Yamaha Motif XS 6

Autor Mensagem
Jordans
Veterano
# out/08


Olá pessoal!Trabalho com uma dupla sertaneja e atualmente estamos fazendo os shows sem banda,somente usando um teclado e um VS(gravador)Roland.Estive pensando em comprar um Motif XS 6.Gostaria da ajuda de vocês que conhecem o teclado,para saber se é possível usá-lo como sequencer e disparar as musicas em tempo real direto dele,para que possamos aposentar o VS.
Aguardo as dicas,valeu!

yurikat
Veterano
# out/08
· votar


Jordans
Cara creio que o XS vai cair como uma luva para o que vc esta pretendendo fazer. O Motif XS além de possuir o modo Song (sequencer tradicional) tmbm possui o modo Pattern; este modo é muito interessante pq permite uma total interação com o público, neste modo, diferentemente do sequencer (onde o instrumentista grava a música de forma completa), permite a gravação da música por partes, que são endereçadas a botões de atalhos situados no painel do XS, assim permitindo a reprodução de determinados trechos da música a qualquer momento. Exemplo:
Introdução > Tecla de atalho A
estrofe > B
refrão > C
arranjo final > D

Sendo assim, se a galera ou cantor pedir para repetir determinado trecho da música, como por exemplo o refrão, é só apertar o botão C que o motif reproduz, independentemente do momento em que a música estiver, este refão novamente... isto permite que a musica não fique "amarrada" como em um sequencer comum.

Falou

Jordans
Veterano
# out/08
· votar


Obrigado Yurikat!Só mais uma duvida,ele permite o armazenamento em sua memória interna?Por exemplo,um repertório de 40 musicas,qual seria o armazenamento mais convencional?
Desde já,valeu pelas dicas!

tecladoprofusao
Veterano
# out/08
· votar


Jordans
Memória interna? Claro! Tem espaço para 64 músicas. E melhor: ele aceita Pen drive! :D

Jordans
Veterano
# out/08
· votar


Que ótimo então,era tudo o que eu precisava saber.Obrigado amigo!

yurikat
Veterano
# out/08
· votar


Jordans

Não se esqueça que também é possivel gravar pistas de audio e disparar junto com o sequencer...

Falou

Jordans
Veterano
# out/08
· votar


Valeu Yurikat!Era tudo o que eu precisava saber!

El_Cabong
Veterano
# out/08 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu tenho um XS7.
Ele também tem o modo "chain" que você pode programar uma ordem de músicas midi a ser tocadas e ele as toca na ordem, você pode também colocar o comando "skip" em alguma que esteja na lista programada e ele pula a música indo para próxima.
Ele armazena até 64 músicas MIDI desde que a soma delas tenham até 1024kB.

Jordans
Veterano
# out/08
· votar


Olá El_Cabong!Bom saber que vc possui um XS 7.Os comandos parecem ser bem tranquilos então,né?!Amigo,no modo performance,eu consigo juntar até qtos timbres?
Valeu pelas dicas,até semana que vem já devo ter comprado o XS 6,e acredito precisar de "umas aulas"sobre os comandos.Espero contar com a sua ajuda e com ajuda dos colegas do fórum.
Valeu!

cirpymotifxs
Veterano
# jan/09
· votar


caros amigos felizardos proprietarios de motifxs comprei um motif xs7 mas nao consigo aproveitar nem 1% do que essa magnifica maquina oferece alguem poderia me ajudar a desvenda-la tenho o manual dela em portugues mas .... sou leigo nao entendo nada de parametros programação em geral alguem poderia me ajudar por favor sei que é dificil tenho muitas duvidas que nem mesmo sei quais são alguem poderia me dar dicas do basico de programação e de como usufruir melhor minha maquina xs7?

kokada
Veterano
# mai/10
· votar


Alguém sabe se no Motif XS dá pra contornar o problema do corte do som na mudança de timbres?

kokada
Veterano
# mai/10
· votar


po... ninguém sabe?

Marcos Martini
Veterano
# mai/10
· votar


kokada
kara esta questão de corte de som acho q só no modo perform é possivel trokar o timbre sem cortar o som !!!

me parece q o fantom tem o efeito "Patch Remain" que ñ corta o som

Bedin
Veterano
# mai/10
· votar


kokada

Uma forma que você pode programar e trocar os timbres sem cortar o som, é no modo Song. A maioria dos usuários usam este modo.

Jordans

Compre o Motif e já crie uns timbres sampleados de acordeon rsrsrs, para dupla sertaneja é show de bola... já criei alguns samples de acordeon com o Motif.

Tenho um Fantom X6 e comprei também um Motif XS7, e confesso que estou fascinado pelo motif... a máquina é animal.

Abraço Galera!

kokada
Veterano
# mai/10
· votar


Bedin

Valeu, já tinha ouvido falar sobre o modo song, mas não tinha certeza, então ele funciona mesmo sem corte de som. E nesse modo, ele preserva as configurações dos efeitos do modo voice?

Achei muuuito legal o modo Pattern, agora toda música que to ouvindo eu já fico imaginando como tocar nesse modo, dá pra tocar a música inteira ao vivo...

Ainda não tenho ele, mas pretendo adquirir um...

storrecilha
Veterano
# mai/10
· votar


El_Cabong e outras pessoas que tenham um XS

O motif xs aceita o uso de qualquer pedal de sustain ou só os pedais da yamaha?
Precisa configurar alguma coisa para fazer o sustain funcionar?

