Ajuda com improviso

Autor Mensagem
diego.cesar
Veterano
# set/08
· votar


Muito legal esse tópico!

jessica_...

O pessoal já falou pra você as principais dicas sobre improviso...
Eu também tenho as minhas dificuldades, mas as duas coisas que mais me ajudaram foi trabalhar a percepção (é mas meu ouvido ainda não é muito obediente tenho que treinar muuuuito rsrs) e também ouvir bastante blues, porque assim como o jazz é onde os músicos mais improvisam.

Se você quiser eu tenho um material legal sobre blues (só tenho que achar aqui), mas vc vai precisar ler um pouquinho de partitura.

E para percepção eu uso um programa chamado Ear Master! É muito bom também.

Humm, que mais? Já falaram tudo hahuahu...
Estude a parte teórica, tecnica e treine bastante!
Se possível todos os dias, tente separar no mínimo meia hora, só pra ficar improvisando...
Faça solos intermináveis, monte as bases, tente usar timbres variados também porque a escolha do timbre ajuda bastante também...

Tente gravar tudo o que vc toca, porque assim você vai evoluir muito mais rápido. Você mesma vai começar a perceber onde estão suas dificuldades, quais os seus pontos fortes e fracos, etc...

Como você disse que seu teclado não dá pra gravar faz o seguinte:

Compre um cabo (p10/p10) e um adaptador (p10/p2).
Aí você liga o cabo no teclado (todo teclado que eu conheço tem saida de som p10 hauahu) e na outra ponta liga o adaptador e conecta na entrada de linha do pc (aquela azul).

Aí você pode usar qualquer programa pra gravar, algumas sugestões são o adobe audition, sonar, sound forge...

Enfim, a sua evolução no improviso será muito mais rápida se você gravar para se ouvir :)

Se precisar de alguma explicação mais detalhada de como gravar é só avisar !

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


diego.cesar

Oi!
Tipo, vc sabe de alguma "música" em estilo blues ou jazz que tenha somente instrumental para me indicar? É porque eu prefiro muito mais ouvir tipo um play-back, backtrack do que uma música com voz.

Sobre o Ear Master... Eu tenho ele no computador, funciona mesmo? Ele treina o ouvido de verdade?

Sobre gravar... Bah, sou totalmente leiga em "tecnologia" de teclados, não fazia a mínima idéia que dava pra fazer isso, mas valeu. Acho que a partir da luz q vc me deu eu posso começar a me gravar. Serve o Guitar Pro?

Olha, e se vc tiver aquele material sobre o Blues, vai ser muito bom se vc puder me enviar. Mas se não puder, já ajudou bastante!!!


Obrigada!!!
:P

diego.cesar
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...

Eu tenho alguns playbacks aqui!
Se você quiser me passar seu msn ou seu email eu te mando!

Sobre o Ear master, funciona bem comigo hehhe

Quanto ao guitar pro ele não serve pra gravação, eu te indico um daqueles programas que eu tinha falado antes mesmo...

Sobre o material de blues eu tenho ele aqui sim, eu te envio sim, só tenho que achar antes aqui na minha pilha de cds hahah

=D

jessica_...
Veterano
# set/08 · Editado por: jessica_...
· votar


diego.cesar
Estive pensando e..... Acho que vou precisar de ajuda sim!

Primeiro, o adaptador é "entra P10 e sai P2" né?

Segundo, quando eu for gravar o teclado vai gravar como se fosse uma música ou dá para escolher para, além de gravar em mp3 (por exemplo) transcrever para partitura (no caso de usar o GuitarPro)?

Cabo Stagg

ou

Cabo Santo Ângelo (tem problema se diz q é para guitarra?)

Agora sim acho que deu!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Aff, outra coisa!

Qual a diferença de usar um cabo mono ou estéreo para gravar no computador?

E a diferença para tocar numa apresentação, com mesa de som?

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


diego.cesar
Vou te passar um recado com meu e-mail lá no teu perfil aí depois vc exclui pq no meu MSN tem muita gente que pega meu e-mail por aí e eu nem conheço...

: )

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


cabo sto angelo é bom?

jessica_...
Veterano
# out/08
· votar


diego.cesar

(mensagem igual àquela que eu mandei como recado pra vc lá no teu perfil)

Oi.

Estive um tempo sem entrar por aqui e acho que agora eu vou tratar de largar a internet e estudar música de verdade(!...), mas, sobre os play-backs e o material de Blues que vc falou, eu gostaria muito que vc me enviasse!

[ ]'s

jessica_...
Veterano
# out/08
· votar


Outra coisa

Diana Krall é jazz né? É só piano e voz ou não?

pedro_tecla
Veterano
# jan/09
· votar


pessoal to com um problema fui estudar hoje e descobri!!

como toco em banda,to meio de fazer improvisos nas musicas que nos fazemos,então quando eu decoro uma musica que não é nossa ,eu decoro tudo os acordes aonde e pra soar o som e tal,mais vou também na base do improviso,só no som dos pianos acústicos que não faço isso,como nessa musica http://www.youtube.com/watch?v=N4E8qN22fd0 ,

tem uns pianos então eu não improviso muito mais nos pianos,como sou acostumado a tocar ao vivo e em uns ensaios antes de se apresentar eu não leio cifra nem partitura,vou no ouvido e acabo que as vezes improvisando sem sentido,queria uma ajuda de improvisar certo sem erros,nossa banda vai apresentar no carnaval e não podemos errar!!!eu sei ler cifra e partitura muito bem!!

MICHELETECLADO
Veterano
# out/10
· votar


isso tudo aí é bobagem a verdade é praticar e praticar isso ninguem quer o problema é a preguiça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com improviso