Afinacao de piano

    Autor Mensagem
    Energy
    Veterano
    # out/08


    Olá, sou estudante de Ciencia da Computacao e vou fazer um afinador para a materia Microprocessadores. Gostaria de saber se você sabe qual a tolerancia da frequencia para que uma nota esteja afinada.

    Por exemplo

    lá 440hz, quanto acima ou abaixo de 440hz pode-se considerar afinado? 10%?



    Abraços

    storrecilha
    Veterano
    # out/08 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Energy

    amigo, falando especificamente de piano, tem um pequeno problema quanto a sua pergunta: pianos não são afinados nota a nota, mas sim, o piano como um todo.

    veja este trecho extraido do wikipedia

    "«Os afinadores de piano não afinam; desafinam (temperam) de uma maneira controlada»
    Não é possível num instrumento com teclado ou com trastos obter quintas, terças e oitavas todas «justas» no sentido físico do termo, ou seja, perfeitamente consonantes. Em outras palavras, se afinarmos todas as quintas sem batimento, haverá batimentos para a oitava. E as terças não serão justas. Para chegar a oitavas perfeitas, o afinador tem que encurtar uma ou mais quintas. O temperamento de uma escala é exactamente o ajuste dos intervalos entre as notas, afastando-os do seu valor natural «harmónico», para fazer com que os intervalos caibam numa oitava."

    Artref
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Energy, depende do ouvinte, mais precisamente do ouvido do ouvinte. E também do estado do ouvinte (tem dia que o ouvido parece estar melhor, enfim).

    10% a mais ou a menos seria absurdo. Acho que seu número seria algo em torno de 1%, mas pra falar a verdade calcular em porcentagem não me parece ser o ideal. Em algumas regiões de frequência, 1Hz faz toda a diferença, já em outras nem tanto...

    Acho que o lance é mais complicado, man...mas vai perguntando aí. Abraço!

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Energy