KORG PA500 - Meu review após 2 meses de uso

Autor Mensagem
epereirajle
Veterano
# jun/09 · Editado por: epereirajle


Pessoal,

Tenho o PA500 a cerca de 2 meses e já conheço ele o suficinte para fazer um review, baseado em minhas opiniões pessoais, sendo que não sou músico profissional, toco por hobbie, mas gostaria de deixar minha opinião para aqueles que eventualmente pensem em comprar este modelo de ARRANJADOR, mas se assustem com o que houvem falar de Korg (difícil de usar, dificuldade de achar styles).

Percebo que muito pouca gente tem ou conhece o PA500, acredito que porque ele é meio caro frente aos Roland ou Yamaha.

Design: Muita gente torce o nariz pelo fato da cor azul (fora do padrão tradicional preto ou prata), mas devo dizer que ele é muito bonito pessoalmente, é um azul marinho meio metalizado, com alguns detalhes em prata metalizado. Realmente é uma questão de gosto, mas todos que viram ele gostaram muito.

Teclas, botões, display: O meu antigo teclado era um PSR3000 e posso dizer que no geral ele possui as teclas mais firmes ( o outro dava a impressão que era borracha em baixo, este parece algo mais tipo mola, mas não entendo da parte construtiva dele, sei que as teclas são inferiores a de teclados topo de linha, mas ainda assim achei bastante boas. Os botões são todos do mesmo tamanho e relativamente pequenos (similar ao PA50), o que num primeiro momento pode parecer dificultar um pouco mais rapidamente se acostuma. Percebo que os botões são bem resistentes e de qualidade em relação ao do PSR3000, apesar de
serem externamente de borracha, mas a parte interna tb é firme qdo se aperta, o do yamaha parecia mais plástico com contato de borracha (minha impressão).

A tela não é colorida, mas é bem visível, bom tamanho e TOUCHSCREEN e muito melhor que a do PA50 portanto. após se acostumar com o laytout e o acesso aos menus etc, não há grande dificuldade. Somente alguns podem não gostar para tocar ao vivo, pois não dá aquela mesma resposta de apertar um botão. Se vc apertar muito rápido ou meio fora do local pode ser necessário apertar 2 vezes, mas as se acostumar normalmente vai que é uma beleza.

Styles: São maravilhosos, principalmente os styles acústicos (maravilhosos), latinos, ballad, mas enfim a maioria são muito bons. Ele já vem com mais de 300 de fábrica. São muito mais realistas que os do PSR3000, mas viradas de bateria em muitos styles incluindo de rock, acústicos, são perfeitas, parecem que
vc está ouvindo uma banda ao vivo, já o PSR parece mais com um CD gravado, muito bom tb, mas não parece uma banda de verdade. Segunco dizem este é o diferencial de Rolands e Korgs.
Os styles interno são 100% configuráveis, ou seja, vc pode pegar a seção POP, deletar todos os styles e colocar só os que vc gosta, ou só trocar alguns ou editar e salver novamente na memória interna. Então aqueles styles que nunca vou usar como música oriental ou de outros países que nem comheço, simplesmente libero e troco por styles que me são úteis. O PSR3000 e mesmo o S900 não permite isto (vc pode acessar de pendrive mas os styles de painel do teclado não podem ser alterados ou deletados). Ele tem 448 espaços totalmente reconfiguráveis e styles e mais 64 de usuário. Um ponto negativo a princípio é que ele não le styles diretamente de pendrive como no PSR3000, só le arquivos contendo um SET completo de styles até 64 de uma vez (mas pode ser de 1 em 1), que vc precisa salvar no teclado na memória USER, ou diretamente na memória de fábrica (no caso de alterar os styles de fábrica). O lado bom é que num SER, vc pode não somente ler um conjunto de até 64 styles como performances, sons novos, configurações globais, songbook, tudo de uma única vez, ou seja, vc pode configurar um SET completo com tudo o que precisa e ler tudo de uma vez para o teclado, odendo substituir tudo isto de uma vez por outro set, com outros styles, sons de usuário, novo songbook, configuracoes, equalizacoes, etc), para quem faz show é bem mais interessante ficar tudo preparado em SETs do que caçar styles, sons e performances individuais, sendo que no SET já fica tudo relacionado e pronto para usar.

