Espaço dos tecladistas autodidatas

    Autor Mensagem
    Mago_1.8
    Veterano
    # jan/09


    Sou tecladista há 5 anos, aprendi a tocar com muito esforço usando um "Cassio CTK 130".

    Hoje já estou avançado e independente, e queria, se possível, que me respondessem: é preciso ser formado para ser considerado profissional?

    Videomaker
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eu iniciei com um teclado casio MT-88 com mini-teclas e com 4 oitavas. Toco as introduções das músicas de ouvido e acompanho os acordes com revista de violão. Aí vou me acostumando e depois com algum tempo vou fazendo variações e improvisos simples. O curso que me prometeu aprender partitura em 20 segundas-feiras, não deu certo, pois, o professor tocava a música eu escutava e tocava a música de ouvido, até que um dia o professor tirou a partitura e disse: agora toca esta aqui. Aí, ele percebeu que eu tocava de ouvido.

    Voltando ao tópico: Músico Profissional, não é aquele músico que toca bem, e sim, o que toca profissionalmente(vive da música, ou para a música). Acho que com o tempo e muito esforço pode se chegar à um "NÍVEL ELEVADO". O pianista Benito de paula é autodidata e fez muitas músicas que marcam até hoje nos ouvidos dos senhores que curtem um samba com pitada de blues...!!! Um jarreabraço...!!! http://br.youtube.com/user/ANDERSOMVIDEOMAKER

    Valmick
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    VIDEOMAKER
    Graaaaaaaaaaande Benito, autor de grandes canções, com "Amigo Charlie Brown", "Mulher Brasileira", aquela outra música do "Ator ou Jogador de Futebol" entre outras... excelente!

    Autodidata? Posso até ser, mas bem safado..... estudei formalmente guitarra e tento adaptar meus conhecimentos adquiridos na escola de guitarra para as teclas.... apanho que nem cachorro, mas me viro em algumas músicas......
    amigos.... façam aula :)

    A. Cordeiro
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Concordo que vc pode passar sua vida musical como autodidata, conheço muitos caras bons e profis que são, mesmo pq tb sempre toquei só, com meu material de estudo (métodos, vídeoaulas, CD's, DVD's...), mas acho que chega um momento na vida do cara que tanto material não resolve. Foi o que aconteceu comigo.

    Nunca tive professor, ou melhor, tive, foi quando ainda estudava com meu ilustríssimo Casio CA-110 (velho de guerra!!), e acabei passando apenas 3 meses com o professor devido à má conduta do mesmo, tipo pagava por uma hora de aula e em todas saia bem mais cedo...chegou um dia que saiu em plenos 20 mim de aula, e ainda queria o dinheiro todo, mas deixa pra lá, mágoas passadas. Daí pra frente, (traumatizado por pofessor!) me virei só. Comprei, baixei, ganhei materias pra estudo, como já falei, meus tão valiosos métodos, videoaulas e shows, e senti que evoluia bastante, claro, com um regime de estudo constante, e Deus na minha vida.

    Chegou um momento que me sentia bastante confortável de tocar qq música que a banda pusesse, pois pareciam rotineiras pra mim, graças a Deus, só que eu queria mais...rsrs!! Agora, eu queria acordes densos, com extensões carregados de dissonantes, improvisações bem elaboradas e um ouvido que perceba e capte tudo isso (tudo que ouvia e via nos instrumentais). Queria uma independência das mãos suficiente para tocar pelo menos o mínimo de Jordan Rudess a Oscar Peterson (pretencioso eu não?? hehe!!), e montar minha tão sonhada banda instrumental. E mesmo com materias pra começar tudo isso, me sentia "meio perdido" de onde começar, o que é prioridade, qual a lição certa pra mim, e etc. Foi quando procurei um professor. Consegui ter e tenho as benditas aulas com um dos melhores da cidade, estou com ele, o cara é simplesmente "louco" hehe! Jazzista no sangue de pegada Keith Jarrett fiel. Toca muito, e tô bastante satisfeito. Detalhe, 1/3 do meu salário vai todo pra ele, mas fazer o que, é o que eu gosto!

