KORG PA500, Aguem tem? Estou pensando em comprar um (vale opiniao sobre PA-50)

    Autor Mensagem
    epereirajle
    Veterano
    # fev/09


    Andei vendo videos da Korg e fiquei doido pelo Korg PA500. Algém possui um e pode dar alguma opinião? Gosto de programar e configurar coisas então se o sistema é mais compicado, isto não é um problema! Gosto de poder customizar bastante e não ficar limitado.
    Acho a edição de som da Yamaha meio básica. NO Pa500 é mais completa? Tenho um PSR3000 e a principio ia pegar um S900, mas os sons e styles sao tão parecidos (ja Rodo os styles do S900, TY2, TY3) no meu, apesar de perder alguma qualidade) que não me sentiria com algo "NOVO".
    Alguém pode me ajudar?
    Vi que o PA500 é pouco mais caro que o S900, apesar que no exterior o S900 é mais caro que o KORG.
    Korg soa equipamento mais profissional e na hora de vender acredito que é bem amis fácil (maior valor de revenda) assim como Roland.
    Agradeço opiniões.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vejam o que um PA-50 pode fazer:

    http://www.youtube.com/user/ouletente

    Alucinante.

    Os sons parecem de synth (na minha opinião de leigo) e o PA-500 por ser o sucessor do PA-50 faz isto e um pouco mais eu creio.

    Os sons do PA-50 e PA-500 são bem editáveis quase como num synth?

    O que acham?

    É bem o tipo de música que gosto (uso somente em casa).

    To doido para pegar um KORG, mas pouca gente tem, me preucupa manutenção.

    expedifer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O PA500 e o s900 são dois excelentes teclados. O s900 tem mais de 90% das funções e sons do Tyros2 e o PA500 tem mais de 90% das funções e sons do PA800 e PA2X (que são do Oays) , inclusive timbres mais novos como do M3 que nem o PA800 tem, bem como TODAS as edições e efeitos que ambos em, excluso processadores especiais de efeitos, sampler, 4 saídas, expansões, etc, em que dobra ou triplica o preço final. Idem em alguns aspectos ao s900 contra seu Top.

    Sobre edições e efeitos dos dois, realmente as edições e efeitos desse Korg são muito mais completas que a do s900, onde este depende extremamente dos DSPs e não são editáveis como ate soube de outros usuários, de ambos teclados, bem como busca em manuais além de ter "brincado" um pouco nele na loja.

    O PA500 é uma poderosisima máquina de edições, este é seu ponto alto (edita muito ate timbres, totalmente, em ate 16 partes multitimbrais, um verdadeiro sintetizador contra um pseudo-sintetizador do s900, seu ponto fraco).

    Mas o ponto fraquissimo do Korg (dai a pouquissimos usuários), é que é extremamente difícil seu uso (edições de efeitos, montagem de ritmos, sitetização, etc), onde não vem prontos DSP como no s900 (uma dádiva), tendo que montar/editar "na raça" tais efeitos, passo a passo, mas pra quem souber, faz "milagres" nessa edição.

    Um exemplo são seus "DSPs", que na verdade são uma lista de centenas de efeitos "crus" que vem nele, podendo aplicar em pista por pista cada efeito, e abrindo-se uma janela desse efeito pra total edição (é como editar totalmente um DSP). E ainda possui ate quatro filtros de efeitos (FX-A, B, C e D) onde se pode sobrepor um efeito sobre o outro para cada pista (sequenciador, ritmos e timbres).

    Mas a maioria disso não há no antigo PA50 pois este não possui funções gráficas como o PA500. Uma coisa muito interessante nesse novo é que numa das funções se poder escolher um equalizador gráfico de 7 bandas para uma única pista (ou mais), como por exemplo para um timbre. Nisso se pode por exemplo engrossar mais um Sax tenor, sem afetar o grave dos demais timbres e pistas num eq geral (como excesso de baixo ou afetar o grave de outro metal acompanhante). O mesmo se podendo pra muitissimos efeitos para cada timbre e pista. Isso infelizmente o s900 não faz, nessa totalidade.

