Partituras para acordeon x partituras para piano

    Autor Mensagem
    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # ago/05


    Alguém saberia me explicar com exatidão,qual a diferença entre uma partitura de acordeon e uma partitura de piano,sendo que,ambas estão em clave de fá,o que muda no visual,o motivo é que eu estou terminando uma matéria sobre esse assunto e um site só de partituras para acordeon


    Abraços.

    _Vinícius_Augusto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    É a mesma partitura, serve para ambas, porém as de acordeon geralmente não possui a mesma quantidade de solos e estrutura ao que convém a parte de baixos escritos de um piano.

    Os baixos em músicas de piano, geralmente são mais trabalhos que um acordeon, só isso!!!!!! O que não quer dizer que o acordeon seja mais fácil, pelo contrário, existem músicas que qd tocadas no acordeon, sao de um grau de dificuldade intenso, pelo menos já vi sanfoneiros, que arregaçam em reação a muitos pianistas clássicos.

    Abraços

    _Vinícius_Augusto
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: _Vinícius_Augusto
    · votar


    Gostei do tópico!!!!!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto

    Fechei porque ninguem entendeu o significado do meu tópico,segundo mesmo assim eu agradeço pela explicação das partituras p/acordeon
    Esse fórum é assim mesmo,hoje eu brigo,descuto,amanhã você briga e descute Ok.

    _Vinícius_Augusto
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Fechei porque ninguem entendeu o significado do meu tópico,segundo mesmo assim eu agradeço pela explicação das partituras p/acordeon
    Esse fórum é assim mesmo,hoje eu brigo,descuto,amanhã você briga e descute Ok.


    Faz parte, editei o meu post para que não sujem seu tópico.
    Mas vem cá, vc toca acordeon e não teclado????? É isso?
    Abraços

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    _Vinícius_Augusto

    Toco teclado,sou COLABORADOR do site CLAVEDESUL,estou terminando um site onde vai ter partituras para:ACORDEON--PIANO e TECLADO,eu estou recebendo várias partituras para acordeon,e gostaria de saber qual a diferença para não misturar com as de piano e teclado,Abraços.

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    partitura é partitura, seja ela de guitarra, baixo, violino ou o que for ( tirando percussão )

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Kevinmoore

    Partitura é partitura,lógico,eu tenho que saber a diferença para eu poder por no meu site,vai ter partituras para teclado---piano---e acordeon,entendeu,Partituras para teclado é uma coisa,para piano é outra coisa,e partituras para acordeon é outra coisa,Ok.

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    não... partitura É partitura!
    independente do que for o instrumento ( desde que não seja percussivo ) é partitura!
    Ou vc acha que em uma orquestra, cada partitura é de um jeito?
    Todas são do jeito padrão... clave, signature, colcheis, semibreve... enfim...
    não tem diferença em si...
    por exemplo... vc pegar uma partitura de bateria... aí sim tem diferenças...

    talvez vc esteja confundindo... por exemplo: guitarristas normalmente usam TAB ao invés de partitura... mas TAB não é partitura, é tablatura...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    como fiz aula de acordeon um tempo posso responder

    este grafia foi aprovada pela conveção internacional de milão (stembro de 1950) e american accordionist's association EUA - "que xique"

    vc olhando para uma partirura de piano e uma de acordeon a primeira vista vc acha tudo igual, a direita é a mesma coisa (clave de sol) e na esquerda (clave de fá)que ha algumas diferenças
    geralmente a de acordeon não tem acordes escritos em pauta para esquerda devido aos baixos em um botão já soar um acorde

    as notas que estão até a 3 linha da pauta são para os baixos (primeira e segunda vila) acima da terceira são para os acordes (3,4,5 fila)

    para as notas dos acordes vc terá em cima delas um M, m ou 7 para informar qual tipo de acorde (maior, menor....

    vc teria algo parecido com isso em uma valsa simples (exemplo em clave de fá)


    M 7
    __________________|______________________|_______
    _________|@___|@__|_________|@___|@______|________
    _________|____|___|_________|____|_______|________
    ___|______________|_____!________________|________
    __@|______________|____@!________________|________


    como isso não é um ambiente grafico fica dificil digitar mas entenda a @ arroba como uma seminima e faz de conta que aquilo é uma pauta e que a primeira nota em baixo é um sol

    neste exemplo o que vc ouvira é um baixo em sol e depois dois acordes de sol maior, no segundo compasso um baixo em sol e depois dois acordes de sol7

    para ter isso em um piano vc teria que escrever as tres notas do sol maior e as tres do sol7



    |@_ |@_
    __________|@____|@_________|_______________________
    __________|@____|@_________|_______________________
    __________|_____!__________|_______________________
    _____|____|_____|__________|_______________________
    ____@!_____________________|_______________________






    e se aparecer duas dotas juntas assim:




