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Artref Veterano |
# jan/09
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Certa vez li em algum lugar que o treino não está "fortalecendo" seus dedos - está na verdade educando seus músculos a fazerem o mesmo trabalho gastando menos energia. Segundo esse autor que eu li, um cara que toca muito não tem mais força nos dedos; ele simplesmente sabe empregar melhor a sua energia. Se bobear foi nesse livro mesmo que comentaram no tópico.
O que acha, Ken?
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liliane.coimbra Veterano |
# jan/09
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O livro em questão fala que existem duas escolas de pensamentos: a pró-Hanon e a anti-Hanon. Para que existam duas escolas de pensamentos é necessário que hajam argumentos fortes em ambos os lados.
Como já citaram, não creio que radicalizar seja a saída. O Hanon (seus 3 primeiros exercicios) me ajudou bastante e isso eu não posso negar, portanto, nao posso de todo despreza-lo. Porém o que eu consegui com Hanon, poderia ter conseguido de outra forma, o que me diz que nao é só atraves dos exercicios de Hanon que se tem algum progresso.
O que mais chamou minha atenção é que eu não tive ânimo para passar do terceiro exercício. Questiono a monotonia dos movimentos e o automatismo no qual eles se tornam. Porém em qualquer exercício físico isso acontece. Fazer abdominais ou correr são exercícios com grande grau de automatismo. O livro questiona isso. A intuição, o método intuitivo. Bom, Hanon nao é um método. Pra mim, o Alfred' s é um método. Hanon é exercício, seja para adquirir velocidade ou força, ele nao trabalha todos os tipos de passagens, portanto, nao é completo.
Creio que o Hanon é útil. Individualmente útil. Para alguns pode até ser inútil. Mas não é desprezível.
Este livro porém, propõe um método.) É interessante a abrangência deste termo). Me pareceu que o método proposto neste livro não é um método de aprendizagem e sim um método de aperfeiçoamento ou de superação de dificuldades.
Ainda não li o livro todo, mas parece que ele orienta que seus conselhos sejam aplicados em qualquer peça que vc estiver estudando. Então seria um método de estudo de peças e nao um método para adquirir técnica. Obviamente, com o estudo de peças, fortalecem-se os músculos, aprimora-se a técnica e se aprende caminhos para superação de obstáculos.
Falei demais. rsrs
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jan/09
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liliane.coimbra
Concordom com você, agente fala de técnica mas não é bem técnica, o livro não ensina como você vai atacar as teclas, mas sim uma forma de estudo de peças, tá me ajudando muito!
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Ken Himura Veterano |
# jan/09 · Editado por: Ken Himura
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Artref Basicamente isso, pela repetição você "grava" o movimento no seu córtex motor. Tendo o membro já resistência e força pra executar o movimento com perfeição, você vai "refinando" o toque até o gasto ideal de esforço/energia. =]
Por isso que os professores mais experientes dizem: "Pra cada erro, você tem que repetir 100x certo."
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# jan/09
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"Pra cada erro, você tem que repetir 100x certo."
Parece loucura mas isso é certo.
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liliane.coimbra Veterano |
# jan/09
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"Pra cada erro, você tem que repetir 100x certo."
Até para as novas regras de português é assim. rsrs
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Super Kleber Veterano |
# jan/09
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Ken, claro que alguma força é necessária, força nenhuma só colocando um midi pra tocar.. rs Mas não fundamenta-se a técnica na força.. o cara do kung fu pode precisar de alguma força pra matar alguém mas muito pouca por conhecer a técnica dos pontos fatais.
Basicamente isso, pela repetição você "grava" o movimento no seu córtex motor. Tendo o membro já resistência e força pra executar o movimento com perfeição, você vai "refinando" o toque até o gasto ideal de esforço/energia. =]
Por isso que os professores mais experientes dizem: "Pra cada erro, você tem que repetir 100x certo."
Isso não chega a contradizer o livro, o que ele diz é que a mesma coisa pode ser obtida com o estudo da música em si. O cortex tá ligado a quase tudo, linguagem, percepção visual e auditiva, emoção, cognição, memória... Um estudo que fala sobre isso que vc falou mostra que existem duas formas de memorização, pela repetição e pela compreensão, sendo esta última a melhor forma. Por esta é preciso compreender toda a relação harmônica e estrutural da peça, ou seja, ligada a música, tal como propõe o autor do livro.