Liguei um pedal sustain da Roland (half pedal) num motif xs e não funcionou nada.

Bedin
Veterano
# mai/10
· votar


kokada

Ele preserva sim as configurações originais do voice... existe até um vídeo no youtube que ensina como fazer...

O modo pattern é show de bola... pra executar uma música com toda a dinâmica, esta ferramenta é imprescindível e talvez uma das principais características do Motif.

storrecilha

Como tenho Fantom e o motif, e também tenho pedais da Roland e Yamaha, vou testar o pedal da Roland no motif e depois comento o resultado.

Abraço!

Musicman_Xs
Veterano
# mai/10
· votar


Eu uso um pedal Roland no meu... funciona sim... perfeito...

kokada
Veterano
# mai/10
· votar


Bedin

valeu, é bom saber que ele preserva as configurações!

Bedin
Veterano
# mai/10
· votar


Pessoal, poderíamos aproveitar este tópico, e os mais experientes que quiserem dar dicas do motif, podem ajudar os mais novos.

À noite vou postar alguma coisa.

Vamos nos unir, classe motifeira rsrsrsr

Abraço!

kokada
Veterano
# mai/10 · Editado por: kokada
· votar


Bedin

É possível eu fazer algumas patterns e salvar num pendrive? E no pattern eu posso salvar um track de áudio, ou só são canais midi?

E em relação ao sampler, eu consigo configurar algum botão do painel pra disparar o sample de um trecho de uma música por exemplo? Funcionaria como um "pad"...

Bedin
Veterano
# mai/10
· votar


Olá Kokada,

Confesso que não sou expert em Modo Pattern, mas até onde sei você cria as variações no Pattern e pode montar junto com o track de áudio no modo song.

É possível sim, salvar Patterns em um pendrive.

Para disparar samples, até onde sei somente é possível pelas teclas... se alguém souber de outra forma, peço que compartilhe para nosso crescimento...

Qualquer coisa, vamos trocando idéias. abraço!

tiago scott
Veterano
# mai/10
· votar


kokada

Você consegue salvar sim todos os Patterns num Pen-Drive. É bom por que você não perde arquivos feitos, isso você também pode fazer com timbres no Voice, User etc.

El_Cabong
Veterano
# mai/10
· votar


storrecilha
Como o pedal sustain é só um chaveamento (liga - desliga) creio que funcione qualquer um. Tanto que no meu eu estou usando um pedal que eu mesmo fiz!! (risos)

Só um detalhe!!
Este chaveamento tem que funcionar da seguinte maneira:
Não pressionado = circuito fechado
Pressionado = circuito aberto

storrecilha
Veterano
# mai/10 · Editado por: storrecilha
· votar


El_Cabong

então, esse deve ser o problema, o pedal que eu tenho da Roland é invertido. Isso eu sei pq tinha que inverter no outro teclado a polaridade, mas no Motif não achei como inverter.
eu confirmei que não é problema na entrada do teclado colocando um cabo simples e acionando com a mão e funcionou.

gardel
Veterano
# jan/11
· votar


storrecilha


Amigo por gentileza. possuo um fantom g7 e arrumei um rolo em um motif xs7.Só que vivo de barzinho ou seja , com play backs.No meu fantom g eu gravo 10 músicas uma junta da outra, ou seja, um bloco com 10 musicas juntas, termina uma e já entra a outra em seguida(total de 800 até 900 compassos.). A pergunta é: 1-no motif, eu posso gravar 10 musicas coladas uma na outra?
2-os timbres perdem o efeito ao entrarem no sequênciador?
3-Posso gravar até quantas musicas nele? pois no fantom eu gravo 50, sendo que em cada musica eu gravo 10 assim dando o total de 500 musicas.
fico no aguardo.

Mr Madruga
Veterano
# jan/11
· votar


gardel

1)Sim
2) Acho que não
3) Tem espaço para 64 músicas e aceita Pen drive

El_Cabong
Veterano
# jan/11 · Editado por: El_Cabong
· votar


gardel

Com relação a Pergunta 2

Eu notei que os SMF (standart midi files) quando rodados no Motif XS7, os instrumentos que estão nos canais de 1 à 8, todos rodam com TODOS os efeitos dos timbres, já os instrumentos nos canais de 9 à 16 rodam sem os efeitos de inserção, só com os efeitos de sistema.

Por isso é bom colocar os timbres por exemplo: de guitarra com distorção, de órgãos com leslie, de violões com flanges, de strings com phase, etc ... tudo nos canais de 1 à 8.
E nos canais de 9 à 16 coloca-se os instrumentos que só usam os efeitos de sistema, que são o reverber geral e o chorus geral (dosados cada um nos eventos de controles 91 e 93 respectivamente).

gardel
Veterano
# jan/11
· votar


yurikat
Amigo, seria viável eu desfazer do meu fantom g7 para adquirir um motif xs7? Que vantagens teria?e outra, os timbres do motif vão para dentro do sequenciador originais?

gardel
Veterano
# jan/11
· votar


kokada
Oi amigo!é que eu vi a pergunta de um amigo pra vc e fiquei em dúvida. se eu editar um timbre no motif,terei que salvá-lo no pen driver?no fantom eu salvo no teclado mesmo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Yamaha Motif XS 6