tecnica com a mao esquerda slap.

Autor Mensagem
le-tecladista
Veterano
# jul/09


bem pessoa toko teclado a 6 meses uso o acompanhamento automatico, mais quero começar trabalhar em baixos manuas na mao esquerda ja vi muitos profissionais q usam até akele **slap** , pow fika muito legal a sonoridade dependendo da musica ai queria q vcs daki me ajudase , em como começar trabalhar nisso com a mao esquerda
fiko grato pela atençao do povao q tem aki


fui q fuii

Artref
Veterano
# jul/09
· votar


Alguém entendeu alguma coisa?

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/09
· votar


le-tecladista
Aprende a escrever e depois volta!!!

Endurance
Veterano
# jul/09
· votar


Até onde me consta como músico, a técnica do slap é usada no baixo, não? =X

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


[MODO DECIFRATOR: ON]

Pessoal, o cara quer fazer o baixo no teclado, inclusive os slaps, e ele quer ajuda, mas não me pergunte que tipo de ajuda, aí já seria saber demais.

Eu faço baixo no teclado há alguns anos em um dos ministérios de música que toco, mas nunca me acertei com os slaps, e já desisti deles.

[MODO DECIFRATOR: OFF]

tecladoprofusao
Veterano
# jul/09 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


le-tecladista
Olha, pra que vc não fique boiando nos comentários ácidos do pessoal aí (eu mesmo tô me segurando pra não fazer um desses rsrsr...), a galera já é meio traumatizada com quem chega digitando de um jeito mais, digamos, despreocupado com as normas - ainda mais se tem um traço ou as palavras "tecla" ou "tecladista" no nome - por causa uma figurinha que passou por aqui há um tempo... A princípio não esquente, mas procure digitar de forma clara, tá? ;)

Bom.. pegando o gancho do fábio_soul (que pré-decifrou o post hehe), acho que vc quer fazer um split, baixo na mão esquerda e outro som (piano, órgão, flauta, etc) na mão direita, sendo que na esquerda vc quer que quando aperte fraco saia baixo normal e quando aperte forte saia slap. Certo? Não é difícil, mas depende do seu teclado. Qual vc usa?

Ah, sim! Seja bem vindo ao FCC! :)

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


primeramente , descupa a todos pela minha falta de interpretaçao,

tecladoprofusao
Meu teclado é um E413 , minha duvida , é so mesmo , pra eu saber se existe alguma "TEORIA" para fazer o baixo manual para mão esquerda, ja li aqui no forum , uma tecnica q se chama "WALKING BASS", ai eu queria saber pra eu fazer o baixo manual tem algo haver com isso, nao sei se eu ainda soube me interpretar mais é isso pessoal.

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


le-tecladista

Não tem nada a ver com Walkig Bass... Acho que não deve ter uma técnica específica, já que isso é feito no baixo. Nestes casos, o que o tecladista tem que fazer é ouvir o baixo nas músicas e tentar fazer igual. Mas, se vc quer uma dica, utilize baixo normal, sem slap, até porque pelo que conheço do seu teclado, o timbre de slap dele não é tão agressivo quanto precisaria ser neste caso, mas para fazer o timbre normal, o "Finger Bass", geralmente fica bacana sim, é só saber fazer.

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


fábio_soul


Obrigado por me responder, vou praticar o que vc falou, ouvir os baixos da musicas para tentar fazer igual, eu tava vendo no meu teclado, tbm tem um timbre q se chama "bass slap", ele nao seria taum bom pra se usar nao?.
Bem eu tava vendo um yamaha 550, ele tem um tal de "fusion bass", que e o baixo mais qund aperta mais forte, sai o som do slap,nao teria como passar esse timbre pro meu nao ne?

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


le-tecladista

Bem eu tava vendo um yamaha 550, ele tem um tal de "fusion bass", que e o baixo mais qund aperta mais forte, sai o som do slap,nao teria como passar esse timbre pro meu nao ne?

Não.

Nunca achei nenhum timbre de slap que soasse bem com a banda. Talvez no MOTIF XS tenha alguma coisa, mas não conheço.

pomtwo
Veterano
# jul/09
· votar


cara eu sei exatamente do que vc ta falando e sim tem uma tecnica pra isso .. muitos os fazem com clavinets ..

a tecnica consiste em sleepar a terça nota de um acorde soando o baixo , muito usado em grooves, funk , soul .. tem uma tecnica que soa bem com orgaos , slap tube .. que vc preciona a nota principal do acorde e sleepa a 3 tipo fazendo como se fosse um wah ... vai treinando nos acordes sustenidos , que sao mais faceis de se aplicar isso e depois vc passa para os acorde sem acidentes .....

boa sorte cara

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


pomtwo


vlw pela dica , vou estuda-la.

fábio_soul

Obrigado pela atençao mano.

