Piano do yamaha s30

    Autor Mensagem
    emerson_ccm
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: emerson_ccm


    eae galera tudo bom...
    sou novo no fórum e tenho algumas dúvidas sobre os timbres do sintetizador yamaha s30
    cara eu tinha um kurzweil sp88 mas precisava de mais timbres então dei o sp88 e um psr290 em um yamaha s30...
    muito bom os timbres do s30 sax, guitarra,violão,strings....
    mas o piano estou estranhando muito...
    alguém pode me ajudar com parametros para conseguir melhorar o piano do s30, precisava de mais peso um piano mais real que chegasse um pouco perto do sp88.
    por favor me ajudem aí....

    keyboardjones
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    DaÊ, cara. Blz?

    Tem dois timbres que eu costumo usar bastante neste teclado, que são o "StereoGrnd" e o "DarkGrand" (meu favorito).

    O primeiro, melhora muito apenas mexendo na equalização, diretamente nos knobs A, B e C. Eu costumo aumentar um pouquinho o grave (A), diminuir um pouco o médio (B) e um pouco mais o agudo (C) e ele fica bem melhor.

    Já o segundo, não faço nenhuma alteração pois pra mim o timbre já tá ótimo.

    Obviamente, este post é completamente baseado no meu gosto.

    Valeu aí e boa sorte!!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Bom galera... Mais próximo do SP88, mas na minha opnião muitíssimo melhor, uma vez que já tive o SP também é o "Dark Piano". pois este é aveludado e um pouco mais abafado . . .

    Com relação a equalização! Eu alterei meu global parameter, e utilizo os Knobs A, B, C para controlar Release, Cutoff e Attack, deixando apenas o 1 e 2 endereçado para o timbre, o que pode ser um envelope, equializador, reverb, chorus, etc... Um piano que eu acho muito bacana é o Piano/Strings... Antes utilizava ele, anulando os faders 1 e 2, que são em FP o volume das dua wave de strings... Depois estudando ele ví que ele tem as WAVEFORMs do bando GRAND2st, enquanto o Stereo Pianto tem waveforms dos primeiros bancos. Repare no WAVEFORM LIST que o S80/S30 possui dois bancos de WF para pianos.. Um que começa no 000 e vai até 019 mais ou menos (GRAND 1, CP80, Rhodes de 1 a 3, WURLY e por aí vai), e outro na casa dos 480 a 500 (GRAND de 2 a 5, RHODES de 3 a 6 e por aí vai). O StereoGrand tem as primeira waveforms do teclado, e tem um aspecto plastificado e fica com pouco hamônicos, apesar de ser um som pesado e bem encorpado. Então eu peguei a WF do Piano/String que é do banco GRAND2 (não lembro de R, L, -, + ou ST), no entanto eu usei a WF Grand2st e mixei aos elementos pré existentes no StereoGrand. Se vc for subtituir em um oscilador como o 3 por exemplo é tranquilo. Se você for utilizar o quarto oscilador, é necessário configurar todos os parâmetros dele (então aconselho copiar os parâmetros do 3) e após isso ir modelando a seu gosto... O resultado final está muito melhor que original. Tem os harmonicos e dinâmica do Piano/Strings (sem string), e o peso e a densidade do StereoGrand... Coisa simples a se fazer, mas não o mais interessante é copiar os Piano/Strings e eliminar os OSC 1 e 2... Vc terá um piano muito gosto de tocar... No caso fazia isso, mas o resultado mixando as WF do StereoGrand é melhor. Utilizo o Piano String com manipulação dos faders, para alterar a dinamica do strings em arranjo, solo e com banda... Fica muito legal...

    Esse teclado é muito ferrado pra tocar com banda!!!

    Quem quiser dar uma olha nos meus pianos, tem uma demo mal feira que postei aqui no FCC:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/208231/

    emerson_ccm
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    véio fiquei muito empougado com seu comentário, e achei muito bom os pianos da sua demo, mas pensa um pouco comigo....
    saí de um psr290 (5 anos) e fui pra um sp88 (5 meses) e depois pro s30 (faz 1 mes)...
    cara não sei absolutamente nada sobre Release, Cutoff e Attack,FP,WAVEFORMs,oscilador etc...
    se não for pedir muito, e eu acho que já to fazendo isso...rsrsr
    se vc tem algum material que me explique isto,ou vc mesmo me explicar sei lá, porque no manual, cada página manda vc ir pra outra específica ex: voice edit (pag50) daí eu vou na pag50 e esta escrito vá pra pag30 e assim por diante...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    emerson_ccm

    Ok Emerson. Tenho uma apostila que eu mesmo editei, que vai dar uma boa explicação. Amanhã eu subo ela para você fazer download e explico um pouco de cada termo.

    Abraços.

