Tecla com defeito, o que eu faço

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# mar/09


Bom pessoal, o meu teclado yamaha psr-1100 tá com um defeito em uma tecla, tipo eu mal encosto o dedo nela e PUMMMMM, sai um som muito alto, como se a tecla de sensibilidade(que eu esqueci o nome, acho que é left) estivesse desligada. E é tipo de veneta, tem dia que tá assim, tem dia que não. Já levei numa borracharia e bati um ar mais necas. O que eu devo fazer????????
Valeu

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09
· votar


Gianyny
eu mal encosto o dedo nela e PUMMMMM, sai um som muito alto
é tipo de veneta, tem dia que tá assim, tem dia que não.
Tá parecendo ou sujeira na placa ou borracha ressecada que rompeu. De qualquer forma, começa do mesmo jeito: abra o teclado até chegar às placas que fazem contato com as teclas.

Nessa altura, vc pode olhar se as borrachas estão intactas, se a borrachinha da tecla que apresenta o defeito não está rasgada ou rachada. É muito pouco provável, mas acontece. Aconteceu no meu PSR 240. A solução é comprar outra e trocar. Tentar remendar ela quebra o galho, mas nunca fica bom.

O mais provável é que seja só sujeira, e pra limpar é fácil: Desmonte o conjunto e limpe os contatos das teclas com uma borracha (de apagar lápis mesmo) e depois com álcool isopropílico. Lave COM MUITO CUIDADO as borrachas com sabão neutro e seque bem. Monte tudo com atenção e carinho (esse teclado tem muitos cabos flat rsrs...) e faça o teste.

Se nunca desmontou um teclado, vai aí uma lista de algumas coisas que vão te ajudar muito:
- pote (pra colocar os parafusos)
- ímã (pra "pescar" os parafusos nos buracos)
- fita crepe e caneta (pra marcar "cabo 1, conector 1, cabo 2, conector 2...)
- câmera digital (vai tirando fotos de tudo antes de desmontar pra saber como era)

Boa sorte e bom divertimento! :)

hpept
Veterano
# mar/09 · Editado por: hpept
· votar


tecladoprofusao

é isso. não tenha medo de botar as mãos na massa. Com um pouco de cuidado da pra mexer para fazer os reparos mais simples. E não como nu forum da guitarra onde para qualquer besteira so se ouve o pessoal dizendo "leve pro um luthier".... que nada!!! Por acaso quando alguem tem um resfriado vai logo para o anatomo-patólogo de confiança para fazer exame histológico?? Na maioria das vezes auto-medicação é suficiente.

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


hpept
Por acaso quando alguem tem um resfriado vai logo para o anatomo-patólogo de confiança para fazer exame histológico?? Na maioria das vezes auto-medicação é suficiente.
Off: HAhaHaAHahaha... caramba, se o Ministério da Saúde te pega dizendo isso, vc tá enrolado hehehe....

silvG8
Veterano
# mar/09 · Editado por: silvG8
· votar


hpept
Por acaso quando alguem tem um resfriado vai logo para o anatomo-patólogo de confiança para fazer exame histológico?? Na maioria das vezes auto-medicação é suficiente.
caraca....... muito feio. absolutamente inalteravel.

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


Problemas de sensibilidade normalmente são resolvido com limpeza das borrachas de contato e da placa de contato. Em ultimo caso é necessário trocar as borrachinhas da oitava com defeito. Eu abri meu ex-TR76, dei uma bola limpada na placa com alcool isopropílico, e lavei as borrachas... Ficou perfeito... Abraços...

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


Gente, falando em defeito em teclas, eu tenho um teclado aqui que eu já abri, lavei as borrachinhas, já fiz todo umn procedimento e as teclas ainda estão mudas... o que vocês acham??

hpept
Veterano
# mar/09
· votar


Lord fafe
Se todas as teclas estão mudas então o problema não é nas teclas...

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


Não... são só C1 e C2, e F#1 e F#2...

Gianyny
Veterano
# mar/09
· votar


[b]Valeu galera, eu nunca abri um teclado, mais sabado eu vou abrir o meu e ver o que eu faço, to com medo de acabar estragando ele, (foi tão caro), mais eu vou seguir as instruções de vcs. Valeu...

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09
· votar


Lord fafe
Não... são só C1 e C2, e F#1 e F#2...
Dá uma olhada no cabo flat que liga a placa do teclado à placa principal. Testa via por via com um multímetro. Pode ser isso.

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


Dá uma olhada no cabo flat que liga a placa do teclado à placa principal. Testa via por via com um multímetro. Pode ser isso.



Não faço a mínima idéia de como se faz isso...:(

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09
· votar


Lord fafe
Não faço a mínima idéia de como se faz isso...:(
Ops! hehe...


