Sintetizador + Note Booke, substituem um Workstation ?

    Autor Mensagem
    sohn
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: sohn


    Olá pessoal, vamos tirar as dúvidas. Sabemos que, se tratando de gravações em MIDI um Workstation faz tudo. E no caso do Sintetizador com o Note Booke pode ser uma boa combinação ? Se sim, qual Sintetizador é mais interessante ?

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    se for pra usar notebook, não precisa de ser um sintetizador, já que os sons q serão usados serão do notebook. Um bom controlador já resolve o problema.

    Sugestão: Edirol PCR-800

    tmurback
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sohn
    Cara, assim, de maneira genérica é difícil falar... a resposta vai ser sempre DEPENDE! Agora, fala de um caso real, ou alguma pretensão que fica mais fácil opinar.

    sohn
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    tmurback

    No caso tenho um note booke e pretendo instalar o Cubase-sx, então quero trocar meu M-audio Prokeys 88sx por um sintetizador. Quero usar o note booke e abandonar o sequenciador, será só para gravações em MIDI. Imagino que isso funcione sem precisar de placa de som, o que vc acha ???

    sohn
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Jonathas Lacerda
    Pois é mas, estou de olho em um RS-9 pra usá-lo com o note booke, só pra midi mesmo, vale apena ???

    tmurback
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: tmurback
    · votar


    sohn

    Pelo que entendi...
    - Objetivo Principal: gravar/reproduzir MIDI
    - Set atual: M-Audio Prokeys 88sx + Notebook

    Considerações
    1) Você não precisa de um Workstation pra gravar/reproduzir MIDI. Seria como "matar uma formiga com tiro de bazuca".
    2) É muito mais fácil seqüenciar usando o computador do que o seqüencer do Workstation.
    3) Se você usar uma placa de som convencional, que vem com o computador, você pode enfrentar o problema da latência. Existe um pacote de drivers, o ASIO4ALL, que promete diminuir o problema da latência. Instale-o e veja se funciona.
    4) Se você tiver um dinheiro pra investir numa solução mais interessante, eu sugiro que você compre uma placa de som "profissional" - tem de todos os preços, marcas, interfaces... Com isso, vc vai ter mais qualidade e robustez, e vai ter mais opções, como gravar áudio. Com isso, a brincadeira vai ficar mais legal!
    5) Quanto ao RS9, só pra MIDI, é besteira. Se fosse pra tocar ao vivo, pra não ter que levar o notebook eu até consideraria; mas acho que não compraria.

    Resumindo... eu apenas acrescentaria uma placa de som "profissional". O resto é contigo.

    expedifer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Essa mania de achar que tendo um notebook com processador intel triplo-duo-core 3 e pulmão/rim 4 de de 400mil ghz, HD de 2,5milhões de Gb, memória de 8milhões de Gb e mais 400 saidas USB e Midi com 300 placas de som G38 force 5D , tem a melhor máquina do mundo, superando qualquer teclado Top!!!!

    Esquecem que a melhor placa de som do mundo pra notebook ou PC não rende nem 1% da qualidade de um Casiotone na sua saida em termos de reprodução de timbres, imagine as saidas de um Roland ou Korg, Yamaha, etc.

    Nem sabem que notebook não distribui/compila samples no teclado, não sintetiza timbres (de alguma marca), não ACRESCENTA funções, edições, inovações ou mais memoria de registro pra qualquer tecxlado que se queira tocar ao vivo.

    Não cria perfomance, lista de excecuções, mixação multitimbral, expansão de memoria do teclado pra esses agregados, conexões que o teclado precisa como pedais, melhores ou mais saidas, edição de PADs, repertório de timbres ou ritmos (editados), carregamentos de patches e sua distritibuição, equalização de timbres no teclado pelo notebook (fora edição e efeitos), etc, etc

    É a miléssima vez que chega gente pondo notebooks a frente do teclado (com uma lista das especificações) achando que só por ligar a ele, o teclado sai de um fusquinha e vira uma Ferra....digo, um Jumbo 747!!! Como se o notebook lhe desse asa, turbina e ate champagne pros passageiros!!!

