Roland Sonic Cell ( pontos fortes e fracos )

Autor Mensagem
sohn
Veterano
# nov/08


Olá pessoal, como sabemos que todos os recursos para o músico nunca foram 100% satisfatórios, aqui está um tópico para expormos os pontos fortes e fracos dessa Maquininha Musical surpreendente. Sua visita e opinião será muito importante aqui.

viktor 999
Veterano
# nov/08
· votar


na minha opinião um dos pontos mais fortes do sonic cell e ter 2 slots para placas srx.

mano_a_mano
Veterano
# nov/08 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Pontos fortes: timbres, recursos disponíveis, leveza, tamanho compacto, possibilidade de expansão SRX, etc. Enfim, o módulo "ideal".

Ponto fraco: o preço. MUITO alto...

Artref
Veterano
# nov/08 · Editado por: Artref
· votar


Editado por motivo de namorada postando bobagens no meu nome...rs

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/08
· votar


Artref
Eita... perdeu o território!!! kkkk

Declara GUERRA!!!

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Eu já tive o SonicCell e gostaria de compartilhar uma idéia acerca de seus pontos fortes e fracos:

Se você não tem nenhum teclado e quer começar do zero, pense na possibilidade de adquirir um Roland GW-8. Tem praticamente os mesmos timbres do SonicCell (apenas alguns são exclusivos de um ou de outro) e também reproduz arquivos WAV, AIFF, MP3 e SMF via Pendrive USB. Mas você vai ganhar teclas (5 oitavas), arranjador completo, botões de fácil acesso, display maior, d-beam, etc.

Agora, se você já tem um piano digital ou um bom controlador ou mesmo quer incrementar seu home-studio, daí você ganharia com o SonicCell, uma interface de áudio profissional com resolução de 24bit/96kHz e 2 slots SRX (coisas que o GW-8 não tem), além de ser leve, compacto e bem construído. Um ponto fraco dele é a posição do volume que não é nada prático.

O que quero dizendo isso? Apenas ajudar os indecisos, pois não era o equipamento ideal para mim e acabei perdendo muita grana ao vendê-lo.

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


Positivo: é o mais barato que se pode ter pra se tocar timbres do Fantom e placas SRX. E só isso mesmo, não adianta inventar.

Negativo: QUASE TUDO.
Precisa de controlador que quase NUNCA se pode controlar tudo (nem no mais caro controlador, imagina um simples). em que se tem que controlar quase tudo no próprio módulo. Se deve procurar os timbres no módulo pois nem nos controladores Roland se acha tudo. Efeitos e edições, entao nem pensar, só nele. Nos poucos botões que ele tem, se deve fazer milagre se alguém se atrever a editar (haja saco e paciência). Ou seja, tem tudo de NEGATIVO pra quem gosta de programar em teclados (as vezes dá vontade de pegar o módulo e atirar no chão ou pela janela). Não vale a pena: peguem um Juno G e terá muito mais pelo mesmo preço.

http://img186.imageshack.us/img186/6298/soniccellgd.jpg

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Pontos positivos:
- Reproduz arquivos WAV, AIFF, MP3 e SMF via Pendrive USB;
- 2 slots para placas SRX;
- Timbres derivados do Fantom X;
- Interface de áudio com entradas p/ instrumentos ou microfones (XLR);
- Pelo seu formato, pode ser utilizado em cima do próprio teclado quando há espaço sem nada na carcaça superior (ex: Controlador UF7/UF8 ou a maioria dos Pianos Digitais).

Pontos Negativos:
- Localização do botão de volume;
- Não tem arpejador (como o Motif ES Rack);
- Não tem sampler (como o Fantom XR Rack).

Obs: Os dois últimos pontos fracos, na verdade, iriam encarecer bastante o SonicCell, mas devem ser considerados na hora de pesquisar um módulo.

binhoalves
Veterano
# mar/09
· votar


Se tem alguém da Roland aqui, aí vai uma idéa...de der certo, só quero 30% do lucro...rsrsrs

Poderiam fazer um Sonic Cell 2, com expansão para as placas ARX...aí valeria a pena...

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/09
· votar


De que adianta comprar um módulo onde vc só quer usar sons que não são nativamente dele?

Acho uma bobagem comprar um equipamento só por causa da sua expansão. Se você não gosta do equipo, não tem placa que dê jeito!

