O órgão do Lafayette

Autor Mensagem
Berg Varela
Veterano
# abr/13
· votar


Legal este tópico,deviam ter mais tópicos assim.

rodolfo1982
Veterano
# abr/13
· votar


Falando em Farfisa, surgiu uma curiosidade... a geração do som no Farfisa era puramente eletrônica ?

No Hammond sabemos que era eletro-mecânica, com engrenagens e captadores.

No Farfisa, eram utilizados apenas circuitos elétricos e eletrônicos (transistorizados ?) para geração das senóides e da síntese aditiva ?

Toyledo
Membro
# abr/13
· votar


rodolfo1982

Aí teclista...

http://centopeiasdemilteclas.blogspot.com.br/2009/05/farfisa-o-orgao-d o-psicadelismo.html

teclado roots
Veterano
# abr/13
· votar


Toyledo
Massa doido , conheço o organized trio , foi o primeiro vst de orgao que eu consegui abrir! hehe, ele é bom , mas eu possuo um tokai tx5 e em relação a hammond, tou bem servido , mas tem musicas como "Mexerico da candinha" que deve ter sido gravada pelo Lafa tb, nao me parece ser um hammond, escutem e vejam, eu acho que é um transitorizado! É acho que hj em dia nao tem instrumento ou vst que puxe aquele som caracteristico das gravaçõs antigas do rei roberto!!! Oh desgraça, eu prefiro os sons arcaicos do que esses novos, tinha um timbre mais Roots, raiz, hj é tudo muito limpinho, as guitarras das gravações antigas do roberto parecem uns berimbal, secona, bateria bem comportada, o baixo so marcando!! Deveria ser muito bom aqueles tempos!!

Toyledo
Membro
# abr/13
· votar


teclado roots

Fala maluco, também curto o som dos orgãos a transístores, são da hora...
eu tentei fazer essa música do roberto, da uma olhada...

https://soundcloud.com/augustostankovich-1

Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


Escutar as músicas em que o Lafayette toca é algo mágico.
Por mais simples que pareçam certas passagens dá para sentir o toque. especial do mestre.

rodolfo1982
Veterano
# abr/13
· votar


Toyledo
Valeu !!

Leo Vaz
Veterano
# abr/13 · Editado por: Leo Vaz
· votar


Não acompanhei o trabalho do Lafayette, não conheço sua performance. Entretanto, considerando a especificidade do tópico, vou registrar que gosto muito do Feghali. o jeito que ele toca realmente me impressiona.

Pra quem não conhece: Feghali

Greenwood
Veterano
# abr/13
· votar


teclado roots
Victorblues

Deixem de viajar na maionese!!! É uma guitarra Gianninni ligada num Fuzz fudeirozíssimo...

É claro que tem um órgão... mas faz o som típico do Lafa...

Ouçam com bastante atenção e deixem de tomar estes cogumelos de estômago vazio....

teclado roots
Veterano
# abr/13
· votar


Greenwood
Cara, pois liga ai tua guitarra e tenta fazer esse som e me mostra!! Dúvido que vc consiga fazer isso numa afinação normal ou somente com o fuzz!! Orgão tem um no fundo sem leslie, isso eu ja sei!

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


teclado roots

Eu não vou conseguir, pois:

* Não tenho uma guitarra giannini;
* Não tenho um fuzz fudeirozíssimo;
* Não tenho uma máquina do tempo.

Você ficou agora com duas opções (que sorte, hein?):

1) Acreditar em mim e crer que é uma guitarra;
2) Continuar elucubrando.

Boa sorte! ;-)

teclado roots
Veterano
# mai/13
· votar


Greenwood
Cara eu até acredito que é uma guitarra, ser uma gianini ou nao , nao tem como saber, fuzz pode ser tb, mas se vc fizer numa guitarra normal afinada normalmente! Vc nao consegue com tudo isso que vc ta falando!!! pq a ultima nota só poderia ser feita se tivesse uma guitarra de 7 cordas pq nao tem como fazer numa afinação normal , tente ai pra vc ver!

Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


teclado roots
Greenwood

Apesar de guitarrista, tenho acompanhado esse tópico (muito bom por sinal) e com respeito a música "Mexerico da Candinha", resolvi "dar meu pitaco" na discussão.

Nessa gravação, fica bem óbvio, a guitarra e o teclado. Guitarra no canal direito, Teclado e Sax no canal esquerdo, bateria,baixo e vocal no meio.

Dá prá perceber claramente quem tá fazendo o que. É uma guitarra "fuzzada" com um Tremolo sutil, em afinação normal, Os timbres da guitarra e teclado, propositalmente, estão em concordância, em algumas costuras de bordão soam muito parecidos. O arranjo é muito bom! A mix também!



Adler3x3
Veterano
# mai/13
· votar


Todos.

Acho que no caso do Roberto Carlos muitas vezes não damos a devida importância que ele teve e tem.
Assim como os excelentes músicos que faziam (zem) da banda dele.
E até do processo de gravação, que você escuta e nota as belas mixagens.
Já li muitos artigos de críticas, principalmente as mais antigas (do tempo da jovem guarda mesmo) em que apontavam os músicos do RC como ruins, uma grande injustiça.

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Adler3x3

Os músicos do Roberto Carlos da época do Lafayette eram muito bons!!! E criativos... os arranjos eram belíssimos e os efeitos, considerando a precariedade do Brasil na época eram muito bem elaborados.

Os efeitos era tão bem elaborados que deu esta discussão toda aqui... a turma escutou a guitarra fuzzeada de "Não serve pra mim" e não reconheceu que era guitarra... Mérito do Roberto!!! ;-)

Hoje o The Edge (fui longe agora) faz umas guitarras que ninguém sabe que são guitarras...

Greenwood
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo

pessoal, olha a viagem da Farfisa:

“There's NO WAY to date a Compact organ by its serial number, since the whole Compact organs series (Compact/DeLuxe/Mini and Duo) serial numbers were given randomly!".

Rastreabilidade zero!!! Eita Itália do terceiro mundo!!!

JEFF_SAN
Veterano
# mar/14
· votar


Só passei mesmo pra upar o tópico, porque o Lafayette merece, e comentar que ontem adquiri o LP Lafayette Apresenta os Sucessos - Vol IV, e que disco excelente!! O som do Hammond B3 do Lafayette em sua melhor forma! Só queria saber quais os registros que ele usava, e como ele conseguia dar aquele impacto que dava nos glissandos (slides, chicotadas) que fazia!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O órgão do Lafayette