Ligar teclado no benjamin ?

    Autor Mensagem
    niinha
    Veterano
    # jun/09


    eu tenho um yamaha dgx630

    e nao sei bem aonde eu li que nao pode ligar ele em benjamin, que ele precisa de uma tomada só para ele...

    gostaria de saber se isso é verdade, se sim o que pode acontecer ??

    R Santiago
    Veterano
    # jun/09
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    niinha

    Nunca faça isso!!!!!! Na verdade ligar qualquer eletrônico em benjamim é um grande risco de dar curto!!!!!! Já vi isso acontecer e por pouco não torrou tudo!!! O ideal é você usar um filtor de linha ou um estailizador

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/09
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    R Santiago
    Pois é cara... na verdade não é teclado... e sim qualquer coisa... evite ao máximo o uso de "T".

    niinha
    Compra um Filtro de Linha (aquelas réguas com várias tomadas) custa em média R$ 15,00 e você ganha proteção pois geralmente vem como fuzível e chave liga-desliga.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
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    Filtro de linha é o melhor mesmo. Ou, se puder, um estabilizador.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/09
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    tecladoprofusao
    Os 2 é melhor ainda!!! =]

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: El_Cabong
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    He He.
    Imaginei na tua banda, um roadie chamado Benjamin.
    Oh Benjamin! Te vira aí.


    Mas falando sério: quando se usa benjamin para ligar um aparelho eletrônico, corre-se o risco de trocar a polaridade dos "fase e neutro", no caso daqueles plugues com dois pinos chatos que são polarizados (o mais largo vai no neutro).

    NillMaker
    Veterano
    # jun/09
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    Realmente benjamin é perigoso mesmo! É mais indicado filtro de linha mesmo. Agora a questão é que, realmente, existem alguns eletronicos que, se "compartilhados" coim outros na tomada, perdem a força da eletricidade.
    Eu tinha uma vez um PSR 530 que dependendo de quantos aparelhos estavam ligados juntos, eu nao podia bater na teclad muito forte que ele desligava e ligava denovo! E nao era a fonte einh!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09
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    NillMaker
    Isso acontecia com meu finado PSR-520 também hehehehe

    ThyagoAmaral
    Compra um Filtro de Linha (aquelas réguas com várias tomadas) custa em média R$ 15,00 e você ganha proteção pois geralmente vem como fuzível e chave liga-desliga.

    Esses filtros nem merecem ser chamados assim. Como você falou, eles tem apenas um fusível e uma chave. Filtro de linha é isso aqui: Surge Protector, da APC.

    Isso é o que você chamou de filtro de linha:
    "filtro" de linha

    E este é um FILTRO de linha:
    FILTRO de Linha

    Componentes de Proteção e Filtragem

    Filtros de linha de verdade, contam com disjuntor, varistores (é! no plural, e não no singular, como encontramos por ai nesses "filtros" genéricos, que vem com apenas 1).

    O artigo abaixo foi editado por mim de um artigo escrito pelo Gabriel Torres e Cássio Lima, e foi editado por mim para diminuir o tamanho do texto e trazer o texto para a nossa realidade. Se quiser ler o artigo completo e original, acesse: Anatomia dos Filtros de Linha

    Anatomia dos Filtros de Linha
    Introdução
    Os filtros de linha protegem seu equipamento removendo ruídos e picos provenientes da rede elétrica. Como os filtros de linha funcionam e quais componentes são usados internamente? Como diferenciar um filtro de bom de um ruim?

    Funções básicas de um filtro de linha:

    1a (e principal): Remover ruídos e picos de tensão
    2a: Expandir o número de tomadas disponíveis
    3a: Garantir que todos os seus equipamentos estejam aterrados. Para o aterramento funcionar, você não pode cortar o pino do terra dos cabos de força dos equipamentos (incluindo o próprio filtro de linha) e você precisa também fazer o aterramento na tomada, ou seja, ter uma tomada de três pinos e fazer com que o terceiro pino, o pino terra, esteja ligado a uma haste de aterramento. Se você não fizer o aterramento na tomada o circuito de filtragem não funcionará corretamente, já que ele basicamente redireciona todo o excesso de tensão para o terra.

