Improvisações em cima de acordes

    Autor Mensagem
    Lucas Ari Koivunen
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Moderador


    Eu queria saber de vocês, se eu pegar uma cifra de alguma música, e improvisar em cima dos acordes, de modo que, ao tocar o acorde eu deveria improvisar em cima da escala daquele acorde?

    obrigado
    ___________________________________________________
    Nota da moderação: títulos no mínimo com 15 caracteres e 3 palavras.

    eucalipto
    Veterano
    # out/08
    · votar


    se eu pegar uma cifra de alguma música, e improvisar em cima dos acordes, de modo que, ao tocar o acorde eu deveria improvisar em cima da escala daquele acorde?

    É mais ou menos isso! Na verdade, na maioria dos casos o improviso é feito na escala do TOM da musica e nao escala do acorde. Mas isso varia de estilo para estilo.

    silvG8
    Veterano
    # out/08 · Editado por: silvG8
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    eucalipto
    mais ou menos oq o eucalipto falou só que um "pouquinho" mais complexo se deseja ter um efeito legal se é q me entende...

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Olha..não tenho estudo de improvisação não.. aprendi a "improvisar"(?) sozinho mesmo....

    Mas acredito que o certo é usar as notas dentro da escala do tom da música, devez enqunado alguma dissonante, e escala cromática as vezes entra bem também...

    Mas no basicão mesmo... eu brinco só com as notas do acorde atual tipo.. se é "C" então eu vou jogando combinações de Do Mi Sol, com as duas mão no teclado (geralmente a mão esquerda pra base (geralmente, mas nem sempre, uso Do+Do ou Do+Sol+Do ou pressionando juntas ou em arpejo dependendo do ritmo.

    a mão direita faço os acordes completos, arpejos, escalas... aí é improviso mesmo..

    Ps: pra galera que tem estudo sobre improvisação, dá um toque aí se falei besteira...

    Abraço!

    Henrique Leal
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Henrique Leal
    · votar


    (memória curta..) respondi 2x e nem vi... auhuae

    um-tecladista-thiago
    Veterano
    # out/08
    · votar


    eu improviso nos solos e riffs

    tiago scott
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    Membro Novato

    Cara isso vária muito, como os meus brodhers anteriormente falaram o principio parte da escala do tom que se toca por exemplo C. Mas se você estudar a fundo improvisação, vai aprender a qual escala utilizar para improvisar, por exemplo se você estiver tocando um stand de Jazz pode começar um improviso por um arpeggio tipode de C7+, passando por escalas de Am6 ou escala Jônica de DM7, usando os quartais e terminado o solo em uma nora sub-dominante do acorde de C, (putz já tô viajando como se estivesse tocando). Mas cara para se improvisar bem como um jazzista têm de estudar muito hârmonia (campos hârmonicos alterados, cadências, progressão, sub-dominante e várias outras coisas) pois o improviso não se prende só a escalas de tons ou notas.

    Thi_tecladista
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Thi_tecladista
    · votar


    A improvisação de uma melodia se enquadra na escala do tom da música. Porém, na maioria das vezes, a nota do improviso que é tocada no momento da batida do acorde pertence a este acorde.
    Exemplo:
    Harmonia: G(sol si re) D (re fa# la) C (do mi sol)
    Melodia: si...la... sol... la... sol...fa#. mi

    Isso é bem geral, mas se enquadra suficientemente à música pop basicona

    tmurback
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    Improvisar bem é o desejo de todo músico. Para isso é necessário estudo da teoria, prática, e ouvir músicas de estilos diferentes que contenham improvisos. Nós, músicos, sempre queremos o caminho mais fácil, que é ouvir uma dica aqui e ali. No entanto, esse aprendizado é muito limitado - logo você enjoa do que aprendeu. O que você precisa é conhecer harmonia, conhecer as escalas, conhecer a relação harmonia X escala, transcrever solos e arranjos, etc. É o caminho mais difícil; no entanto, produz resultados duradouros. Assim, aconselho que você procure um bom professor, ou compre um bom livro sobre o assunto e... ESTUDE!!!