    Ou mesmo na montagem no sequenciador, esse Korg tem uma função importantissima: é uma especie de mixagem de timbre (dub), onde por exemplo na pista 5 de um timbre (piano por exemplo), se pode manter tudo o tocado e completar por cima alguma nota faltante (ou outras notas do mesmo timbre), coisa impossível no s900, devendo-se deletar tudo e regravando de novo sobre tais timbres tocados. Imagine se refazer tudo de novo nessa pista por apenas ter faltado um "toquinho" (nota) nela.

    Mas eu ainda vejo nessa diferença (DSP X full-edições) mais vantagens no s900 para 99% dos tecladistas, face as dificuldades com esse Korg (deveria ser vendido só pra técnico de som/sonoplastia). Edita absolkutamente tudo, ate os pitch/modulação, etc. Haja "saco" pra mexer num Korg.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Prezado expedifier.

    Agradeço tremendamente sua opinião.

    Estou enjoado do meu PSR3000, do qual o S900 herda boa parte das funções e modo de operação (similaridade de menus), sons e muitos style (idênticos). Um S900 me traria algumas melhorias em qualidade de som (os Super Articulation) e alguns kits de bateria. Mas muitos dos ritmos e timbres são os mesmos do meu 3000, acho que não me satisfaria por completo.
    Quero um teclado que daqui a 3 anos eu ainda possa extrair algo novo nele, criar. Apesar de todos falarem sobre a dificuldade de fazer edições, acho que vou encarar o desafio. Não deve ser impossível :) com bastante dedicação e procura na internet.
    Fico um pouco frustrado ao tentar mecher em algum timbre do 3000 e não conseguir o resultado desejado. Ficando restrito quase ao GM.
    Quero um arranjador que me forneça (pelo menos um pouco) sons de sintetizador.

    Como estava pensando em comprar um sintetizador para complementar esta necessidade de sons que não tem em um PSR, acho que o PA500 deve me proporcionar muitas horas de entretenimento, seja para tocar como para programar.

    Estou empolgado... só tenho medo de manutenção ser muito cara no Korg ou dar algum "chabú", mas tem assist. aqui em minha cidade. Vi alguns reclamando que ele travava logo que lançou, mas acho que pode ser "intriga da oposição". Quase ninguém tem... isso parece um pouco estranho, mas acho que deve ser elo motivo citado. A massa vai de yamaha, por ser mais fácil e mais conhecido. Gostei muito do meu 3000 mas quero fazer um upgrade de modelo e de marca.

    Vou tentar ver um de perto... mas o que vi pela internet me deixou super ansioso!

    VALEU!!

    expedifer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ok. Se é esse seu pefil, vc tem TUDO pra se dar bem com o PA500 e terá muitas boas surpresas com ele. Mas ATENÇÃO: seu som original, apesar de ser muito bom (excelente nos metais), vem CRÚ (nada dos prontos "superarticulation", cool, "live", etc do s900), e é vc que terá que se empenhar/editar pra chegar nesses brilhantes timbres (e os do Oasys e M3 estão inclusos nisso). Os TR, M3, etc também são assim. Tem gente que liga um PA800 e acha que seu som "não é tudo isso", esquecendo que um Korg PA é PROFISSIONAL (e não pra "criançinha" sem nada saber mexer nele. Ai é GRANA NO LIXO. Dai a eu recomendar um s900. mas se vc é "atrelado" a mexer em tudo, vá em frente e esqueça o "tudo prontinho" s900. Não te serve ( se depois de o comprar, ver que o PA500 não te serve, releia outra vez tudo daqui).

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Caro expedifier, apenas por curiosidade, já que acredito que vc conheça bem este equipamento.

    Os styles carregados de cartão SD podem sr lidos diretamente do mesmo como nos Yamaha ou deve-se primeiro carrega-los manualmente para a memoria. Neste caso se um style esta sendo executado, o novo fica em stand-by ou qdo se faz a seleção do novo ele já sobrepoe o anterior (como nos yamaha).

    Seria possível por gentileza vc elucidar como funciona a leitura de styles da memória SD?

    Agradeço novamente.

    Eduardo

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    # Posted: 19/Feb/09 23:52
    Quote Edit

    Caro expedifier, apenas por curiosidade, já que acredito que vc conheça bem este equipamento.

    Os styles carregados de cartão SD podem sr lidos diretamente do mesmo como nos Yamaha ou deve-se primeiro carrega-los manualmente para a memoria. Neste caso se um style esta sendo executado, o novo fica em stand-by ou qdo se faz a seleção do novo ele já sobrepoe o anterior (como nos yamaha).

