Notebook+VST sem placa de som. Tem como ficar bom?

Autor Mensagem
_Rattu_
Veterano
# out/09


Amigos,


Estou tentado a comprar um notebook pra colocar meus queridos VSTs que por enquanto só me servem como inspiração mesmo.

Não gostaria de ficar carregando além do laptop, uma placa externa pendurada pra ficar montado e desmontando toda vez que ensaiar. Detesto tranqueiras com fios e ficar montado coisas.

Alguém ai tem um laptop que consiga rodar VSTs em "tempo real" (latência abaixo de 8ms) sem placa de som externa? Qual seria uma configuração boa pra isso?

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Talvez um Mac, mas de qualquer forma para tocar ao vivo é bom ter uma placa externa (tenho uma Fast Track Pro) porque alivia o note bastante, se você não colocar uma placa a tendência a dar pau aumenta muito, e acho que ninguém quer que isso aconteça no palco hehehe

Compra um Fast Track e seja feliz :)

tecladoprofusao
Veterano
# out/09
· votar


E se vc fizer algum tipo de case e carregar as tranqueiras toda já montadas? Só abrir, plugar o teclado e ligar? Pelo menos agiliza na hora de montar e fica prático pra carregar. Dependendo da sua criatividade, pode colocar ate um controlador dentro da case, aí fica uma workstation completa feita em casa, pronta pra ligar e tocar! :)

_Rattu_
Veterano
# out/09
· votar


tecladoprofusao
Caramba, que idéia excelente, cara! Agora fiquei pensando que pode mesmo ser uma boa isso!



Tenho um laptop da CCE que a configuração até que é razoável, mas acredito que pela velocidade da memória e pelo processador (Celeron) os VST não ficam sem ruídos ou latência numa velocidade tocável. Vou vender esse e comprar outro e queria um conselho. Com o mínimo de dinheiro possível, qual seria uma configuração boa, ou um modelo bom pra rodar uns VSTs sem frescura ou medo de dar pau?

Leandro Barbosa
Veterano
# out/09
· votar


mas onde fazer este tipo de case?? como?? quanto $$$ ??

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Qualquer loja de Cases faz isso, é só você ter as especificações que quer. Se eu realmente for ficar usando VSTs, vou fazer isso: comprar um case que caiba o note + placa + estabilizador (sempre) . e aí saem apenas 3 fios do case: Midi para ligar no teclado, cabo de força do estabilizador e um cabo de audio para ligar na caixa. Um case tipo maletinha é tranquilo de fazer isso, de carregar, fica quase a mesma coisa que um módulo, mas com a qualidade de VSTs.

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


só lembrando: faça no case um bom sistema de refrigeração/circulação de ar para o compartimento do notebook, senão você vai ter sérios problemas de travamentos ocasionados por aumento de temperatura da CPU

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Sim, eu já estou esperto em relação a isso, sempre deixo o note em cima de alguma base que permita a ventilação, senão o bicho derrete hehehe

dtplayer
Veterano
# out/09
· votar


Usar laptop no dia-a-dia com banda é praticamente inviável, é uma linção de paciência. Com um bom note e um driver asio4all instalado (que é gratis) pode serque fique bom com vsts leves (que tem muitos e bons).

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Quando eu usava PC ao invés de note, eu usava o asio4all com o B4II (VST de Hammond) e conseguia tocar com latência de 10 ou 11 ms, em casa até dava para improvisar, mas ao vivo é impossível.

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Mauro Lacerda
Mas com qual configuração do Asio4all? Quanto de Buffer Size, Latency Compensation e Buffer offset?

Tenho usado 256 samples no buffer size,\latency compensation em 0 samples (in e out)

E buffer offset em 4ms

Consigo entre 4 e 7ms com minha realtek HD onboard (desktop)

tecladoprofusao
Veterano
# out/09
· votar


Mauro Lacerda
Jonathas Lacerda
Se meu Semprom 2600 com 256 de RAM eu consigo 8 a 11 ms, duvido que um note bem configurado não tenha um bom desempenho com o Asio4all.

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Mas a latência depende exclusivamente da placa de som... Memória para carregar e CPU para processar. Não tem CPU e memória que dê jeito numa placa de som ruim :)

Quanto ao Mac, acho q não faz muita diferença no uso da onboard. Não sei os macbook, mas os iMacs novos usam Realtek HD também

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Minha placa também era a realtek HD. Não lembro ao certo as configurações que usava, mas conseguia entre 10 e 11 ms.


Mas o que estou dizendo é que, se é para uso ao vivo, não dá para não ter uma placa dedicada, é o mínimo. É por isso que a galera mete pau em notes, porque acham que qualquer note sem placa dá para usar. Isso não existe, do mesmo jeito que você investe em um teclado também tem que investir num note.