Delvo
Veterano
# mar/09
· votar


Não conheço modulos, nunca passei nem perto. Eu gosto de teclado arranjador. Mas teclado arranjador só tem meia duzia de timbres bons. Dai eu ter vontade de adquirir um modulo Sonic Cell, para meu teclado poder pegar esses timbres, seria muito bom.
Mas depois do que estou lendo por aqui, já estou desistindo, pois tô vendo que seria jogar dinheiro fora.

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


O SonicCell para quem tem Juno Stage ou GW-8 não vale a pena, exceto se você estiver precisando de uma interface de áudio. Seria interssante para quem tem Korg ou Yamaha.

Delvo
Veterano
# mar/09 · Editado por: Delvo
· votar


petu_ce

No meu caso tenho um S-700 e um GW-8. Achei muito bons os timbres do GW-8, os melhores que eu já ví. Vocais, sanfonas, pianos, guitarras, orgão, espetaculares para um teclado desta faixa de preço (paguei R$2.400,00).

Só não tentei ligar o GW-8 no Yamaha por falta de conhecimento, tempo e de cabos midi, que não encontrei ainda para comprar.

Seria sensacional se esses timbres do GW-8 aparecessem no Yamaha, mas sem nenhuma perda, e que permanecessem os acompanhamentos do Yamaha que são muito bons.

Então, se isso funcionasse direitinho, acredito que partiria para o Sonic Cell+Yamaha, acho que ficaria o máximo. Bem entendido, sem nenhuma perda nem de acompanhamento nem de timbres.

Gostaria de saber a sua opinião, será que vou ser bem sucedido nessa combinação de modulo+teclado? Vou perder algum timbre ou acompanhamento?

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Delvo, eu liguei um simples PSR (bem inferior ao S700) ao SonicCell e obtive um acompanhamento automático executado pelo Yamaha, mas com timbres da Roland. Visualizando pelo display gráfico do SonicCell eu desligava ou regulava o volume das partes horríveis desses acompanhamentos de teclados básicos. Não fiquei com essa configuração porque esse PSR não criava ritmos. Daí vendi o SonicCell. Um detalhe: Tentei fazer o mesmo teste com esse PSR e o Juno-G e simplesmente não deu certo!

Com o SonicCell foi bastante simples: apenas um cabo midi comum, ligando o Midi Out no PSR e no Midi In do módulo.

Agora, o S-700 tem acompanhamentos complexos e não há como garantir 100% de compatibilidade, só vai testando mesmo. O ideal seria se você pudesse levar o S-700 e um cabo midi para uma loja que tivesse o SonicCell na exposição, porque sua simulação através do GW-8 lhe daria apenas ideia dos timbres e não da operacionalidade do módulo.

Na verdade eu tava quase montando um "set" como você citou, mas acabei adquirindo um Juno-G. Porém, eu tô sentindo falta do acompanhamento automático de um arranjador para tocar sozinho. Logo, tô quase decidindo vender o Juno-G para adquirir um GW-8 ou Notebook+Controlador+Arranjador (o mais simples que crie ritmos). Dessa forma, não usaria módulo, mas sim VSTs.

Por fim, em relação aos timbres, vi uns diferentes no GW-8 como um trompete com feeling bem legal, por outro lado, o SonicCell tem 2 slots SRX onde você poderá ter uma SRX-07 (Ultimate Keys) e/ou uma SRX-10 (Big Brass Ensemble) e ter tudo nas mãos!!!

Delvo
Veterano
# mar/09
· votar


petu_ce

Obrigado pelos esclarecimentos. Assim que puder vou ver se consigo testar na loja. O pior é que preciso testar pelo menos duas ou três vezes para não ter erro, pois numa vez só acho difícil tirar uma boa conclusão. E se na loja tiver bom, em casa depois de algum tempo não gostar, lá vem prejuízo. Isso é que é triste!

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


em casa depois de algum tempo não gostar, lá vem prejuízo. Isso é que é triste

Tem um GW8 e quer mais um sonic cell?

(dinheiro jogado fora)

Delvo
Veterano
# mar/09 · Editado por: Delvo
· votar


expedifer

Se funcionasse perfeito o par S700+Sonic Cell eu trocaria o GW-8 pelo Sonic Cell. Mas teria que ter muita certeza para não ser...
dinheiro jogado fora)
Tenho problema de espaço para mais de um teclado, o módulo viria a calhar, pois é pequeno. Agora, como eu disse, tem que funcionar 100%, senão seria uma tremenda besteira trocar o GW-8 pelo módulo. O GW-8 já comprovei que é bom, o módulo, depois de ler este tópico, cheguei a conclusão que pode não ser lá essas coisas. Acho que já vou desistir da troca e continuar feliz com os meus dois teclados!
Muito obrigado pelas informações, foram muito valiosas.

