Alguém tem um Roland EM-2000

    Autor Mensagem
    silviogs
    Veterano
    # out/08 · Editado por: silviogs


    Olá amigos

    estou precisando dos ritmos da ROM (ritmos do próprio teclado) EM-2000, já baixei centenas de ritmos de vários modelos e nehum se encaixa no que estou precisando, se alguém tiver a bondade de gravá-los em enviá-los para mim ficaria muito grato.

    silvio_guedes_pb@yahoo.com.br

    Silvio Guedes

    silviogs
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Olá amigos

    depois de tantos anos acabei comprando um EM 2000 bem conservado, mas o display não está bom. Vou fazer como eu fiz com o meu E480 troquei o dislpay.

    Muito feliz e satisfeito.

    Abraços a todos

    Silvio Guedes

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    silviogs
    parabéns é um ótimo teclado, ótimos timbres, tenho o G-1000 que é praticamente é a mesma coisa em 76 teclaos e tirando o d-beam e falantes
    tendo alguma dúvida posta aqui

    Berg Varela
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Tenho um amigo que tem um EM-2000 Super conservado ,mas com problema no display em que ele vai consertar agora trocando pelo um genérico no valor de R$1500,00

    silviogs
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Olá amigos

    troquei o display ficou como novo.

    Tenho uma dúvida, alguém sabe como restaurar as configurações originais do EM 2000? não estou conseguindo armazenar o estilo carregado do FDD para a memória interna para que o mesmo fique permanente.

    Alguém poderia ajudar?

    Muito obrigado

    Silvio Guedes

    silviogs
    Veterano
    # out/14 · Editado por: silviogs
    · votar


    Olá amigos

    consegui armazenar os estilos na memória ROM do EM 2000, bancos C11 a C28. Mas estou tentando trocar o zip drive por um cartão compact flash, estou fazendo assim:

    1- Comprei um adaptador SCSI to IDE ;
    2- Comprei um adaptador IDE do CF;
    3- Após conectar tudo perfeitamente e quando o teclado inicia, faço o SCAN do periférico ele mostra no lugar onde estava o zip drive (HD MOUNTED) mostra UNFORMAT.

    Obs: conecto o adaptador SCSI to IDE e o adaptador IDE to CF no meu computador funciona legal.

    Alguém sabe informar alguma coisa a respeito?

    Atenciosamente

    Silvio Guedes

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    conecto o adaptador SCSI to IDE e o adaptador IDE to CF no meu computador funciona legal.
    vou dar um chute do que acho que pode ser:

    o teclado surgiu antes da tecnologia IDE
    então seu sistema operacional não está preparado para reconhecer IDE e consequentemente cartão de memória, pen drive e tudo mais que surgiu depois

    outro fato é computador é um sistema aberto, espetou qualquer coisa no PC ele procurar drivers pra tentar fazer o treco funcionar
    teclado é um sistema fechado, é o que saiu de fabrica e pronto

    tenho problemas diferentes mas com o mesmo raciocinio
    tenho teclados que usam disquetes 2DD ele não reconhece um disquete fomatado em 2HD, nem a troca do drive dá certo neste caso

    outro fato sobre EM-2000 e G-1000

    mesmo que você consiga um HD scsi de 40, 60 80 GB.... ele vai formatar e usar somente "1 GB" que é o limite que o teclado consegue usar

    tem há venda adaptadores de disquete pra pen drive, nesse caso o adaptador engana o teclado fazendo pensar que é um disquete que tem ali
    tanto que o pendrive tem que ser formatado em pedaços de 1,44 MB para que funcione
    e a troca virtual de disquetes é feita por aquele + e - do adaptador

    silviogs
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Olá fernando tecladista

    bem a tecnologia IDE surgiu em X3.221-1994 (obsoleto desde 1999), porém o EM-2000 foi fabricado no fim da década de 90. Já a tecnologia SCSI surgiu em 1986.

    Bem o que está acontecendo é que o teclado acha alguma coisa na ID 5 do SCSI mas não consegue enxergar o conteúdo dele. No zip drive dele tem um jump que fala em:

    IOMEGA Z100Si

    JUMPS
    ::::

    o primeiro da esquerda é o jump do TERMINATION.

