Como configurar PSR S900 para usar com módulo

    Autor Mensagem
    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08


    Olá pessoal
    Tenho um PSR S900 e recentemente adiquiri um Korg TR Rack
    Em outro tópico disseram que, se eu colocar um piano no yamaha, é quase 100% de certeza que o módulo vai responder com um piano. Mas o problema é que o módulo tá respondendo os timbres meio que aleatoriamente: se eu ponho um GrandPiano no PSR, por exemplo, o módulo responde com um Organ. Alguém sabe o que eu tenho que configurar para que eles fiquem mais compatíveis? E também precisa mexer em alguma configuração midi pra funcionar melhor? porque eu não mexi em nada, só fiz ligar o cabo e pronto.

    Valeu

    expedifer
    Veterano
    # set/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    1ª etapa: conecte o cabo midi. Ligue antes o S900. Ligue depois o modulo. toque o piano original que vem logo ao ligar o s900 (sem procurar qualquer timbre). Veja se sai piano no modulo (obs: os pianos da Korg são uma m....., mas já que insiste...). Passarei aos poucos (2ª,3ª,4ª etapa) a programação e alguns "segredinhos" que vão te "impresionar".

    Obs: configure antes de tocar o midi em function/midi/allparts

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08 · Editado por: marconi_chianca
    · votar


    Pronto, fiz o que você disse, mas não saiu o som de piano no módulo, na verdade saiu o "A00", que é o "Trinity Overture", uma espécie de strings. No modo multi, saiu piano.

    E agora fessor, qual é o próximo passo? ;D

    A propósito, você tem msn? É que eu vou fazer um show com a banda essa sexta e quero ver se já uso ele lá...

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pois é, sabe aquele "pau" que deu nos Msm's de todo mundo? O meu nunca mais funcionou. Vou desinstalar e ver se instalo outro pois o novo "windows live" nada tem a ver com o msm e nem faz chat.

    Quer dizer que o Tr pega piano só no modo "kbd&style"(isso mesmo?) interessante, nunca testei o Tr mas sim mais novos como o X5DR, NX5R, e o Triton-Rack.

    Agora completando os testes (só estamos nos testes), esolha um midi tanto montado no s900 como um desses bem feitos (profissionais) montados num sonar (tem muitos no midinet.com.br). Toque eles (configure function/midi/song) e me passe sobre todos os canais, qual reconhece, qual não (no channel on/of). Tente o revoice no mixing-console/song pra cada pista, alterando os timbres, pra ver se pega, aceita.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Não consegui encontrar onde se olha quais canais estão sendo reconhecidos, mas dando uma mexida nele, tinha algo mostrando 8 canais, e todos tinham "G", que significa Global ou General, não lembro direito.
    Mas só saiu algum som quando eu coloquei o Midi em All Parts, em Songs não dava sinal nenhum

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    G? Cara, falo SÓ em mexer no s900 e não no Tr (canais/pistas do s900). Nem mexa no modulo. Siga de novo os passos ditos pro s900. As teclas/visor tão citadas acima. Sobre midi, primeiro tem que selecionar/carregar uma música no sequenciador, tocar ela (play) e ai o restante que indiquei.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Em outro tópico disseram que, se eu colocar um piano no yamaha, é quase 100% de certeza que o módulo vai responder com um piano. Mas o problema é que o módulo tá respondendo os timbres meio que aleatoriamente
    qualquer teclado responde a sua tabela de timbres digite o numero do 1º timbre em um teclado e o outro coloca o seu 1º timbre, digite o 14º timbre do seu teclado e o outro responde com o 14º dele, independendo de qual timbre for
    só responde a timbres igual quando os dois aparelhos forem compativeis com o padrão GM, pelo que eu vi o módulo não é, então tem que pegar as manhas, saber que tal numero no PSR se refere ao orgão/strings do módulo

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    expedifer
    Foi mal, eu não tinha entendido direito, mas agora vai...

