Qual teclado comprar? (fiz busca mas ainda com dúvidas)

Autor Mensagem
P e d r i K e
Veterano
# mar/09


Olá, pessoal.

Bom.. Inicialmente gostaria de me apresentar.
Meu nome é Pedro, tenho 20 anos, moro em Belo Horizonte, e estou começando a tocar teclado.

Desde o ano passado, tenho um emprestado, que é o Casio CTK-100. Aprendi (mais ou menos..) a tocar nele, para ver se queria mesmo investir..

Já toco guitarra/violão há algum tempo e creio que tenho facilidade para aprender instrumentos..

Nunca fiz aulas de teclado, só uns 6 meses de guitarra / musicalização das quais eu nao tirei muito proveito.

Li o tópico diferenciando o Teclado para o Sintetizador, porém nao entendi muita coisa la. Pelo fato de eu não estudar música, não sei o que significam alguns termos.

Chegando no ponto, gostaria que alguém pudesse me auxiliar na compra de um teclado novo, principalmente na escolha entre o Teclado ou Sintetizador. Esse que tenho é emprestado e com certeza muito velho.

Tenho interesse em tocar vários tipos de músicas. Gosto de tocar Black Music, como por exemplo, Chris brown, Ne Yo, como gosto de tocar outros estilos como Coldplay, Jamie Cullum (só exemplos)

Pretendo pagar por volta de 2000, 2500 reais no máximo, porém, se houver algo MUITO melhor com um preço pouco mais alto, gostaria de saber.
Talvez dê para pedir para algum amigo comprar fora, se compensar a diferença.

E outra coisa, gostaria de um teclado com mais teclas. Este que toco, tem 49 teclas, o que acho muito pouco..
De preferência o maior número de teclas possível.

(O número de teclas pode ser, geralmente, proporcional ao preço? por exemplo o YAMAHA MOTIF XS8, com 88 teclas, R$11.000 enquanto o MOTIF XS6, com 61 teclas, por volta de R$7000)

Bom, é isso, aguardo respostas.

Obrigado!

sandmarc
Veterano
# mar/09 · Editado por: sandmarc
· votar


Fala conterrâneo...

Meu nome é Sandro e também moro em BH. Minha estória é mais ou menos como a sua, comecei a estudar teclado em Outubro de 2007 com um Cassio CA-110 emprestado ( horroroso ). Por problemas pessoais, infelizmente tive que parar os estudos no ano passado, mas continuo acompanhando o fórum, até porque pretendo voltar aos estudos...

Normalmente, caso o iniciante deseje começar com teclado arranjador, um PSR E 413 já está de bom tamanho ( carca de R$ 1.000 ). Vejo que tem mais grana para investir o que é bom. Sò faço o seguinte alerta:

Apesar da empolgação, tenha certeza que vai tirar bom proveito do seu investimento frente ao $$$ empregado, porque é muito comum a pessoa desistir depois de um tempo ou simplesmente não aproveitar nem 50% dos recursos de um teclado mais caro, e aí geralmente se perde dinheiro. Como pra mim grana não nasce em árvore, dou muito valor a esse quesito...

Se optar mesmo pelos 2.000/2.500 talvez o arranjador Roland GW-8 seja um boa opção ( há tópicos onde foristas encontraram por 2.400, dê uma procurada ).

Se decidir por sintetizador, prefiro esperar que outro forista mais experiente opine, pois sou leigo nesta área...

Só mais um toque... há caras aqui que realmente entendem de música/equipamentos e realmente querem ajudar, mas há outros que só ACHAM que entendem mas na verdade só dão manota ( tipo um forista que começa com "P" e termina com "edro_Tecla" ).

No mais, seja bem vindo ao fórum e boa sorte nos estudos...

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho um primo q comprou esse PSR E 413. Vou dar uma olhada nele e ver se me atende..

O Roland GW-8 parece ser muito bom.

Mas ainda tenho dúvidas sobre o que é o sintetizador e o teclado.
sobre timbre, etc, o que nao sei o que significa..