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Ken Himura Veterano |
# jan/09
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e pela compreensão, sendo esta última a melhor forma. Não existe compreensão sem prática. Nunca conheci ninguém, nem nenhum professor que eu tive de qualquer coisa, que aprendeu alguma coisa sem praticar.
Por esta é preciso compreender toda a relação harmônica e estrutural da peça, ou seja, ligada a música, tal como propõe o autor do livro. Isso se chama Análise Musical. Deve-se fazer este trabalho antes de começar a estudar a peça. Mas isso não quer dizer que você vai saber tocar a peça 100% só porque entendeu como ela funciona, não é por aí não.
o cara do kung fu pode precisar de alguma força pra matar alguém mas muito pouca por conhecer a técnica dos pontos fatais. Informação sem saber aplicar é válida?
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Dudu9 Veterano |
# jan/09
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Nem li.
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Super Kleber Veterano |
# jan/09
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É obvio que que é com a prática, onde foi que eu disse o contrário???? Sem força alguma e sem prática só com midi!!!!!!!!!!!
Apenas defende-se a prática com músicas e não com exercícios mecânicos, isso em virtude das vantagens do texto inicial do tópico.
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gege_correa Veterano |
# jan/09
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Bom, além de tocar guitarra eu também toco teclado (ou será ao contrário? hehehe)... em se tratando de guitarra, vc não vai aprender, por exemplo, tapping, treinando uma música do steve vai, sem antes "se matar" nos exercícios digamos "mecanicos", repetições, etc... vc não vai aprender fazer ligados tocando música do satriani, vc vai "se matar" fazendo cromatismos, outros exercícios mecanicos... mas também se vc ficar só no "mecanico" vc não vai desenvolver os outros lados, da musicalidade, etc... ou seja, na minha opinião, as 2 coisas são necessárias... só o hanon não vai fazer de vc um grande pianista... mas acho que treinando o hanon, juntamente com peças musicais vc vai desenvolver mais rápido do que somente tentando tocar as peças... Flw!
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Super Kleber Veterano |
# jan/09
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Agora me dedico ao teclado mas tbm tive minha fase guitarrista.. Considero a maioria dos exercícios de guitarra mais ligados a musica que Hanon.. costumavam ser baseados em escalas e em fraseados.. mas posso estar enganado.
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Ken Himura Veterano |
# jan/09
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Quem toca mecanizado ou não é o instrumentista, não a partitura. Por isso que existem bons intérpretes de Bach e "leitores de partitura midi" de carne e osso.
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keyboard65 Veterano |
# nov/09
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Se a pessoa ficar direto no hanon pode ser prejudicial mesmo, principalmente para iniciantes, hanon é um bom livro mas para quem já tem uma base aprofundada no instrumento.
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_SIDERADO_ Veterano |
# nov/09
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Viu ai né Ken Himura, a resposta pela qual você passou os últimos 10 meses esperando na frente do computador sem sair nem pra comer (tá só a caveira. hehehe)? E vc deve tudo isso ao nosso sábio amigo keyboard65.
keyboard65
Enviado: 31/jan/09 03:03 Quem toca mecanizado ou não é o instrumentista, não a partitura. Por isso que existem bons intérpretes de Bach e "leitores de partitura midi" de carne e osso.
Enviado: 27/nov/09 16:08 Se a pessoa ficar direto no hanon pode ser prejudicial mesmo, principalmente para iniciantes, hanon é um bom livro mas para quem já tem uma base aprofundada no instrumento.
Parabéns pela interrada 'felômenal'. E bem vindo ao cifraclub.
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Ken Himura Veterano |
# nov/09
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Hahaha não entendi. =p
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keyboard65 Veterano |
# nov/09
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_SIDERADO_
Você é engraçado, brigado pelas boas vindas, é errado postar em tópicos parado a muito tempo?
Ken Himura
Eles quiz dizer que eu respodi tua ultima postagem aqui nesse tópico, que você postou em 31/01/09 03:03...
