Midi ou Teclado - oque vcs preferem?

Autor Mensagem
fulanno
Veterano
# nov/08


olá
dei uma olhada nos outros tópicos e não achei bem oque eu queria.
pesquisei sobre varios estudios e tal e vi que muitos deles possuem teclados controladores e usam largamente(pelo menos ao que parece).
a questão é a seguinte.:pq geralmente as pessoas preferem controlar o midi numa musica (visto que a qualidade sonora é baixa em relação a timbres e texturas)ao inves de usar um bom teclado ou piano que contenha os mesmos efeitos, timbres e tal como strings ,cravo, etc e até mesmo Bateria.

ou seja eu axo ,na minha opinião, e assim tenho trabalhado constatntemente, ao inves de usar midi é muito melhor gravar com um teclado ou ´piano. só uso midi mesmo quando há um efeito que não encontro nos teclados etc.

opiniões please

mano_a_mano
Veterano
# nov/08
· votar


Eu prefiro fazer tudo "na mão", nem que seja apenas tocar piano. Acho que usar seqüências MIDI ao vivo é algo meio "falso". Canso de ver gente fazendo o mesmo nas churrascarias daqui...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


mano_a_mano
realmente.
eu axo melhor tbm gravar, pois o timbre dos teclados(bons claro) é bem mais autentico.
A não ser quando vc não tem certas possibilidades como por exemplo gravar um violino ou cello. hehehehehe

Fellipe Quirino
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno
cara.. vc tá meio precipitado nessa questao "pq geralmente as pessoas preferem controlar o midi numa musica (visto que a qualidade sonora é baixa em relação a timbres e texturas)ao inves de usar um bom teclado ou piano que contenha os mesmos efeitos, timbres e tal como strings ,cravo, etc e até mesmo Bateria"

quando vc
ouve alguem falar que usa controlador midi pra gravar ou tocar ao vivo.. nao quer dizer que os timbres sejam daqueles mids q agente pega arquivo pra tocar no windowns ou aqueles sons que tocam no Guitar Pro... na verdade eles usam pra apenas "controlar" um modulo de timbres ou um Instrumento Virtual "VSTi" que na minha opiniao tem timbres que nenhum teclado top de linha ainda tem!! aqui vou te mostrar alguns exemplos:

esse é o TruePianos.. um dos timbres de pianos mais populares..



Real Guitar. timbres de violões estremamente realisticos..



East West Symphonic Orchestra



bem... esses sao exemplos doque eu costumo usar.. vai no youtube e procura por vsti q vc vai ver bastante coisa legal!!

mano_a_mano
acho q vc nao entendeu a pergunta dele!! ou eu q nao entedi?? :P de qualquer for fica ai pra quem nao sabe oq é vsti!!

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


na verdade não era bem isso que eu tava falando. seria pq o pessoal usa midi se pode gravar usando um bom teclado ou piano.que até por sinal daria beem menos trabalho

Fellipe Quirino
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno
entedi mais minha resposta tb serve!!! pq os timbres de VSTIs sao melhores doque de Workstations....pricipalmente Pianos, guitarras , violoes, e metais....

dtplayer
Veterano
# nov/08
· votar


Usar aqueles arquivos MIDI toscos é coisa de ignorante. Tem que pelo menos convertê-los a uma qualidade melhorzinha.

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Fellipe Quirino
vc axa?
eu prefiro o real, mas gosto é gosto. tbm depende mto do jeito que se é produzido

klesiometal
Veterano
# nov/08
· votar


realmente a qualidade do midi em relaçao a qualidade de um bom workstation é inferior, mais prefiro eu produzir uma musica em midi por quê é mais facil editala, ex: eu gravo no Nuendo em midi, depois q eu gravo o piano em midi eu posso editalo facilmente no PC com o programa. no teclado também é possivel, so q mais complicado. agora pra produzir no fantom g, é um show. valew abraço!!