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Delvo, sem querer desvirtuar o tópico, gostaria de tirar umas dúvidas em relação aos seus teclados:

1) Os ritmos do S-700 são melhores que os do GW-8?
2) Qual dos dois teclados você acha melhor construído no geral (teclas, display, botões e carcaça)?
2) Você acha que vale a pena pegar um S-900? Digo isso porque o valor aumenta bastante, então eu não poderia ter outro teclado. Eu ganharia em relação ao S-700 o Vocal Harmony, Gravador de Áudio e alguns timbres.

Delvo
Veterano
# mar/09 · Editado por: Delvo
· votar


petu_ce
1)- Acho que os ritmos dos dois teclados se equivalem. Mesmo que voce não goste muito dos ritmos internos voce tem uma infinidade de ritmos disponiveis no site da Roland e na Net.

2)-O GW-8 pesa só 6 kg, o outro é pesadão, desajeitado para trasportar (é muito largo). Se voce quer teclado arranjador para fins profissionais, acredito que o GW-8 é a melhor opção, sem falar que é muito mais barato. Acho que é mais robusto que o outro. O display está muito bom, tem todas informações necessárias. O sistema de user programs e favoritos está perfeito. Não constroe ritmos. Se necessita fazer ritmos no teclado então descarte este teclado. Mas pode fazer a midi do ritmo e com auxilio do computador transformar em ritmo. Ou transformar midis em ritmos.Quanto aos timbres do GW-8 muito bons, nunca tinha visto igual.

3)-Quanto a pegar o S-900 acho que é uma opção tipo luxo, um teclado muito bonito, mas muito caro para o bolso de nós pobres brasileiros. A parte operacional é muito boa, faz ritmos, edita e salva timbres, importa timbres, facil de lidar. Mas dá dó transportar o mesmo para eventos, alem de ser pesado e desajeitado. Se não me engano os cones são de aluminio usado em sistemas de som caros.Tem saida de video que pode ligar num monitor LCD, é muito bacana. O sistema de som tanto do S-700 quanto do S-900 é muito bom, não é qualquer caixa acustica externa que ganha dele. Graves e agudos perfeitos. Parece que o teclado vibra e a gente sente, já pelas mãos, o som, principalmente agudos.

Na dúvida, se eu pudesse e meu dinheiro desse, ficaria com os dois, principalmente se pudesse ter os timbres Roland no Yamaha, pois esse timbres são demais. Aí o conjunto ficaria perfeito.

Ah, a proposito, hoje peguei os cabos midi na Playtech. Agora é só vencer a preguiça de olhar o manual e fazer os testes. Se quizer dar dicas de como fazer, aceito, pois só de pensar em estudar o manual já tô ficando cansado. Depois posto os resultados.

fábio_soul
Veterano
# mar/09
· votar


petu_ce

Pontos Negativos:
- Localização do botão de volume;
- Não tem arpejador (como o Motif ES Rack);
- Não tem sampler (como o Fantom XR Rack).


- Não é um top de linha, como os dois módulos citados acima... que comparação mais sem fundamentos.

Obs: Os dois últimos pontos fracos, na verdade, iriam encarecer bastante o SonicCell, mas devem ser considerados na hora de pesquisar um módulo.

Então pode ir para um top de linha, pois nenhum mid level vai ter isso.. e prepare o bolso.

binhoalves

Poderiam fazer um Sonic Cell 2, com expansão para as placas ARX...aí valeria a pena...

Alguma coisa me diz que se isso acontecesse você daria uma outra sugestão depois, de fazer um SonicCell 3 com 2 ARX on board, porque as ARX são muito caras... e depois você iria sugerir o SonicCell 4 sem as expansões, porque com as expansões ele ficou muito caro.

Se você quer expansões ARX espere a Roland lançar o módulo do Fantom G...

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


O Delvo disse tudo sobre o s700 em relação ao GW8, apenas acrescentando que o GW8 tem os timbres do Fantom X e do Juno G, contra o s700/900 que NÃO tem os timbre do Tyros2.

Delvo
Sobre ligação de cabo midi (que vc vai "apanhar" pra c.... pra conseguir alguma coisa), aqui vai algumas dicas:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/194529/

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Caro fábio_soul,

A minha citação tem bastante fundamento. Releia, por favor!

Em nenhum momento eu falei que o SonicCell é top de linha. Na verdade, quando citei seus pontos fracos, levantei as funções que existem no mercado em outros módulos para que o futuro comprador deste as leve em consideração antes de efetivar a compra, pois, às vezes, no momento de empolgação pode passar despercebido.