    Seria possível por gentileza vc elucidar como funciona a leitura de styles da memória SD?

    Agradeço novamente.

    Eduardo

    expedifer
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: expedifer
    · votar


    O PA50 lê direto do disquete (e não tem Usb e que seu som é inferior ao PA500 pois este já tem timbres do Oasys e do M3) pois SÓ tem 48 memorias de ritmo. Já o PA500 que tem mais 500 memorias de ritmo (todas programaveis/usuário) e mais centenas de menórias de timbres, performance, etc, que deve-se carregar ritmos do SD pra memoria pra os ler(os demais, perform, timbres, midis, etc, lse ê direto do usb). Me parece que deixaram essa opção pro PA1X e PA2X pois o PA800 ainda se pode instalar um HD que expandiria mais ainda seus quase 1000 memorias de ritmo, contra pouco de menos de 20 memorias de ritmo do s900, dai a ele puxar do pendrive (obs: no s900 quando seu pendrive está extremamente carregado de dados, fica absurdamente lento sua leitura, não sei porque). Pra carregar ritmos, deve-se entrar no modo multimidia/SD, saindo do modo ritmo (e cada modo tem seu som e só neles se os ouve: ritmos, midi-play, midi-seq, timbres-edit).

    É por isso que aconselho o s900: pode tocar ao mesmo tempo ritmos e midis, coisa que nenhum korg faz, mas em compensação os korgs tem 2 sequenciadores pra mixagem e tocam ao mesmo tempo 2 midis de tempo diferentes ainda mostrando seus acordes feitos ate no Sonar.

    Sobre stand-by, não há isso pois só se chama ritmo da memoria. Mas em compensação, vc tem várias opções de chamar ritmos (coisa que não há no s900, seu ponto fraco) como chamar um ritmo no "registration memory" do s900, com tudo que vc incorporou (timbres, tempo, oitavas, efeitos, etc) ou sem ele, onde no s900 só tem 8 memorias (tem que se parar de tocar pra carregar as outras, ate 32, e só 4 OTS), em que no Korg se tem quase 300 dessas memorias/perform, com mais de 2mil variações/style (4X512 styles) chamadas na tela, mas sua exclusividade é se aplicar esses perfomance com ou sem ritmo (chama tudo, ou só o ritmo, ou só as edições/efeitos pra se tocar noutro ritmo, ou só os timbres inclusos, etc, etc - style/change-perform-sound). No s900 já vem gravado o ritmo com tudo isso e não dá pra separar ao chamar, isso além de só ter 2 timbres main contra 3 do korg (R1, R2 e R3), coisa importantissima.

    Um comparativo dos PAs:

    http://www.korgpa.com/pa_root/en/products/pa2x_comp.html?en

    Mas ainda assim aconselho o s900 pela complexidade desse Korg, além desse yamaha chamar ritmos direto do pendrive (apesar do Korg carregar tudo pra memoria e mais os 500 ritmos em 1 segundo de uma única vez do SD de alguma pasta criada por vc: só ritmos, só perform, só timbres, ou tudo junto).

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Prezado expedifier, mais uma vez agradeço a grande ajuda que você está me prestando.

    Somente para entender o quisito styles, ele tem os 320 internos (editáveis) mais 448 memorias livres (estas podem ser substituidas em lote digamos importanto um arquivo de configuracao completa? ou somente uma a uma anualmente) e mais 2 bancos (.set) de usuário até 32 styles cada para ler do SD e sobrepor o que eta gravado. Isto está correto? Apesar de um pouco mais complicado não veja problema, exceto se for testar centenas de styles novos como já fiz no meu 3000.

    SONS: No Pa500 edito sons de forma parecida como num sintetizador? POsso inclusive até considerá-lo como tal? (um sintetizador integrado?)

    Já defini que não quero o S900 pois é 80% ou mais similar ao meu 3000 + os SA, gravacao de audio e alguns outros detalhes. Neste caso não me compensa a troca.

    Outra opcao seria o Roland E-60, mas não sei pq estou muito inclinado a pegar o Korg, o E-60 parace um pouco restrito no quisito customização, parece mais "basicão" apesar da qualidade de styles e som ser muito boa também.