MAIS UMA COISA, os styles do PA-1X, top de linha anterior da KORG, são 100% compatíveis com o PA500, então eu tenho todos os styles do PA-1X disponíveis, sendo que alguns são os mesmos que vem com o PA500 mas há muitos outros prontos para uso. Ele tb possui basicamente os mesmos styles do PA800 e PA2-X, exceto os que possuem recurso DNiE (similar ao SA da yamaha pelo que sei), mesmo assim é possível usa-los bastando fazer alguns acertos e ele vai perder alguns recursos que só existem nos modelos maiores. Quanto a variedade de styles, não é tão difícil assim encontrar styles como dizem, eu mesmo já possuo tantos styles (SETS) novos que não faço idéia de qdo conseguirei ver tudo (milhares deles), já que ele é compatível com styles desde o I30 até os da linha do PA50. Tem muita coisa disponível na internet e muita coisa boa, uma vez que este tipo de teclado é usado mais por músicos profissionais (os do yamaha tem milhares ne net verdade, mas muita coisa realmente ruim! Garimpei por 3 anos styles novos para o PSR3000, mas com qualidade profissional, achei poucos mesmo além dos originais da yamaha). Ele só não vai funcionar direito com styles Korg que usam multisamples, já que ele não é sampler como o PA800 e PA2-X. Os styles tocam normalmente mas estas pistam que usam samples externos não tocarão como o esperado.

Um diferencial nos styles é que vc pode configurar o style (qualquer um) que quando aperta uma virada, ele muda para a variação desejada ou uma variação acima ou uma anterior, enfim, para todas a sviradas vc pode dizer o que quer que ele faça (ou não faça nada, fique na mesma variação), além disso programa qual intro e qual variação quer que ele comece, quais instrumentos, equalização, efeitos, volumes e se quiser alterar, também os instrumentos de cada lista do style, tudo issovc salva no style performance e ele grava isto dentro do próprio style (sem alterar o style). É ótimo ara deixar o style pronto para usar do jeito que vc gosta. Isto adicionamente as 4 STS (singletouch setting), totalmente configuráveis também no próprio style interno. No PSR3000 se mudasse algumas das coisas acima, teria de salvar o style no pendrive como um style novo ou uma performance independente, sendo que ao clicar smente no style do painel dele, viria sempre as configuracoes de fabrica, pois no interno não dava para mecher. O Korg é muito customizável neste sentido.

O SONGBOOK, similar ao do PSR3000, na vardade é muito superior ao da Yamaha, pois além do songbook de milhares de músicas, vc pode criar suas seleções pessoais do songbook (um songbook "personalizado"), vamos dizer que das 3000 musicas do seu songbook vc va adicionando na ordem desejada as músicas e crie a seção FORRÓ, depois cria outra para músicas POP, enfim infinitas seleções com as músicas na sequencia desejada e também configuadas com qual INTRO E VARIACAO ele vai começar, podendo também salvar chamar 1 ou todas STS além de outras coisas que ele salva no songbook. Bem mais usável e completo que o da yamaha.

Quanto aos sons, não sou especialista mas é de conhecimento público que os Korg possuem timbres muito bons, principalmente em metais, cordas (guitarras, violões, etc), harmonicas, pads, mas não gostei muito dos strings, violino, panflute. Os sons possuem bem mais peso que os do PSR3000, não ficam apagados dando muita ênfase ao styles como no PSR3000 (acredito que quem sabe configurar pode melhorar isto no yamaha), mas no KORG parece mais balanceado, quando se toca o som fica bem evidente na música e os styles em sua maioria não roubam a cena, mas se encaixam perfeitamente com o solo.

Um diferencial é que ele possui 3 LAYERS para mão direita, podendo-se compor 3 sons diferentes similtaneamente na mão direita, o PSR3000 e o S900 apenas 2.

Os kits de baterias são muito bons e é possível criar kits de baterias novos, podendo-se editar o som de cada percussão da bateria e depois criar o kit novo, logicamente usando a amostragem interna dele de som. (nos modelos maiores é que isto é mais interesante pois pode-se usar samples novos).

Ele possui 3 modos, o Arranjador, o Sequenciador e o modo SONG, onde ele sai da função arranjador e vira literalmente um sintetizador completo, apenas não possuindo modo combi, mas possuem se não me engano até 32 partes para sintetizar sons (seleciona amostra para os osciladores, acrescenta efeitos, configuram etc), enfim, considerando-se as amostras internas dele, é possível literalmente sintetizar sons novos (o que não faço na verdade mas já baixei vários sets de novos timbres). Na parte de sons sintetizados, pads etc, ele é MUITO melhor que o PSR3000, que só edita levemente algumas configurações, mas não pode se considerar um sintetizador. O PA500 sim.