O interessante é que eu ainda coloquei uma observação no final do comentário explicando melhor a minha idéia: "Obs: Os dois últimos pontos fracos, na verdade, iriam encarecer bastante o SonicCell, mas devem ser considerados na hora de pesquisar um módulo."

Note que um módulo SonicCell novo na loja custo o valor aproximado de um módulo Yamaha Motif Es Rack ou de um módulo do Fantom na situação de semi-novos.

E por último, eu estou comentando um módulo que já possuí recentemente. Eu não conheci o SonicCell por demos ou comentários pela internet.

Lamentável.

Delvo
Veterano
# mar/09
· votar


A titulo de informação, achei interessante postar alguns preços (aproximados) a vista:

Modulo Sonic Cell: 2.700,00
GW-8: 2.600,00
S-700: 3.400,00
S-900: 5.000,00
E-50: 3.400,00

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


Delvo,

Sua pesquisa considera o produto Novo na Loja?

Onde achou o GW-8 nesse preço?

O E-50 tá de R$ 3.145,00 na Protec Sudoeste. Não conheço a loja pessoalmente, só vi o preço pela internet.

fábio_soul
Veterano
# mar/09
· votar


petu_ce

Em nenhum momento eu falei que o SonicCell é top de linha. Na verdade, quando citei seus pontos fracos, levantei as funções que existem no mercado em outros módulos para que o futuro comprador deste as leve em consideração antes de efetivar a compra, pois, às vezes, no momento de empolgação pode passar despercebido.

Acontece, querido, que você considera "desvantagens" de um módulo comparando-o com modelos top de linha. E o preço dos modelos que você citou está entre R$500,00 e R$1.000,00 acima do valor do SonicCell (se for o Fantom XR seminovo). Em síntese, comparações entre top de linha e mid level são sim sem fundamento.

expedifer
Veterano
# mar/09
· votar


Acontece, querido, que você...........


HUMMMMM....tá ficando interessante o assunto!!!

petu_ce
Veterano
# mar/09
· votar


fábio_soul

Essa é usa opinião, amigão! Grande mesmo foi a sua colaboração para esse tópico: Saiu detonando todo mundo...

silvG8
Veterano
# mar/09 · Editado por: silvG8
· votar


fábio_soul
se deus quiser a roland não põe módulo do fantom g a venda. vamos ver.
estou no aguardo de novas placas arx.

foi falado aí que editar os timbres do sonic cell é muito complicado usando botões, então veio a minha cabeça: pq não conectar o sonic cell no computador e utilizar o editor???????? não existe problema algum nisso.
eu particularmente acho os sons bons... não perfeito, mas pelo que se paga acredito que está bom, e ainda existe possibilidade de expansão.
acho que o editor possibilita construir o timbre e salvar na memória do módulo, ou estou errado??

vlw.

Delvo
Veterano
# mar/09 · Editado por: Delvo
· votar


petu_ce

Sim, estou me referindo a produtos novos. São preços medios, não absolutos, pois tem muita variação. Com muita negociação, geralmente se consegue redução. Até esses dias ainda se conseguia GW-8 por R$2.400,00 na Concerthus p.ex., foi lá que comprei.

Mas já tem loja pedindo quase R$3.000,00 a vista. É por causa da procura que está muito grande, o lojista vende rápido tudo que compra. É a lei do comercio, infelizmente.

Na Milsons há 10 dias atrás tava R$2.550,00 não sei se permanece nesse preço. O pior preço foi na Jog (de Rio Claro). Liguei, expliquei que queria comprar, no dinheiro, e eles me deram um preço bem acima de R$3.000.00 e ainda me disseram que tinha que entrar na fila para receber o teclado, pois tinha muita encomenda.

Delvo
Veterano
# mar/09 · Editado por: Delvo
· votar


expedifer

Já dei uma olhada na pag. que voce citou, parece que voce explica bem detalhado como fazer. Acredito que se fizer tudo certinho deva funcionar 100%.

O problema é que é um pouco complicado, nem sempre se tem paciencia ou tempo para acertar todos detalhes. A complicação deve ser só no começo, depois que pegar a manha, acredito que fique facil.

Assim que fizer, voltarei para expor as dúvidas e os resultados.

Tem que funcionar perfeito, para acompanhamentos e timbres, não pode ter essa de mais ou menos.
Senão....... não teria sentido comprar módulo, seria jogar dinheiro no mato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Roland Sonic Cell ( pontos fortes e fracos )