Eu toko numa igreja sendo q nao tem banda, então eu tenho q tokar sozinho, nao sei se vcs ja escutaram alguem tocandu numa igreja sozinho, essa tecnica q o nosso amigo "pomtwo", falou e a que os tecladistas de igreja usar quando está tocandu?

+ uma vez obrigado

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


Pessoal aqui vou lhe mostra alguns exemplos para voces do que estou falando:

http://www.youtube.com/watch?v=hKXv1YLS8DA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=wj_rAj3iXzc&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=XcQg-n4-VZQ&feature=related

esses baixos manuais, existe alguma tipo de tecnica?

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=5EIv-hvLPec&feature=channel_page

Faop
Veterano
# jul/09
· votar


Eu juro que eu não entendi o que você quis dizer com "baixos manuais".

Mas esse slap que ele faz no segundo vídeo, parece ser um tipo de mega-voices, que é um mecanismo que dependendo a força que você toca na tecla, ele faz um som diferente, que ali parece ser um slap, acho que no MM6 deve ter algo assim, mas é mais normal encontrar isso em teclados de 3 mil pra cima.

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


Faop

Mas esse slap que ele faz no segundo vídeo, parece ser um tipo de mega-voices

Não é um mega-voice, é um layer velocity... qualquer synth faz isso, mas não necessariamente com o mesmo timbre.

le-tecladista

Cara, não tem técnica pra isso. O lance é você ouvir e tentar tirar.

E esse negócio que o Pomtwo disse não me parece ser uma técnica para usar timbres de baixo no teclado.

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


fábio_soul

vlw sempre por suas dicas pow se vc poder me add no msn le.wd@hotmail.com . estou num trabalho mais sempre quando dar eu pesquiso sobre teclado e tailz ai tbm sobra tempo pra falar no msn .

Faop
Veterano
# jul/09
· votar


fábio_soul
Vivendo e aprendendo hehe, vlwws

fernando tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


ja li aqui no forum , uma tecnica q se chama "WALKING BASS", ai eu queria saber pra eu fazer o baixo manual tem algo haver com isso


comece estudando harmonia

baixista bom é aquele que sabe de onde a música vem e pra onde a música vai

tecladoprofusao
Veterano
# jul/09
· votar


fábio_soul
Nunca achei nenhum timbre de slap que soasse bem com a banda.
Já experimentou o do PSR 77? É agressivo e se destaca de tudo, dá pra fazer uns solos loucos... Mas de slap mesmo não tem nada! XD

le-tecladista
Obrigado por me responder, vou praticar o que vc falou, ouvir os baixos da musicas para tentar fazer igual, eu tava vendo no meu teclado, tbm tem um timbre q se chama "bass slap", ele nao seria taum bom pra se usar nao?.
Eu não sei o que inclui no padrão XG Lite, que é usado no E413, mas no padrão XG, que a Yahama usa em quase tudo quanto é teclado, tem dois timbres, o "PunchThumb" e o "Velo.Sw.Slap" que fazem exatamente essa divisão (fraco é dedilhado e forte é slap). Dá uma olhada se tem esses.

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


Faop

Vivendo e aprendendo hehe, vlwws

Todos nós...

pomtwo
Veterano
# jul/09
· votar


E esse negócio que o Pomtwo disse não me parece ser uma técnica para usar timbres de baixo no teclado.

isso nao eh tecnica , eu so to explicando pra ele o que ele tem que fazer , que tambem nao deixa de ser uma tecnica ,por que tudo aquilo que se faz e que se tem explicaçao ou estudo eh denominado como tecnica .. cada um tem seu mode de tocar , e cada qual se adapta nas teclas de uma forma, e cada movimento que vc inventa , desde inclinar os dedos, por exemplo .. eu ao fazer um glissando nao uso as pontas do dedo e sim a parte da mao proxima ao punho .. mais isso nao eh regra , eh por que eu acho mais facil assim, mas isso nao deixa de ser uma tecnica ..

o cara na verdade nao quer fazer som de baixo com timbre de baixo , o que ele quer eh fazer harmonia com as duas maos, e todo tecladista sabe que quem toca sozinho tem que ter uma agilidade ou mesmo um certo conhecimento em se fazer ritimo com a mao esquerda , por que a mao esquerda eh que faz a conduçao total da musica , assim como o baixo propriamente dito .. entao nada mais do que saber como se toca um baixo, tanto em harmonia quanto em tecnica mesmo , pra transferir pra sua mao esquerda e poder dar conduçao na musica ....