Guitar Mode: A criação de styles é muito completa, possui dezenas de kits de baterias muito bons mas um diferencial dele é o GUITAR MODE, o qual numa pista de guitarra(ou violão) pode se usar este recurso, onde o teclado é dividido em 3 seções, parte com vários strums, parte onde se faz o solo e outra parte com os ruidos (noises), tornando possível facilmente criar a pista de guitarra muito realística nos styles, tornando-os muito mais bonitos e profissionais.

Sequenciador DUPLO com crossfade, podendo-se tocar 2 midis simultaneamente, fazer playlist, etc. O Sequenciador logicamente é muito completo.

Não possui vocalist (não canto então não tem problema), não mostra score na tela (o PSR3000 mostrava, mas nunca usei muito), a parte de ler ritmos externos é de fat mais complicada que o dos Yamaha, porém leva vantagem se o uso for profissional, no qual o música tem o teclado todo configurado. Ele não tem usb, mas lê cartões SD que na prática fazem a mesma coisa, desde que o micro tenha leitor SD ou se use o leitor SD que vem de brinde como teclado.

Para quem não é autodidata e tem dificuldade em mexer com computadores e tudo que tenha menus e configurações, vai achar o teclado extremamente difícil, apesar de que conseguirá selecionar sons e styles e tocar, mas não usará 10% da capacidade do teclado. Para quem gosta de mecher e descobrir, vai ter um teclado muito completo com MUITOS recursos, talvez o modelo com maior possibilidade de customização desta faixa de teclado (MIDRANGE). O som dele ao meu entender pode ser considerado prosissional, muito mais realista que PSR3000 e inclusive chego a arriscar que mais que o Roland E50 (que também é ótimo mais mais limitado em recursos).

Gostaria de observar que hoje o PA50 é ainda vendido por cerca de R$4700,00 por aí, sendo que o PA500 é o sucessor do PA50 e realmente MUITO melhor na minha opinião, saindo por cerca de R$6000,00 a R$6500,00. O PA50 é um teclado de quase 10 anos de estrada e o PA500 é recente. Como o PA50 é hoje bem mais conhecido que o PA500, muita gente ainda acaba comprando o PA50, até porque raramente vc vê um PA500 em showroom para testar mas sempre vê o PA50, então muitos ainda compram um PA50 novo (que é um ótimo teclado, mas um pouco defasado), já que não chegam a testar o PA500. Comprei o meu sem tocar, só ouvindo demos e pesquisando muito. Estou satisfeitíssimo.

Enfim, me desculpem os erros de português, já que estou sem tempo para revisar tudo isto, me desculpem alguma infomação eventualmente incorreta ou alguma opinião que possa parecer tendenciosa, mas hoje tenho o PA500 e não tenho nenhuma saudade do PSR3000 hehe. Era para ser um pequeno review mas me excedi um pouco. Não ganho nada fazendo este review mas como tive grande dificuldade em obter informações deste teclado quando estava pensando em comprá-lo ou o E50, acredito que possa ajudar alguém que possa a se interessar por este modelo. Eu recomendo. Muita gente vai dizer que o S900 é mais fácil de usar, tem os sons SA, le styles de pendrive, é verdade, mas toquei num S900 e ele se parece 80% (styles e sons) com o meu antigo PSR3000, achei que seria muito investimento para um upgrade pequeno, sem o gostinho de novidade. Não volto mais para Yamaha.

Agradeço comentários :)

Abraços

Eduardo


Demos de AUDIO (site Korg):
www.korgpa.com/pa_root/en/products/pa500_demo.html?en

Demos de VÍDEO (CLIQUEM EM HQ - high quality):
www.youtube.com/watch?v=Pn7F_SP38S4&feature=channel
www.youtube.com/watch?v=9aA6Hgf4i-8
www.youtube.com/watch?v=jcbqp9sBSko
www.youtube.com/watch?v=FP7-lyywagM&feature=channel
www.youtube.com/watch?v=GzXACvDD24w&feature=channel_page
www.youtube.com/watch?v=n6Fw0cP6ECk
www.youtube.com/watch?v=FP7-lyywagM&feature=channel

Obs: as demos acima que apaecem o PA800 tocam exatamente iguais no PA500.

tecladoprofusao
Veterano
# jun/09 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Uau, que review! =D

Bom saber um pouco mais desse teclado, que só conhecia pela internet mesmo. A minha impressão pelo que lia era que era difícil de usar e de achar coisa na internet pra ele. Mas pelo jeito ele é até mais próprio pra quem quer algo mais apurado do que os tops da Yamaha.

