| Autor | Mensagem | 
| ramon_cp2 Veterano
 | # mai/09 
 
 Oi pessoal!
 
 Eu estava vendo um vídeo no youtube sobre acordes de sobreposição de passagem e nao sei nada do assunto. Mas é mais uma forma de melhorar as harmonias pelo que deu pra ver.
 
 Alguém pode ajudar ae e falar sobre quais acordes eu posso usar dependendo da harmonia e quando eu posso usar.. E explicar um pouquinhoo sobre o assuntoo tb. Percebi que nao tem nenhum topico falando sobre eles
 
 Valeu pessoal, abraço
 
 
 | 
| janne warman Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 bem
 eu naum entendi bem a sua pergunta mais ai vai
 eu conheço acorde de passagem como sendo tipo
 a seguinte progressão
 
 C B/G Am F G
 
 no caso o B/G seria o acorde de passagem
 se vc ver pelo baixo vai ser assim:
 C B A F G
 fika com uma harmonia boa sim
 se for isso mesmo o acorde de passagem vai ser sempre o 7 grau
 peço desculpas se não isso q vc keria dizer
 mas eh oq eu entendo por passagem
 bom domingo
 
 
 | 
| E-09 Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 não seria o G/B ???
 
 
 | 
| janne warman Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 putz
 foi mal ai
 eu nem tchum
 é G/B e naum B/G
 mais isso num muda a explicação
 desculpas
 abraços
 
 
 | 
| ramon_cp2 Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 ok.. é isso mesmoo...
 
 Valeu
 
 mas no caso daquela progressão o sétimo grau seria B , mas de onde vem o G/B? (SE FOSSE O SETIMO GRAU NAO SERIA Bº JA QUE ESTAMOS NA ESCALA DE DÓ)
 
 Dentro daquela progressão(C  Am  F  G) ainda eu poderia fazer :
 
 C  G/B  Am  G  F  G ?
 
 Esses acordes eu posso acrescentar em qualquer harmonia pra ficar mais legal?
 
 
 | 
| jackson_4 Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 ramon_cp2
 
 Dentro daquela progressão(C Am F G) ainda eu poderia fazer :
 
 C G/B E7 Am G F G
 
 isso fica bom...
 
 
 | 
| klesiometal Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 em uma prograçao de C ou de qualquer outro acorde podi-se fazer diversos tipos de passagem acompanhando o baixo. eu costumo fazer: C_ G/B_ Am _F _C/E_ Dm/F_ Em/G_ F/A_ G/B e retorno para o C, isso nao é sempre aplicado, quero dizer q nao é sempre q da certo, tem q estar com os ouvidos atentos! e entrosado com o baixo, por quê nao fica legal vc aplicar um baixo no teclado diferenti do q o baixista faz..
 
 
 | 
| ramon_cp2 Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 Valeu ae pelas respostas...
 
 Pelo que eu vi nao esxiste uma regra né.. O negocio é ver o que soa melhor e o que se encaixa melhor na harmonia né.
 
 
 | 
| tiago scott Veterano
 | # mai/09 · Editado por: tiago scott · votar
 
 ramon_cp2
 
 Em partes sim, acaba valendo o que se encaixa melhor com a Harmonia, porém a outras diversas formas de acordes de passagem como as cadências, acordes diminutos, acordes suspensos etc.
 
 Cadências: C7+ - Am7 - Gm7 - C7/9 - F7+ - G7
 
 Acordes Diminutos - C - Am - F - Em - Ebº - Dm - Gbº - G7
 
 Acordes Suspensos - C - Am - F - Em - Dm - Gb - Db - C
 
 E mais um monte coisas ...
 
 abraços.[i][/i]
 
 
 | 
| klesiometal Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 isso mesmo, varia muito o stilo q vc esta tocando, pra cada stilo tem o q se encaixa.. como os acordes de passagem de jazz e de blues
 
 
 | 
| janne warman Veterano
 | # mai/09 · votar
 
 isso mesmo, varia muito o stilo q vc esta tocando, pra cada stilo tem o q se encaixa.. como os acordes de passagem de jazz e de blues
 isso mesmo
 essa progressão eu peguei da musica do victor e leo kkkk
 
 
 | 
| Guerreiro de Cristo Membro Novato
 | # abr/20 · Editado por: Guerreiro de Cristo · votar
 
 Acordes de passagem podem ser de notas Que não fazem parte da escala por ex; C F  G G# MAS tmbm podem ser notas da escala, acordes de passagem nào podem repousar neles se nào forem da escala
 Ok : espero ter ajudado
 
 
 | 
| LeandroP Moderador
 | # abr/20 · votar
 
 Acordes de passagem são acordes que possuem notas de aproximação entre um acorde e outro.
 
 Você pode tocar um F maior e depois um G maior. Entre esses dois acordes você pode tocar um F#, que não teria uma função harmônica propriamente dita.
 
 É muito comum o uso de acordes diminutos como passagem. Por exemplo, entre um G maior e um Am você pode tocar um G# diminuto.
 
 Já no exemplo citado no começo do tópico com um C G/B Am, o acorde G/B não é considerado um acorde de passagem. Ele pertence à tonalidade, e trata-se apenas de um acorde com um baixo invertido.
 
 Recomendo estudar "Cadências Harmônicas".
 
 
 |