    4a (tão importante quanto a primeira: Proteção contra curto-circuito e sobrecarga de tensão. Todos os filtros de linha (de verdade) têm um disjuntor responsável por desligar a alimentação elétrica caso a corrente total exigia por seu equipamento seja maior do que a correte rotulada. Quinze ampères é o valor mais comum. Em vários filtros de linha o disjuntor é construído junto com a chave liga/desliga e, portanto, caso você precise reiniciar o disjuntor você terá que mover a chave para a posição “desligado” e então ligá-la novamente. Em alguns outros filtros de linha o disjuntor não é construído junto com a chave liga/desliga e você encontrará uma chave separada para reiniciá-lo. Claro que você precisa verificar primeiro porque o disjuntor foi ativado, caso contrário ele será ativado novamente assim que você reiniciá-lo.

    O problema mais comum atualmente é que nós temos vários equipamentos que têm um transformador acoplado ao plugue de alimentação que é conectado à rede elétrica – fonte do teclado, módulo, processador de efeitos, notebook e outros periféricos são os exemplos típicos.

    O problema com esses transformadores é que eles são muito grandes e normalmente obstruem a tomada imediatamente ao lado (e algumas vezes mais do que uma). Portanto você pode querer escolher um filtro de linha que tenha tomadas “especiais” para transformadores.


    Aspectos de filtragem
    Existem dois tipos de filtragem que um filtro de linha precisa tratar: interferência eletromagnética (em inglês: EMI, Electromagnetic Interference) e picos de tensão da rede elétrica. Ambos podem ser causados por vários meios, o primeiro sendo tipicamente produzido por aparelhos movidos a motores, tais como geradores de energia à combustão, coolers, efeitos de luz motorizados, além dos equipamentos domésticos liqüidificadores, máquinas de lavar roupa, fornos de microondas e até mesmo impressoras. Picos de tensão são pequenos intervalos de tempo onde a tensão oscila para valores acima do normal, que podem literalmente queimar o seu equipamento.

    O principal problema com os filtros de linha é que a maioria dos filtros disponíveis no mercado não tem todos os componentes de filtragem necessários para uma boa filtragem de interferências eletromagnética e de picos de tensão. Alguns “filtros de linha” não têm nem mesmo qualquer componente de filtragem, funcionando apenas como uma mera extensão. Nos EUA esses “filtros de linha” estão finalmente sendo chamados como “power strip” (extensão) para deixar claro que eles não possuem nenhum circuito de filtragem. Infelizmente aqui no Brasil onde não há qualquer tipo de fiscalização extensões ainda são facilmente encontradas sendo vendidas como filtros. Não compre ou use este tipo de “filtro de linha”, já que eles não adicionam nenhum recurso de filtragem em seu equipamento (apesar de eles terem um disjuntor e ajudar aterrar todos os seus equipamentos).

    Componentes típicos encontrados em um filtro de linha:

    Varistor (MOV): Este é o coração de um filtro de linha, responsável cuidar dos picos de tensão provenientes da rede elétrica. Todos os filtros de linha precisam ter pelo menos um varistor, conectado entre os fios fase e neutro da rede elétrica. Bons modelos precisam ter pelo menos três varistores, um entre os fios fase e neutro, outro entre os fios fase e terra e um outro entre os fios neutro e terra. Os varistores não duram a vida toda. Após alguns anos eles param de funcionar corretamente (a vida útil depende de alguns fatores como, por exemplo, a quantidade de vezes em que o varistor entrou em atividade – um valor típico é de 1.000 proteções), e alguns filtros de linha têm um LED que indica se os varistores estão funcionando corretamente. Em filtros de linha sem este LED você achará que o filtro de linha ainda está protegendo seu equipamento quando seus varistores estiverem danificados, já que ainda haverá tensão nas tomadas, enquanto que na verdade seu filtro de linha está funcionando apenas como uma reles extensão. Todo varistor é rotulado com um nível de absorção de energia máximo, dado em uma unidade chamada joule. Se a quantidade de energia fornecida ao varistor for maior do que a rotulada, ele queimará – protegendo seu equipamento, pelo menos. É importante saber que os varistores protegem apenas contra picos. Se uma tensão ou corrente maior do que a máxima suportada pelo varistor for aplicada durante muito tempo, o varistor não apenas queimará, mas também pode deixar passar a sobretensão para o seu equipamento, criando um risco de incêndio. Fisicamente os varistores são componentes em forma de disco com dois terminais, normalmente na cor azul.
    Capacitor X: Responsável pela filtragem eletromagnética, este capacitor tem dois terminais e é normalmente quadrado e amarelo.
    Capacitores Y: Responsáveis pela filtragem eletromagnética, esses capacitores sempre vêm aos pares. Eles têm dois terminais cada, um capacitor é conectado entre os fios terra e fase provenientes da rede elétrica e o outro é conectado entre os fios terra e neutro. Como esses capacitores são conectados ao terra, se você não tiver um aterramento eficiente esta filtragem não funcionará. Fisicamente eles são em forma de disco e normalmente na cor azul, sendo menores do que os varistores. Ao abrir filtros de linhas as pessoas confundem os capacitores Y com os varistores. Quando você estiver na dúvida de que se os discos azuis na sua frente são varistores ou capacitores Y, lembre-se que os capacitores Y sempre vêm aos pares e um de seus terminais sempre são conectados ao terra.
    Bobina de ferrite: Outro componente responsável pela filtragem eletromagnética. É uma bobina feita de fio de cobre enrolado a uma barra ou anel de ferrite.

