Partitura a primeira vista

Autor Mensagem
Bolo de laranja
Veterano
# jul/08 · Editado por: Bolo de laranja


Alguém lê???

OBS:Partitura a primeira vista para VIOLÃO/GUITARRA

pr0view
Veterano
# jul/08
· votar


ler é facil, já ler e tocar huehuea

Bolo de laranja
Veterano
# jul/08
· votar


pr0view

Estou falando de tocar,desculpa se entendeu errado.

mas você está certo,lê até dá,mas tocar no instrumento na mesma velociade hehe

e solfejar?

pr0view
Veterano
# jul/08
· votar


Bolo de laranja
ler e solfejar tbm é facil, acertar todas as notas tbm é outra historia, se voce esta começando no solfejo agora, relaxa, em pouco tempo voce pega a manha, de leitura tbm, tem que praticar todo dia, mas nada que um bom professor de percepção para te ajudar né!?
se voce tem problemas com a duração das figuras, pausas, compre o pozzoli, falow

Khronos
Veterano
# jul/08
· votar


guitarra é outro forum õ.o

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


O ki eh pozzoli???

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista
Método para aprendizado de solfejo e subdivisão rítmica.

ricre
Veterano
# set/08
· votar


Eu sei lê, Mais afinal de conta o que vc quer saber?

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


ricre

Ler à primeira vista quer dizer que você coloca na sua frente uma partitura de uma música que você nunca tocou antes, nem viu a partirua e, já da primeira vez que a olha, começa a tocar. Enquanto toca, vai lendo as notas seguintes e tocando. Isso é leitura à primeira vista.

É relativamente simples, mas o ideal é treinar com peças fáceis, cujo nível técnico exigido esteja abaixo da sua capacidade. Downland é excelente para isso, principalmente se você tem de colocar a terceira corda em fá# e lembrar disso, pois te faz raciocinar, de forma consciente, o movimento de dedos qe você tem de fazer para tocar o que você está lendo.

ricre
Veterano
# set/08 · Editado por: ricre
· votar


Pardal
Ler à primeira vista quer dizer que você coloca na sua frente uma partitura de uma música que você nunca tocou antes, nem viu a partirua e, já da primeira vez que a olha, começa a tocar. Enquanto toca, vai lendo as notas seguintes e tocando. Isso é leitura à primeira vista.Ricre respondendo....
Bom tocar ela já de imediato é impossivél.
Mais já dá para saber como ela é tocada no tempo certo.:)

Ricre esclarecendo ao Pardal
! ele Editou o tópico e corrigiu ok !foi por essa razão que eu naum entendi ele.

Mais valeu sua intenção ai de tentar querer explicar esse detalhe.

Ken Himura
Veterano
# set/08
· votar


Bom tocar ela já de imediato é impossivél.

Não é não. Tem gente que toca tão bem à primeira vista que ninguém acredita que seja leitura mesmo.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Ken Himura
Tem gente que toca tão bem à primeira vista que ninguém acredita que seja leitura mesmo.
Poxa, meu professor faz isso. \o/ Eu mostro pra ele partituras de músicas japas que ele nunca viu na vida, ele fala "hum, deixa eu ver." e sai tocando perfeitamente. Eu fico lá "=O".

makumbator
Moderador
# set/08
· votar


ricre

Eu toco a primeira vista clave de fá, sol e dó na quarta de imediato, em "bate pronto". Só a de dó na terceira linha que cato "um pouco de milho". Tenho certeza que o Ken Himura també lê de imediato pelo menos a clave de sol(pois sei que ele toca violino). Quaquer um em orquestra consegue ler assim assim, não é nada demais e nem incomum(aliás, é pré requisito para se tocar em orquestra).

Ken Himura
Veterano
# set/08
· votar


É, isso aê. Minha leitura em sol é bate pronto também hehehe, mas tenho muito a melhorar (aliás, em leitura todo mundo tem onde melhorar). Já fui mais fluente em fá também, na época que tocava piano, hoje em dia dou uma catada de milho lá.

Tô catando milho também na dó na 3ª linha, resolvi tocar viola numa orquestra pra ajudar. Daqui a pouco tá "pronta".

Pardal
Veterano
# set/08
· votar


ricre

Bom tocar ela já de imediato é impossivél.

Não é, não, basta ter muita prática em leitura, ou o suficiente, como o pessoal falou aí. Mas tem de começar a praticar com peças fáceis, nada "cabeludo", e aos poucos ir pegando fluência na leitura, assim como quando se está aprendendo a ler e depois consegue-se declamar lendo de primeira vez. Seria isso, entendeu?