Ouvi falar que em alguns teclados você pode baixar sons da internet e "instalar" no teclado, isso é para que tipo de teclado?

Obrigado pela ajuda!

silvG8
Veterano
# mar/09
· votar


Diferença entre Arranjadores, Sintetizadores e Workstations

Teclados Sintetizadores:

Teclado com alta possibilidade de edição de timbres/patches a partir de ondas sonoras, amostras de aúdio, podendo acrescentar efeitos ou não, mexer na equalização do timbre, na sensibilidade ou somente na timbragem em geral. Resumindo... O timbre fica com a sonoridade que vc desejar na medida das possibilidades e da tecnologia de edição oferecida pelo teclado, mais indicado para tecladistas que trabalham somente com bandas. O teclado desta categoria possui recursos para modificar as ondas, sejam elas geradas por ociladores, pcm ou samples como os VCAs VCOs VCFs, cuttoff, ressonancia, atack, delay e etc.

Teclados Arranjadores:
São teclados que basicamente possuem timbres mais simples que os sintetizadores, não possuem editores de timbres e trabalham com ritmo e midi, ou seja, é um teclado no qual vc toca com ritmo e em sua maioria tbm executa arquivos midis pelos disquetes e etc. Existem categorias amadoras, q são aqueles q vc não pdoe criar seu proprio ritmo, e a categoria profissional ou semi-profissional, q são basicamente aqueles q vc pode programar e/ou criar seus ritmos.

Teclados Workstations:
Para simplificar mais sua descrição, é basicamente um sintetizador com sequenciador multi-pista, ou seja, possui a função de edição de timbres de um sintetizador, porém tbm possui o recurso que lhe permite sequenciar uma música em arquivo MIDI e executar os mesmos. Geralmente possui um sequenciador de 16 canais e é compativel com qualquer arquivo midi padrão GM, não trabalha com ritmos, só midi e timbres. Fora estes detalhes, um workstation pode trabalhar com samplers, ter acessorios adicionais como CDR-W, saída pra tv, conexão a internet, vavula para timbres, saída de audio digital, saida individual do canal de cada instrumento, etc. Geralmente são mais indicados para trabalhos de estúdio, porém, podem ser usados com função de sintetizador para bandas.

Teclado é na verdade uma parte do instrumento. O piano tem o teclado (onde estão as teclas), o arranjador tem o teclado, etc.
Teclado então compreende uma família de instrumentos, que são tocados por teclas.

Valeu!

Espero ter ajudado. Tirei isso do FAQ do Fórum de Teclado.

P e d r i K e
Veterano
# mar/09 · Editado por: P e d r i K e
· votar


Vê se eu entendi certo:

Sintetizador: me disponibiliza uma variedade maior de sons, podendo eu mexer no som, criando um próprio;
não trabalha com rítmos (o que pra mim seria bom, pois nao possuo banda ainda e uns acompanhamentos seriam de grande proveito), por isso é mais indicado para bandas.

Arranjadores: Um teclado onde posso criar um ritmo de acompanhamento;
não possui tanta diversidade em sons como o sintetizador;
posso adicionar novos sons MIDI pelo disquete (e pelo computador, tambem, dependendo do teclado?)


Workstation: uma mistura dos 2, um teclado onde tenho as funçoes (básicas?) de um sintetizador e onde poderia rodar alguns acompanhamentos, por exemplo, em MIDI, ja que não trabalha com ritmos.


Desculpa pela ignorância, estou tentando entender o teclado.. como disse, nunca estudei e sequer sei o que é Timbre, MIDI (acredito que seja um formato de áudio)

Obrigado!

Mauro Candido
Veterano
# mar/09
· votar


Se vc quiser um GEM WK2000se com HD de 20giga, eu te vendo.

silvG8
Veterano
# mar/09 · Editado por: silvG8
· votar


Sintetizador: me disponibiliza uma variedade maior de sons, podendo eu mexer no som, criando um próprio;
não trabalha com rítmos (o que pra mim seria bom, pois nao possuo banda ainda e uns acompanhamentos seriam de grande proveito), por isso é mais indicado para bandas.