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


Devemos lembrar, que o MIDI não tem qualidade sonora intrínseca. Sua sonoridade depende do módulo ou equipamento que irá converter o arquivo em som. Por isso, não se pode dizer que MIDI é sonoramente superior ou inferior que um sintetizador. Pode-se dizer que o toque em um instrumento real é mais humano, etc..

O que existe também, é MIDI mal escrito(com notas erradas, ritmo ruim, sem o cuidado na edição das velocities, etc...)

Acho que a aplicação ideal do MIDI´no estúdio, é acionando VSTis(e portanto, se utilizando da qualidade sonora deles). Nesse ponto a praticidade do MIDI é imbatível.

Para exemplificar, aqui 3 músicas(do Bill Evans) que gravei usando VSTi de piano(The grand 2) e bateria(Gary garritan jazz band), ambos acionados via MIDI, (escrita à mão) e por cima dessa base gravei o contrabaixo acústico(em pizz):

Achei o resultado do piano e bateria bem legais(e foram feitos nota a nota, manualmente pelo mouse):

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/


fulanno

Gravei e postei a batera e baixo elétrico da Batttery, para vc gravar as guitarras, confere lá:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/196541/p3#5593305

Fellipe Quirino
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator
examatamente a mesma opinião q a minha.

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator
Acho que a aplicação ideal do MIDI´no estúdio, é acionando VSTis(e portanto, se utilizando da qualidade sonora deles). Nesse ponto a praticidade do MIDI é imbatível.

pois é cara. até o momento ainda fico meio grilado com esse negocio de VSTi , pq aqui a gente conhece por outro nome. oque seria vsti. os efeitos do programa? tipo reverb, equalizer, compressor ,gate?

ThyagoAmaral
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno
VSTi sao os TIMBRES... sao programas e plugins amigos usado por programas de verdade!!! Vai muito além de MIDI de churrascaria!!!

Fellipe Quirino
Veterano
# nov/08 · Editado por: Fellipe Quirino
· votar


fulanno
expliquei oq era vsti ali em cima com videos e tudo mais velho!! :P

aqui esta uma pequena produção minha feita 100% com isntrumentos virtuais ( VSTi)

http://www.4shared.com/file/68811935/996395ee/pop_jazz__-_fellipe_quir ino.html?s=1

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Fellipe Quirino
é que aqui neste pc porco do meu trampo não pega video e não tem som. é só para documentação. tenho que ir numa lan baixar e ver as paradas(to sem net no barraco). mas valeu

Lord fafe
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno

Fellipe Quirino

Gente... axo que nós temos que ser moderados...

Realmente os VSTi são muito bons... melhores que qualquer tipo de keyboard... mais tem um contra... a máquina pode dar pau... então temos que ter uma segunda opção... eu axo que tanto os VSTi quanto o própio teclado tem ser bom...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Lord fafe
no momento ainda não mas daqui a uns 2 meses talves irei adquirir um Privia eu axo para gravar e tocar e tal, e vou pegar tbm um axion 25 para controlador. mas eu considero , na minha opinião os timbre de piano ,strings etc, proveniente de um teclado bom ,muito melhores, até pela facilidade de fluir a musicalidade. eu costumava mapear na mão os midi, e consequentemente o negocio ficava meio mecanico. mas axo que o timbre real é muito superior

makumbator
Moderador
# nov/08 · Editado por: makumbator
· votar


fulanno

Mas vc pode usar o teclado com saída MIDI para tocar os VSTi(da mesma forma que um arquivo pré-gravado em MIDI faria). Nesse caso vc teria o melhor dos dois mundos: o aspecto mais humano na execução, e timbres mais reais do que de qualquer teclado(pois seriam de instrumentos reais sampleados). Para isso, bastaria que o teclado em questão tivesse boa extensão de oitavas, teclas sensitivas e conexão MIDI.

Lord fafe

Claro que é altamente recomendável ter um ou mais teclados com bons sons, pois sempre se pode precisar, ou mesmo para variar de vez em quando. Além do que, para quem toca instrumento de teclas(não é o meu caso) é ainda mais fácil criar midis bastante humanos para acionar VSTis, ao se utilizar de teclados com conexão MIDI.

