sua opinião sobre affter touch

Autor Mensagem
gabrielkuka
Veterano
# out/09


galera existem várias pessoas que tem aprendido muito neste forum e eu sou uma delas ,pq aqui tem pessoas iniciantes mas também tem muitas pessoas que tem verão e mais verões de de teclado e aos poucos aprendemos uma coisa e outra tem muitas pessoas que naum sabem oque e para que serve o affter touch e como progamar em um timbre e como acionar quem sabe pode nos explicar se possivelmente aos detalhes agradeço lembre-se ninguem nasceu sabendo e ninguém sabe tudo nessa vida que naum possa aprender mais nada ...abraço ..... a cada semana estarei postando um tópico para vcs se expressarem seus conhecimentos pq uma coisa e vc tocar e outra é vc programar um equipamento .....

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


é sério? Ou é o retorno do FernandoAlves?

TENSO!

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09
· votar


gabrielkuka
a cada semana estarei postando um tópico para vcs se expressarem seus conhecimentos

Bem... Será que eu devo citar a existência da ferramenta busca?

Aliás, só de curiosidade eu procurei "o que é aftertouch" agora, e já achei, logo no 1º tópico que apareceu, uma explicação que parece ser suficiente pra sanar suas dúvidas ou as de outros novatos que porventura aparecerem por aqui... Digo, isso só no 1º tópico que veio. E tem mais um monte de tópicos com esse tema, tenho certeza.

Espero que você esteja brincando com esse lance de criar um tópico de dúvidas toda semana... Se for verdade mesmo, ao menos pesquise muito antes de fazer isso...

Às vezes sinto pena dos veteranos... u.u~

Abraços, galera ^^v

expedifer
Veterano
# out/09
· votar


gabrielkuka

Não ligue pras respostas (e nem os critique como muitos fazem), as que existem em "buscas" explicam sim, mas não a fundo. Taqui:

Aftertouch é uma funções geralmente existente mais em sintetizadores pois funcionam apenas em timbres montados (ou de efeitos que vem prontos em muitos performs, programas, sinteses, etc. Nos timbres "crus" não os há. Muito raro.

Essa função, dependendo do porte do teclado e marca, pode fazer pouca ou muuuuita coisa, dependendo das funções que lhe permite. Um exemplo é nos teclados tops da Korg (M3, PA2X ou mesmo "menores" M50, TR, PA800, etc) em que se pode fazer quase "tudo" nesse aftertouch (ou menos nos inferiores), que no ingles significa "depois do toque" ou "iniciado o toque" que é o mais correto. Quando vc mantem a tecla pressionada, nesses teclados (um outro dia falo dos Roland) se pode programar inúmeros efeitos, funções, etc. Ate no tempo que se ficar apertando ou mesmo na força/pressão que se tecla. Por exemplo num string ou metais, após um tempo pode iniciar efeitos (reverb, echo, sustains, os mais simples) de ate outros sons/timbres iniciados apos um certo tempo. Ou mesmo efeitos que alteram pouco ou totalmente o timbre tocado. Já pensou vc tecla no fim de uma música um tropete e após alguns segundos começam a somar a ele outros metais, efeitos e ate uma orquestra inteira (ate 16 partes multitimbrais)? Pois é: isso é possível num top Korg. Ou na mesma tecla, durante a música, seus timbre básico seja um sax mas ao teclar com mais força, entre junto um grupo de pistões/brass e e trompetes ou strings!! Máximo não? São funções como essas que acabam encarecendo teclados como o M3, Oasys, tops de outras marcas, etc. mas valem cada centavo gasto nele.

(obs: nos Korgs é extremamente complicado editar/gravar tais funções, praticamente o usuário tem que ser um verdadeiro sonoplasta ou engenheiro de som pra dominar isso. Já ví alguns estúdios de gravação de multinacionais com gente fazendo isso, com salários em dezenas de milhares de reais, merecidamente: pegue o manual avançado do korg (funções) e o livro do Sonar/Encore (efeitos) que poderá chegar lá pra inicio e boa sorte).

mazza
Veterano
# out/09
· votar


sua opinião sobre affter touch
eu acho legal. Ou não.