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Mais usuários do S30! uhuu! Depois eu mando um MIDI com todos os meus timbres personalizados. Tem até um piano eletrônico - não é eletromecânico - que inventei baseado em ondas básicas. é só rodar no PC que o teclado vai receber as configurações. Quanto aos presets de piano, nenhum deles me agrada. Uso um que eu criei, bem menos complexo, mas muito mais funcional.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    emerson_ccm

    Amigão.. dá uma lida neste tópico..

    Abraços..
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/173228/

    emerson_ccm
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Música de Preto
    ae véio vc tem um s80 ou um s30 porq me parece que os caras que pasmam com os pianos, são todos os que teem o s80 e não o s30.
    será que muda a sonoridade?? o meu s30 não tem o som do primeiro piano da demo do jeferson fernandes.Não faz nem um mês que estou com ele eu dei meu sp88 e mais meu psr290 no valor de
    R$ 2100 e parcelei R$690 depois que eu fiz a merda, que eu fui ver que o teclado já tinha passado por uma manutenção em 2006.
    agora estou tentando testar tudo o tiver no teclado sonoridade,parametroas tudo pra ver se não é o teclado pois tenho 3 meses de garantia...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    emerson_ccm

    Com relação ao S80 creio que o mecanismo pesado dê mais expressão e por consequência a tocabilidade alcança melhor os harmonicos!

    Dicaa rápida pra obter um ganho nos pianos:

    - Vá em UTILITY, MOD=SYS, e altere o peso das teclas para LIGHT.

    - Copie o VOICE StereoGrand para um banco na USER (para posterior Edição).

    - Clique em Edit, e depois pelo Knob A escolha o Elemento 3.

    - Através dos Knobs troque o Waveform do OSC 3 para a Grand2st (está na casa dos 480).

    - Clique em Store, Enter, Yes!

    - Toque e poste o que você achou do piano com esta simples edição!

    Abraços...

    sohn
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Eu uso o S03, e fiz uma mistura no modo multi com dois pianos da Performance, o nº 1 e 4 e ficou muito bom.

    sohn
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O S03 é um ótimo sintetizador a custo benefício. E sabendo programa-lo, melhor ainda ele fica.

    emerson_ccm
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    cara não achei este parametro mod não.
    no utility só tem mstr,ctlr, midi, m.eq, plg...
    só achei um parametro chamado vel que é a sensibilidade do piano soft,hard etc....
    mas deixei em normal para não perder sensibilidade.
    há e a Waveform do OSC 3 já estava em Grand2st.
    cara preciso de mais peso e exprecividade na região média á aguda do teclado pois o grave até que tá bom..
    por favor me ajude..

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    emerson_ccm

    estranho! Para mim era só waveforms do primeiro range. Quanto ao nome do parametro, o nome certo é velocity mesmo, é que de cabeça é osso lembrar. Vou dar uma olhada nas confs do meu piano daqui a pouco e posto pra vc. Com relação a região médio agudo, eu gosto muito do piano string, por isso copiei as waveforms dele. Vamos fazer assim. Lá pelas 3 eu tenho que ir gravar algumas coisas... Eu olho e te falo com detalhes... Abraços

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    emerson_ccm

    Como prometido:

    Piano 1

    EL1 = 481[Pf:Grand2St]
    EL2 = 481[Pf:Grand2St]
    EL3 = 491[Pf:Grand2R-]
    http://www.4shared.com/file/103011479/463e66a4/AC_Piano_2st2st2R-.html

    Piano 2

    EL1 = 491[Pf:Grand2R-]
    EL2 = 491[Pf:Grand2R-]
    http://www.4shared.com/file/103015463/309229ac/AC_Piano_2R-_2R-.html

    emerson_ccm
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: emerson_ccm
    · votar


    Jeferson Fernandes

    Cara ficou perfeito...
    ficou muito bom no meu s30, antes parecia lata nas partes média aguda, mas agora sinto que tirei um peso da conciencia, pois estava meio arrependido por ter trocado meu sp88, e piano é o timbre que mais sei usar, e estava uma merda, agora esta muito bom.
    Muito Obrigado pela ajuda ....
    há, me manda aquela apostila de sintetizador que vc me falou, pra mim dá uma fuçada melhor nos timbres do meu s30...

    emerson_ccm
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Jeferson Fernandes

    cara testei as configurações do piano mas não dá pra salvar em cima do timbre na memória PRE1, só na memória INT..
    como faço para copiar o VOICE StereoGrand da PRE1 para um banco da memória INT?????

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    emerson_ccm
    cara testei as configurações do piano mas não dá pra salvar em cima do timbre na memória PRE1, só na memória INT..
    como faço para copiar o VOICE StereoGrand da PRE1 para um banco da memória INT?????


    Simples amigo.. Não precisa nem copiar antes para a memória INT. Edite o timbre aperte o botão "STORE". Através dos botões DEC/INC escolha o número do banco INT que quer selecionar. Depois só aperte DEC/YES. O timbre estará salvo na posição INT que escolheu. Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano do yamaha s30