Quanto à timbragem, essa foi a impressão que tive pelas demos que escutei. Mas e os pianos? tão parecidos com as works da Korg ou tão piores?

E mais uma vez... Valeu esse review. ^^

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


"..na vardade é muito superior ao da Yamaha..
..Os sons possuem bem mais peso que os do PSR3000..
..ele é MUITO melhor que o PSR3000..
..muito mais realista que PSR3000..
..Não volto mais para Yamaha.."


Bem vindo ao clube (anti-arrocha)

Na verdade disse tudo sobre esse belo teclado. É por ai.

Mauro Lacerda
Veterano
# jun/09
· votar


Uau, que review! =D (2)

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


tecladoprofusao,

não conheço bem os pianos das workstations da Korg, não sei dizer se são excepcionais, mas me parecem bastante bons os do PA500. A timbragem num âmbito geral é muito boa mesmo, um ou outro timbre eu gostaria daquele "sweet voice" do yamaha, mas no geral faz pouca falta. O que a Yamaha chama de Megavoice, o PA500 tem de sobra e muito melhor principalmente nos instrumentos e corda (guitarra, violão), por isto os styles acústicos são realmente mais realistas que os do PSR3000, que eu já achava bons. Nos modelos maiores da Korg existe o DNiE que é similar ao SuperArticulation da Yamaha, que o PA500 não tem, razão pela qual muita gente diz que o PA500 é compatível com o S700 e o S900 é compatível com o PA800. Puro engano. O PA800 é um teclado de quase 12000 reais. O PA500 está no patamar do S900 (e aqui no Brasil mais caro que o S900 inclusive), mesmo sem os instrumentos SA, e acredito que qualquer músico profissional (que faz bailes, tocam em bares, etc), ficaria com o PA500, pelo fato do som ser mais "Live", tipo banda ao Vivo.

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


O PA500 está no patamar do S900

Não concordo. O PA500 tem sintetizador, coisa que nem o Tyros II tem (imagine o "pobre" s900). Na minha opinião, o PA500 estaria num nivel superior ao Tyros II "SE" tivesse sampler. Ou seja, o PA800 é muito mais completo (e melhor) que o Tyros II (e ate o III se este não tiver também sintetizador, tem?).

Sobre pianos, a Korg realmente nunca foi boa em termos de pianos acústico, nem mesmo no Triton, TR e ate o Oasys. Dizem (será?) que o M3 melhorou "um pouquinho" seus pianos (mas ainda inferiores aos Roland e Yamaha) e o PA500 tem timbres do M3, coisa que o PA800 não tem (saiu bem antes do M3). Mas isso só quem tem o M3 pode confirmar.

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


Sim, o synth é um grande diferencial, e;e é um arranjador-sintetizador. O que é importante elucidar é que a qualidade dos styles e a maioria dos timbres é realmente ótima, similar ao PA800 (igual?), sendo que perde somente em recursos. Em certos aspectos concordo realmente que ele seja superior ao S900 (embora muita gente o qualifique como equivalente ao S700, erroneamente ao meu ver). O S900 tem algumas vantagens sobre ele no meu ponto de vista, porém no quisito principal para quem faz shows, acredito que o PA500 seja mais adequado e a escolha de 9 entre 10 tocadores profissionais. O que você diria do Roland E50? Dizem que está saindo de linha, mas está com um preço muito bom (3600,00) e como segundo teclado me parece uma opção muito boa, apesar de que eu consigo um S900 por uns 4200. Um S900 seria uma opção mais lógica neste caso? O que você poderia me dizer sobre o E50, pois penso que você conheça bastante sobre arranjadores e pode me dar uma luz. Muita gente está me dizendo para pegar o GW8, que me parece um teclado muito bom, mais muito limitado de recursos.

epereirajle
Veterano
# jun/09 · Editado por: epereirajle
· votar


Mesmo se sair de linha, o E50 por 3600 não é um bom negócio? OU vale realmente pagar um pouco mais num S900? Apesar de eu ter dito que não volto pra Yamaha, como segundo teclado eu reconsideraria, mas meu xodó é o PA500 hehe.