Arranjadores: Um teclado onde posso criar um ritmo de acompanhamento;
não possui tanta diversidade em sons como o sintetizador;
posso adicionar novos sons MIDI pelo disquete (e pelo computador, tambem, dependendo do teclado?)

Workstation: uma mistura dos 2, um teclado onde tenho as funçoes (básicas?) de um sintetizador e onde poderia rodar alguns acompanhamentos, por exemplo, em MIDI, ja que não trabalha com ritmos.


Na verdade, atualmente a maioria dos equipamentos são misturas. O GW8 por exemplo é uma mistura de sintetizador (porque simula/sintetiza o som de outros instrumentos), arranjador (porque ele toca os ritmos que são disparados de acordo com sua vontade) e é também um workstation (porque grava uma execução sua como midi, gravando o ritmo e etc tudo de uma vez). Mas, é utilizado que, teclados que tocam ritmos são arranjadores, independente de ser tb sintetizador e workstation. Teclados que são sintetizadores e ainda possuem sequencer (onde você grava uma música própria, com varias pistas), são chamados workstations. Teclados que apenas possuem a qualidade de sintetizador, são sintetizadores. Teclados que são específicos para a sintese de sons de piano e piano elétrico são pianos digitais.

Tentando ser simples... exemplos:
Sintetizador: Nord Lead, Juno Stage, S90ES
Arranjador: Gw8, PA-500, PSR's
Workstation: Juno-G, Fantom, M3, Motif
Piano digital: RD-700GX, P140, Privia

Espero ter ajudado. Valeu!

P e d r i K e
Veterano
# mar/09 · Editado por: P e d r i K e
· votar


Na verdade, atualmente a maioria dos equipamentos são misturas. O GW8 por exemplo é uma mistura de sintetizador (porque simula/sintetiza o som de outros instrumentos), arranjador (porque ele toca os ritmos que são disparados de acordo com sua vontade) e é também um workstation (porque grava uma execução sua como midi, gravando o ritmo e etc tudo de uma vez). Mas, é utilizado que, teclados que tocam ritmos são arranjadores, independente de ser tb sintetizador e workstation. Teclados que são sintetizadores e ainda possuem sequencer (onde você grava uma música própria, com varias pistas), são chamados workstations. Teclados que apenas possuem a qualidade de sintetizador, são sintetizadores. Teclados que são específicos para a sintese de sons de piano e piano elétrico são pianos digitais.

Tentando ser simples... exemplos:
Sintetizador: Nord Lead, Juno Stage, S90ES
Arranjador: Gw8, PA-500, PSR's
Workstation: Juno-G, Fantom, M3, Motif
Piano digital: RD-700GX, P140, Privia

Espero ter ajudado. Valeu!



Cara, ajudou bastante..
Esse GW8 parece me atender bastante..
Mas tenho pesquisado, e observei até por fotos.. o GW8 nao possui alto-falantes? como que funciona essa parada? só rola tocar com amplificadores ou fone?
amplificadores de guitarra funcionam para teclado também?
e qual o preço de um amplificiador doméstico para teclado, só para brincar?
abraços!

fábio_soul
Veterano
# mar/09
· votar


Tenho um primo q comprou esse PSR E 413.

Essa história de Pedro com primo tecladista eu já vi por aqui...

hahahahahaha

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/09
· votar


fábio_soul
Eu pensei nisso tb ohh...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


ThyagoAmaral

Cara.. já que você não lê meus tópicos, peço licença neste aqui mesmo!!! O S03 tem o bendito Quick Access mode? Será que existe alguma semelhança no modo de programar com o S80... Se sim você poderia me ajudar com algumas coisas!!! Abraços...

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar


Se estão falando sobre o pedro_tecla como o sandmarc citou, é pura coincidência!

pedro_tecla
Veterano
# mar/09
· votar


num me coloca na historia não porque não tenho nada a ver!!

