Inovando no Hanon

    Autor Mensagem
    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06


    Todo mundo sabe que o Hanon é essencial para quem quer ter técnica, mas todo mundo também sabe que os exercícios dele são um saco. Minha professora me sugeriu o seguinte: acrescentar um metrônomo na prática do Hanon e fazer tudo em staccato. E mais: sem "pular" com as mãos, mexendo só os dedos. A dificuldade aumenta bastante, principalmente em altas velocidades.
    Isso não é bem uma inovação, pois a idéia é absurdamente simples, mas sem dúvida torna o Hanon muito mais interessante.

    LuisKoppe
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Amigo, metrônomo é o mínimo pra fazer exercícios, e mexer só os dedos também é a essência da coisa. Se você ler o prefácio do livro vai descobir isso. Mas já que você quer "inovação", tente o seguinte: procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita, depois inverta. É claro que no segundo caso você vai ter que começar com a mão direita bem mais acima no teclado. Depois faça stacatto numa só das mãos. Depois, faça stacatto na direita para um "grupo", depois muda pra esquerda no outro "grupo" - estou chamando de grupo cada 8 notas. E por aí vai. Boa sorte e bons estudos.

    som
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    <o>

    Sashsiam_2
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita
    Não entendi o que você tentou dizer. Interpretei isso como se a mão esquerda fizesse colcheias enquanto a direita faz as semicolcheias. As mão não vão terminar juntas dessa forma.

    metrônomo é o mínimo pra fazer exercícios
    Comecei a me dar conta da importância do metrônomo há pouco tempo. Fiquei mais de 2 anos treinando sem metrônomo. Por isso, ele se tornou um grande desafio para mim.

    LuisKoppe
    Estou começando a estudar piano direito depois de levar várias duchas frias do pessoal aqui do fórum. Meus conceitos estavam completamente errados, e agora vejo o quanto perdi tempo. Obrigado por me esclarecer mais ainda, me fazendo ver que se eu me mato para fazer tudo em staccato ainda estou longe de alcançar um nível razoável.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    ha professores que passam com variações de tempo e acentuação
    no lugar de tocar tudo com semicolcheia
    tocar por ex:
    uma nota colcheia pontuada e outra nota semicolcheia
    semicolcheias mas ligando de duas em duas

    KBRD
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Sashsiam_2

    Há edições do Hanon que vem com diversas variações dos exercícios.

    LuisKoppe
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    procure fazer a mão esquerda à metade da velocidade da direita
    Não entendi o que você tentou dizer. Interpretei isso como se a mão esquerda fizesse colcheias enquanto a direita faz as semicolcheias. As mão não vão terminar juntas dessa forma.

    Isso, é exatamente isso: enquanto uma anda em colcheias a outra anda em semi-colcheias. Como resultado, enquando uma mão percorre uma oitava, a outra percorre duas. Comece com a direita em semi-colcheias e com a esquerda em colcheias. Você vai ver que as duas vão sim chegar ao final ao mesmo tempo, com a diferença de que uma vai percorrer duas oitavas e a outra quatro. Experimenta que fica mais fácil de entender. Um abraço.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    depois faz o mermo exercício descrito acima, mas com tercinas em uma mão... rs

    LuisKoppe
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    É, Eder, é por aí mesmo hehehehe. A cabeça reclama, mas aprende. Muito bom para ritmo. Ah! E procure tocar as duas notas, quando simultâneas, que sejam REALMENTE simultâneas. Parece bobagem falar isso, mas eu precisei treinar muito para que as escalas e os exercícios em uníssono soassem realmente em uníssono. E acredite: isso faz uma diferença absurda.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    LuisKoppe
    exatamente. Esse real uníssono é um pouco complicado e vai ficando cada vez mais quando vc evolui velocidade sem treino. E é essencial pras peças de Bach, em sua maioria.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Coloca em largetto, faz em semicolcheia com sextina na esquerda e fusa na direita.

    Depois aumenta pra moderato, depois pra vivaci.


    E depois começa a tocar Improviso "Fantasia" op. 66 de Chopin! xD



    Essa questão de variação rítmica é boa pra métodos, mas não pra repertório. Muitos professores dizem que você acaba tendo um bom controle de mãos, mas não da peça a ser tocada. E se, por acaso, tiver que ser uma interpretação fiel?

    Aí fudeu heheheh.

    Então usa isso no Hanon, no Czerny, nas invenções de Bach, nos estudos de Chopin, Liszt, Godowsky e Czerny, mas não nas peças de repertório.

    liliane.coimbra
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Comecei hoje a fazer o primeiro exercicio do livro de hanon, o virtuoso pianista.
    Objetivo:fazer funcionar a minha mão esquerda no teclado.
    Maior dificuldade: sincronia com a direita.

    Estou usando o metrônomo.

    Aceito sujestões.

    obrigada.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    liliane.coimbra

    se você esta treinando no teclado vai ter que adaptar alguma coisa devido ao tamanho reduzido do teclado comparando com o piano

    evitar tocar na decoreba, assim você treina leitura, livros do tipo hanon é muito facil pra decoreba já vi casos em que o exercicio terminou e o cara continua tocando... até o fim do piano ai para e fala "ai, esqueci de voltar" não adianta a mão no piano e a cabeça na lua
    sem contar as vezes que já vi a pessoa se perder na metade do exercicio 4 (por exemplo) e passa sem querer a fazer o desenho do 3 ou do 2 e jura de pé junto que estava lendo o 4

    liliane.coimbra
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    hummm
    estou no teclado sim (61 teclas), terei cuidado quanto as adaptações quando for necessario... obrigada por avisar.