"Quem toca mecanizado ou não é o instrumentista, não a partitura. Por isso que existem bons intérpretes de Bach e "leitores de partitura midi" de carne e osso".
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BlindNode Veterano |
# nov/09
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Esse fórum é muito esquisito. Quando alguém ressuscita tópicos, o pessoal reclama. Quando postam tópico novo, o pessoal reclama tbm e diz que é pra usar a busca...
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Frey Betto Veterano |
# ago/10 · Editado por: Frey Betto
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Só para poderem reclamar que estou ressuscitando tópico antigo...
Tem um artigo bem interessante sobre o Hanon no site do pianista Tori Collura. Traz umas idéias diferentes para o uso o método.
Clique aqui.
Ou copie e cole o link abaixo: http://www.turicollura.com/sito/download/portogues/O%20Hanon%20na%20Mu sica%20Popular.pdf
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Edson Caetano Veterano
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# ago/10
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Ressucitar tópico antigo sem motivo algum é uma coisa, acrescentar algo útil ao mesmo é válido, tanto que é esse o interesse do fórum, centralizar as informações e tornarem assim, mais prático o acesso e a pesquisa
Parabêns
Legal o artigo, alias imprimi todos os artigos do autor, tem um fantástico sobre a visão geométrica do autor, vale a pena ler
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Cleber Vaz Veterano |
# ago/10
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Frey Betto
Ótimo material!
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waltercruz Veterano |
# ago/10
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Valeu a quem ressuscitou... Tô lendo aqui e matutando ;)
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Felipe Felix Veterano |
# ago/10 · Editado por: Felipe Felix
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7. De los pocos consejos que proporciona, todos han sido demostrados que son incorrectos! Así que revisémoslo.
(a) Recomienda el "levantar de los dedos alto", un obvio no-no para la ejecución rápida, puesto que será la fuente más grande de tensión. Nunca he visto a pianista famoso en concierto levantar los dedos alto para ejecutar una escala rápida; ¡de hecho, nunca he visto que cualquier persona hacer eso! Este consejo de Hanon ha engañado a un número enorme de estudiantes en la creencia de que el piano debe ser tocado levantando el dedo y bajarlo con fuerza y sin cuidado sobre la tecla. Es verdad que los músculos del extensor son descuidados a menudo, pero hay ejercicios para tratar este problema directamente.
Jordan Rudess também Recomienda el "levantar de los dedos alto": http://www.youtube.com/watch?v=k7pt7UiYcS0
fernando tecladista - Veterano quando eu estudei esse livro ai, gostei, vi utilidade, foi otimo pra ter sincronismo entre as mãos, porque eu tocava legal, mas sempre notava que uma das mãos tocava bem e a outra ia se arrastando, com o método igualou
Putz, não vai me dizer que agora as duas mãos estão se arrastando!?
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gustavocp Veterano |
# ago/10
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Putz, não vai me dizer que agora as duas mãos estão se arrastando!?
hahahaha!!!!!!
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# set/10
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http://www.turicollura.com/sito/download/portogues/O%20Hanon%20na%20Mu sica%20Popular.pdf
Bem legal esse texto!
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waltercruz Veterano |
# abr/11
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Reupando o tópico: aparentemente o Bill Evans usava a técnica thumb over
http://www.keyboardmag.com/article/the-bill-evans/February-2011/127651
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Edson Caetano Veterano
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# abr/11
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waltercruz Em que a tecnica do Thumb Over (se eu entendi direito na traducao livre feita por mi...) se relaciona com o metodo Hanon???
So para deixar escrito, a tecnica Beringer (o autor e nao a industria hehe) me parece muito melhor para forca e dedilhado do que o proprio Hanon
Ate mais
(ps, acentos e ortografia, culpa do note americano e eu n'ao consegui configurar)
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waltercruz Veterano |
# abr/11
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Edson Caetano
Pq o início do tópico falava sobre o Hanon, e depois foi entrando no assunto de passar o polegar por baixo ou movimentar a mão inteira (thumbs up)
:)
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sameck Veterano |
# nov/15
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Super Kleber tem como mandar esse livro pra mim? o "Fundamental of Piano Practice" de Chuan Chang?
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pianoid
Veterano
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Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.
nov/15
não é possível que nego não consiga pesquisar no google
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