    Desculpem enfadá-los com minha longa história hahaha, mas foi para mostrar que autodidata com um bom material pode chegar longe, conseguindo sim carreira profissional, mas como não temos todo o tempo do mundo devido ao trabalho, nosso equipo muitas vezes não condiz muito ao que estudamos (estudar piano num sinth de 5 oitavas por exemplo) e problemas que surgem como os familiares, pessoais, e outros que levam toda nossa atenção e preocupação, um bom professor pode ser de mão cheia nessa hora! Té mais...

    Mago_1.8
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Gente...

    Toquei na igreja esses 5 anos, lá é um bom lugar para se adapatar musicalmente e evoluir, mas sou fã de carteirinha do Jordan Rudess, o cara é um ícone pra mim em independência e contraponto.

    Comecei os estudos com um pequeno manual da Cassio, que tinha um pequeno dicionário de acordes... Daí pra frente comecei a escutar o Gustavo Soares( na época tocava no Diante do Trono) e me identifiquei com a forma magnífica dele tocar.

    À dois anos atrás eu conheci o Dream Theater e me surpreendi com o Jordan. Apartir de então estudo técnicas dele, muito enriquecedor.

    Voltando ao tópico, queria perguntar, quais os pontos musicais que um tecladista tem de estudar para se tornar um músico renomado?


    P.S: muito obrigado.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Gostei das histórias... bem.. vou encurtar um pouco a minha...

    Toco há uns 8 ou 9 anos (tenho 20 agora), e lembro que meu primeiro contato com as teclas foi em um teclado CTK411 que o meu primo tem até hoje. Lembro que tinha umas músicas na memória e tal..

    Depois de insistir muito, conseguir que meu pai comprasse um teclado( esse mesmo modelo!) pra mim... aí foi mais na diversão .. perdia o dia tentando aprender as músicas da memória.

    Comecei a tocar na igreja onde aprendi com um violonista (que também tocava teclado) sobre acordes, harmonia etc..
    Depois foi a era das revistas de teclado (tinha umas 30 revistas com os sucessos do momento.. (sim galera, já toque Bom Xibom xibom...), mas enfim.. aprendi muito com essas revistas e principalmente tocando na igreja (onde fiquei por uns 5 anos tocando até me mudar e tocar aqui em Mg também)

    Hoje, estou fazendo curso de piano e vi que com estes anos aprendi muito, mas ficaram enormes buracos nos meus conhecimentos e acho que se tem alguém que pode saber tudo que se deve aprender é alguém que teve aula com professores e também se tornou um.

    Acho que isso é que faz o diferencial de se ter um professor.. imagina se esses 8 anos fossem seguindo o caminho correto desde o início, sinto que estariam bem mais evoluído...

    e se o A. Cordeiro me permite:
    Chegou um momento que me sentia bastante confortável de tocar qq música que a banda pusesse, pois pareciam rotineiras pra mim, graças a Deus, só que eu queria mais...rsrs!! Agora, eu queria acordes densos, com extensões carregados de dissonantes, improvisações bem elaboradas e um ouvido que perceba e capte tudo isso (tudo que ouvia e via nos instrumentais). Queria uma independência das mãos suficiente para tocar pelo menos o mínimo de Jordan Rudess a Oscar Peterson (pretencioso eu não?? hehe!!), e montar minha tão sonhada banda instrumental.

    faço dele minhas palavras...exceto a "banda instrumental", que trocaria por "banda de Metal" (até rimou né!?)

    fica aí minha experiência...

    expedifer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    VIDEOMAKER
    Músico Profissional, não é aquele músico que toca bem, e sim, o que toca profissionalmente(vive da música, ou para a música

    DISSE TUDO!!!

    Conheço "forrozeiro" que com um simples PSR 630 tocando em barzinho 9e nem o quer trocar), faz 2 apresentações por noite, 6 por semana, 24 por mes tirando na faixa de R$ 4mil p/mes (pergunte se toca a altura de um formado em música? é claro que não, bem longe disso, mas alegra muito um salão). E conheço músico formado em universidade federal que está desempregado, dá aulas de piano (hoje quase fora de moda) e mal ganha 2 salários mínimos por falta de aluno.

    Moral da estória: ser PROFISSIONAL não significa ser formado (com carteirinha e tudo) e muito menos saber tocar. Mas sim SABER ganhar grana e se manter.

