Autor |
Mensagem |
ramon_cp2 Veterano |
# mai/09
Oi pessoal!
Eu estava vendo um vídeo no youtube sobre acordes de sobreposição de passagem e nao sei nada do assunto. Mas é mais uma forma de melhorar as harmonias pelo que deu pra ver.
Alguém pode ajudar ae e falar sobre quais acordes eu posso usar dependendo da harmonia e quando eu posso usar.. E explicar um pouquinhoo sobre o assuntoo tb. Percebi que nao tem nenhum topico falando sobre eles
Valeu pessoal, abraço
|
janne warman Veterano |
# mai/09
· votar
bem eu naum entendi bem a sua pergunta mais ai vai eu conheço acorde de passagem como sendo tipo a seguinte progressão
C B/G Am F G
no caso o B/G seria o acorde de passagem se vc ver pelo baixo vai ser assim: C B A F G fika com uma harmonia boa sim se for isso mesmo o acorde de passagem vai ser sempre o 7 grau peço desculpas se não isso q vc keria dizer mas eh oq eu entendo por passagem bom domingo
|
E-09 Veterano |
# mai/09
· votar
não seria o G/B ???
|
janne warman Veterano |
# mai/09
· votar
putz foi mal ai eu nem tchum é G/B e naum B/G mais isso num muda a explicação desculpas abraços
|
ramon_cp2 Veterano |
# mai/09
· votar
ok.. é isso mesmoo...
Valeu
mas no caso daquela progressão o sétimo grau seria B , mas de onde vem o G/B? (SE FOSSE O SETIMO GRAU NAO SERIA Bº JA QUE ESTAMOS NA ESCALA DE DÓ)
Dentro daquela progressão(C Am F G) ainda eu poderia fazer :
C G/B Am G F G ?
Esses acordes eu posso acrescentar em qualquer harmonia pra ficar mais legal?
|
jackson_4 Veterano |
# mai/09
· votar
ramon_cp2
Dentro daquela progressão(C Am F G) ainda eu poderia fazer :
C G/B E7 Am G F G
isso fica bom...
|
klesiometal Veterano |
# mai/09
· votar
em uma prograçao de C ou de qualquer outro acorde podi-se fazer diversos tipos de passagem acompanhando o baixo. eu costumo fazer: C_ G/B_ Am _F _C/E_ Dm/F_ Em/G_ F/A_ G/B e retorno para o C, isso nao é sempre aplicado, quero dizer q nao é sempre q da certo, tem q estar com os ouvidos atentos! e entrosado com o baixo, por quê nao fica legal vc aplicar um baixo no teclado diferenti do q o baixista faz..
|
ramon_cp2 Veterano |
# mai/09
· votar
Valeu ae pelas respostas...
Pelo que eu vi nao esxiste uma regra né.. O negocio é ver o que soa melhor e o que se encaixa melhor na harmonia né.
|
tiago scott Veterano |
# mai/09 · Editado por: tiago scott
· votar
ramon_cp2
Em partes sim, acaba valendo o que se encaixa melhor com a Harmonia, porém a outras diversas formas de acordes de passagem como as cadências, acordes diminutos, acordes suspensos etc.
Cadências: C7+ - Am7 - Gm7 - C7/9 - F7+ - G7
Acordes Diminutos - C - Am - F - Em - Ebº - Dm - Gbº - G7
Acordes Suspensos - C - Am - F - Em - Dm - Gb - Db - C
E mais um monte coisas ...
abraços.[i][/i]
|
klesiometal Veterano |
# mai/09
· votar
isso mesmo, varia muito o stilo q vc esta tocando, pra cada stilo tem o q se encaixa.. como os acordes de passagem de jazz e de blues
|
janne warman Veterano |
# mai/09
· votar
isso mesmo, varia muito o stilo q vc esta tocando, pra cada stilo tem o q se encaixa.. como os acordes de passagem de jazz e de blues isso mesmo essa progressão eu peguei da musica do victor e leo kkkk
|
Guerreiro de Cristo Membro Novato |
# abr/20 · Editado por: Guerreiro de Cristo
· votar
Acordes de passagem podem ser de notas Que não fazem parte da escala por ex; C F G G# MAS tmbm podem ser notas da escala, acordes de passagem nào podem repousar neles se nào forem da escala Ok : espero ter ajudado
|
LeandroP Moderador |
# abr/20
· votar
Acordes de passagem são acordes que possuem notas de aproximação entre um acorde e outro.
Você pode tocar um F maior e depois um G maior. Entre esses dois acordes você pode tocar um F#, que não teria uma função harmônica propriamente dita.
É muito comum o uso de acordes diminutos como passagem. Por exemplo, entre um G maior e um Am você pode tocar um G# diminuto.
Já no exemplo citado no começo do tópico com um C G/B Am, o acorde G/B não é considerado um acorde de passagem. Ele pertence à tonalidade, e trata-se apenas de um acorde com um baixo invertido.
Recomendo estudar "Cadências Harmônicas".
|