Dúvida construção de acordes

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # nov/08


    Boa noite,

    por favor me corrijam se meu raciocínio estiver incorreto.

    Em certos acordes feitos com a mão esquerda, temos que suprimir determinadas notas. Por exemplo, num acorde de X7(9), onde X é qualquer tom, o acorde é formado pela 3,5,b7 e 9. Ou seja, a tônica (ou fundamental, ou primeira) é excluída.
    Num acorde de X(11) a tônica e a terceira são excluídas.
    Num acorde de X(13) a tônica e a quinta são excluídas.
    etc

    Então, completa-se este acorde com a mão direita, a qual tocará a tônica e quinta, ou tônica e terceira, que estão faltando no acorde. Obviamente, a mão direita também tocará as notas da melodia.
    Mesmo em acordes onde não são exluidas estas notas, como por exemplo um Xm, onde a tônica e quinta estão presentes no acorde, mesmo para estes acordes deve-se tocar a tônica e quinta com a mão direita.

    É isso? é mais ou menos isso? ou não é nada disso?
    Obrigado pelas respostas sempre cordiais

    Henrique Leal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Boa questão, amigo, também estou a espera de respostas...

    Sempre tive dúvida, aliás.. nem utilizo porque nunca entendi como usar estes acordes 13, 11, até mesmo a 9ª substituo tocando a 2ª... vi uma video aulas, mas não entrou bem na cabeça... talvez porque não tenha o estudo básico sobre como aplicar essas notas...

    E adiciono (minha dúvida), se tem algum tipo de explicação para "encaixar" esses tipos de acordes.. (a 9ª ou 2ª.. eu meio que "sinto" quando é pra usar) agora as outras citadas?

    Explicação que digo, é por exemplo, usar uma 7m para "preparar" a entrada do próximo acorde .. C7 -> F , A7 -> D .. etc..

    Lord fafe
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ¬¬ Ta aí uma coisa que não se vê todo dia...

    nunca pensei nisso... qndo vem assim nas cifras eu conto... 1ª,2ª... eurECA, 13ª...

    hehe... faço a mínima idéia pessoal...

    PauloFernando
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: PauloFernando
    · votar


    Se vc tem um acorde maior ou dominante, creio que o mais aconselhado é vc matar a terça, visto que a omissão dela "apenas" impede a resolução entre maior e menor. Seria uma espécie de power chord que os guitarristas usam.

    E lembre-se, se vc náo estiver no arranjador, é bem possível distribuir notas entre ambas as mão, incluindo técnicas de abertura e fechamento de acordes.

    abraços.

    Faltou acrescentar, a omissão da terça em acordes dominantes elimina o antigo e famigerado tritono (diabulus in musica ). Isso segundo os mais puristas dá melhor harmonia em alguns casos.

    MAs eu como bom amante do blues, náo gosto de perder setimas =)
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida construção de acordes