    A. Cordeiro
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: A. Cordeiro
    · votar


    Henrique Leal

    e se o A. Cordeiro me permite:"..."

    Permitido hehehe...bela história, não nos conformamos em sermos apenas "músicos de igreja"!!!

    expedifer

    Moral da estória: ser PROFISSIONAL não significa ser formado (com carteirinha e tudo) e muito menos saber tocar. Mas sim SABER ganhar grana e se manter.

    Tudo bem que ser músico profissional é tocar profissionalmente, mas mesmo com uma enorme vontade de entrar nesse barco não tem quem me faça deixar meu curso de engenharia pra, aproveitando o exemplo citado, tocar nos barzinhos ganhando meus R$ 4mil, se é que vc me entende. Eu toco teclado, mas sendo profissional quero me sentir feliz em qq lugar que esteja tocando. Claro que não é regra, ninguém lembra que os melhores shows, apresentações ou gravações foram todas, mas que no conjunto, seguindo a linha que quero trabalhar, me satisfaça.

    Gosto de palco com banda, gosto de estúdio gravando, e isso tá no meu sangue, Deus sabe disso...se não for por essa linha, sei que Ele me fará tb feliz como um bom hobista (por favor não estou com o objetivo de discutir com meu cometário, só quis expor minha opinião de ser profissional trabalhando na área que não é de nosso pensamento). Abraços...

    expedifer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    não tem quem me faça deixar meu curso de engenharia pra, aproveitando o exemplo citado, tocar nos barzinhos

    Nem seja louco de fazer isso. Quando surgir oportunidade, aproveite como hobista pra satisfazer essa vontade (muitos grupos se formam a cada dia por hobby, aqui mesmo no "forme a sua banda" tá cheio de anuncio precisando tecladista) mas NUNCA large a facu pra isso. Esse forrozeiro sabe que está no auge mas também sabe que isso durará no máximo de 1 a 2 anos (se chegar a isso - o povo "enjoa" rápido de um músico, principalmente se não for famoso), dai a juntar o máximo que puder sem trocar de teclado, pra chegada da fase dificil como ele me contou (disse que no futuro quer abrir comércio).

    A. Cordeiro
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Esse forrozeiro sabe que está no auge mas também sabe que isso durará no máximo de 1 a 2 anos (se chegar a isso - o povo "enjoa" rápido de um músico, principalmente se não for famoso), dai a juntar o máximo que puder sem trocar de teclado, pra chegada da fase dificil como ele me contou (disse que no futuro quer abrir comércio).

    Poisé...é o que acontece mesmo em 99% dos casos!!

    tmurback
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: tmurback
    · votar


    Voltando ao tópico, queria perguntar, quais os pontos musicais que um tecladista tem de estudar para se tornar um músico renomado?

    Já disse o provérbio: "O sucesso ocorre quando a oportunidade encontra a preparação." Assim, para ser um músico renomado, conhecido, você precisa estar preparado para agarrar a oportunidade quando esta lhe aparecer. É mais ou menos como ser "o cara certo, na hora certa." Assim, é difícil falar "estude isso", "estude aquilo"... Aliás, todos sabemos mais ou menos o que precisamos estudar para melhorar. O Chimbinha (Calypso) só sabe 3 acordes e é um músico renomado, conhecido - a oportunidade encontrou preparação.

    Henrique Leal
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O Chimbinha (Calypso) só sabe 3 acordes e é um músico renomado, conhecido - a oportunidade encontrou preparação.

    cara.. ainda bem que a ki num é o forum de guita.... esses dias vi o pessoal "maiando" quem falasse mal do referido músico.... (acredito e quero acreditar que a maioria concordaria com seu comentário) mas enfim...


    Conheço "forrozeiro" que com um simples PSR 630 tocando em barzinho 9e nem o quer trocar), faz 2 apresentações por noite, 6 por semana, 24 por mes tirando na faixa de R$ 4mil p/mes (pergunte se toca a altura de um formado em música? é claro que não, bem longe disso, mas alegra muito um salão).

    maaanoooo... 4 paus... que isso.. se for pra "durar" 2 anos ganhando 4 mangos.. to dentro.!!!.. (não.. sem zuar... se o cara for responsa, com essa grana mensal da pra ajeitar muita coisa, tendo um set top e claro se aperfeçoando daí pra frente.. mas vai da cabeça do cara né.. .as vezes a grana sobe a cabeça.. o cara quer ter, além do teclado, a "casa top" o "carro top"... aí num rende...