    Notebook tem APENAS duas funções BOAS pra teclado: rodar um Sonar/Cakewalk pra midis e rodar VST. O resto (o pouquissimo resto que faz) é dispensável e criticável.

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    expedifer
    Essa mania de achar que tendo um notebook com processador intel triplo-duo-core 3 e pulmão/rim 4 de de 400mil ghz, HD de 2,5milhões de Gb, memória de 8milhões de Gb e mais 400 saidas USB e Midi com 300 placas de som G38 force 5D , tem a melhor máquina do mundo, superando qualquer teclado Top!!!!


    Vixe... ki exagero...ashuahus...

    Con todos os argumentos que você citou ai em cima ainda naum me convenceu de que um Note não substitui um TOP... ainda naum vi um timbre a nível de VST'i em um work... nem a facilidade de sequenciar...

    mazza
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    expedifer
    Notebook tem APENAS duas funções BOAS pra teclado: rodar um Sonar/Cakewalk pra midis e rodar VST
    é incrível, mas eu cheguei à mesma conclusão depois de tentar utilizar exaustivamente um note ao vivo, e as únicas funções que eu consegui executar BEM com ele são exatamente as que vc citou!!!
    matou a pau.
    acho que o computador é uma boa ferramenta em estúdio, mas ao vivo ainda não tem e nem terá a praticidade de um teclado ou um controlador + módulo, tanto que levo o note mas não abandono meu JV-1010.

    tmurback
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: tmurback
    · votar


    Pessoal,

    Na minha opinião, pra tocar ao vivo, sem dúvida, os Works/Synths ainda são melhores. Eles estão no mercado há muito tempo e oferecem uma gama gigantesca de "presets" muito bem ajustados de fábrica, de forma que, na prática, basta plugar, tocar e ser feliz!!! Além disso, não "travam" e oferecem uma série de possibilidades conforme o colega expedifer mencionou.

    Entretanto, existe o problema "preço". Um Workstation top de 76 teclas semi-pesadas custa da faixa de R$8.000,00. Por isso, o notebook (VSTs) pode ser uma excelente opção pra quem não tem toda essa grana mas quer ter bons timbres, gravar MIDI/áudio, etc. Ou seja, quer fazer uma "brincadeira legal". Evidentemente que os VSTs são tecnologia em desenvolvimento, em fase de consolidação. Ainda muita coisa precisa evoluir, ser melhorada. Ainda dá muito trabalho conseguir tirar um bom som ao vivo com VSTs. Mas, já tem muita gente conseguindo. E a tecnologia vai avançando...

    Assim, penso que os tecladistas têm que conhecer as tecnologias existentes em Works/Synths ou VSTs e usar a tecnlogia a seu favor, dentro de suas necessidades e possibilidades.

    dtplayer
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: dtplayer
    · votar


    tmurback

    Falou tudo!

    expedifer

    Meu amigo, acho que tu não foi muito a fundo no mundo da computer music. Eu uso só VST e faço tudo que sempre fiz com synth, até melhor. A única desvantagem, eu concordo, é que fica mais dificil de trabalhar pois os teclados de marca vem com os timbres prontinhos pra serem usados e as funções todas na mão. Não adianta instalar o B4, o Pro53 e um FM7 e achar que tá com o melhor equipo do mundo, eu suei muito pra conseguir tirar um som legal do notebook, mas em compensação, só gastei mil e tantos reais com meu controlador MIDI e mais 400 com a placa porque já tinha o notebook. Quanto será que eu gastaria pra ter tudo que tenho em um synth? Será que um Juno D da vida tá a altura?

    Com relação a qualidade dos timbres, tu tá enganado, porque da pra tirar coisa muitissimo boa usando VST. Com relação a uso ao vivo, sinceramente, não posso acreditar que alguém use sonar ou cubase ao vivo. Eu monto tudo no brainspawn forte e deu pra bola. Até troco timbre via pedal e uso o note na frente do controlador no maior estilo Jordan Rudess huehueheu.


