Classi Rock + Notebbok no palco

    Autor Mensagem
    R Palma
    Veterano
    # out/09


    Não sei se já acpnteceu com vcs, mas já foram zoados por usarem o Note no palco?

    Pô, teve uma vez q ouvi uns caras cochichando depois do show que "assim fica fácil pro tecladista, quem toca é o computador..."

    Fiquei irado com isso. Na verdade, minha banda é de classick rock, e eu uso o note prá facilitar as programações do set list, além de disparar algumas coisas em áudio. (Imagina tocar Owner of a Lonely Heart sem aquelas doideras sampleadas...não há timbre igual no mundo). O click pro batera tbm sai do note.

    Alguém já passou por isso? E outra: banda classick rock e note no palco não combinam? Pow, com a evolução da tecnologia, não vejo problemas.

    O "legal" é que os caras encrencam justamente com o tecladista. O John Petrucci do Dream Theater toca com um notebook em cima do set de Mesa Boogies, e se não me engano, usa o Gitar Rig. Daí ninguém fala nada........

    Abs!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/09
    · votar


    R Palma

    geralmente a ideia é de que a banda se pareça com o visual da época, para um leigo, em uma banda de classic rock um tecladista com um note pode dar o mesmo choque de um vocalista vestido de michael jackson e cantando "born to be wind"

    "assim fica fácil pro tecladista, quem toca é o computador..."
    Imagina tocar Owner of a Lonely Heart sem aquelas doideras sampleadas...

    de certa forma não deixa de ser o computador que está tocando, eu posso entender que a ideia é chegar proximo ao original da música, mas pra quem ouve e não entende, não deixa de ser alguem tocando em cima de playback, o que não dá muita diferença é só uma questão de conceitos

    e não é que o note não combina, há lugares e lugares, você entra com um notebook em um bar com decoração de vinil, poster do elvis, foto do led... é uma coisa, se for tocar o mesmo repertorio em rodeio ou festa do morango já é outro conceito

    -------------------------------------------
    Classi Rock
    classick rock

    é classic rock
    --------------------------------------------

    O John Petrucci do Dream Theater toca com um notebook em cima do set de Mesa Boogies, e se não me engano, usa o Gitar Rig. Daí ninguém fala nada........
    mas é um trabalho autoral, se ele comenta que pra sair aquele som da banda ele tem que ter esse set, não tem como ir contra

    pra cover de classic rock o unico sampler que tinha na decada de 70 era o mellotron que era só para strings, corais, flautas... o resto era tudo praticamente eletromecanico

    R Palma
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Fernando

    Depois q eu escrevi o post fiquei pensndo um bocado. Este é a mesma situação de quando lançaram os sintetizadores. Antes, a banda tinha que ter quase 20 neguinhos, sendo 10 só pros metais, por exemplo, mais um prá percussão, sem contar no pianão acústico. Os synths acabaram com tudo isso. Naquela época, todo mundo torcia o nariz pros DX7, D50, etc. Hoje, é a coisa mais normal do mundo. E creio que estejamos vivenciando outra revolução.

    Usar note no palco, praticamente todas as bandas com teclado usam. Abrimos um show pro Detonautas esses dias e o cara tava lá com um XP 10 e um note. Não deu prá ver o que saía do note, mas tava ele lá, meio escondido.

    No Youtube tem uns vídeos de uma banda francesa cover do Dream Theater, aliás, o tecladista toca num Oasys, e o note fica atrás dele.

    No DVD do G3, Live in Denver (1996) o guitarrista e tecladista do Seteve Vai usava um computador mesmo no palco, com monitor fósforo branco......o programinha devia rodar em DOS.

    Outro dia, num show do Biquini Cavadão, tava lá o note ao lado do batera.

    Um note no palco serve par diversas situações, inclusive gerador de VSTi e click, principais coisas que eu, particularmente, uso.

    de certa forma não deixa de ser o computador que está tocando, eu posso entender que a ideia é chegar proximo ao original da música, mas pra quem ouve e não entende, não deixa de ser alguem tocando em cima de playback, o que não dá muita diferença é só uma questão de conceitos

    De fato é uma questão de conceitos. Mesmo sendo uma banda de classic rock, sempre rolam algumas músicas em que é impossível apenas um tecladista tocar. Senão ele teria q ter 8 mãos. Vide Yes, Europe (o começo da Final Countdown é um exemplo). No DVD do DT fazendo cover do Dark Side of the Moon, dá prá ver nitidamente o Rudess disparando os samplers do Oasys, principalmente nas partes que tem as vozes. Ora, a banda que não tenha um teclado com sampler faz como? Não toca a música?
    Tem uma música da Aretha Franklyn (Respect) que tem um solo de sax, ao mesmo tempo um órgão de fundo e um piano. Até onde eu sei, tenho apenas duias mãos. O outro instrumento fica sem tocar?