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


tecladoprofusao

Eu acabaei de baixar um manual do meu teclado aqui do trabalho , e verificei que realmente tem esses 2 timbres que vc falo "PunchThumb" e o "Velo.Sw.Slap" , eles seria igual o fusion bass?, fraco e bass e qund se aperta forte sai slap?

fernando tecladista
comece estudando harmonia

baixista bom é aquele que sabe de onde a música vem e pra onde a música vai


Aonde posso conseguir estudos sobre harmonia?.

Um amigo me disse para eu usar o "Finger Bass",mais o pedal nao sustentar o som do bass se solta a tecla nao? eu percebi isso, ou realmente é assim mesmo, qund solta . ex: estou fazendo baixo de C oitavando, ai qund solto e mudo para G o baixo o som acaba , tokar com "Finger Bass" e assim mesmo?

fábio_soul
Veterano
# jul/09
· votar


pomtwo

o cara na verdade nao quer fazer som de baixo com timbre de baixo , o que ele quer eh fazer harmonia com as duas maos,

Acho que você está enganado...

le-tecladista

mais o pedal nao sustentar o som do bass se solta a tecla nao? eu percebi isso, ou realmente é assim mesmo, qund solta . ex: estou fazendo baixo de C oitavando, ai qund solto e mudo para G o baixo o som acaba , tokar com "Finger Bass" e assim mesmo?

Meu PSR não fazia isso, mas isso é até melhor para fazer baixo na mão esquerda. Assim você pode usar o sustain para o piano namão direita sem atrapalhar o swing do baixo na mão esquerda.

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


fábio_soul

Meu PSR não fazia isso, mas isso é até melhor para fazer baixo na mão esquerda. Assim você pode usar o sustain para o piano namão direita sem atrapalhar o swing do baixo na mão esquerda.


Hoje eu toquei num teclado yahama 550, mais mesmo usando spilt com a mao esquerda o pedal ta sustentando o som do baixo na mao esquerda. Nao seria poblema do meu pedal nao?
Pq o meu pedal foi um amigo da igreja q fez um para min x), ai nao sei seria defeito do pedal ne?

tecladoprofusao
Veterano
# jul/09
· votar


le-tecladista
Nao seria poblema do meu pedal nao?
Não. Isso é configuração do teclado. Se fosse probrema do pedal, ele não funcionaria nem no piano. ;)

le-tecladista
Veterano
# jul/09
· votar


tecladoprofusao
Realmente vc esta certo =/.

ah eu axei os timbres que vc falou PunchThumb" e o "Velo.Sw.Slap", e realmente esses timbres quando aperta forte sai slap, como eu queria ;). mais eu tiver que mexer no sentive que estava 3 Hard, ai eu botei no 1 soft , ai saia o slap. quando aperta a tecla mais forte .

Nessa parte em querer, aprender usar os baixos manuas sem acompanhamento, eu estou sendo muito ancioso?.
Sendo que toko a 6 meses, ai tbm quero aprender a pegar musica de ouvido, eu ja tenho o conhecimento do campo harmonico.
Estou sendo ancioso demais?

Mari_seixas
Veterano
# jul/09
· votar


Uma dica pra vc, é trocar a sensibilidade do seu teclado. Não sei se no seu dá para fazer isso, mas é uma boa dica. Bom no meu é só colocar nas funções, normalmente eu uso sensibilidade baixa, se vc desligar a sensibilidade o som sai mais estalado, mais forte como se fosse um "slap". Ai você bota som de "finger bass" no split e toca com força pra ficar ainda mais parecido com um "slap".

TCHAU

pinkfreud
Veterano
# ago/12
· votar


Então, o ideal pra eu fazer baixo manual é aprender a tocar baixo, mesmo (ou seja, transferir as informações obtidas do baixo para o teclado)?
Quero muito aprender a fazer baixo manual, especialmente igual ao cara do terceiro link que o le-tecladista postou mais acima
http://www.youtube.com/watch?v=XcQg-n4-VZQ&feature=related

Ajudem aí, deve ter muita gente além de mim querendo aprender e há pouca coisa na internet sobre esse assunto (no sentido de ensinar, não de demonstrar), por isso upei esse tópico, até pra não repetir criando um novo.
Quem puder dar umas dicas aí, quem já entende do assunto (não especificamente de slaps, que isso eu já sei).

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Não adicionando nada ao tópico, mas curtam esse baixo na mão esquerda:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a tecnica com a mao esquerda slap.