    No Roland ainda vi que a edição de "Tones" é tb um pouco restrita, tal qual no S900.

    Agradeço novamente as respostas e disposição do seu tempo para tal.

    Não é uma decisão fácil, sendo que irei comprar sem efetivamente tocar no teclado.

    Algo que observo é que os Korg desvalorizam bem menos.

    Em 2003 comprei um PSR2000 que vale uns 2000 hoje, na epoca pelo mesmo preco vi PA50 , que hoje vale uns 3500 usado. Yamaha ainda não é considerado um teclado muito profissional, apesar muitos o considerarem o melhor em timbres e variedade de styles.

    Abraços.

    Eduardo

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O que consegui ouvir nas demos, os kits de bateria da Korg eu adorei! Os do 3000 são muito restritos e não parecem tão realistas. Não sei se melhorou muito ou não no S900. Vale um comentario que li, apesar dos Megavoices e SA, ainda muitos instrumentos parecem com os antigos PSR de 10 anos atras.
    O PA500 e E60 tem a funcao guitar que parece interessante.

    A questao 3 LAYERS na mao direita tb acho muito importante. Não me interessa a funcao vocalist pois nao canto, entao nao seria um problema no Roland ou Korg.

    Acha que 5500 em loja esta muito caro no PA500?

    Esta é a ultima pergunta :)

    Obrigado.

    expedifer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A grande vantagem da Korg (dai a carregar tudo na memoria), que a yamaha não dispões, é justamente carregar de uma só vez TODOS os arquivos pra memoria interna, ainda configurando em ONDE vai ficar cada timbre, cada ritmo, cada perform, etc. Ou seja, a korg permite que se vc tiver 2000 ritmos, carregar cada dos 500 já planejando onde os vai pôr (garavada essas configurações no SD), como por exemplo, 50 na memoria latina, 50 na memoria Rock, 50 timbres em "pianos", etc e cada um na posição que quiser (antes ou depois, na 1ª, 2ª, 3ª janela, etc). isso o s900 não consegue. Esse poder é que lhe permite carregar junto os perform, com ritmo, ou sem, com efeitos, etc, coisa que carregar cada um por Usb não dá, talvez por isso que deve-se carregar tudo de uma vez.

    O PA500 TEM UM SINTETIZADOR inclusive, completo, com quase tudo que um TR tem, exceto seu combi de timbres, expansões, sampler, e outros aprofundamentos altamente técnicos (e nem precisa num arranjador). Mas é claro, com menos efeitos, edições e "outros bichos" que um M3 tem.

    Sobre a bateria, o s900 consegue editar baterias, as deixando fora do padrão PSR, o que é muito bom. Mas a GRANDE (mas grande mesmo) vantagem do s900, é justamente esses timbres prontos e bonitos (megavoices, live, cool, superaticulation, etc) onde vc NÃO precisa em absolutamente editar nada ainda juntando-se seus DSPs prontos, contra um Korg que precisa sim editar muito seus timbres pra ficarem no máximo além da "mesa de edições e efeitos" que se precisa "tirar da gaveta" e "pôr a mão na massa". Eu confesso: não tenho "saco" de ficar editando e montando (apesar que depois de pronto é para sempre). Mas antes de tudo, teste os timbres desse Korg pois quem está acustumado com yamaha não se acostuma com korg. Tenha muito cuidado nisso.

    Sobre preço, não sei lhe dizer se está barato ou caro (e isso também pro s900), vai do bolso e necessidades (tem gente que paga 18 mil num PA2X ou 13 mil num G70, ou 12mil num G8, 14mil num Tiros3, etc, etc). Se eu levar em conta a sua altissima tecnologia de edições e funções, vale. Mas se eu levar em conta os baixos preços dos PSRs, tá caro (a yamaha baixa seus preços mesmo, tal qual o s550). Em qual eu aponto? Não sei.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Entendido! Obrigado mesmo
    Toco somente em casa e sinto muita falta de sons mais sintetizados no 3000, para um som mais eletronico. Tanto que pensei em comprar um X50 e ficar com o 3000 (ficaria quase o mesmo preço). Estou ainda pensando nesta possibilidade.
    Mas acho que vou abrir mão dos Megavoices e SA pelo que o PA500 oferece. Vejo ainda bastantegente comprando o PA50 e dizendo que é uma excelente maquina, entao de PA500 creio que estarei ainda um passo a frente.
    Vou ver com outro fornecedor (PY) onde acho que consigo ele por uns 4500, se a diferenca nao for tao alta pego aqui mesmo na loja.
    Achei muito baixo a garantia de somente 3 meses da Korg, mas mesmo assim vou arriscar.
    Se eu conseguir neste preco, nao sera dificil vende-lo se nao me adaptar, mas acredito que ou gostar.
    Encontrando mais pessoas que possua equipaento similar, posso tb ocnseguir patches de novos timbres para facilitar um pouco as coisas. Pelo que li ele tb é compativel com as performances, styles e timbres do PA50, sendo que ha bastante coisa do PA50 na internet para baixar.