    TERMINATION: ON or OFF

    ID 1 = ::|
    ID 2 = :|:
    ID 3 = :||
    ID 4 = |::
    ID 5 = |:|
    ID 6 = ||:

    Eu acho que está faltando algo a respeito. Quando retiro o jump referente a este item ele consegue enxergar o zip drive no meu computador. Se eu o colocar novamente o meu computador não enxerga o zip. Então preciso ativar de alguma maneira esta opção nos dispositivos que comprei.

    muito obrigado

    Silvio Guedes

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    bem a tecnologia IDE surgiu em X3.221-1994 (obsoleto desde 1999), porém o EM-2000 foi fabricado no fim da década de 90. Já a tecnologia SCSI surgiu em 1986.
    data não influencia muita coisa, mas sim a cabeça dos projetistas, de incluir ou não, se não me engano o G70 apareceu já quando existia pen-drive, mas ele não tem conector disso, só de cartão
    lembre se também que o EM-2000 nada mais é que um G1000 de 5 oitavas e d,beam, essa materia da SOS é de 1998 http://www.soundonsound.com/sos/dec98/articles/rolandg1000.835.htm
    sei que o VA76 já trabalha com IDE
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    Bem o que está acontecendo é que o teclado acha alguma coisa na ID 5 do SCSI
    no meu esse é o ID do zip do teclado

    não sei o que você já sabe sobre SCSI em geral, mas vou comentar alguma coisa aqui,

    cada periférico tem um ID o zip do teclado está no ID 5, você pode ter outros perifericos, você pode ter até 7 perifericos ligados em cascata, cada um com seu ID
    [__1__] --->[__2__]---->[__3__]---->...

    essa foto é de um HD EXTERNO

    então você observa que há dois conectores um é o in que vem do PC ou do seu teclado e o outro funciona como out para ligar no no proximo SCSI

    além disso você tem um numero 6 ali, que você vê o seletor de + e - (acima e abaixo do numero) pra mudar o ID, no nosso caso não dá pra deixar em 5 porque dá conflito com o zip interno,se deixar em 6 e comprar um outro HD, o outro terá que ser um numero diferente de 5 e 6...

    pra dispositivos internos são esses |:| :::| que você viu


    então entendo eu que esse adaptador que comprou teria que ter um seletor de ID pra funcionar

    se deu certo no PC, talvez você ligou na saida paralela (LPT1) aquelas de impressora antiga e não em saida SCSI

    silviogs
    Veterano
    # out/14 · Editado por: silviogs
    · votar


    Olá fernando tecladista

    ok, quanto a tecnologia SCSI eu conheço pois sou profissional em desenvolvimento de sistemas desde 1985. Vi quase todas essas tecnologias esses anos todos.

    vou tentar explicar melhor.

    adaptador SCSI TO IDE
    http://www.ebay.com/itm/Generic-SCSI-to-IDE-Converter-Adapter-comparab le-to-AEC-7720U-/361074722747?

    adaptador IDE TO CF
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-588605399-adaptador-compact-fla sh-ide-macho-40-pinos-carto-1gb-_JM

    Já retirei o zip drive e coloque os adaptadores.
    silvio.guedes.pb@gmail.com que eu te mando as fotos.

    no SCSI to IDE tem algum pinos para jumpear, já descobri a sequência e coloquei no ID 5 igual ao zip drive.
    no IDE to CF só tem jump para master e slave que tem que ficar master
    para pelo menos aparece a mensagem UNFORMAT. Pois se estivesse tudo ok apareceria HD MOUNTED.

    O problema deve estar no SCSI TO IDE que precisa de mais alguma configuração que a conexão seja igual ao do zip drive IOMEGA Z100Si.
    Deve ser aquela que falei anteriormente, do TERMINATION ON ou OFF.

    muito obrigado

    Silvio Guedes

    silviogs
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Olá amigos

    gostaria de informar a todos que o meu trabalho em trocar o zip drive do Roland EM2000 por um Compact Flash funcionou, o que estava faltando era formatar pelo teclado o Compact Flash. Então coloquei no meu notebook e copiei os dados, ao ligar o teclado ele montou e leu os dados normalmente.

    Quem quiser fazer o mesmo com o seu EM2000 basta comprar os adaptadores nos links acima, colocar os adaptadores que vão funcionar.

    Um grande abraço à todos.

    Silvio Guedes

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    silviogs
    o que estava faltando era formatar pelo teclado o Compact Flash.
    era o lance da capacidade que o teclado dá de 1GB (no HD) ou era só ter que formatar e conseguiu utilizar todo o CF?

    eu estou doido pra aproveitar a dica acima pra ver se isso funciona em um sampler A5000

    silviogs
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Olá amigos

    gostaria de informar que a respeito da mensagem inicial deste poste, pois consegui achar todos os ritmos que precisava do EM2000 numa pasta que tem no disco do zipdisk da Roland que vem junto com o teclado. A pasta é STYLE mas os arquivos são na extensão ritmo.STH que serve para o zipdrive. Então achei o STYLE WORKS ST que converte STL para STH e vice-versa. Então acabei achando alguns ritmos que tem também no E480 e E66 etc.

    Obs: ritmos.STL são para disketes
    ritmos.STH são para zipdisk

    Boa sorte

    Silvio Guedes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém tem um Roland EM-2000