    A. Cordeiro
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Galera, o Chimbinha é bom sim....pelo menos no estilo dele...kkk
    Ele tem uma palhetada muito boa, ouçam direito que vcs vão ver...a questão é conseguir ouvir Calipso!! hehe

    Mago_1.8
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Hei moçada, eu também já vi um carinha ganhando muita grana tocando forró usando prs630. O interessante é que o carinha nem sabia o que era um pedal de sustentação, e quando uma mulher convidada foi cantar de surpresa, ele não sabia nem formar os acordes, e não conseguiu tocar nada.

    Acho uma injustiça que haja tantos(as) tecladistas que tocam muito, não conseguirem um espaço para serem aproveitados profissionalmente, acho também, que falta incentivo à cultura brasileira (no caso a música).

    Queria, se possível, que opinassem.

    Obrigado.

    expedifer
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho uma injustiça que haja tantos(as) tecladistas que tocam muito, não conseguirem um espaço para serem aproveitados profissionalmente,

    Não confunda INTELIGÊNCIA MUSICAL com INTELIGÊNCIA FINANCEIRA ou empresarial.

    Tem muito tecladista que rala o pé procurando espaço pra tocar por ai ate encontrar alguem ou mitos que o aceitem (ofeta-demanda), contra muitissimos músicos (e bons) que nem saem de casa pra procurar chances/ofertas, achando que "cairá do céu" o emprego, trabalho ou riqueza.

    Já ví barzinho desesperado atras de tecladista ficando muito tempo sem achar. E já ví muito músico bom reclamar que não tem trabalho, mas sem nunca ir atras. Esse é o problema do músico no Br: acha que é bom, monta boas músicas/repertório e já vai achando que o vão chamar (adivinhar) e que logo vai ficar rico, sem ao menos trabalhar isso (ir atrás, ralar o pé).

    Já forrozeiros (ate famosos como muitos que vieram do nordeste ao sul), entendem mais de "ir atras" que propriamente "tocar". De cada 20 fechadas de portas na cara, 1 o aceita, vai juntando as dezenas de "aceites" e acaba lhe rendendo muita grana (e muitos "bons", na 1º "portada" na cara, desiste e se aposenta). Essa é a diferença.

    ROTTA
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: ROTTA
    · votar


    Mago_1.8

    Tema polêmico, meu caro... Polêmico. =)

    Também sou autodidata, e nunca vivi (e não tenho planos de viver) profissionalmente da música. Provavelmente tenho vários vícios que nesta altura da vida serão impossíveis de corrigir, mas entendo que a música, sendo um (grande) hobby, não me exige tamanha precisão.

    Meço, enfim, a minha capacidade pela satisfação que ela me dá, e geralmente percebo que tenho cada vez mais degraus para subir.


    Hei moçada, eu também já vi um carinha ganhando muita grana tocando forró usando prs630. O interessante é que o carinha nem sabia o que era um pedal de sustentação, e quando uma mulher convidada foi cantar de surpresa, ele não sabia nem formar os acordes, e não conseguiu tocar nada.

    Você vai encontrar exemplos assim em TODAS as profissões.

    PS.: sobre o "músico profissional", não posso deixar de concordar totalmente com o VIDEOMAKER. Aliás, em outro tópico onde este assunto surgiu, lembro-me de ter comentado a mesma coisa.

    Abraços.

    tiago scott
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    tmurback
    "O sucesso ocorre quando a oportunidade encontra a preparação."