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator

hum.................

johnny_floripa
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno

Defina com suas palavras o que é MIDI...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


johnny_floripa
sistemas de construções que permitem imitar de uma certa forma , com uma certa realidade instrumentos reais e irreais., que podem ser mapeados atraves de teclados ou pelo bom e velho mouse

Lord fafe
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno

C já esperimentou usar VSTi's??? pq do jeito que vc fala de mid parece que não...

Óia só... como um timbre de piano de 4 DvD's de instalação ( Aprox. 17 Gb.) pode ser inferior a um timbre de teclado real??

Num tem nem nexo... teste um bom VSTi, e depois c vai mudar seu ponto de vista...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Lord fafe
de que raio vc esta falando? 4 dvd?
vsti não é o efeito do programa. mas que coisa

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


outra coisa
esses vsti só rodam em programas da steinberg como cubase?
não roda no sonar?
como faz para instalar? e onde baixar?

dtplayer
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno

Eu não acho elgal usar os VST em programas de gravação pesados. Vale bem mais a pena baixar um host de VST como o Brainspaw Forte, VSThost ou Cantábile e ser feliz. Daí da pra fazer qualquer tipo de split/layer, organizar timbre e melhor, não usa muito processamento do PC, porque o host é bem leve.

makumbator
Moderador
# nov/08 · Editado por: makumbator
· votar


fulanno

de que raio vc esta falando? 4 dvd?
vsti não é o efeito do programa. mas que coisa


Tem até alguns muito maiores.No mundo dos VSTi, mais de 10 DVDs de biblioteca sonora é até normal! Claro que isso demanda muito espaço em disco rígido. VSTi é o instrumento virtual que utiliza a tecnologia VST. Normalmente se chama de VST os efeitos que se utlizam da mesma tecnologia, mas que não são instrumentos virtuais.

outra coisa
esses vsti só rodam em programas da steinberg como cubase?
não roda no sonar?
como faz para instalar? e onde baixar?


Não roda apenas no Cubase(apesar da Steinberg ser a criadora da plataforma VST). Roda no Adobe Audition, Reaper, Audacity, Sonar(nos antigos com uso de uma espécie de adaptador e nos novos, de maneira direta), Pro tools(usando adaptador de VST para RTAS), entre outros programas. Cada VSTi tem seus instaladores próprios, mas pode-se trabalhar com samplers "soltos" também.

dtplayer

Eu uso no Cubase sem problemas(claro que a capacidade varia de computador para computador). Eu prefiro abrir direto no Host, em virtude das opções maiores que esses programas oferecem, como endereçar sparadamente as saídas do VSTi, processar a saída de áudio deles com outros efeitos, EQ, compressão, etc....além de ir ouvindo os demais instrumentos da mix com os VSTi e controlando tudo em tempo real.

No Cubase por exemplo, a integração de VST e VSTi com o Host é muito boa. Roda tudo macio e sem problemas. Apesar que nas vezes em que quero ouvir apenas o VSTi isolado(sem ficar iniciando o Cubase, criando sessão, etc...), também uso o VSThost, pois nesse ponto é realmente mais prático

Lord fafe
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator

Eu também gosto de usar no Cubase, e nunca deu pau aque não...(por enquanto... hehe)

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator
só pode crer. mas esses dvd se compram ou se baixam? onde conseguir? algum legal para piano e bateria?

Lord fafe
Veterano
# nov/08
· votar


fulanno
mas esses dvd se compram ou se baixam?


Si c tier paciencia que nem eu de baixar 4 dvds dá... se não c compra...
algum legal para piano e bateria?

Piano: Acoustik piano, the gran2, Ivory...

de Bateria: Battery...

fulanno
Veterano
# nov/08
· votar


Lord fafe
mas se esses efeitos são todos enormes, vc precisa ter uma puta máquina.
não existem menores?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Midi ou Teclado - oque vcs preferem?