    M! 7
    _____!___________________!_______________________
    ____@!__________________@!_______________________
    _____!___________________!_______________________
    _____!__________________@!_______________________
    ____@!_____________________________________________



    faz de conta que as notas abaixo são a 1- sol e a 2 - si

    vc tem no:
    1- sol no baixo e acorde sol M tocados juntos
    2 - si no baixo e acorde sol 7 tocados juntos


    em partituras de acordeon vc não encontra tiadres escritas devido a esta grafia
    não encontra grandes arpejos já que o acordeon tem apenas 1 oitava nos baixos

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kevinmoore
    partitura é partitura tudo igual, os sinais são iguais a grafia tambem os tempos, mas o que muda são as caracteristicas individuais de cada intrumento

    -----------

    se eu tenho uma partitura de guitarra (partitura mesmo) tiver o simbolo de bend, não da pra fazer se eu toco harpa
    se eu tenho em uma partitura de teclado uma nota abaixo do DÓ --@-- (aquele cortado) não da pra tocar esta nota em uma flauta doce pq este é a mais grave da flauta
    partitura pra orgão tem 3 pautas (mão direita, mão esquerda e pedaleira) geralmente uma clave de sol e duas de fá e se for orgão de tubos tem sinais de "U" para calcanhar e " V " para ponta de pé """ temos dedilhados nos pes"
    partitura de violão tem os baixos escritos na mesma pauta da melodia
    partitura de piano tem a marcação do pedal se sustain escrita, não da pra fazer essa marcação no violino
    as de violino tem sinais de movimento do arco

    então quando se pega alguma partitura de outro instrumento tem que adaptar o que esta escrito lá para o instrumento que se quer, bons musicos fazem isso a primeira vista, mas para alguns tem que reescrever

    e há algumas adaptações até referente a tom, é muito complicado pra que toca violão tocar algo em MIb (pra tecladista é o maior bico) e mesmo pra que toca a sonoridade não é a mesma devido ao monte de pestanas que o cara tem que fazer, soa muito preso, se subir meio tom vc tem muita corda solta pra usar como baixo

    kevinmoore
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: kevinmoore
    · votar


    fernando tecladista
    mas ainda é partitura :P
    símbolos são símbolos...
    continua a pauta e as durações... q é o conceito da partitura...
    mas dá nda naum ;)

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    kevinmoore
    mas ainda é partitura...
    símbolos são símbolos...
    continua a pauta e as durações... q é o conceito da partitura


    tá certo, digamos que o que muda é o "arranjo" que se faz de acordo com as condições fisicas e motoras do instrumento
    eu tenho umas partituras de bach pra orgão e quando vou tocar no piano não dá pra tocar certinho tudo que está escrito, ha trechos que ficaria uma mão tocando por cima da outra, a trechos em que as duas mãos usam a mesma nota, com tempos e quantidades diferentes, no orgão é facil pq são no minimo 2 teclados e cada mão trabalha livremente em cada um, para o piano eu tenho que no minimo mudar uma das oitavas do trecho que aparece isso

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    fernando tecladista

    É isso mesmo,estudei acordeon uns 5 anos atras,cada instrumento tem sua partitura,por ex:quem toca violino quer partituras para violino,quem toca acordeon quer partituras para acordeon com clave de fá ou sem clave de fá,Eu sei disso porque eu todo dia estou trocando partituras pela internet e o pessoal pede essas partituras para cada instrumentos,Aproveitando,vá no site CLAVEDESUL,saiu partituras desse mes de agosto,sou colaborador desse site,já colaborei com partituras para acordeon,Abraços.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    passo neste site todo mês desde quando era no hpg

    Paschoal SC
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Estudo acordeon ha pouco mais de 2 anos e pelo que eu sei a diferença entre as partituras de Piano e Acordeon são basicamente nos baixos (Clave de Fa). Muitos baixos que estão na partituras de Piano, são impossíveis ou dificil de ser tocadas no Acordeon, principalmente quando se trata de uma musica "mais classica" que usa as Setimas e as Diminutas.
    Ja peguei varias partituras de Piano e Teclado , em que a minha professora teve que fazer algumas "adaptaçoes", pois nem ela iria conseguir tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Partituras para acordeon x partituras para piano