Mauro Lacerda
Veterano
# out/09
· votar


Nunca usei, mas tem estilos em que é necessário. Para adicionar vibrato em Pads, por exemplo. Mas para mim é um recurso absolutamente dispensável...

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Rhamon Oliveira vc eh um bunda mole naum entende de merda nenhuma ...eu sei que com a explicaçaõ de expedifer vc também aprendeu muito pq vc eh otário ...naum pedir pra vc explicar nada certo ??? pra tirar dúvidas novas atem que ser tópicos novos da proxima vez que eu colocar algum tópico dispenso seus comentários ...expedifer vlw brother apredemos muito cara com a sua explicação muito clara abraço ...e vou colocar sim tópicos novos a cada semana quem naum poder ajudar pode fazer vista grossa aqueles que acham que sabe tudo ..no final naum sabe eh de nada .........

Felipasso
Veterano
# out/09
· votar


Os novos topicos abertos são para esclarecer duvidas que mesmo usando a busca não se encontou, em vez de ficar criticando o topico dos outros e perder tempo vamos contribuir para os tópicos.

Tópicos novos = Respostas novas e completas!

Felipasso
Veterano
# out/09
· votar


Inginorancia = burrice

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09
· votar


Felipe Antonio de Souza

Bom, eu só acho que, se for o caso, bastaria ressucitar um tópico onde a questão já tenha sido citada, visto que, ficar criando novos tópicos só vai poluir cada vez mais o fórum em si. Se eu não me engano, até já vi alguma recomendação sobre isso por aqui, não necessáriamente no tópico de teclados, mas enfim... Aliás, já vi até veteranos ressucitando tópicos para continuarem discussões de temas já falados há mais de 3 anos...

Então, eu continuo achando sim que deve-se pensar muito antes de se criar um tópico com assunto repetido.

Até por que, um monte de tópicos, só fragmenta as informações e dificulta futuras buscas... Sinceramente, não seria muito mais fácil se achássemos tudo num lugar só?

Pode ter sido só coincidência, mas quem reclamou das críticas, à excessão do expedifer foram novatos (como eu)... Eu acho que deveríamos olhar mais o lado de quem já está aqui a bastante tempo, e fica com calo nos olhos ao ver toda essa poluíção de tópicos e tópicos.

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09 · Editado por: Rhamon Oliveira
· votar


gabrielkuka

Cara, agora que eu vi seu post sobre a minha pessoa.

Na boa, não devo nenhuma satisfação a você, e da mesma maneira que você se acha no direito de me insultar, eu tenho o direito de sim, criticar o post de qualquer um aqui... Por outro lado, eu não me rebaixei a ponto ficar chamando qualquer um aqui de "bunda mole naum entende de merda nenhuma " como você fez comigo. Sinceramente, achei uma tremenda infantilidade pra alguém que tem 31 anos nas costas. Eu, felizmente, fui educado muito bem. Por favor, coloque-se no seu lugar, e se comporte como um adulto.

Além disso, acho que ninguém vem aqui pro fórum ficar vendo briguinhas sem sentido, muito menos pra ser xingado por manifestar uma opinião que, convenhamos, é o que muitos acham.

Por esse motivo meu amigo, eu desde já me recuso a responder qualquer insulto vindo da sua pessoa. Não sei nem como uma coisa dessas é permitida por aqui... Se quiser postar tópicos de dúvidas toda a semana, que assim seja. Com certeza não é problema meu.

E não, eu em nenhum momento disse que sabia mais que qualquer um aqui. Na verdade, devo ser o que menos sei. Só que eu estou tentando aprender de uma maneira que não perturbe a vizinhança.

Abraços, e espero não ter mais que ler coisas de baixo nível (seus insultos, pra deixar bem claro) por aqui.

Edit: Já fiz questão de denunciar (ou ao menos tentar) sua resposta. Seria bom se os moderadores vissem isso aí que você postou.

Satriani Studio
Veterano
# out/09
· votar


gabrielkuka
Rhamon Oliveira vc eh um bunda mole naum entende de merda nenhuma ...eu sei que com a explicaçaõ de expedifer vc também aprendeu muito pq vc eh otário

Segundo as orientações de uma sarcedote oriental amigo meu: "Nós somos o reflexo ou o retrato do que falamos!"