Mais valeu sua intenção ai de tentar querer explicar esse detalhe.

De nada!

haroldoeguchi
Veterano
# set/08
· votar


Toco a primeira vista só músicas fáceis, no começo do braço do violão em clave de Sol, sem muitos acidentes na armadura. Mas preciso melhor muito minha leitura rítmica.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Pardal

Não é, não, basta ter muita prática em leitura, ou o suficiente, como o pessoal falou aí. Mas tem de começar a praticar com peças fáceis, nada "cabeludo", e aos poucos ir pegando fluência na leitura, assim como quando se está aprendendo a ler e depois consegue-se declamar lendo de primeira vez. Seria isso, entendeu?
Ricre responde?:

Para amigo !se sabe lê de primeira mão?kkkk duvido muito.... vou te enviar uma partitura de choro e quero ver vc tocar de primeira vista.

Existe "partituras " que o professor ou musico tem que estudar até dois dias para tocar no pé da letra.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


Cara!!!!!!!!!!!! para lê uma partitura de primeira vista, só conhecendo a musica okkkkkkkkkk.
Até porque tem grupetos na musica erudita que já de olho não toca nunca.Ricre professor de violão clássico.

Pardal Naum adianta vc querer vir aqui me corrigir cara! Eu sou musico e professor e sei o que entendo e falo aqui tá.:(

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


makumbator

Eu toco a primeira vista clave de fá, sol e dó na quarta de imediato, em "bate pronto". Só a de dó na terceira linha que cato "um pouco de milho". Tenho certeza que o Ken Himura també lê de imediato pelo menos a clave de sol(pois sei que ele toca violino). Quaquer um em orquestra consegue ler assim assim, não é nada demais e nem incomum(aliás, é pré requisito para se tocar em orquestra). Cara nem meu professor que era famoso conseguia tocar a primeira vista! ainda mais quem não é professor. Ricre Estudou com "Paulinho nogueira","Zé calixto". Esse ultimo foi aluno do Henrique Pinto.Ponto final.

Dois professores mais bem concentuado na história de musica clássica e erudita.

CheshireCat
Veterano
# out/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


ricre
É claro que é possível ler à primeira vista. Basta ter prática e experiência. O que o Pardal e os outros disseram está corretíssimo.

Você consegue ler à primeira vista músicas que estão num nível abaixo do que você consegue tocar, por exemplo, alguém no 3º ano de piano consegue tocar à primeira vista partituras do 1º ano(o que é o meu caso). Quanto maior a sua experiência, maior a sua facilidade para leitura.

Se você não consegue ler à primeira vista, pode ser que esteja tentando pegar partituras complicadas. Você deve conseguir pegar partituras mais simples.

E só porque você não consegue, não significa que outras pessoas não consigam.

ricre
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat Cara eu sei lê qualquer partitura,mais Eles estão dizendo: é tocar a primeira vista qualquer uma.....duvido muito.

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


ricre

Bem, eu toco em orquestra, e leio de bate pronto em clave de fá, sol e dó quarta linha, tanto no contrabaixo acústico quanto elétrico e guitarra. É apenas uma questão de treino. É como dizer que uma pessoa bem alfabetizada precisa conhecer antes um texto para poder ser bem lido e recitado em voz alta, e isso não é verdade. QUALQUER músico de orquestra consegue ler de bate pronto, no seu instrumento e na sua clave(nem precisa ser muito bom músico para isso, na verdade). Claro que quanto mais alto o nível de dificuldade da música, mais atenção e foco é necessário, mas não é nada incomum essa leitura.
Os ornamentos de música erudita são mais fáceis de serem lidos e interpretados de primeira vista, justamente por serem convencionados(mesmo que sua interpretação e significado varie de acordo com o período histórico da peça). Mais difícil seria se não houvesse nenhum convenção para eles, e sua escrita fosse feita na partitura da forma que se executa. E não estou falando de músicas pobres, mas da execução das grandes obras do repertório sinfônico, em que muitas vezes há um nível bem alto.

Conheço vários chorões daqui(para fugir do âmbito da música erudita) que fazem leitura a primeira vista de qualquer coisa. Os pianistas e organistas em geral também lêem muito bem a primeira vista(e os pianistas tem duas pautas, e os organistas três pautas). Tenho um amigo pianista daqui de Juiz de Fora, que consegue ler muito bem as coisas mais cabeludas de primeira vista em bate pronto(e no repertório de música contemporânea, que é bem complexo na escrita).

