Afinacao de piano

    Autor Mensagem
    Energy
    Veterano
    # out/08


    Olá, sou estudante de Ciencia da Computacao e vou fazer um afinador para a materia Microprocessadores. Gostaria de saber se você sabe qual a tolerancia da frequencia para que uma nota esteja afinada.

    Por exemplo

    lá 440hz, quanto acima ou abaixo de 440hz pode-se considerar afinado? 10%?



    Abraços

    storrecilha
    Veterano
    # out/08 · Editado por: storrecilha
    · votar


    Energy

    amigo, falando especificamente de piano, tem um pequeno problema quanto a sua pergunta: pianos não são afinados nota a nota, mas sim, o piano como um todo.

    veja este trecho extraido do wikipedia

    "«Os afinadores de piano não afinam; desafinam (temperam) de uma maneira controlada»
    Não é possível num instrumento com teclado ou com trastos obter quintas, terças e oitavas todas «justas» no sentido físico do termo, ou seja, perfeitamente consonantes. Em outras palavras, se afinarmos todas as quintas sem batimento, haverá batimentos para a oitava. E as terças não serão justas. Para chegar a oitavas perfeitas, o afinador tem que encurtar uma ou mais quintas. O temperamento de uma escala é exactamente o ajuste dos intervalos entre as notas, afastando-os do seu valor natural «harmónico», para fazer com que os intervalos caibam numa oitava."

    Artref
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Energy, depende do ouvinte, mais precisamente do ouvido do ouvinte. E também do estado do ouvinte (tem dia que o ouvido parece estar melhor, enfim).

    10% a mais ou a menos seria absurdo. Acho que seu número seria algo em torno de 1%, mas pra falar a verdade calcular em porcentagem não me parece ser o ideal. Em algumas regiões de frequência, 1Hz faz toda a diferença, já em outras nem tanto...

    Acho que o lance é mais complicado, man...mas vai perguntando aí. Abraço!

    TG Aoshi
    Veterano
    # out/08 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Energy
    Explique a sua idéia melhor, com mais detalhes. Sabendo aonde exatamente aonde vc quer chegar, e como, acho que fica mais fácil pro pessoal poder te ajudar! ^^

    Acho que o Artref citou um dos pontos importantes, uma diferença de +/-1hz pra uma frequência de 20hz não é a mesma coisa pra uma de 1200hz. (lembrando que a progressão das notas músicais não é uma função linear)

    É interessante que você dê uma boa pesquisada sobre afinação antes de fazer isso. Na wikipédia em inglês tem diversos tópicos isso.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pra concerto, a freqüência é 442 Hz.

    mazza
    Veterano
    # out/08
    · votar


    tente ler um pouco sobre inarmonicidade, então vc vai entender porque um piano é afinado pelo ouvido e não por um diapasão eletrônico.
    Dê uma olhada aqui:

    http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=msc0000000102005000100 005&script=sci_arttext

    El_Cabong
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Puxa!
    Eu tinha uma tabela com os valores de frequências das notas, para vários tipos de afinação.
    Temperada, Pura maior, Arábica, Werckmeister,...
    Vê se você acha na internet uma tabela assim.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinacao de piano