Atualmente meu note está assim:
Core 2 Duo 2.10 Ghz
4 Gb de RAM
HD de 250 Gb
Sistema Operacional: XP32 totalmente reconfigurado, tirei NET, antivirus, firewall, jogos, sons do windows, configurei para nunca desligar, não reiniciar, tirei vários programas da inicialização...

Uso com uma Fast Track Pro. Levo meu note para o palco tranquilo, não tenho o menor medo de dar pau, uso o forte com os seguintes programas:

Ivory (Steinway Model D) - Piano acústico
Scarbee VKC - Rhodes MKI
Scarbee VKC - Wurlitzer 200A
Scarbee VKC - Clavinet D6
Charlie Retro Organ - Hammond


Deixo o Forte configurado para abrir sempre com esses VSTs. É só isso que uso, 1 piano acústico, 1 Rhodes, 1 Wurlitzer, 1 Clavinet e 1 Hammond (OBS: em relação ao Hammond, após fuçar muito descobri uma configuração básica para mim que consigo usar para quase tudo). Atualmente não estou usando sons de Synths, mas tenho o SampleMoog, VSTs de todos os Moogs que existem, é fodástico.

Cada VST em um canal Midi. Configuro o SP88x assim:

Present 1: canal 1 (e no Forte apenas o Ivory está programado para receber no canal 1)

Present 2: canal 2 (e no Forte apenas o VST de Rhodes está programado para receber no canal 2)

Assim por diante.



Resumo da ópera: ligo o note, ligo o teclado, abro o Forte e ponho o note de lado. Em 1 minuto eu faço isso tudo e todos os VSTs estão carregados. Tenho, no painel do SP88x, o melhor piano acústico, o melhor Rhodes, Wurlitzer, Clav e Hammond.

Detalhe: uso altiverb, SpeakerPhone, plugins da waves... Os melhores FX imagináveis...

tmurback
Veterano
# out/09 · Editado por: tmurback
· votar


_Rattu_
Eu acho que compensa pegar uma placa de som boa. Hoje as coisas estão ficando cada vez mais baratas. Acho que a placa vai te dar mais liberdade pra fazer o que quiser. Tem como ficar bom sem a placa? Acho que de repente até tem, mas é difícil ter um equipamento em que a gente não confia. Compre uma Fast Track Pro e seja feliz!!! hehehe

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Mauro Lacerda
Penso em pegar uma dessas também, mas só depois de fazer alguns testes com netbooks NÃO atom (Athlon Neo e Via Nano).

luciano.daniel
Veterano
# out/09
· votar


Olá a todos!...é a primeira vez que posto comentário neste fórum. Sempre acomanhei vários tópicos e já aprendi muita coisa bacana aqui.
Sou tecladista de Niterói-RJ. Atualmente tenho um Kurzweil SP76, um Roland D-70 velinho, um notebook ITAUTEC, core2duo, 2.1GHz, 4GB RAM, 300GB HD. Tenho tb uma Fast Track Pro.
Tenho usado os VST's ao vivo numa boa, latência máxima de 2 milissegundos e sem atingir picos de processamento. Os 4 MB de RAM me permitem carregar muitos plug-ins. Já consegui (ontem...rs) configurar o SP76 para mudar os timbres diretamente no teclado, sem ter que tocar no Notebook, ficou show!........Em aplicações ao vivo para ter mais confiabilidade tenho feito o seguinte: Ligo o teclado em 2 canais da mesa de som, um no out da placa de som (VST) e outro no audio output do teclado, porém mudo. Caso o notebook trave (com o note bem configurado isso é raro, comigo nunca aconteceu, graças a Deus..rs) daí o cara da mesa já sabe que basta matar o canal do VST e habilitar o canal que vem direto do teclado. Isso pode ser feito rapidamente praticamente em um só ato após a detecção da falha. Então haveria apenas uma perda momentanea do som (uns 5 segundos ? ), o que convenhamos pode acontecer "nas melhores famílias" mesmo sem usar VST's.....então dessa forma acho bem seguro e uso sem medo de ser feliz....o grande desafio que estou tendo com VST's ao vivo ultimamente é conseguir timbrar o VST no equalizador da mesa de som de um modo que todos os timbres que utilizo (A.Piano, Hammond, EP, etc. ) fiquem agradáveis. Isso tá complicado de conseguir, mas essa dificuldade também ocorre com teclados sem VST...abraço a todos!

