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul
Fábio, eu gostaria de aproveitar o seu tópico para perguntar a respeito do modo performance no MO8, que creio ser igual ao do Motif. Estou querendo montar umas performances para tocar ao vivo e não estou conseguindo. Se alguém puder me dar uma ajuda, fico muito grato.
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
Eraques Neto
O modo performance eu entendo. Fale mais especificamente do que se trata, pois talvez eu possa te ajudar...
|
Eraques Neto Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul
Pô meu véio, se tu puder me ajudar... Na verdade eu estou querendo fazer umas performances, tipo piano + pad, piano elétrico + pad, Piano + cordas e por aí vai... Coisa simples, mas que eu estou meio enrolado...
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
Eraques Neto
Sim, mas explique o que você não está entendendo, assim como eu expliquei a respeito do Modo Master, porque fica mais fácil de entender e ajudar, pois afinal, não tem nem 3 semanas que estou com o Motif, não sou expert nele ainda, em nada... Teria que ser alguma coisa mais específica, daí eu poderia até tentar ajudar em alguma coisinha que já sei.
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
Eraques Neto
Ah... lembrei de uma coisa importante que só descobri depois que vi no manual:
Não sei se no MO é assim, mas no Motif tem um lance de Common edit (acho que é isto) e Part edit. Dependendo do botão que está acionado, ele fica no Common edit, que edita somente os parâmetros gerais, mas se estiver no Part Edit, fica bem fácil de visualizar tudo o que rola em cada part da performance... Talvez seja este o seu problema... não sei. Por isto que pedi para você ser mais específico um pouco, porque o que acabei de dizer foi um "balão" do que eu ACHO que pode ser o seu problema (pois já me enrosquei nisto também no Motif).
Abraços.
|
Eraques Neto Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul
Fábio, na verdade eu quero alocar os timbres na performance. Não sei te explicar direito, mas vou dar um exemplo. Quando peguei o teclado, o camarada que me vendeu tinha feito umas performances que eu controlava os timbres pelos faders, tipo, no primeiro fader um piano, no segundo, um strings, no terceiro, um violão... Ai dá pra usar o piano e quando quiser, almentar o strings, ou misturar um piano com um violão. Entendeu?? Na verdade o que eu estou querendo fazer são timbres em layer...
|
ThyagoAmaral Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul No S03 tinha esse lance de Common Edit e Part Edit e é isso mesmo!!! =]
Eraques Neto Cara vou me meter um pouco pois não sou motifeiro, mais acho que isso é padrão para os nossos synths, você tem que procurar a "página" no display onde tem as opções de controles e lá você endereçar que todos os faders 1, 2, 3, e 4 controlem "volume" acho que na Yamaha isso e na parte Common (Geral) e ai você vai na parte de "part" mesmo onde você terá cada timbre independente para ajustar e lá configura cada timbre a um controle em tempo real. É assim que funciona nos Korgs e creio que é uma "arquitetura" padrão e se não for desculpas...
E parabéns pelo novo Korg!!!
|
Eraques Neto Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul ThyagoAmaral
Obrigado pela ajuda!!!
Vou dar uma fuçada lá. Fiquei muito acostumado com o RD-700sx que dá pra fazer isso em tempo real. Mas vamos lá...
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
Eraques Neto
Cara, eu acho que 10min de leitura do manual vai resolver o seu problema... Isso é a coisa mais simples de se fazer (no Motif é super tranquilo), é só ir à página que explica sobre performances e ler.
ThyagoAmaral
você tem que procurar a "página" no display onde tem as opções de controles e lá você endereçar que todos os faders 1, 2, 3, e 4 controlem "volume"
Cara, no Motif os faders já ficam para controlar o volume das 4 parts da performance automáticamente. Só no modo master é que tem jeito de você configurar os faders para outra coisa. No modo voice, cada fader controla o volume de um "element", também automaticamente... Isto foi o que eu percebi até agora.
|
ThyagoAmaral Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul Legal isso... agora se quiser fazer outra coisa... isso deve ser legal para organs num é???
|
Eraques Neto Veterano |
# out/09
· votar
fábio_soul
Consegui!!! Muito obrigado pela ajuda, galera!!! O que seria de mim sem o FCC... hehehehheheh..
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
ThyagoAmaral
Se quiser fazer outra coisa com os faders dá para utilizar o modo Master, ou então, os dois knobs configuráveis.
Eraques Neto
Que legal cara... Espero não ter sido muito chato com relação a recomendar que você lesse o manual, mas é que é o que eu faria, especialmente quando se trata do funcionamento básico do modo... Não sei se você está com o manual em português do MO aí, mas eu consegui o do Motif em português, e gosto muito de ler.
Eu disse aquilo com relação ao manual porque realmente eu achava mais fácil você conseguir a informação correta lá do que aqui... eu mesmo iria me enrolar todo para tentar te explicar como fazer (e você ainda dependeria do fato de o MO ser do mesmo jeito que o Motif, coisa que não tenho certeza).
Valeu.
Abraços.
|
fábio_soul Veterano |
# out/09
· votar
Moçada, e com relação à minha dúvida do modo Master, alguém sabe???
|