Seja mais cauteloso, pois o que poderia ser positivo no seu tópico - diga-se: a explicação do expedifer -, estragou-se com seus comentários.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


gabrielkuka

Pega leve. Não precisa ofender os usuários como você fez.

Como disse o Satriani Studio: a explicação do expedifer -, estragou-se com seus comentários.

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Rhamon Oliveira eu naum pedir a vc pra postar nada ...vc eh que tem que me respeitar ..pra mim vc naum passa de um moleque se vc naum entende do assunto deixa pra quem entende se o tópico renasceu foi pq naum houve explicaçaõ suficiente certo?? se vc for colocar assuntos aqui que nunca foi postado seria o término do fórum ..
Bem... voçe disse Será que eu devo citar a existência da ferramenta busca? claro que usei ...
Às vezes sinto pena dos veteranos... u.u~pq vc tem pena dos veteranos ??pq eles vão tirar nossas dúvidas novamente ??cara vc eh muito besta brother

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Satriani Studio cara na boa naum tenho nada a ver com seu sacerdote ...sou educado pra que eh comigo sou amigo daqueles que eh meu e que me consideram ...quem começou foi o cara e naum eu ....naum vejo nada demais de ressucitar um tópico ...cara vejo isso tanto aqui ....

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Satriani Studio cara na boa naum tenho nada a ver com seu sacerdote ...sou educado pra que eh comigo sou amigo daqueles que eh meu e que me consideram ...quem começou foi o cara e naum eu ....naum vejo nada demais de ressucitar um tópico ...cara vejo isso tanto aqui .... vcs ficam falando ouve oque o
Felipe Antonio de Souza falou e pronto....... cara vou dizer mais uma vez na busca naum foi suficiente então não critiquem se vcs ja sabem ajudem os que precisam e pronto cara ....qnd eu vejo tópicos aqui que eu ja postei eu dou meu msn e explico 100 se preciso......abraço aos que me entendem

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP procura v as coisas de maneira correta ...cara vc naum pode opnar sem saber quem está certo ou errado ...nunca ofendí ninguém eu ajudo a tds qnd posso se ninguém sabe opinar ou naum quer passa batido ..deixa os que querem; eu apenas me defendir...

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Rhamon Oliveira
Bom, eu só acho que, se for o caso, bastaria ressucitar um tópico onde a questão já tenha sido citada, visto que, ficar criando novos tópicos só vai poluir cada vez mais o fórum em si. Se eu não me engano, até já vi alguma recomendação sobre isso por aqui, não necessáriamente no tópico de teclados, mas enfim... Aliás, já vi até veteranos ressucitando tópicos para continuarem discussões de temas já falados há mais de 3 anos..., tópicos novos como estes neh ... qual seu primeiro teclado,quebrei uma tecla do meu teclado ou então ctk 500ou psr ??? esses tópicos tds os dias ta por aqui isso que eh tópico pra vc ??vc cara eh tão encrequeiro que foi contra o comentário do fernando .....

teclado_mania
Veterano
# out/09
· votar


Daqui a pouco esse setor vai estar poluído, na verdade eu concordo de ressuscitar, tem muita coisa nova que poderia se atualizar em tópicos velhos.

quebrei uma tecla do meu teclado ou então ctk 500ou psr ???
Da até desanimo com a pessoa que escreve parecendo o cú dela invés de procurar tópicos velhos para responder.

TAMBÉM TEM MUITA LOGICA VOCÊS FICAREM ZUANDO DE PESSOAS QUE RESSUCITAM O TÓPICO,ISSO É MUITO CHATO.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


gabrielkuka

Então facilite as coisas, porque o que li foi você chamando o cara de merda, de otário.

Eu não manjo de affter touch ou qualquer outra coisa relacionada a teclados musicais. Vim porque li uma denúncia ao seu respeito e quando fui verificar constatei que a denúncia era válida.

Agora eu não tenho tempo pra ficar averiguando picuínhas de usuário. Se você se sentiu ofendido com alguém, dirija-se a central e faça a sua reclamação. Da forma como você agiu só vai dificultar as coisas.

Conto com a sua colaboração ;)

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09 · Editado por: Rhamon Oliveira
· votar


gabrielkuka

Rapaz, acho que você precisa treinar sua interpretação de textos, ok?