    Eu sou uma prova viva disso. Não fui tão agraciado de ser autodidata, eu como sou meio burrinho já procurei um professor logo aos 13 anos de idade com meu PSR 150. Estudei até os 16 com esse professor particular, e depois dos 16 aos 20 estudei 5 anos piano popular num conservatório. Quando me formei em piano estudei mais 2 anos de arranjo, improviso e harmônia com um guitarrista de Jazz (Mozza). No inicio do ano passado comecei a tocar com vários cantores e corais que me convidavam (ambos do meio gospel) e comecei a tocar junto com um cantor de MPB/Soul e Funk, produzindo os arranjos de suas músicas. Aproveitei e integrei a banda novos músicos, caras que estudaram muito como eu, um batera (meu primo) e um baixista que se formou também. Um dia o cantor da banda levou um Playback do CD para ensaiar algumas coisas com os backs vocal, então um dos produtores da gravadora perguntou a ele quem havia feito os arranjos do CD, aí foi batata.

    Eu fui até a gravadora e conversei com o produtor sobre os arranjos, estrutura de gravações etc. Bem para calhar no dia, estava gravando uma banda que a gravadora estava produzindo, então o produtor disse que a banda estava precisando de uma ajuda nos arranjos de cordas, strings etc. Perguntei ao tecladista se ele sabia ler partitura, que se fosse o caso eu escreveria algumas coisas para ele tocar, então ele disse que não sabia ler. Moral da história fiz um arranjo de cordas numa música da banda, e toquei o arranjo junto com a banda, e ficou ótimo. Depois desse test drive fui contratado pela gravadora e hj trabalho com o arranjo de alguns artistas, estou tirando uma grana rasoável pois a gravadora não é uma Som Livre da vida, mas no meio gospel ela até vai bem. Então percebi que "O sucesso ocorre quando a oportunidade encontra a preparação.". O que pega é que trabalhar das 07:30 as 17:00 numa empresa e depois trabalhar com arranjos e sextas e sábados stúdio direto cansa, mas até eu viver de música completamente preciso ter um chão mais sólido o que é dificil com música hoje.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Aleciano Fuckin Roses
    · votar


    tiago scott
    O que pega é que trabalhar das 07:30 as 17:00 numa empresa e depois trabalhar com arranjos e sextas e sábados stúdio direto cansa, mas até eu viver de música completamente preciso ter um chão mais sólido o que é dificil com música hoje.

    Tais vendo cara, depois de ralar tanto e aprender agente tá ralando mais ainda, mas é só ter calma que tudo vai rolar bem! Parabéns pelo exemplo, gostei mt!



    Agora minha vez.... sempre gostei de música desde moleque e certa vez minha mãe queria aprender a tocar teclado, comprou um PSR 140 e ficou cursando por um tempo, isso 8 anos atrás. Quando ela comprou eu de cara queria mecher, agora num sei se era por ser meio curioso ou por gostar de música, mas o fato é que comecei a mecher e ler os materias dela, aos poucos aprendi o q era o do-re-mi, acordes e pronto... lá tava eu tirando algumas das 100 songs do teclado, ehehheh, aprendi mt com isso, nesse tempo eu abismava tirar Fur Elise do teclado, achava impossível e hj graças a deus eu consigo tocar bem direito! Mas voltando... fiquei nisso até 2007 quando ganhei um violão e nem tava mais ligando pro teclado, eu nem me importava em aprender o teclado mais, era só ali pra brincar um pouco... até que então me acharam pra tocar num cover de uma banda q eu gostava muito, na hora recusei pq me achava ruim, mas os caras do grupo eram meio iniciantes como eu. Aceitei, tirei as músicas(de ouvido q já tirava bem) e fiz arranjos em quase todas.. mas arranjo? Como eu ia saber arranjar se nem sabia o q era um pedal de sustain e nem um reverb ou delay? Pois é, isso prova que muitas vezes temos profissionais que desconhecem coisas básicas. ENTRAR nessa banda foi o grande trunfo da música pra mim, tava sempre eu em casa ensaiando e tocando com eles no estúdio, a banda trocou de integrantes várias vezes, fizemos 3 shows aos quais em um eu ia tendo o teclado roubado e em outro fui bem elogiado e até chamado de pianista... mas como? Usando um PSR 140 sem sensiblidade e edição alguma?? Pois é... mas foi neessa época que comecei a pensar em comprar um novo equipo, eu tava estagiando e foi aí que entrei aqui no fórum e desde então aprendi e aprendi e aprendi muito. Comprei meu MM6 q tá me ajudando bastante a evoluir, to buscando estudar mesmo que sozinho, e venho evoluindo muito, estou cada vez mais sedento por tentar melhorar e melhorar, querendo melhorar mais os meus solos e aperfeiçoar a minha forma de arranjar que eu curto muito, mas claro sem perder a simplicidade que sempre é bom.