Alex Vaz
Veterano
# jan/10
· votar


Olá amigos

Meu amigo que faz as gravações pra mim fazia gravações ao vivo em bares apenas com o notebook dele da Toshiba, inclusive essas gravações ele convertia em CDs que vendia na noite para aumentar a renda e divulgar seu som. O problema é que roubaram o notebook dele. Aí eu comprei um notebook da Toshiba, só que o problema é que o notebook que eu comprei vem com placa Realtek, e essas placas não boas. Fica um ruído muito alto, como se estive tocando um LP numa vitrola. Eu acho que dependendo do notebook dá sim, o problema é a qualidade da placa onboard que vem nele, realtek não dá. Até mais e abraços!

MayckonCouto
Veterano
# jan/10
· votar


Gravar é uma coisa.. tocar é outra... para gravar o note só recebe não reproduz nada simultaneamente... então uma placa razoavelmente boa jah consegui captar 1 canal de audio (stereo) com qualidade, mas jamais irá reduzir a latencia à um nivel aceitavel! Abraço

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


MayckonCouto

Se quiser monitorar a gravação, é necessário sim que se reproduza simultaneamente, não acha?

tecladoprofusao
Veterano
# jan/10
· votar


Tô precisando de um sample player, só pra disparar uns barulhos mesmo, nada de VST, sondfonts... essas coisas. Tem um programa antigo, o Rramm Drrumm, levíssimo e baseado em DirectX, que faz esse trabalho e rodou macio no meu netbook, com latencia imperceptível. Será que rola usar o netbook (NETbook... da Positivo...) puro sem interface ao vivo? Não tô a fim de pagar 1 barão num sampler... Pelo menos não agora.

Ah, sim... É placa Realtek hehe...

dtplayer
Veterano
# jan/10
· votar


Usando o asio4all até dá. Se tu for usar poucos vst (1 por canal MIDI por exemplo) acho que rola, mas se quiser fazer layers e firulas, acho que a tendencia de dar pau é grande!

MayckonCouto
Veterano
# jan/10 · Editado por: MayckonCouto
· votar


Jonathas Lacerda

Meu amigo que faz as gravações pra mim fazia gravações ao vivo em bares apenas com o notebook dele da Toshiba, inclusive essas gravações ele convertia em CDs que vendia na noite para aumentar a renda e divulgar seu som.

Concertesa necessita! porem não éra no caso do amigo do rapaz! pois creio que ele apenas controlava a entrada e os picos do audio graficamente mas a placa dele devia ser relativamente boa tbm! E como eu falei a placa de audio de qualidade é necessaria para o uso de vst.. por mais leve que seja, pois uma placa ruim pode comprometer a integridade do som, sem falar na latencia!

tecladoprofusao
Veterano
# jan/10
· votar


dtplayer
Usando o asio4all até dá. Se tu for usar poucos vst
Nem Asio, nem VST. É um programa que joga arquivos wave na RAM e de lá pra placa de som, via DirectX. Simples, tosco, arcaico e crú, só isso hehe... Ou seja, já que "da placa de som pra dentro" tudo roda bem, a minha dúvida é a saída de fones. Ela dá vazão?

AGCC
Veterano
# jan/10
· votar


_Rattu_
CLARO QUE TEM!

Sou a prova viva disso.

Utilizo um CCE XLE-432 + Brainspawn Forte + Akoustik Piano + EP-3 + B4 com o driver Asio4all, ponho buffer size em 768 e a frenquência em 96khz.

A latência fica em 8ms.

O piano perde um pouco do seu peso se você for usar em PA, daí tem que ter um amplificador, mas se for usar headphone fica filé.

Meu note é assim:
Core2Duo
2x2gb ddr2 667mhz ( 1334mhz)
HD320gb
Placa de Som "HD" Realtek
Win7 x64

É claro que usando uma Creative, M-Audio ou qualquer outra o som sai melhor. Mas se for só para hobby dá sim. EU USO!

Falou!

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


caio_albertassi

O que me impressionou é que na minha Realtek HD tenho que baixar o buffer size em 384 pra ter uma latência mais baixa. Se eu por 512, a latencia vai lá pra 12ms... Qual versão do ASIO4All vc usa?

AGCC
Veterano
# jan/10
· votar


Jonathas Lacerda
ASIO4ALL 2.9 English

Põe o forte para rodar em 96Khz que sua latência diminui. =]

tecladoprofusao
Veterano
# jan/10
· votar


caio_albertassi
Placa de Som "HD" Realtek
Acho q é epidemia disso em notebook hehe... Fica bom amplificado?

Jonathas Lacerda
Veterano
# jan/10
· votar


caio_albertassi
ah valew pela dica...

Luan Alves Musical Keyboard Br
Veterano
# jan/10
· votar


Gostei desse topicoooo...
Me ajudou a tirar milhares de duvidas que eu tinha sobre o assunto...
Vlw!!!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Notebook+VST sem placa de som. Tem como ficar bom?