    Quanto a leitura... já percebi isso... estou olhando muito para a mao esquerda, quando tinha que estar olhando mais para a partitura. no entando, eu ainda nao consegui chegar nem na metade do exercicio um ainda... sao 2 oitavas ascendendo antes do retorno. e nem isso eu acertei ainda.... rsrsr

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Kra os niveis de vc's estaos muito a minha frente!!!!! rsrsrsrs!!!! + p/ conseguir pegar vc's vou ter q tumar muito neston!!!!!!! Sem bricadeira alguem por aki pod me enviar o hanon porq eu to estudando c/ metodos q todos ou quase todos comecao como meu piano e divertido e etc!!!!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    doido pelo mo

    Passa seu e-mail que te envio

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Acho que logo no começo do Hanon, há inúmeras sugestões de maneiras alternativas de se exercitar com o livro!

    fernando tecladista
    LoL! É foda, esse negócio de decoreba! Mesmo não olhando a partitura, a gente acaba sabendo onde que tem q "voltar" só pelo som mesmo! =p Mas as vezes começamos a divagar no meio do exercício (depois de 15 minutos com akela "música" nos ouvidos.................... =p) ... e aí de repente:
    "tá mto agudo isso...
    (e a mão vai subindo)
    ...
    ...OPA! esqueci de voltar!"

    liliane.coimbra
    Outro problema de se fazer esses exercícios no teclado é que as suas teclas são mto leves!
    Hehehe! mas com o tempo a gente se vira! =p
    Eu tbm já passei por isso!

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    LuisKoppe
    Eder Muchiutti
    hehe! o interessante deve ser juntar padrões que não façam nenhuma nota s
    soar junto com outra!
    Ou, mais simples, fazer uma coisa sincopada! =p

    Ken Himura
    HuAUhUAhuHAUh!

    Bom mas concerteza ajuda na hra de vc pegar uma peça dessas!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Comecei com o Hanon, mas nao consegui ir muito longe.
    Quanto ao peso das teclas, quantidades de oitavas, nao era problema... eu nao toco piano..rsrs eu estou querendo é fazer a mao esquerda pegar jeito, nem que for no tranco.

    Entao passei a estudar com czerny. Nele estou tendo maior progresso nos exercícios, mas como ele tem exercicios menores, decorar é quase inevitável.

    Tenho notado algumas coisas que estou ganhando de Brinde com esses exercicios: o ouvido está melhorando, a percepção de campo harmonico tb, a criatividade ja está começando a florir.

    E tem mais boas notícias. Quando comecei a estudar, eu nao conseguia fazer nada com a esquerda no teclado... eu só simulava um baixo, usando dois ou 3 dedos, e somente para notas de passagem.
    Já estou fazendo cifras com a mão esquerda e fraseando com a direita!!

    Proximo passo por mim requerido é fazer frases com a esquerda.

    O Hanon, por enquanto está parado. Mas vou retomá-lo mais a frente.
    Dei uma boa lida no livro I de Almir Chediack (Harmonia e improvisação) e já estou tentando por em pratica.
    (1h por dia e indo dormir tarde)

    Mas ainda estou aceitando mais sujestões. Como nao tenho professor e nem tempo $$ pra ter um, estou indo pelas dicas do forum e pelo que encontro na net.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    liliane.coimbra
    O Livro "100 Estudos Diários" do Czerny é ótimo, eu tenho ele aqui e talvez até em PDF. E bem mais difícil de decorar do que Hanon.. rs

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Kra sabia q iai conseguir esse metodo com a galera daki!!!! Os kras da minha cidade falam q tudo se axa aki!!! O meu eh paulo.segundo@hotmail.com!!!!

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    liliane.coimbra

    Liliane estamos na mesma situaçao $$!!!!!! rsrsrs!!!!! Kso vc tenha esses metodos (digitalizados) q sitou agora pouco mand pra se fosse abusar!!!!
    O meu eh paulo.segundo@hotmail.com

    Eder Muchiutti

    E tambem fasso o mesmo pedido a vc Eder!!!!
    Aguardo!!!!!

    liliane.coimbra
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    doido pelo mo
    Eder Muchiutti
    Adicionei vcs ao meu msn para troca de dicas etc.

    doido pelo mo
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Vou le adicionar!!!!!!!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Hanon==Hanon==Hanon==Hanon

    Quem ainda estiver a fim de ter o Método Hanon, o site CLAVE DE SUL tem para quem quiser, inteiramente grátis.

    E tem mais novidades, tem agora o Blogger, está abaixo do Links

    http://pessoal.portoweb.com.br/clavedesul/

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    TG Aoshi
    Na verdade, quando for a hora de pegar uma peça dessas, você vai estar estudando lá pras coisas mais cabeludas que existem, tipo "Sugestão Diabólica" de Prokofiev e os estudos de Liszt e Brahms.

    Aí a chapa esquenta.

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    liliane.coimbra
    Poderia me mandar também esses métodos? jeffersonhenrique arroba gmail ponto com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inovando no Hanon