Autor |
Mensagem |
The Jedi Master Veterano |
# nov/08
Boa noite,
por favor me corrijam se meu raciocínio estiver incorreto.
Em certos acordes feitos com a mão esquerda, temos que suprimir determinadas notas. Por exemplo, num acorde de X7(9), onde X é qualquer tom, o acorde é formado pela 3,5,b7 e 9. Ou seja, a tônica (ou fundamental, ou primeira) é excluída. Num acorde de X(11) a tônica e a terceira são excluídas. Num acorde de X(13) a tônica e a quinta são excluídas. etc
Então, completa-se este acorde com a mão direita, a qual tocará a tônica e quinta, ou tônica e terceira, que estão faltando no acorde. Obviamente, a mão direita também tocará as notas da melodia. Mesmo em acordes onde não são exluidas estas notas, como por exemplo um Xm, onde a tônica e quinta estão presentes no acorde, mesmo para estes acordes deve-se tocar a tônica e quinta com a mão direita.
É isso? é mais ou menos isso? ou não é nada disso? Obrigado pelas respostas sempre cordiais
|
Henrique Leal Veterano |
# nov/08
· votar
Boa questão, amigo, também estou a espera de respostas...
Sempre tive dúvida, aliás.. nem utilizo porque nunca entendi como usar estes acordes 13, 11, até mesmo a 9ª substituo tocando a 2ª... vi uma video aulas, mas não entrou bem na cabeça... talvez porque não tenha o estudo básico sobre como aplicar essas notas...
E adiciono (minha dúvida), se tem algum tipo de explicação para "encaixar" esses tipos de acordes.. (a 9ª ou 2ª.. eu meio que "sinto" quando é pra usar) agora as outras citadas?
Explicação que digo, é por exemplo, usar uma 7m para "preparar" a entrada do próximo acorde .. C7 -> F , A7 -> D .. etc..
|
Lord fafe Veterano |
# nov/08
· votar
¬¬ Ta aí uma coisa que não se vê todo dia...
nunca pensei nisso... qndo vem assim nas cifras eu conto... 1ª,2ª... eurECA, 13ª...
hehe... faço a mínima idéia pessoal...
|
PauloFernando Veterano |
# nov/08 · Editado por: PauloFernando
· votar
Se vc tem um acorde maior ou dominante, creio que o mais aconselhado é vc matar a terça, visto que a omissão dela "apenas" impede a resolução entre maior e menor. Seria uma espécie de power chord que os guitarristas usam.
E lembre-se, se vc náo estiver no arranjador, é bem possível distribuir notas entre ambas as mão, incluindo técnicas de abertura e fechamento de acordes.
abraços.
Faltou acrescentar, a omissão da terça em acordes dominantes elimina o antigo e famigerado tritono (diabulus in musica ). Isso segundo os mais puristas dá melhor harmonia em alguns casos.
MAs eu como bom amante do blues, náo gosto de perder setimas =) abraços
|