Autor |
Mensagem |
vitao91 Veterano |
# fev/09
Galera eu nao entendi ate hj
Triton Triton LE TR Korg x50
?????? qual desses e o mais atual ,e o mais antigo , e a media de preço , tr é um triton ,só que abreviado ,mas e o mesmo ?
To pra comprar so que nao sei se vou fazer besteira nao sei se o triton le é pior que o x50 ?
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# fev/09
· votar
A serie Triton foi a que substituiu o Trinity.
Por ordem de Lançamento (acho que é essa :D não tenho certeza):
Triton Classic (primeira versão) Triton Studio Triton Le - Versão lite do Triton Classic Triton Extreme - Substituto do Triton Classic TR - Versão Lite do Triton Extreme X50 - Versão lite do TR
Então, dá pra entender que o Extreme substituiu o Triton Classic e o TR, substituiu o Triton LE.
O X50 é um equipamento com a engine do TR, mas sem funções de workstation, sampler, sequencer. É só synth mesmo.
Se precisar de uma Workstation, vai de TR. Se só precisa dos sons, pega o X-50. Lembrando que o LE tem em 3 versões, de 61, 76 e 88 teclas. O X50 só tem versão de 61 teclas.
Pelo nome, o X50 é o substituto do antigo X5D, mas dele não herda nada além do nome. O X50 é baseado na Triton Series.
O TR é basicamente um LE preto, mas com melhorias na timbragem, já que tem o dobro da ROM do LE. Se não me engano, o TR também utiliza outro tipo de memória pra Sampler e o LE precisa de uma placa pra poder usar samples. Entre outras pequenas mudanças.
|
tecladoprofusao Veterano |
# fev/09
· votar
Triton: Era o top da Korg por volta de 1999, 2000... Tinha 3 modelos: Triton (61 teclas), Triton Pro (76) e Triton Pro X (88)
Triton LE: A versão "Light" do Triton, lançado em 2002. Não era top, era um Triton podado. Provavelmente o LE era de "Light Edition", não tenho certeza.
Ainda houve mais duas versões: A Triton Studio (com gravador de CD) e Triton Extreme (com mais sons e saída valvulada)
TR: é o "Mid level" atual da Korg, porém deve sair do mercado em breve com a chegada do M50.
X50: é um TR "de bolso", muito mais leve e sem sequenciador e outros recursos. Tem muita discussão nesse fórum sobre o som dele ser pior ou igual ao do TR, e sinceramente tb gostaria de saber se é ou não é rsrs...
|
riceira Veterano |
# fev/09
· votar
Desses todos aí já tive Triton Le61 e 76 e TR61 e estive perto de adquirir um Studio. Sinceramente, no papel há pequenas diferenças, mas na prática não notei nada além da cor (prata no Le e preta no TR). O TR tem cartão mais atual (SD) do que o Le (SmartMedia) e possui saída USB. Talvez a diferença de preço de mercado (usados) entre ambos não ultrapasse os R$500,00. O Extreme finaliza a era Triton pois reune todas as placas de expansão, além da válvula, mas não possui o drive queimador de Cds que o Studio possui de fábrica. O X-50 já experimentei na loja e considerei os timbres idênticos aos do Le/TR mas há por aqui quem diga (já tendo experimentado no palco) que o X-50 não tem timbres de peso junto com a banda, mas o Áureo Galli que é representante da Korg diz o contrário. Você ainda encontra todos esses modelos no mercado de usados, mas em lojas e OKM só vai encontrar (por pouco tempo) o X-50 e o TR. M50 e M3 são os lançamentos da Korg e objetos de desejo para muitos como eu.
|
Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# fev/09
· votar
Gostei muito da galera explicando um pouco sobre essa família que eu não conheço tanto ainda!
|
Delvo Veterano |
# fev/09
· votar
vitao91
Eu escolheria o X-50 por ser mais novo, mas, sem dúvida, é questão de bolso, de gosto, para qual finalidade vai ser usado etc.
|