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


O s900 virou "carne de vaca": todo mundo tem e no ML se encontra ate por 3900. Sem contar que ainda este ano será substituido pelo s910 (grava em mp3 e estéreo além de tela melhor entre outras coisas):
http://www.musicpascher.com/boutique/yamaha+psr+s910+psrs910-p-4390.ht ml?referer=audiofanzine e http://www.bonnersmusic.co.uk/buy/Yamaha/PSR_S910_Keyboard

Já toquei num E50 e E60 (as teclas do E60 são melhores). É um belissimo teclado. Muito superior no "geral" ao GW8. Perde apenas nos novos timbres, tocar mp3(?) e falta de equalizador(nada que um bom amplificador não resolva). O GW8 é hoje a novidade da Roland, tá em todas as bocas. Realmente é um belo teclado, com timbres do Juno G que já é uma grande coisa (é muito parecido com o JG). Mas falha na falta muita coisa que tem o E50, como uma tela muito mais ampla e completa, muito mais funções, edição de ritmos na tela, etc.

Na verdade o E50 é um G70 ou E80 com menos opções na tela, coisa que o GW8 não é nada disso. Pra quem tá acostumado com "grandes" teclados, não se acostumará com o novissimo e em moda GW8, apesar de belo. Mas pra quem tá acostumado com um PSR 630, E403, Alfa-jr, etc, é um "transatlântico" de teclado. Eu não me acostumaria. O acho um teclado pra principiante-avançado, mas não profissional (e nem semi), diferente do E50 ou E60. Mas só os testando numa loja se pode decidir, ou mesmo sobre o s900 que tem sua grandíssima vantagem (esmagadora), além das funções (somente sobre esses 2), a extrema veriedade de ritmos pela web).

Quer saber? Não sei qual melhor dos três! Vai das necessidades.

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


É verídico o fato que o E50 saiu ou está saindo de linha? 1 cara de uma loja (que só tinha o GW8...) a mais uma pessoa aqui do forum falou isso, mas sem comprovar nada, procurei em forums no exterior e não achei menção a isso. De qquer forma a médio prazo, qdo todos os modelos atuais estiverem fora, será mais fácil eu imagino vender o E50 e haverá menos desvalorização do que num Yamaha. Digo isso pq num PSr2000 que é do meu pai e que já foi meu, que hoje tentando passar pra frente para egar outro melhor para ele, já botei por 1900 aqui em minha cidade e nem ligaram... que a pouco já estou vendendo por 1500... Em 2003 paguei na época quase 4000... na mesma época se tivese comprado um PA50 que era quase o mesmo preço, hoje talvez conseguisse uns 3000 pelo menos. Para mim isto tb é levado em consideração.

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


Não sei cara. A Roland é extremamente regional na vensa dos seus produtos. Vai de cada pais, seu consumo, lucros e preço. Um exemplo é a Inglaterra que mateve o G800/G1000 por mais 3 anos nas vendas, mesmo que tenha saido das pratileiras no mundo todo. O Br realmente é o pais com mais mudanças, cortes e rejeiçoes que no resto do mundo. O Alfa-1, durou aqui pouco mais de um ano. Os Ex5/Ex7 também. Mas lá fora ainda há pais que os comercializa (nem sei de onde vem sua produção, deve ser da China). Aqui no Br é absurdamente instável em TODOS os produtos da sua linha. Teve época que se dizia que o G70 tinha saido de linha face a entrada do E80, mas a rejeição desse "mostrengo-torto" re-alavancou as vendas e procura do G70, hoje o top dessa linha no Br pra arranjadores Roland (lá fora sai mais o E80).

O E50 continua no Br? Não sei, vai da procura que poderá lhe dar mais 5 anos de vida ou não.

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


Vou ver um de perto, se gostar mesmo quem sabe faco um carnezinho pra minha esposa hehe. Aqui eu toco e ela toca entao um teclado só da briga.

expedifer
Veterano
# jun/09
· votar


Pelo menos vc tem uma "vantagem" que praticamente ninguém tem no mundo "tecladistico": alguém pra diariamente fazer comparações, discussões, criticas, competições, aprendizado, ajuda, etc, e tudo mais ligado ao teclado. Eu pra fazer isso, tenho que andar 10km e ainda 1 vez por semana, isso se encontrar a pessoa.