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/09
· votar


Jeferson Fernandes
Eu não vi nenhum post teu... juro... Cara o S03 não tem isso não...

Sobre programação devem ser muito parecidos...

Cara queria conversar ctg... tô pensando em pegar um synth 61 teclas, pra ser segundo teclado até uns 3.500, e passar pra frente o JV1010 e o Controller (PCR300). "Em busca de praticidade".

pedro_tecla
Veterano
# mar/09
· votar


sacanagem essa perseguição aqui no forum!!to de saco cheio.

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


sandmarc
silvG8
Mauro Candido
fábio_soul
ThyagoAmaral
Jeferson Fernandes


Karos colegas!!! acho q este P e d r i K e é o outro primo do
pedro_tecla !!! aquele q tbm é primo do um_tecladista_tiago
hsuahsuahsuhasuha

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/09
· votar


pedro_tecla
Então some daqui!!! =D
Pica a mula!!! E pronto!!!
Seja feliz longe daqui!!!

Abraços Amigo.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


ThyagoAmaral

[DONO DO TÓPICO ME DÊ LICENÇA|MODE ON]

Thyagão.. No S03 você tinha a impressão que os timbres como Piano Elétricos eram contaminadássos por Chorus (tipo XP80). Eu tenho essa impressão, que o timbre sempre dá uma adoçada, e eu sai tirando tudo que INSERT, controles que remetam a CHORUS, porém, não consigo resultados. Estou procurando um timbre seco no estilo TR (Session EP e por aí vai). Vai entender, quando eu tinha o TR sentia falta de um timbre mais carregado de chorus (Celine Dion...rs), agora tenho falta do timbre mais seco... Que bom seria conseguir os dois no mesmo rompler... Se você me entendeu! Conhece, indica ou sugere algum caminho para as pedras?

Mano... Pega esses 3500 e compra um XP-30 pra você e um tecladinho leve pra eu ensaiar e pá..rs...

Abraços...

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar


Qualé galera, parem de floodar!

silvG8
Veterano
# mar/09
· votar


P e d r i K e
Bom, pra mim você não parece o pedro_tecla não. Seu português é muito melhor.
Bom, acho que o Gw8 é sim uma boa compra. Mas como vc perguntou precisa sim de um fone ou amp. De repente até um monitor de audio dá conta (geralmente até melhor do que os amps).
Ele tem sons legais, derivados do Fantom X... tem algumas demos no site da http://www.rolandus.com .
Valeu!

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


P e d r i K e
Qualé galera, parem de floodar!

Tem razão: o povo aqui não tem respeito mesmo!

Mas falando sério:

PEGUE UM PSR 3000

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar



P e d r i K e
Bom, pra mim você não parece o pedro_tecla não. Seu português é muito melhor.
Bom, acho que o Gw8 é sim uma boa compra. Mas como vc perguntou precisa sim de um fone ou amp. De repente até um monitor de audio dá conta (geralmente até melhor do que os amps).
Ele tem sons legais, derivados do Fantom X... tem algumas demos no site da http://www.rolandus.com .
Valeu!


Valeu, silvG8!
Tenho um Amplificador para guitarra marshall 250.
Tem diferença para amplificadores para teclados?
A saida de áudio é a mesma?
Obrigado!

dtplayer
Veterano
# mar/09
· votar


Geralmente o numero de teclas pouco altera o preço (em percentual). Como tu ta recém aprendendo, achio que é melhor começar com um investimento menor, com um synth entry level. NEsse caso só terá opção de 61 teclas, que é o suficiente. Pro que tu quer eu procuraria um alesis, que tem bons pianos, Ep e orgão. Os roland tem orgãos muito ruins e os korgs pianos fracos. O alesis acho que é um bom meio termo e é barato, se comprar usado. Outra boa opção pra mexer com sintese é o yamaha s03 que é bonzinho em tudo e ta na faixa dos 1300, 1500

P e d r i K e
Veterano
# mar/09 · Editado por: P e d r i K e
· votar


Bom gente,
alguem conhece o Yamaha DGX-530?
vi vários vídeos no youtube e parece ser muito bom.. meu estilo
alguem sabe faixa de preço?
valeu!