Com o teclado aberto, vc deve ver um cabo chato, tipo uma fita (geralmente branco ou cinza), saindo da placa que tem os contatos da tecla até outra placa maior. Nesse cabo todos os fios são colocados um ao lado do outro. Coloque uma ponta do multímetro nas duas pontas de cada fio no cabo (é, tem que fazer um por um...) e veja se dá alguma leitura no multímetro (se for aqueles com bip é bem melhor rsrs). Se algum falhar é porque pode estar quebrado. Acho que é só isso. :)

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


tecladoprofusao

A táH... difícil vai ser arrumar esse tal de multímetro, mais vou tentar depois eu falo...AUHSuHAs...

pedro_tecla
Veterano
# mar/09
· votar


e um voltimetro na verdade,ele mede a corrente que corta os cabos,custa uns 20 r$ e em qualquer eletrica você acha dele!!

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


custa uns 20 r$

Nuss... que legal...Eu não tenho neim 2,00R$ pra pagar meu transporte...UAshUHAsuAs...

pedro_tecla
Veterano
# mar/09
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkk,outro dia você ve então!!ou vai na base do choque!!

tecladoprofusao
Veterano
# mar/09
· votar


Lord fafe
A táH... difícil vai ser arrumar esse tal de multímetro, mais vou tentar depois eu falo...AUHSuHAs...
hahaha... foi mal rsrs...
[modo gambiarra on]
Mas como é de costume tem sempre um jeitinho: Pega um suporte de pilhas (com pilhas, é claro), uma lâmpada de lanterna e um pedaço de fio. Solde (ou amarre, se preferir rsrs) uma das pontas do fio em um dos terminais da lâmpada, deixando a outra solta. Solde um dos fios do suporte no outro terminal da lâmpada e deixe o outro fio solto. Quando vc encostar as pontas soltas dos fios a lâmpada acende. Simples, né? Pronto! Agora vc tem um testador de continuidade elétrica de baixo custo! :)
[modo gambiarra off]

pedro_tecla
e um voltimetro na verdade,ele mede a corrente que corta os cabos
:O
Um VOLTÍMETRO que mede CORRENTE? Explica isso direito... rsrs Eu só conheço amperímetro que faz isso...

Jeferson Fernandes
Veterano
# mar/09
· votar


Um VOLTÍMETRO que mede CORRENTE? Explica isso direito... rsrs Eu só conheço amperímetro que faz isso... (2)... heheheheheheh

Mas voltímetro é difícil de achar.. Compra um multímetro... Tem uns amarelinhos em casa de materiais para construção custando 15,00... Funciona bem o aparelhinho.. Não é um Minipa, ICEL e etc.. mas tá bom.. hehehehhehe.. Ah!!! Já é voltímetro, Amperímetro, Ohmimetro e etc... rs...

Abraços...

pedro_tecla
Veterano
# mar/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-90927501-multimetro-digital-com -varias-escalas-acompanha-bateria-9v-_JM

o meu e igual .

Delvo
Veterano
# mar/09
· votar


Já que o assunto é defeito nas teclas, alguem saberia informar se a distancia entre as teclas tem algum tipo de regulagem?
É que no meu Roland E-50 tem umas duas ou tres teclas quase esbarrando. Não chega a ser um defeito, mas se soubesse que tem jeito de regular bem certinho a distancia entre as teclas, eu abriria o teclado para isso.

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/09
· votar


pedro_tecla
o meu e igual sinho

muito legal sinho

Gianyny
Veterano
# mar/09 · Editado por: Gianyny
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse tópico virou o oficial da gambiarra do tecladokkkkkkkkkkkkkk, eu vou enfiar a faca no meu e ver se eu arrumo e acabo com o resto, bem que ele foi muito caro pra acabar ahshahshahshahs

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


o meu

Ain... o pedro_tecla tem tudo na casa dele...

tecladoprofusao
A ê agora sim falou minha língua... [modo pobre on] Ai meu Deus pobre sofre [modo pobre off]

givao
Veterano
# mar/09 · Editado por: givao
· votar


pedro_tecla
o meu e igual sinho
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , essa vai para as perolas da gramatica
ainda bem que hoje eu estou bom sinho pra comentar , heheheh

Lord fafe
Veterano
# mar/09 · Editado por: Lord fafe
· votar


É assim mesmo... o pedro sempre inventando um personagem diferente... quem não tem amigos inventam os imaginários né? dessa vez foi o Sinho qual será o proximo?u-u'

pedro_tecla
Veterano
# mar/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


...que eu tinha na cabeça,tudo o pesoal implica!!

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


affffffff.....²


pedro_tecla

Te manda cara... pra q vc ainda acessa esse fórum???Só fala m*...

pedro_tecla
Veterano
# mar/09 · Editado por: pedro_tecla
· votar


fiz isso no sentido de brincadeira , bom e um negocio que ganhei na feira de ciencias,meu amigo me deu,quem dera eu ter tanta grana !!

Lord fafe
Veterano
# mar/09
· votar


pedro_tecla

Não entendi nada com nada desse seu post aí...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tecla com defeito, o que eu faço