    Como eu não entendo muito, vou dizer tudo que eu vi na tela ;D
    Todos os canais (do 1 ao 16) estavam ON
    Tinha um lance também de umas luzinhas vermelhas (os canais que estavam ativados, acredito eu):
    Na primeira midi que eu tentei, acenderam os canais 1, 2, 3 e 10
    Na segunda, 2, 3, 4, 5, 6 e 10
    Na terceira, 1, 2, 3, 4, 5 e 10
    Quando dava o revoice, na midi não mudava nada, só mudava o timbre do teclado mesmo, se eu fosse tocar junto com a midi.

    expedifer
    Veterano
    # set/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    Cara: era pra testar no ligar/desligar de cada canal pra ouvir no modulo se cada timbre estava de acordo. ex: se nos canais 9 e 10 saiam bem a bateria/percussão e assim por diante, isso pra midis feitas no s900 e outras feitas num Sonar noutros canais por exemplo. Ai vc deve desligar TODOS os canais e ir ligando um a um pra ver se vc ouve o mesmo timbre nos falantes do s900 e no módulo. Era esse o teste. E se não ouvir, digamos uma string, ai vc faz revoice na tela mixconsole do s900 procurando essa string pra ver se o módulo aceita/toca. Ou seja, testar cada canal no revoice e ver se sai no módulo. obs: vc deve teclar várias vezes a mesma tecla mixconsole ate aparecer song1-8 ou song9-16 pra trocar os timbres(revoice) do canal que ficou ruim (onde aparece o desenho de um instrumento-c/h). Teste com muitas músicas ate saber o que pega bem ou pega mal.

    Mas vc não me contou se se ouve no módulo o song tocado no sequenciador, com o midi configurado em function/midi/song. Se ouve no módulo? E marque bem qual musica/song que sai muito ruim no módulo (timbres bagunçados, canais virando pianos). É esse song que me interessa, só ele. De preferença grave vc um song nesse s900 escolhendo um style e teste no módulo.

    expedifer
    Veterano
    # set/08 · Editado por: expedifer
    · votar


    A 2ª parte é vc configurar function/midi/allparts e começar a mudar timbresnos right1 e right2 ligados. Tente tudo quanto é timbre, veja quais pega e não pega (faça uma lista). É claro que timbres como "cool", "s.art" e "live" talvez não sejam reconhecidos pelo módulo (e talvez sim) pois esse módulo é bem antigo (de 1997). Dai a vc fazer uma lista pra saber do que realmente pode programar pelo s900. Depois te direi uma técnica que aumenta muito os reconhecimentos.

    Feito isso, entre no mixing-console/panel-part e vá editando os timbres R1 e R2 nos filter, tune e efect (no equalizador não dá) em todas as opções que aparecem nele, inclusive nos DSPs que poderá alterar no "type" dessa tela (são 4 dsp + reverb+chorus tudo com centenas de efeitos) e no function/harmony-echo. Teste tudo no módulo.

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A 3ª parte é tocar ritmos os ouvindo no módulo (acionando function/midi/allparts ou "kbd&style". Ai terá que testar/fazer tudo que indiquei para o mix/console/revoice. Mas ai terá muito mais problemas (ritmo é mais dificl) e será solucionado no function/midi/edit/transmit onde ai se poderá alterar pistas, cruzar, silenciar, etc, além de reconfiguração nos revoices. O mesmo se poderá fazer pros song. E depois explicarei como reconfigurar o sistema interno(detectação de timbres) do módulo num "clique" dado pelo s900

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A 4ª parte será a memorização das programações que vc fez nas teclas "registratio memory" e "one touch setting" onde vc poderá salvar tudo que quer tocar no módulo (e saidas do s900) desde os timbres, efeitos, volumes, revoices, conexão/midi, etc, e demais programações (tudo que imaginar).

    givao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    expedifer

    givao
    Veterano
    # set/08
    · votar


    mas sim mais novos como o X5DR, NX5R, e o Triton-Rack.
    cara , da uma olhada nos teus recados , pra gente trocar uma ideia , valew

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    agora eu não to em casa, mas quando chegar, eu vou tentar fazer tudo isso que vc falou e coloco os resultados aqui

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    givao
    Putz cara, vc acredita que não sei como mandar recado ou responder a alguem? Não encontro o "responder" por lá. Sobre o X5dr, tive ele por um mes e nunca apareceu esse "treco" e já o vendi. Talvez aqui encontre algo ou seu manual:
    http://www.korguksupport.co.uk/Page.cfm?PageId=391
    http://www.korguksupport.co.uk/Page.cfm?PageId=451

    Mas a principio está bloqueada a função edição, que talvez a libere no Global (memory protect- pg 146/160) ou no efects.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Olha, agora acho que fiz direitinho o que você disse
    Coloquei o midi pra tocar, olhei os canais que estavam ligados e ouvi no módulo. No modo combi (é o padrão), ele reconheceu apenas o canal 1, mas não tocava o mesmo timbre que estava no teclado, mesmo dando revoice, ele continuava no mesmo timbre.
    No modo multi, ele reconheceu todos os canais, mas o mesmo problema do modo combi, ele não executa os mesmos timbres do PSR, inclusive o ritmo fica como algum instrumento harmônico também. Fiz tudo o que você falou, e deu nisso.