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar




Olhe ai ! e observe essa Malaguena Que Tem varios tipos de ornamentos.

Eis uns que vou dizer: rasqueado,trinado,grupeto....etc. duvido muito quem de primeira vista consegue tocar ela.:) |Ricre Só quer ajudar tá.
Mais Gente ! Naum adianta vcs querer convencer aqui que consegue tocar a primeira vista.Ok.

PaldalNaum preciso provar nada pra vc cara! Eu sou musico e professor de musica classica.:(

Esse cara que tá tocando! tttttttttttttttttttttttte garanto que ele ensaiou varias semanas para tocar dessa maneira que tocou na apresentação.

makumbator
Moderador
# out/08
· votar


ricre

Oras, mas eu também sou professor, estudei em conservatório, e com aula particular há muitos anos com professora de contrabaixo da UFRJ, que toca na OSB, Petrobrás e solo(Valéria Guimarães, que além de ter ouvido absoluto, ainda consegue ler qualquer coia de primeira). E te digo, eu e muitos lemos de primeira vista...vc está louco em insitir que não é possível! Eventualmente quando o nível da peça é muito alto, comete-se um errinho ou outro, mas isso não caracteriza impossibilidade.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


makumbator Disse ao Ricre

...vc está louco em insitir que não é possível! Eventualmente quando o nível da peça é muito alto, comete-se um errinho ou outro, mas isso não caracteriza impossibilidade.

Ricre Responde:
Cara! louco é quem acredita que LÊ as primeira vista.

quando eu refiro que não consegue! è porque tem a localização da nota no braço do violão ou nota no piano.
Seja qual instrumento ele toca,mais tocar com exatidão na primeira vista é impossivél mesmo.

Eu participo tbm de conservatório e levo a partitura para estudar a exatidão do tempo.

_Raulzito_
Veterano
# out/08
· votar


Começei a tocar cello em outubro do ano passado, fez um ano agora. Eu sei que estou meio velho, mas é mais um hobby.

Eu consigo ler de bate pronto músicas fáceis (fáceis mesmo), mas mesmo assim o som/timbre fica ruim, bem pior do que se eu toco de memória. Alguém poderia esclarecer se isso é normal para iniciantes?

CheshireCat
Veterano
# out/08
· votar


ricre
Naum adiante quere convencer que consegue tocar a primeira vista.Ok.
Então essa discussão é inútil, já que sua opinião é imutável. O makumbator e o Pardal disseram que tocam à primeira vista, eu já vi meu professor de piano e o professor de órgão da escola tocando à primeira vista com perfeição músicas que nunca tinham visto... Você acha que a gente tá mentindo?

PaldalNaum preciso provar nada pra vc cara! Eu sou musico e professor de musica classica.:(
?? Ninguém pediu pra você provar nada. E por que colocar o Pardal no meio?

Esse cara que tá tocando! tttttttttttttttttttttttte garanto que ele ensaiou varias semanas para tocar dessa maneira que tocou na apresentação.
Eu acho que para uma apresentação é natural ensaiar, né?

quando eu refiro que não consegue! è porque tem a localização da nota no braço do violão ou nota no piano.
Não entendi o que você quis dizer. O_o

_Raulzito_
Eu consigo ler de bate pronto músicas fáceis (fáceis mesmo), mas mesmo assim o som/timbre fica ruim, bem pior do que se eu toco de memória. Alguém poderia esclarecer se isso é normal para iniciantes?
É sim. Quando você toca de memória, você já estudou a música, né? É diferente tocar sabendo o que fazer, se dedicando apenas a tocar, e tocar lendo à primeira vista, se dedicando a ler e a tocar.

_Raulzito_
Veterano
# out/08
· votar


CheshireCat

Valeu. ^^

ricre
Veterano
# out/08
· votar


No site violãopro Eu estou ensinando o exercicio do tremulo.

ricre
Veterano
# out/08 · Editado por: ricre
· votar


CheshireCat
O makumbator e o Pardal disseram que tocam à primeira vista, eu já vi meu professor de piano e o professor de órgão da escola tocando à primeira vista com perfeição músicas que nunca tinham visto... Você acha que a gente tá mentindo?
Cara! Eu cheguei na área e estou relatando o meu conhecimento de vários anos de estudo.

Sou Professor de violão clássico e minha vinda aqui é ajudar vcs.

Não tenho objetivo nenhum de tirar mérito de ninguém aqui,Ok.

Só digo a todos aqui! que não tem geito mesmo , de tocar a primeira vista uma partitura sem conhecer ela.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Partitura a primeira vista