Em 1º lugar não foi "o tópico renasceu" como você disse... Você criou um tópico novo, de um assunto já discutido. Ressucitar um tópico, é retomar um assunto de um tópico antigo. Coisa que você não fez, ok?

Em 2º lugar eu não tenho pena dos veteranos responderem nossas dúvidas. Tenho pena deles ficarem o tempo todo tendo que ver tópicos novos de assuntos repetidos, como você fez.

Em 3º lugar: Eu sou encrenqueiro por ter ido contra a opinião de alguém? Ou eu sou encrenqueiro por ter ido contra a opinião de alguém que, teóricamente te apoiou? Cara, se liga... Eu ainda acho que você tá viajando na maionese legal.

tópicos novos como estes neh ... qual seu primeiro te"clado,quebrei uma tecla do meu teclado ou então ctk 500ou psr ??? esses tópicos tds os dias ta por aqui isso que eh tópico pra vc ??"

Essa parte eu não entendi lhufas... Até por que, não teve nada a ver com o que eu disse. Eu não defendi a criação de tópicos novos, só critiquei a criação de tópicos com assuntos repetidos (quantas vezes eu já disse "tópicos com assuntos repetidos" nesse post? Já perdi a conta...)

Enfim... Como eu disse, não vou ficar trocando farpas com você aqui, até porque, não é lugar pra isso. Só estou tentando deixar bem claro, antes que você distorça minhas palavras, ok? Espero que, quem leia isso aqui, tenha a boa vontade de ler na íntegra tudo o que eu postei, visto que, não acho que tenha dito algum absurdo.

Se esqueci de alguma coisa sobre o que você postou em resposta a mim, eu irei colocar depois... Aliás, falando em colocar depois, eu recomendo a você usar a Ferramenta Editar, ao invés de ficar postando 4x seguidas, ok? Ou foram 5x...? Ah sim... sem troca de farpas ;)

Abraços. Paz ae galera.

ROTTA
Veterano
# out/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Cheguei tarde, e acrescentaria ao que o moderador LeandroP citou o seguinte:

- Sempre usar a busca antes de criar tópicos novos.
- Onde um não quer, dois não brigam.

gabrielkuka

Não é proibido criar tópicos novos, mas se o assunto for repetido, eles podem ser fechados pela moderação. Este é o maior fórum de música do país, e se não houver regras (REGRAS), fica complicado gerenciá-lo. Sobre xingamentos, não serão mais tolerados. Se alguém discorda de você, não leve para o lado pessoal.

Sobre o bom e velho aftertouch, eu acho um recurso interessante, mas que só encontrei uso realmente em timbres de metais, leads e strings. Não acho assim tão relevante, mas hoje em dia qualquer teclado decente possui este recurso.

Abraços.

Satriani Studio
Veterano
# out/09 · Editado por: Satriani Studio
· votar


cara na boa naum tenho nada a ver com seu sacerdote...
Deu pra perceber, apesar do sarcedote ter sido apenas uma ilustração de um fato que vc não conseguiu compreender.

sou educado pra que eh comigo sou amigo daqueles que eh meu e que me consideram..
Deu pra perceber isso com seus xingamentos e, principalmente, estrago do tópico... Tinha tudo para ser um bom tópico, mas vc mesmo o estragou.

quem começou foi o cara e naum eu ....naum vejo nada demais de ressucitar um tópico ...cara vejo isso tanto aqui ....

Ele não te xingou em nenhum momento, pelo que pude perceber, apenas te avisou de uma situação que cansa, e o tópico não foi ressucitado, pelo contrário, você criou um tópico novo.

De qualquer jeito, continuo com a metáfora:
"Nós somos e fazemos tudo aquilo que falamos e julgamos nos outros"

Jonathas Lacerda
Veterano
# out/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Bom... Já que decidiram continuar o tópico, vou contribuir.

Existem dois tipos de aftertouch. Um que funciona nota a nota, isto é, cada tecla tem um dispositivo de aftertouch individual, só encontrado em teclados top, e o Aftertouch 'monofonico', também conhecido como Channel Pressure.

Aftertouch - um comando que disparamos ao colocarmos pressão na tecla em que tocamos. Note que, para cada tecla pode ser colocada uma pressão diferente, gerando, portanto, mensagens diferentes.

