Vídeos de comparação: Clavia Nord C1 versus Hammond B3

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # fev/09


    Olá pessoal. Achei esses vídeos no Youtube e resolvi compartilhar com o pessoal aqui do fórum. Os vídeos têm um áudio de excelente qualidade (relativamente), e, sendo assim, permite uma avaliação razoavelmente boa do que ouvimos.

    O cara do vídeo fala muitas coisas, mas como é em inglês, não consegui entender nada. Se alguém entender inglês e quiser postar os principais pontos que o cara fala, fique à vontade, seria uma grande contribuição para o tópico.

    São dois vídeos. Em um deles há uma comparação em termos gerais, e no outro é uma comparação da leslie. Muito interessante.

    Vídeo 1

    Vídeo 2

    Lord fafe
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O nord mais bunitinho, mais ainda prefiro o B3...hehe...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    O nord mais bunitinho, mais ainda prefiro o B3...hehe... (2)

    Hammond é Hammond né?

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Discordo: o design do Hammond é único, clássico. Parece que você leva uma estante do seu quarto para o palco hehehehe

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A única coisa que me intriga é o seguinte: porque os caras colocaram aqueles controles ridículos em vez de drawbars em um teclado tão bem feito? Tudo bem, dá para acostumar. Mas um dos grandes triunfos do Hammond é ter os Drawbars na mão e poder visualizar claramente aonde estão posicionados, ao invés de ficar procurando luzes como no Nord (as posições das drawbars são indicadas por leds).

    gustavorino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauro Lacerda

    Voce ja tocou num simulador de orgao da clavia, digo, tocar mesmo, e nao ir na loja e ficar 15 min. mechendo num ? ( diga a verdade )

    tenho um electro e posso afirmar com toda certeza.. as drawbars digitais sao as melhores coisas que inventaram... quem diz que sao ruins é por que nunca testou.

    Voce carrega o preset e pronto, a drawbar esta exatamente como voce deixou, ja nos outros simuladores voce precisa ficar catando a drawbar, a nao ser que seja drawbars com motores mas acho que nenhum teclado tem isso

    gustavocp
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Haha... drawbar com motores. :)
    Só tu mesmo...

    Eu achava que seria estranho, mas quando toquei aquela vez no teu Nord vi que o controle é bem bom.

    Gosto desse C1. Dois manuais é o ouro!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    gustavorino


    Não toquei, vi um cara tocando. Esse esquema de salvar os presents é o grande ponto a favor dos simuladores. Quando conheci o Hammond eu pensei que ele funcionasse assim, e fiquei abismado quando descobri que as drawbars não "seguiam" os presents.


    Mas é impossível, em um simulados como os da Clavia, utilizar as drawbars como em um hammond original, segurando por exemplo as 3 últimas drawbars e mudando elas simultâneamente e deixando na posição 8, 7 e 6, por exemplo. Com drawbars físicas isso é possível e rápido de ser feito.


    O que acho é que essa discussão tende a seguir pela mesma linha do tipo analógico X digital: todos tem os pontos positivos e negativos. Eu ficaria satisfeitíssimo em ter um clavia para mim, garanto que não reclamaria hehehe. Mas já que é para ficar somente no "gostaria", eu gostaria de um B3 ao invés do Nord. Tenho tesão por controles manuais (vixe hehe) tipo drawbars e potênciometros de moogs, por exemplo.

    Toquei esses dias para trás em um Prophet 10. Não tem digital que reproduza a sensação de girar um Cutoff e sentir o filtro "deslizando" por dentro dos componentes analógicos, aquele som macio que apenas amplificadores valvulados, por exemplo, reproduzem. E o mesmo serve para as drawbars. Mesmo um XK1 da Hammond não tem a "química" que um B3 tem. Mas lembrando: estou comparando com os originais monstruosos, caríssimos, antigos e geralmente sem peças de reposição, mas que são os originais que toda essa tecnologia tenta copiar.

    O mais engraçado é que atualmente tenta-se copiar todos os "defeitos" dos instrumentos antigos.

    E só para lembrar: todos os grandes músicos que usaram Hammond ou Moog (sem presents) conseguiram fazer o que fizeram sem os nossos tão aclamados presents, e basta escuta-los para ver que presents são um luxo acessível e muito legal de se ter hoje em dia, mas definitivamente não são fundamentais ou necessários para se tocar.

    Eu não uso Presents de Hammond quando toco, por exemplo (embora eu não esteja atualmente tocando em bandas que tocam trocentas músicas de trocentos gêneros musicais). Eu sempre abro o Hammond (VST) e monto o timbre na hora, mas isso é questão de gosto. Acho muito mais legal passar de um som com 888 para um com 888888888 movendo as drawbars do que mudando o present, mas isso é totalmente pessoal. Aliás, todos meus instrumentos (VSTs) eu tenho apenas um present salvo, que chamo sempre de "básico", monto os timbres na hora. Só salvo presents diferentes quando faço gravações. Para não dizer que sou muito "neandertal" eu tenho um Lead e um Pad salvo no Minimoog da Arturia.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu também acho estranho os botões de + e - pras drawbars, disse estranho, não pior. Acho que muito da graça de se manipular um hammond é o feeling de puxar e empurrar as drawbars. Por isso eu acho que se eu tivesse a grana e a disposição pra investir num simulador, eu iria de Tokai TX-5 Classic + Lower em vez do Nord. O Nord deve ter um som mais gordo, pesado, mas o visual nesse caso ajuda muito (minha opinião).

    Por enquanto me contento com os faders do UF8 controlando as drawbars do B4II. O dia em que eu comprar meu VX8 a história é outra, pois os faders são motorizados.

    Falando nisso, acho que o mais perto de um True B3 que um nós poderia chegar com nossos equipamentos e nossa realidade seria um CME VX6 + B4II o u VB3. Faders motorizados + som fantástico de hammond.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Haha... drawbar com motores. :)

    Seria interessante, como os faders em mesas digitais e do CME VX

    Eraques Neto
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Véio, é impressionante o quanto o timbre do Nord C1 é fiél ao Hammond B3. Excelente!!!

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eraques Neto


    Realmente. Fiquei impressionado também. Foi a simulação mais fiel que já escutei...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Realmente. Fiquei impressionado também. Foi a simulação mais fiel que já escutei...(2)

    Até hoje sinto o som quente de um Nord que ouvi durante um "feirão" na loja Studio, aqui de João Pessoa. Fazem uns 4 anos isso. Acho que era um Nord Electro, sei lá. E esse C1 ai é animal ein?

    gustavocp
    Veterano
    # set/11 · Editado por: gustavocp
    · votar




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vídeos de comparação: Clavia Nord C1 versus Hammond B3