    marconi_chianca
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Pronto, agora fiz mais uns testes e tirei a conclusão de que ele só fica mais ou menos compatível no modo Multi.
    Colocando o ritmo pra tocar no modo combi, não sai nada, no modo Multi pelo menos sai o ritmo, mesmo que o som da bateria seja meio estranho. (Mas eu não vou usar ritmos no módulo, só vou usar pra tocar na banda mesmo)

    No modo combi, os timbres não têm nada a ver com o do PSR, no modo multi as vezes sai um timbre parecido (pode ser coincidência, não sei)

    Colocando efeitos, eu não consegui notar nenhuma diferença, mas ele reconheceu o sustain, octave up/down e touch sense (com ou sem).

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    A 5ª parte é a melhor parte desse teclado: o Voice-Set onde será ai que vc realmente vai acessar os timbres do módulo com a qualidade que deseja. E o melhor: vai poder salvar em cartões cada timbre com suas configurações. Escolha o timbre que deseja e tecle na tela abaixo o voice-set. Ai vc verá uma tela completa de edição de timbres. Edite no seu gosto (obs1: abaixe o volume do s900 e só deixe do módulo pois poderá ser absurdamente diferente a edição e o som que sai na comparação dos 2. obs2: veja se as teclas a esquerda (voice control) estão ligadas ou não pois poderá fazer falta na edição e ao tocar anulando os efeitos se desligados).

    Edite os timbres e no final os salve no cartão. Ao chamar esses timbres, vc terá chamado timbres configurados exclusivamente para esse módulo. A única diferença que fará as teclas do registratio memory será parametros que "anulem" nessa hora o s900 em favor do módulo, ou seja, vc grava essa posição no RM e chama o timbre do cartão. E também poderá gravar essa "chamada" de timbre no RM.

    expedifer
    Veterano
    # set/08
    · votar


    6ª parte: a reconfiguração do sistema interno do módulo. Como vc disse, ao tocar ritmo não saia bem os timbres, as vezes misturados, confusos, etc. Muitos canais dos ritmos ou dos 16 do midi não reconhecem algum timbre e ai passam a tocar o piano nesses toques. Imagine uma bateria ser tocada em teclas de piano. Isso ocorre muito quando o kit de bateria não é reconhecido e ai se ouve uma única nota de um piano sendo tocada. É por isso que é importante vc testar midis ruins assim (não reconhecidos) e ritmos pois ai vc detecta os pontos fracos dessa conexão teclado-módulo. Procure tais midis.

    Pra isso, posto um midi ruim, ou um ritmo confuso no som do módulo, vc ate poderia fazer o revoice no mixing-console no odo ritmo ou song, que ainda assim não estaria carregado dos efeitos originais (sairia som/pistas correto mas fraquinho de qualidade).

    Mas faça algo bem diferente: depois de carregar o song ou entrar num ritmo(deve obrigatóriamente ter um song carregado), entre no function/rec-menu/song-creator. Vá mudadndo a tecla tab acima ate chegar no 1-16. Nesse tempo olhe apenas para o módulo. Verá um "click" no visor dele, ou uma piscada ou algo assim. Dê exit e saia dai voltando ao sequenciador ou ritmo. Toque o song e verá "do nada" o song sendo tocado fielmente e com qualidade original tal qual o s900 o toca. O mesmo para o ritmo (apenas antes altere a configuração function/midi pra ritmo ou midi e se for pra midi ou ritmo montados no s900, entre em edit/transmit e altere o canal 9 pra ser tocado no 10 (bateria), ou seja o 9 e 10 para o 10 de saida (ou pro canal que o módulo toque bem a bateria).

    Esse "clik" no song-creator se trata de reconfiguração do módulo no modo-edição interna do s900 que altera/configura internamente o módulo pra inicio de edição. Geralmente os módulos Korg (maioria) entra nesse modo e ai reconhecendo muitos timbres e efeitos da yamaha. Eu SEMPRE que uso módulo, a 1ª coisa que faço é tudo isso pra depois usar bem o módulo pois ai ele atende/retorna com qualidade (efeitos) tudo que eu comandar. Nunca testei num Trinity (um dos mais velho da Korg) mas pode ter a mesma eficiência e com a vantagem da grandissima memória e poder de edição que o trinity tem no seu painel (vc poderá configurar edições, salvar e chamar num só toque no painel dele, junto com as edições/memorias gravada no s900). Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como configurar PSR S900 para usar com módulo