Channel Pressure — Outra forma de Aftertouch, mas que é 'monofônica', isto é, atua indistintamente para todas as notas do teclado. Por ser mais barato de se construir, é a forma de aftertouch mais comum nos teclados mais baratos, e também nos que têm 'peso', isto é, imitam a ação do piano acústico.

FONTE: http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/midi/midi5.html

E ainda acho que se ele tivesse usado a busca, teria encontrado isso aqui, escrito pelo AC_TEC há dois anos atrás, neste post, que está mais completo que qualquer resposta dada aqui neste tópico.

Aftertouch é uma das possíveis fontes de modulação de um sintetizador. Existem basicamente 2 tipos: o global (channel pressure, que transmite a "pressão" global no teclado, e a pontual, que faz a mesma coisa, mas a mensagem será referente à cada tecla, e não à todas as teclas (Polyphonic Pressure). O segundo tipo é mais raro. De cara dá pra perceber que está relacionado com a construção física do teclado, e com o protocolo midi. Se aplicarmos UM POUCO (aftertouch depth = valor próximo de zero, considerando que vai de -99 a +99) por exemplo ao Pitch do oscilador, conseguiremos simular o efeito de "bend" nas cordas de uma guitarra. Ou se endereçarmos o aftertouch para aumentar a freqüência de corte do filtro num timbre de metal, por exemplo, vai variar o brilho em função da pressão que você exercer depois que tocar (sem soltar as teclas!). Ainda nos metais, pode variar o volume com a pressão, se aplicado à sessão amplificador! Imagine acrescentar trêmolo ao timbre, acrescentando pressão no acorde tocado! Basta colocar um valor positivo de aftertouch no LFO do Filtro, e deixar o nível base zerado! E por aí vai... O limite é o seu synth, ou o seu teclado, e a sua imaginação!

É basicamente igual ao que postei também, só que com outras palavras.

Rhamon Oliveira
Veterano
# out/09 · Editado por: Rhamon Oliveira
· votar


Jonathas Lacerda

E ainda acho que se ele tivesse usado a busca, teria encontrado isso aqui, escrito pelo AC_TEC há dois anos atrás, neste post, que está mais completo que qualquer resposta dada aqui neste tópico.

Sim, eu concordo com você. Foi o que eu disse sobre os resultados da minha busca por "aftertouch" logo no meu primeiro post. Inclusive, eu cheguei a ler esse tópico que você citou.

Editei o resto. Achei que poderia gerar mais discussões, a acho que já falei o suficiente. Até por que, já deixei claro que não tenho intenções nenhuma de ficar brigando ou coisas do tipo. Ninguém vem pro fórum pra ler essas coisas.

Abraços.

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Satriani Studio
Deu pra perceber, apesar do sarcedote ter sido apenas uma ilustração de um fato que vc não conseguiu compreender....quem te falou que naum compreendí???? naum sou burro e vc eh tao inteligente ....parabéns...para com isso cara até vc ...será que vc naum viu as ironias do cara se fosse cm vc naum iria gostar ... se vc parasse seria bem melhor a cada uma uma má resposta de vcs estarei só me defendendo ..abraços a galera

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


Jonathas Lacerda..vlw amigo muito bom ...aprendí mais abraço...

gabrielkuka
Veterano
# out/09
· votar


ROTTA naum estou fazendo papel de mocinho mas eu só quero aprender cara e infelizmente existe pessoas aqui que só quer humilhar os outros só pq sabe um pouquinho a mais ...vc como moderador deu a sua opinião numa boa sem criticar naum eh dificil tds serem assim ..abraço a vc e a galera... chega de discussão

ROTTA
Veterano
# out/09
· votar


gabrielkuka
naum estou fazendo papel de mocinho mas eu só quero aprender cara e infelizmente existe pessoas aqui que só quer humilhar os outros só pq sabe um pouquinho a mais

OK. É só observar as regras, usar a busca e, em caso de alguma agressão, não revidar e denuciar.

Abraços.

Piano ON GRACE
Veterano
# nov/09 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


Minha opinião sobre affter touch:

"Nunca vai chegar perto de emular as teclas de um piano"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a sua opinião sobre affter touch