Lucka
Veterano
# mar/09
· votar


Percebi algumas coincidencias ai: Motif, meu primo tem esse teclado, quero pagar no máximo...
Cara se esse PedriKe for o pedro_tecla ele passou dos limites.

Mas se ñ for, te dou uma dica, já que gostou do GW8 mas infelizmente ou felizmente ñ tem falantes,
compre o Roland Prelude, que é quase a msm coisa e tem caixa de som.

ThyagoAmaral
Veterano
# mar/09
· votar


Jeferson Fernandes
Cara a idéia... dos 3.500 é juntar um EXR5s da Roland, Edirol PRC300 e o JV1010, e vê no que vai dar... quero praticidade... sim o XP30 era perfeito pq nao perderia os timbres da session e muito menos uma renca de timbres que tem no JV1010, o problema todo é praticidade que eu não tenho... =/

Sobre o S03, Cara sempre achei isso que era das waves, mas nunca tinha comentado com ninguém achando que era coisa da minha cabeça... Enfim... eu sou tarado nos Ep's do TR e assim como nos pianos sampleados e por ai vai... Cara tenta inserir algum limiter... ou algum compressor ou coisa do tipo pra tentar dar uma "travada" nas waves e tentar secar mais... Que bronca heim??? E como ta sendo carregar um 88 pra cima e pra baixo???

A viagem pra Sampa foi por água abaixo... depois te conto detalhes...

Sobre o Tópico: Cara pega o GW8, a linha DGX da Yamaha é boa sim, porém para transporte 88 teclas e complicado e além do mais a qualidade de timbres de um pro outro num geral é grande. E além do mais vocÊ com um GW8 ficaria tranquilo por um tempo... com um DGX logo mais você ia querer mais coisas, mais recursos e ai já ia ter que comprar outro key... e sem falar que Auto-Falante em teclados já indica na maioria que o teclado é pra uso caseiro e pra quem não tem pretenção de tocar em bandas...

Abraços.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


ThyagoAmaral

Cara.. Quase não carrego o S80... A galera sempre me ajuda ou carrega para mim. Por enquanto está muito tranquilo!!!

P e d r i K e
Deixa eu tentar contribuir!!! Se você realmente precisa de acompanhamentos automáticos, nesta faixa de preço não conseguiria nada melhor que o GW8, que é lançamento e é bem refinado em questão de timbres... Bom.. Agora se você for partir para um sintetizador, eles existem ao montes nesta faixa de preço, tanto novos como usados, porém, se você se esforçar um pouquinho, creio que entrando na casa de 3000,00 ou até um pouco menos, você conseguiria um Triton Le 61. Cara... Terá uma ótima máquina, de muita presença com banda, sequenciador para rolar alguns SMFs quando for tocar sozinho, e ainda por cima, com pouco investimentos (RAM + SM) pode samplear muitos timbres legais, principalmente os pianos como PC88 já que os pianos são os pontos controvérsios desta família!!

Abraços..

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar


Estou na dúvida entra o Roland GW-8 e o Yamaha DGX 530..

Mas estou querendo pedir de fora, pois fica muito mais barato..

Alguma dica de lojas no EUA?

valeu

pedro_tecla
Veterano
# mar/09
· votar


nesta faixa de preço não conseguiria nada melhor que o GW8

Também considero isso, mais se ele quer um Yamaha tem os novos psr PSR S550B é pra forro ,PSR S700,ou pega um sintetizador como o Jeferson falou!

P e d r i K e
Veterano
# mar/09
· votar



Também considero isso, mais se ele quer um Yamaha tem os novos psr PSR S550B é pra forro ,PSR S700,ou pega um sintetizador como o Jeferson falou!


nem é pra forró..
é mais pra musicas internacionais, focando o hiphop internacional, black music (porém, nao só esse estilo)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual teclado comprar? (fiz busca mas ainda com dúvidas)