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


Verdade! Mas é ela que realmente está se dedicando a fazer aulas, eu devido a falta de tempo estou parado nos estudos, me sinto estagnado, preciso voltar a estudar o quanto antes!

epereirajle
Veterano
# jun/09
· votar


Comprei o E50, apesar do preço barato, estou ainda estranhando ele, os styles parecem ser muito bons e posso no cartão baixar milgares de styles, dentre os quais de G70, etc, mas os timbres, alguns soam bem estranhos, ele não parece ter muito controle de dsp, parece um som robusto nos styles mas os timbres tem uns que parecem meio crus, alguns bons. Me bateu até uma saudade do Psr3000. Comprei para a minha esposa... vou dar um tempo para ver se me habituo com o som dele, é bem diferente de Yamaha e bem diferente do PA500. O tempo dirá se vai cair no meu gosto.

expedifer
Veterano
# jun/09 · Editado por: expedifer
· votar


A vantagem do E50/60 é justamente seu conjunto e não timbres isolados. Tocando um ritmo e fazendo perform com os timbres da mão direita, se os gravar, verá depois e de longe um som muito mais real que qualquer PSR. Ai não terá mesmo saudade de algum PSR. Mas tem que ser no conjunto, ainda com boa amplificação. Faça isso com diversos ritmos e timbres e verá a diferença. Experimente seu belo piano.

Obs: baixe diversos ritmos na pagina da Roland Br (se cadastre).

epereirajle
Veterano
# jul/09
· votar


Troquei o E50 pelo S700 (a loja aceitou de volta!). Há quem possa dizer que fiz bobagem, mas sinto que troquei um abacaxi por um que será mais útil (para minha esposa que está aprendendo). Já eu não troco meu PA500 por nenhum outro (exceto por um PA800, PA2-X hehe).

expedifer
Veterano
# jul/09 · Editado por: expedifer
· votar


O s700 junto (com o s900) é um belissimo teclado, excluso alguns dos irritantes timbres derivados (ate hoje) do 630 (faz lembrar muito). Suas funções superam e muito o E50, sem contar que seu som (timbres) estão um pouco mais bem "ajeitados" que o PSR 3000 que vc antes tinha (ouça bem seus timbres na amplificação e não nos seus falantes). Só isso já vale a troca (obs: vc verá "milhões" de criticas ao 3000 nos foruns mas nenhuma ao s900 ). Bom divertimento.

eu não troco meu PA500 por nenhum outro

Querer comparar o PA500 com os E50 e s900...tá de brincadeira, não?

Esse Korg é uma verdadeira máquina de ....costurar, espremer, fazer cafe, triturar, furadeira, liquidificador, micro-ondas, etc (cozinha completa) ...em matéria de edição de timbres e ritmos (rsrsrsrsr). Nem dá pra comparar! É como vc disse: dai é ir pra um PA800 e PA2X.

Mauro Candido
Veterano
# jul/09
· votar


O tal do ouvido é uma coisa séria. Apesar de no momento eu estar com um S900 e um PA500, eu ainda prefiro a timbragem do E50 que eu usei por 3 anos. No quesito ritmos eu acho que ele está atrás dos dois, mais pra timbre individual eu acho ele muito bom. Já que era pra usar só timbre, vendi pra compra um synth.
Obs. no E50 vc tem que dar uma calibrada na timbragem usando o banco de efeitos que são excelentes, e pode ter certeza, o resultado é muito bom, só que dá um trabalho...

epereirajle
Veterano
# jul/09 · Editado por: epereirajle
· votar


Pois é, mas o E50 me causou uma impressão ruim logo de cara (após ter comprado sem testar muito...), que me desmotivei totalmente de perder qualquer tempo nele, parecia que eu estava mexendo em um teclado muito desatualizado (sei que é impressão errada e que ele tem bons méritos, já que muita gente elogia), mas senti o E50 com um som mais "bruto" que os que já tive, pode ser que para que toque em festas seja bom (bastante batidão), mas em casa depois que troquei minha esposa confidenciou que o som dele chegava a encomodá-la, que não era suave e gostoso de ouvir, como no Yamaha e no Korg (que é ainda melhor que o Yamaha), enfim cada um tem um gosto e opinião é verdade, mas me deu alívio qdo cheguei com o S700 em casa hehe. Cada vez que passava na sala e via o E50 ficava inconformado hehe. Minha esposa está adorado o S700!