    Minha preucupacao era soemnte com carregar os styles mas apesar de diferente não me pareceu problematico, e as memorias internas sao muito boas para quem gosta de deixar tudo configurado e pronto para uso.

    Estou primeiro ven dendo meu PSR2000 aqui e qdo conseguir devo mesmo pegar o PA500. O 3000 vai para o meu pai.

    Abraços e muito obrigado pela atenção.

    Eduardo

    expedifer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ok cara, compre-o e volte aqui pra contar tua experiência nele: vc será o primeiro a fazer isso.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Achei no youtube varios videos de tutoriais sobre o funcionamento do PA800 (apesar de estar em italiano), como ouso de styles, sons, performances, booklist, etc. Deu para ver bem como funciona do sistema operacional dele (que é smilar ao do PA500, é bem diferente de fato dos PSR, apesar de algumas similaridades visuais, mas pelo que vi gostei e não terei problema, somente na parte mais avançada certamente deve haver uma curva de aprendizado e na customização de sons e styles (pode levar meses), mas já estou decidido! :) Certamente se der tudo certo colocarei minhas impressões aqui. Pelo grande menu gráfico, acredito ser mais fácil que o PA-50.
    SDS

    Delvo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    epereirajle

    Tive tudo quanto é teclado arranjador, ou quase tudo. Já me inclinei a comprar Korg. Testei muito. Sem dúvida , um grande teclado. Muito belo tambem. Mas desisti de comprar devido ao preço e complexidade, pois minha grana e tempo são escassos. Os outros de mesmo nível são faceis de operar, num minutinho tá tudo pronto. Tempo é dinheiro. Tambem não concordo que seja de facil revenda, pelos motivos acima expostos.
    Agora, gosto é gosto, bolso é bolso.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Entendo Delvo, mas como quero algo realmente novo, pois passar de um PSR3000 para um S900 seria como trocar um New Civic 2007 por um 2009 (muda pouco) e não dá aquele gostinho de coisa nova.
    Quanto a revenda, aredito que teclados da Korg não encalhem, pois há bastante músicos a procura destes equipamentos que não podem pegar um novo. São mais difíceis sim, mas permitem a quem trabalha com música ir mais longe em termos de customização e muitos buscam isto. Os yamaha vendem bem pela facilidade de uso e qualidade sonora como vc disse, só acho que não aparentam ser tão profissionais. Já vi bailes com KOrg, Ketron, Solton e Roland (digo músicos profissionais), mas dificilmente vejo alguém com Yamaha PSR.
    Quanto ao preço o PA500 vai me sair pelo preço do S900. (No exterior ele custa 100usd a menos). Se eu mandar buscar vai me sair por uns 4500 eu acho, o que é um otimo preco. Por 5500 já consegui na loja em 10x sem juros. O meu 3000 vou vender por 3200, entao meu investimento não será tão grande.
    Enfom, cada um tem seu gosto. Quero sair do PSR por agora para não ter um teclaod novo com os mesmos styles e sons (em sua maioria) do meu atual. No Korg terei também um sintetizador de ótima qualidade, o que me atende no quisito de música mais eletrônica.
    Tão logo eu consiga adquiri-lo passarei minhas impressões sinceras sobre suas diferenças frente ao PSR.

    epereirajle
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Tive a feliz noticia que posso (talvez) conseguir o PA500 na faixa de 3800,00 novo, mandando buscar. Isto é quase 2000 a menos do que estão querendo me roubar, digo, cobrar.
    Se der certo informo aqui...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a KORG PA500, Aguem tem? Estou pensando em comprar um (vale opiniao sobre PA-50)