    Se me perguntar se prefiro note ou Workstation, respondo: Workstation sem pensar duas vezes. O ponto em que o note se torna uma vantagem é no custo-beneficio, pois alem de mais barato, da pra usar pra várias aplicações.

    mazza
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu monto tudo no brainspawn forte e deu pra bola. Até troco timbre via pedal e uso o note na frente do controlador no maior estilo Jordan Rudess huehueheu.
    dtplayer eu gostaria de configurar meu note dessa maneira, vc tem algum tutorial, alguma indicação de como posso fazer pra conseguir? se vc puder me ajudar, serei grato, fico sofrendo na hora de trocar timbres. Se vc puder me ajudar, agradeço.

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sinceramente, não posso acreditar que alguém use sonar ou cubase ao vivo.

    Eu uso o cubase... não sóh pra rodar vst's... mais também pra rodar loops, algumas sequencias, etc...

    dtplayer
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: dtplayer
    · votar


    mazza

    Tem que ter o programa Brainspawn Forte (baixa ele completo no 4shared). Daí add os Plug-in que tu quer usar e segue esses passos.

    1) Cria um monte de Scenes, um pra cada timbre que tu usa. (Scene é uma configuração de timbres, plug-ins, layers, split, ou seja, tudo que tu vai controlar. Aí cria uma scene que tenha só orgão, outra com synth, outra com orquestra, sei lá.)

    2) Pra passar de uma Scene para outra, usa o program change do controlador, ou configura o pedal do controlador para transmitir um determinado comando MIDI. Eu uso o 96 (data increment) porque não altera nenhum outro parâmetro.

    3) Vai no painel das Scenes do forte. Em cima da lista de scenes (no canto superior direito da janela que abre) tem um menu para escolher qual o comando que quer usar para mudar as scenes (incrementar e decrementar). Nesse menu, seleciona o controlador e os canais (eu coloco em todos) e escolhe o comando na lista (no meu caso, CC96).

    Pronto. Tu pode ainda fazer a lista de musicas e colocar, para cada musica as scenes utilizadas. Facilita bastante na hora de sequenciar os timbres.

    OBS - Alguns VST fazem com que a mudança de scenes fique lenta dependendo da configuração do note (edirol orchestral e true pianos por exemplo). Quando tenho que usar eles em alguma musica, faço a mudança de timbres via canal MIDI (faço uma especie de "scene" para cada canal midi e troco rapidinho, mas daí tem que ser na mão mesmo. Isso acontece raramente pra mim).

    Se quiser alguma dica passa teu msn.


    Lord fafe

    O Cubase, assim como o sonar, são ferramentas incríveis. Eu disse isso porque não consigo rodar VST ou qualquer coisa satisfatoriamente nesses programas, acho que são pesados demais pro meu pobre Note. Além disso, acho que usar VST neles é meio complicado.

    mazza
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    dtplayer
    acho que entendi, teria que então configurar o controlador pra manda esse comando, seria através do pedal pela saída "control" do SP76? e eu teria que configurar o controlador, acho que no manula deve ter essa informação,. E a mudança das scenes seria em sequência, não? ou seja, elas mudariam sempre na mesma ordem, é isso?
    eu não tenho msn, não consegui instalar nesse micro, sei lá porque.
    Brigadão pela resposta, vou tentar ver o que consigo e depois posto o resultado aqui, valeu!!!

    dtplayer
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mazza

    Exato. Tem que configurar o controlador pra mandar pelo pedal o mesmo comando MIDI que o Forte vai usar pra mudar as scenes. N manual certamente tem isso. As Scenes mudam sequencialmente, mas no Forte da pra arrumar esse sequenciamento direitinho.

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    dtplayer

    Cara, não é difícil não, mais ao vivo eu prefiro usar o nuendo porque ele dá a impressão que consome menos Ram e aceita melhor os samples... e outra, é bem melhor pra sequenciar... e na banda que eu toco tem muito dessas coisas de sequencias eletrônicas e essas jogadinhas de vozes com efeitos entende... mais se vc sóh usa os timbrs o forte é bom...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sintetizador + Note Booke, substituem um Workstation ?