Mauro Candido
Veterano
# jul/09
· votar


epereirajle
Não sei a maneira que vc usava o E50, mas o som que si no falante dele é horrível. A timbragem só funciona legal no PA. Tendo em vista que é um home keyboard, a Roland deveria caprichar mais nos falantes dos teclado. tecnologia pra isso ela tem. Mas a melhor coisa é a gente ficar feliz com o equipamento. Parece que eu vou ficar bastante tempo com o PA500, já o S900 eu vou aguardar o manual do S910. Se não vier com pelo menos um kit live de bateria, não vale o up grade. Blz. Eu baixei os bancos pop, balada e 8/16 beat do PA80 e ficou muito bom. São os estilos que eu mais uso e sentia falta disso no PA500. Os que tem são muito acústicos. Agora tô totalmente satisfeito.

mberman
Veterano
# set/09
· votar


Olha eu comprei recentemente um PA2X e tive umas aulas para mexer com o Korgman !!!! cara é um verdadeiro studio, sintetizador e arranjador num só, ele faz tanta coisa que para se escreve um review de tudo que ele me mostrou dava para fazer um review umas 10 vezes maior que esse. Eu já tive Roland G800, E70 e Yamaha PSR8000 não troco Korg hoje por nada na vida, não conheço nenhum teclado que chegue perto da fidelidade dos sons... uma vez mostrei a amigos meus um CD com umas músicas tocadas no PA2x mas não falei que era um teclado e eles disseram puxa, essa banda é fantástica que bateria, metais etc... !!!! quando falei que era um teclado eles riram de mim achando que eu tava sacaneando eles !!!! Afinal Korg é Korg !!! quem conhece não troca por nada !!! abraços a todos !!!

epereirajle
Veterano
# set/09
· votar


O PA2-X realmente é um sonho (fora da minha realidade hehe), pois sou tecladista hobbista e o PA500 já é mais do que preciso. O que sinto falta no PA500 é mais bancos de styles para novos ritmos, o PA800 e PA2-X tem 10 bancos de favoritos e mais os de user certo? Isso seria bom. Ele é o top de linha... realmente para músico profissional. Infelizmente eu teria milhões de prioridades antes de poder comprar um destes hehe (uns 15mil? ou mais...) Parabéns pela sua aquisição! :)

expedifer
Veterano
# set/09
· votar


falta no PA500 é mais bancos de styles para novos ritmos

A vantagem (e "esmagadora") dos Korgs sobre outros arranjadores (Yamaha, Roland, etc) é justamente nesse aspecto de suas memórias de ritmos (feitas a pedidos de profissionais no exterior como os europeus) justamente nesse desenho e localização de cada ritmo. Foi muito pensado, "quebraram a cabeça" numa "altissima técnica" tal solução de armazenamento. Não foi a toa (e muito menos no "chute") ou retomada de algum sistema antigo.

Pra entender imagine o seguinte:

-Vc tem vários pendrive ou cartões SD (ou disquete nos modelos anteriores). E estão repletos de ritmos (isso só não vale pra midis pois ai se pode programar numericamente ou em pastas no pendrive), onde vc selecionou cada grupo numa pasta.

-Quer então numa festa que irá tocar (e usa cada pendrive p/cada festa ou palco contratado, como pra música italiana, rock, forro, etc) organizar um repertório pra tocar. E usa vários pendrives por serem baratissimos por não ficar procurando cada banco em cada um deles.

-É ai que entra esse sistema incrível: num PSR ou Roland fica impossível achar num único toque num pendrive cheíssimo tal banco de ritmos que quer, como um banco de pagode ou baião, mas remodelados por vc nos "ascessórios" que precisa e não como originais, ainda com os timbres solos que deseja. Num PSR se puxa por exemplo no pendrive, no meio de milhares (isso se conseguir achar "rapido") um sertanejo, mas ai no original, sem as mudanças que precisa como tempo, efeitos, timbres solos, frases, etc, onde imagine o tempo que se gasta pra carregar essas 3 coisas (ritmos, registro de memorias e pads) ainda se equivocando ou se perdendo no pendrive pois depois de achar e carregar, tem que voltar pra tela principal e começar tudo de novo a achar e carregar os outros dados (teste no seu s700).