    Filtros de linha baratos não têm componentes para filtragem eletromagnética, apesar de terem pelo menos um varistor. Bons filtros de linha têm tanto varistores quanto componentes para filtragem eletromagnética.

    Filtros de linha mais modernos têm filtragem também no lado da carga, evitando que seu equipamento gere ruído em sua rede elétrica.

    Qual Filtro de Linha Comprar?
    Se você está realmente preocupado em proteger seu equipamento você deve comprar um filtro de linha decente, e não o mais barato que encontrar no mercado. O problema com os filtros de linha baratos é que eles dão uma falsa sensação de segurança, enquanto que eles na verdade não estão protegendo coisa alguma. Como foi mostrado, filtros de linha baratos não têm nem mesmo um varistor, funcionando como uma mera extensão elétrica.

    Recomenda-se que você escolha um filtro de linha que tenha pelo menos três varistores. Como saber isso? Se na caixa do produto ou em suas especificações técnicas você ver algo como “L-N, L-G, N-G”, isto significa que o filtro de linha tem pelo menos três varistores.

    Procure também por um filtro de linha com a menor tensão de ativação (330 V é o mínimo atualmente) – este parâmetro vai estar descrito como “clamping voltage”. Tensão de ativação é a tensão a partir dda qual os varistores começarão a funcionar. Nós queremos que ele comece trabalhar assim que um pico de tensão ocorrer, certo?

    Outro detalhe importante é o tempo de resposta, que é o intervalo que o filtro de linha tem entre o momento que ocorre um pico de tensão e a proteção ser ativada. Claro que queremos que este número seja o menor possível, zero se possível.

    Nós temos ainda a corrente de pico, que é a corrente máxima de pico que os varistores conseguem suportar sem queimar. Quanto maior, melhor.

    E, finalmente, nós temos o nível de absorção de energia, dado em joules. Esta é a quantidade de pico de energia que o filtro de linha consegue suportar antes de queimar seus varistores. Quanto maior, melhor: a probabilidade do seu filtro de linha queimar por um pico de energia será menor.

    Nós também recomendamos recursos extras como LEDs indicando se o terra e/ou varistores estão funcionando corretamente.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09
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    E se alguém quiser construir um bom filtro de linha sem gastar muito, mas contando com proteção, e projetado por alguém sério, acesse:

    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=219963

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
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    Jonathas Lacerda
    Me empolguei com o projeto, mas quando entrei vi um monte de "This image or video has moved or deleted"... Pena...
    Tem o esquema aí?

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/09
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    O que é benjamim???...

    dtplayer
    Veterano
    # jun/09
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    Lord fafe

    É um "T", aquelas porrinhas que servem pra ligar tudo numa tomada só.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jun/09
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    Não sei qual descrição foi melhor, se a do Jonathas Lacerda sobre o que é um filto de linha ou a do dtplayer sobre o que é um benjamim... =P

    Jonathas Lacerda
    Esqueci de falar... Boa explicação, merece ponto! :)

    Fabio L.
    Veterano
    # jun/09
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    Seguinte, meu conselho vai parecer óbvio, mas SEMPRE ligue o seu teclado em um estabilizador ou filtro de linha de qualidade.