    A verdade é que todas as bandas grandes usam alguma coisa pré gravada. A diferença é que deve ser o técnico da mesa que dispara os áudios. Ou será que aquela introdução da The Number of the Beast é o Steve Harris que faz, escondido atrás do palco?

    Enfim, criei o tópico só pra sentir a opinião dos demais. De fato talvez ainda seja cedo para todos se acostumarem com a presença de um computador no palco. Realmente dá a impressão de que é ele quem está tocando. Acho q o segredo é esconder o danado.

    Quanto ao Guitar Rig, de fato o que sai do software são timbres, e não sequências. Mesmo assim, tem um notebook em cima do set de amplis do Petrucci. Não tenho nada contra isso, pelo contrário, sou fã de carteirinha de DT. De 10 músicas que ouço, 9 são deles.

    ---------------------------------------------------------------------- -----------

    Eu sei que é Classic Rock. Foi só erro de digitação.

    ---------------------------------------------------------------------- ----------

    _Rattu_
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Outro dia, num show do Biquini Cavadão, tava lá o note ao lado do batera.

    samples? vsts? sequenciador?


    Outro dia vi um clipe do Biquini Cavadão e o tecladista tava com um Moog montado em cima de um CP80. Quase chorei de ver aquele set.


    Vai demorar um bocado pra eu confiar em notebooks ainda... Gosto mesmo é de tralhas analógicas que não travam e nem pegam virus, apesar do peso monstruoso.

    R Palma
    Veterano
    # out/09
    · votar


    _Rattu_

    Outro dia, num show do Biquini Cavadão, tava lá o note ao lado do batera.

    samples? vsts? sequenciador?


    Acredito que samples e click.

    No mais, eu também sou fã de vintages. O problema é que não dá mais prá montar um set mostruoso no palco. Primeiro porque meu carro é pequeno (um C3), e lém do equipo levo minha esposa e filha pros shows. Segundo, pq é simplesmente impossível montar um set grande em poucos minutos. A maioria esmagadora de nossos shows ocorre em festivais, logo tem bandas antes e depois da minha. Pow, pior coisa é você estar desmontando a parafernália e o cara da próxima banda ali no teu cangote, te olhando feio. Ou então, no início, todos já montaram tudo (guitarra, baixo, até o batera) e tu ainda tá na metade. Sem contar que, no meu caso específico, além do teclado toco guitarra.

    Ou seja: Deus salve o notebook, o Sonar 8 e os VSTi´s!!!!!!

    Abs!

    R Palma
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Up.....

    Mais comments??????

    SaintFerio
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mande fazer uma capa de madeira pra colocar no seu note, hehe aí ficará vintage tb! :P Apesar de ser uma brincadeira, pode ser que fique legal hein?!

    waltercruz
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Apesar de ser uma brincadeira, pode ser que fique legal hein?!

    ahhaa, gostei da idéia.

    SaintFerio
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Mas é legal a idéia, fazer alguma moldura e tal, ficara legal e mais vintage, gastaria o que? 40, 50 reais pra um marcineiro fazer... Ficaria da hora sim! Eu que to pensando em comprar notebook já estou ponderando esta idéia!

    jonathan.lazaro
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Também toco teclado com notebook em cima do palco e passo pela mesma situação: nego apontando pro teclado e dando risadinhas... Mas acho que o importante é vc saber qual o uso que você faz do notebook, e que você não depende do notebook pra fazer seu som. =]

    caioscattini
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    R Palma
    O melhor é comprar uma thin client (CPU de 10x10cm) e um monitor lcd de 67 polegadas.
    Você deixa a cpu escondida e o monitor como se fosse um display do teclado.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    SaintFerio
    Existe um modelo da Asus que é coberto com madeira... Tem outro que é coberto com couro... Bem vintage xD

    caioscattini
    O melhor é comprar uma thin client (CPU de 10x10cm)

    Já viu o novo Mac Mini? Um daqueles no palco com monitor de 67 deve ficar show

    caioscattini
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Quiis dizer 6 polegadas...
    67 deve ser o telão do Soccer City em Johanesburgo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Classi Rock + Notebbok no palco