    Desculpem o texto longo!
    Aqui vai um vídeo meu gravado em maio do ano passado, de lá pra cá evolui uns 500%, graças a deus!
    http://br.youtube.com/watch?v=6VbhTkPG4VE

    FLW galera!

    Teclgait
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ser autodidacta tem de se ter esforço mas com professor tambem :D
    Tem e de se arranajr um bom material de estudo

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acho que já contei esta historia umas 15 vezes. Quem já leu, nao precisa ler de novo. rsrs

    Cresci freqüentando ensaios do coral da igreja. Minha mãe era a regente do coral e tinha algumas vezes aula de orgão.
    Nesta época aprendi o mistério das bolinhas pretas no pentagrama, quanto mais pra cima, mais agudo o som. rsrs . A clave de sol foi entrando fácil e eu já me encantava com o orgão e todos aqueles pedais que mais pareciam outro teclado. rsrs Aprendi a tocar flauta doce e a clave de sol se fixou. Passei a cantar em vários grupos, fiz de contralto a 1º soprano (não me perguntem como). Na igreja tinha um casio CA-110 e um tecladista (filho da professora de regência da minha mae - que tb tocava piano). Até que minha mae comprou um psr-19 e ela mesmo quase nao usa até hoje. Minha irmã ganhou algumas aulas de teclado do tecladista da igreja e eu ficava de butuca (como sempre rsrs). Pegava os cadernos dela, tentava fazer os acordes e fui aprendendo o básico dos básicos. Sabia a posição fundamental dos acordes mas nao sabia como monta-los. Cheguei a ser tecladista da igreja só assim .rsrsrs o pior é que eu cantava junto. Teve época de nao ter banda.. era só eu lá, pagando mico. rsrs
    Depois da faculdade, do casamento e de 8 anos afastada das teclas (só usando o microfone) resolvi comprar um teclado. Comprei o psr e-303 e passei a fussar tudo o que pude pela net e a comprar vários livros. Isso tem uns 2 anos. Depois que achei este forum dei uma decolada. Agora estou com o DGX-620 e um MM6. Tenho muito que aprender e minha maior dificuldade é nao ter um professor orientando meus estudos e cuidando da disciplina.

    Teclgait
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Todos nos somos autodidatas
    Eu aprendi com professor mas quero sempre mais e fazo muita coisa sozinho

    ROTTA
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Teclgait
    Todos nos somos autodidatas

    De certa forma, não tem como não concordar contigo...
    Abraços.

    Teclgait
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    :D
    Porque se nao formos nao aprendemos nada nunca saimos do mesmo sitio

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Não sou autoditada mais acho que todos nós estudantes de música já foram um dia...

    liliane.coimbra
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    O que percebo na maioria dos estudantes de música é o amor pelo instrumento, pela música e a busca constante pelo progresso. Essas coisas nos levam a buscar informações, procurar novidades, satisfazer-se com um avanço... Creio que seja parte, se nao toda, a essência do aprendizado: curiosidade>interesse>busca>aplicação>satisfação.

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Creio que autodidata que todo mundo fala é quem APRENDEU, INÍCIOU-SE no instrumento sozinho. Quem estuda depois de ter tido aulas com professor só está tentando progredir mais, e não autodidata.

    Videomaker
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Videomaker
    · votar


    expedifer
    Moral da estória: ser PROFISSIONAL não significa ser formado (com carteirinha e tudo) e muito menos saber tocar. Mas sim SABER ganhar grana e se manter.


    DISSE TUDO...!!!

    Aleciano Fuckin Roses
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    E podemos ser músicos sem saber interpretar a partitura?

    _KOG
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    E podemos ser músicos sem saber interpretar a partitura?

    Acho que quem lê uma partitura tem um diferencial a mais diante dos outros e são raros os que tocam baseando-se em partituras...

    E todos são músicos. Os que lêem e os que não. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Espaço dos tecladistas autodidatas