    Além de tocar teclado, toco também contra baixo. Esses dias queimei o meu cabeçote Gallien Krueger justamente por ligar nesses filtros de linha vagabundos. A tomada era 220v, e o filtro de linha não segurou a sobre carga. Queimou ele e o meu ampli.

    Preju de 1.200 reais.. Queimou o módulo de saída do cabeçote..

    Comprei um estabilizador de 1kvA, que além de estabilizar, faz a função de transformador de voltagem. Ele aceita entrada de 106v~268v, e tem saída constante em 117v..

    Acho que todo cuidado é pouco.. Ainda mais com equipamentos caros como os nossos.. Imagina se eu tivesse ligado o meu Fantom G7 no 220v? Ia ficar louco hehee

    Abraços

    Saullito Batera
    Veterano
    # jun/09
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    Filtro de linha bom sim
    Estabilizador não

    Se achar a voltagem da sua casa meio alta para o que a fonte do teclado aceita compre um transformador.


    Ele aceita entrada de 106v~268v, e tem saída constante em 117v..
    Que estabilizador ser esse ?

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/09
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    Fabio L.
    Merece +1 hehehe disse tudo...

    Pow eu ando com um Transfordor de 1kva em baixo do braço pra todo lugar com essas mesmas especificações... é um da MICROSOL...

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/09
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    Acho que todo cuidado é pouco..

    Concerteza... sempre vejo gabiarras nos palcos...ASuahsuh'...

    PauloFernando
    Veterano
    # jul/09
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    Só alguns esclarecimentos:
    tomada é corrente alternada, não tem polaridade. Tanto faz onde tá o fase o neutro, mesmo pq não é o benjamin que inverte algo, você jamais fica olhando onde fica o fase o neutro da sua tomada.

    O uso de benjamin não causa curtos a não ser que o próprio benjamin entre em curto, assim como pode acontecer com uma tomada.

    A única razão para não se usar benjamin é a mesma de se usar réguas, ou estabilizadores, a sobrecarga de corrente da tomada, visto que as instalações e os fabricantes garante apenas um número limitado (óbvio) de Ámperes. Mais que isso há risco de literalmente derreter tudo. A única vantagem dos filtros é que ele possui um fusível para abrir o circuito caso haja sobrecarga, mas ai entra as questões:
    O fúsivel é de queima instantânea? É temporizada? Tem fusivel que leva um tempo X a tantos amperes a mais de seu valor nonimal pra queimar, ou seja, as vezes não te ajuda.
    O valor do fusível é abaixo do limite suportado pela tomada?
    A sua instalação dá conta das tomadas? AS cargas estão divididas entre as fases corretamente?

    Na prática, soma-se muitas variáveis para determinar o qeu é seguro ou não.

    Na dúvida e no medo, use tomada exclusiva, mas tenha em mente que ha muito mais envolvido que a simples tomada. Toco há 14 anos e ligo absolutamente tudo em benjamin e nunca tive problema. Mas cada caso é um caso.

    E sinceramente, filtro de linha desses que temos por aqui e a energia da tomada, fique com a energia da tomada...exceto pelo fusível (se for de queima instantânea).

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: El_Cabong
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    Os teclados são equipamentos importados e por esse motivo os plugues para energia elétrica ou são com três pinos (dois chatos iguais e um redondo para o terra, igual a plugue de energia de computador) ou são plugues com dois pinos chatos (neste caso sempre um dos pinos chatos é mais largo que o outro e este deve sempre ser ligado no neutro) pode ver que se pegarmos um plugue chato destes, nota-se que ele só se encaixa de um jeito na tomada. Se girarmos ele para inverter os pinos, o plugue não vai encaixar na tomada (esta é uma normatização internacional: o pino chato mais largo só deve se encaixar no neutro).
    Um bom instalador elétrico quando instala uma tomada, sempre coloca o neutro para este pino mais largo (nas próprias caixinhas de tomada vem indicado atrás, um N neste pino, indicando que alí deve ser conectado o neutro).
    O que pode acontecer quando se inverte a ligação da tomada em um equipamento importado é a possibilidade de levarmos um choque elétrico na carcaça do equipamento.

    Agora se o teclado usa estas fontes nacionais com tomadas de 2 pinos redondos, aí sim pode ser invertida a colocação do plugue que não tem problema.

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