-No Korg, SIMPLESMENTE num único carregamento, se carrega TUDO, além do belissimo sistema de ajuste de cada ritmo em bancos com nomes (banco rock, latinas, etc). Um exemplo: num banco latino, vc poderá montar um ritmo salsa1 com um tipo de arranjo (tempo, efeitos, os 3 timbres solos (R1, R2, R3), volumes, etc) e no mesmo ritmo com nome salsa2 nesse banco montar com outros efeitos, mesmo pra tocar A MESMA música e com vários bancos de solos, sem aparente mudança ou parada no ritmo, ou busca no pendrive. Isso pra um profissional vale todas as técnicas juntas dos outros teclados e ainda assim não igualam.

-Sem contar que o carregamento de 800 ritmos, arranjos, efeitos, pads, etc, é absurdamente veloz (mais rápido que carregar um único ritmo num PSR s900). Imagine ter 1, 2, 3 ou mais pendrives prontos pra cada lugar que vai tocar!!! Com tudo arranjado pra esses 800 ritmos (se conseguir tocar tudo): pra um único ritmo, 10, 20 ou 30 arranjos e assim por diante pros demais (um s900 só aceita 32 arranjos por carregamento - o fraquissimo registration memory - e se DEVE parar de tocar pra carregar outro registro, um absurdo)

É por isso que o sistema Korg é o mais avançado que existe pra músicos profissionais que saibam organizar internamente um belo quadro/banco de dados, arranjos, efeitos, solos, etc. Pra que ficar procurando, parando e modificando no meio da apresentação cada vez que se toca? Ponto para a Korg.

expedifer
Veterano
# set/09
· votar


E mais: num banco de forro por exemplo, se quer que o 1º ritmo que apareça no banco/tela no meio de 100, seja justamente um da letra X como xote23, o poderá fazer (localização geográfica do ritmo salvando um ritmo no banco e tela que quiser), diferente do Tyros ou s900 onde o xote entre um banco de 100 ritmos, estará nos últimos (e haja buscas, digitação/teclar e telas nesse pendrive pois a sua memória interna é ridicula: menos de 20 ritmos).

epereirajle
Veterano
# nov/09
· votar


Verdade, concordo com tudo o que vc disse, mas não seria nada ruim ter aqueles 10 bancos de favoritos como nos PA800 e PA2-X. Mas no PA500 por ser o modelo menor logicamente tem de suprimir alguns recursos dos maiores.

Achei umas demos muito boas do PA500 musikant (versão do teclado paraa Alemanha), mas dá para ter uma ótima idéia da qualidade de som dele, que certamente atende ao músico profissional e faz um baile!! O preço dele é compatível com um S900, sendo que é muito mais completo.

http://www.youtube.com/watch?v=fugtN0SU_Yo
http://www.youtube.com/watch?v=s8X1aFLB8DE&
http://www.youtube.com/watch?v=TQ07XqtGij4&

epereirajle
Veterano
# nov/09
· votar


Sugiro ouvir com bons fones e ouvido ou speakers para ouvir bem as nuances. nas caixinhas NB não dá para ter idéia...

Ino
Veterano
# fev/10
· votar


Estou com um Korg Pa-500. Realmente é um ótimo teclado muito melhor do que o Yamaha PSR S900/910.

Agora, quanto aos styles Latinos, ex: Beguine e Bolero e de Rock não gostei muito. São muito estranhos.
Vc sugere algum outro lugar para baixar estes styles além do site da Korg?
Abraços

Ino
Veterano
# fev/10
· votar


No Pa500 achei os styles Rock e Latinos muito fracos.
Os styles de Jazz são os melhores.
No Site oficial da Korg tem alguns styles novos, mas nada interessante.
Vou ter que aprender bem como modificar os styles. Existe algum tutorial bom que explique isto além do manual do usuário?

expedifer
Veterano
# fev/10 · Editado por: expedifer
· votar


Ino

Edição de ritmos é uma arte, tal qual tocar um piano, bateria, baixo, etc. Coisa pra um bons músicos (tal qual se percebe em bons ritmos). Infelizmente não existe manual "tecladistico" de como montar um ritmo.

Aconselho ir baixando ritmos pela web e ir verificando cada um deles. Pode-se perceber as diferenças. O manual completa isso (a aptidão). Eu por exemplo, nunca perdi tempo com qualquer style de fábrica de qualquer teclado. Sempre montei os meus ou no máximo modifiquei os originais, além é claro de baixar excelentes ritmos de usuários, que são os melhores (muitos entre infinidades)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a KORG PA500 - Meu review após 2 meses de uso