    Lucas Ari Koivunen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    me de uma dica de algum livro tmurback. Você conhece algum bom?

    mano_a_mano
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Nada melhor para trabalhar improvisação do que estudar as técnicas de jazz e blues. Inclusive eu ando pensando bem em me aventurar por esses campos.

    tmurback
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    Procure no eMule por "The Jazz Piano Book". Ele ensina os fundamentos da "música popular". Não tenha pressa de acabar. Estude cada lição... Extraia o máximo que puder de cada dica. Se não achar, me passe sua e-mail que eu lhe envio.

    Lucas Ari Koivunen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    po vou mandar meu email, fica melhor para mim, lucas.ironmaiden2@hotmail.com ou lucasouza90@hotmail.com

    obs: mano a mano to querendo me aventurar também, mas não sei se consigo.

    abraços

    pomtwo
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    9olha esses dias peguei pra improvisar no estilo jazz , o tom era Cm
    fiz uma harmonia em cima de alguma notas .. a sequencia eh

    Cm, Dm7,Em7, Fm , A#m7,Am, G#4,G, e variacoes em Cm e Fm ... como toquei com um baterista acompanhando , nas horas das viradas fazia a subida de Cm, Dm7,Em7, e ia pra A#m7,Am, G#4,G .. deu uma boa melodia , se alguem quiser tentar .. o estilo eh full jazz .. usando rhodes com leslie em low

    Lucas Ari Koivunen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eu consegui o livro o problema é que ta em inglês, não tem versão em português??alguém conhece?

    tmurback
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: tmurback
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    Cara, em português? Tem um do Antônio Adolfo, "O Livro do Músico". É muito bom. Só aí vc vai ter que comprar... Gaste um pouco seu inglês... você não vai se arrepender.

    Elieser123
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Um bom artifício para improvisar é decorar o que você vai fazer na mão esquerda e se preocupar com a outra fazendo escalas específicas e arpejos..... por exemplo, se voce quiser improvisar um blues e tocar um do maior a mao esquerda podera fazer: C E G A C E G A
    enquanto a mao direita faz a escala do blues com notas que geralmente sao C Eb F F# G Bb C.......
    da muito certo....
    bom tambem e decorar umas viradas para a mao esquerda naop ficar muito monotona por exemplo C E F F# G F E D.....

    tiago scott
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Lucas Ari Koivunen
    Membro Novato

    Te aconselho se vc morar em SP, a ir nos irmãos Vitali na Rua Teodoro Sampaio. Simplesmente a maior livrária de livros e métodos de estudo. Cara quando eu começei a estudar improviso comprei uns métodos da hora, vem com um CD para você ir acompanhando e a cada lição você desenvolve mais a percepção, e entendimento sobre escala e hâmonia, só uma questão para comprar esses métodos de Jazz e Blues você deve saber ler partitura. Mas claro o que me ajudou 90% foi que nesta época eu estudava com um Guitar de Jazz, e ele me esclarecia todas as dúvidas. Por isso que tudo que se estuda deve estar ligado a um bom professor.

    Sabe por que eu falo de se estudar acompanhado por um bom professor principalmente que toque e curta jazz, por que as dúvidas vão começar a rolar logo na 3º lição. exemplo têm uma música que é C7+ - AM 7 , aí você começa o improviso com escala e arpegio de E 7/9- . Vc se pergunta mas E7/9- não está no campo de C maior, ou não tem nada a ver com a escala de C, pois entran notas tipo F#, G# . Aí você deve ter alguém para orienta-lo que o E 7/9- é uma cadência para AM, por isso pode se utilizar a escala de E para improvisar em C.`Isso é só um princípio mas no Jazz têm linha de improvisos bem mais complicadas, por isso : VAMOS ESTUDAR !

    Lucas Ari Koivunen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    obrigado a todos i

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisações em cima de acordes