Dúvida com improviso

    Autor Mensagem
    ramon_cp2
    Veterano
    # out/09


    Oi pessoal, queria umas dicas de impoviso...

    Já procurei na net toda e um achei nada. Tudo o que vi foram algumas coisas sobre escala, modos e etc( já tenho essa base)

    Eu improviso sempre dentro de um campo harmonico pré-determinado? Quais escalas simples que dão um som maneiro ? Que tipos de saltos melodicos devo evitar numa progressão? Eu uso uma escala para cada acorde ou uma escala para uma progessão de acordes?
    Me ajudem pessoal! Vlw desde já.

    Fernando VD
    Veterano
    # out/09
    · votar


    bom eu gosto das escalas de la e si ^^

    ramon_cp2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    alguem responde as perguntas .... por favoooor.

    Fabio L.
    Veterano
    # out/09
    · votar


    1 - Sim

    2 - Depende do campo harmônico, mas eu costumo usar escala de blues, sempre dá um efeito legal nas músicas

    3 - Não entendi a pergunta.

    4 - Vc pode usar as 2 opções. Pode usar a escala do tom da música ou o arpejo referente a cada acorde.

    ramon_cp2
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ok mas quais escalas eu uso em cima de cada acorde... há uma variedade muito grande e tem algumas que nao ficam legais ou simples de mais.... eu fico meio perdido

    Fernando VD
    Veterano
    # out/09
    · votar


    vou falar uma frase:

    a musica n precisa de tecnica só de sentimento...

    Helder Gomes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ramon_cp2

    Como ja foi dito use a "escala do tom".....nas variacoes de acordes a principio use a "escala do tom"...se for uma progressao harmonica nao diatonica* eh melhor usar a "escala do acorde" tocado sendo ele maior ou menor nao se esquecendo de dar uma certa enfase na melodia da musica.

    Nao diatonica: acorde q nao esta no campo harmonico.

    Exemplo em Dó maior Campo Harmonico...

    C7+ Dm7 Em7 F7+ G7 Am7 B°7

    Progressao nao diatonica em Dó Maior:

    C7+ Am7 F7+ (Ab7+)



    Fernando VD

    Acredito q a musica precisa de tecnica e sentimento...
    na verdade a musica eh um pacote de tudo....nao pode faltar nada....principalmente tecnica sem tecnica torna-se impossivel ser sentimental nas musicas por ela q da a dinamica pra tocar.

    Fernando VD
    Veterano
    # out/09
    · votar


    hum

    tava muito expirado naquela hora

    eu sei que precisa de tecnica ^^

    tiago scott
    Veterano
    # out/09
    · votar


    ramon_cp2

    Ramon, acho interessante para você usar as escalas dos acordes, e para complementar use arpeggios pois isso caracteriza um improviso mais complexo. Procuro no final de cada frase terminar com uma nota que componha o acorde pode ser o 1º,3º,5º, 7+ ou 9. Procure misturar também escalas cromáticas e escalas pentatônicas, com essa gama de escalas e arpeggios tenho certeza que dá para fazer um bom improviso.

    No demais é tirar algumas horas para praticar e ouvir uns CDS ou LPS de alguns stands de Jazz para aflorar algumas idéias novas e conhecimentos.

    cmarcondes
    Veterano
    # out/09
    · votar


    a escala de blues em sol serve pra qualquer tom...ela pega todas as tonalidades muito boa pra improvisar...

    Thi_tecladista
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Thi_tecladista
    · votar


    cmarcondes
    a escala de blues em sol serve pra qualquer tom...ela pega todas as tonalidades muito boa pra improvisar...

    Não é bem assim... experimente seguir este raciocínio numa música em Db e veja a caca que vai ficar.

    ramon_cp2
    -Primeiramente, você deve dominar as escalas o máximo que puder;

    -A escala pentatônica é a que mais diminui a probabilidade de erros no improviso, por isso é adequada para iniciantes nesta área. Mas seus improvisos podem ficar pobres se você se prende só à pentatônica. A escala natural também é interessante.

    -Independente da escala que você usar, ela deve estar no tom da música;

    - Preste atenção nas notas de repouso, que são as notas que coincidem com o momento da batida do acorde. Normalmente, as notas de repouso pertencem ao acorde (tônica, terça ou quinta);

    -E o mais importante: nem todas as escalas combinam com todo tipo de música. Não tem receita fixa. O importante é você conhecem várias escalas, ouvir muita música sem preconceito de estilo para saber quando, como e porque cada escala pode ser usada no improviso.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    a musica n precisa de tecnica só de sentimento...
    Vou te falar outra frase: Continue acreditando nisso e sua música nunca será eternizada.

    Que tipos de saltos melodicos devo evitar numa progressão?
    Vai depender da linguagem (estilo) da música. Em certos estilos, você tem que evitar o trítono, sensíveis, 2as menores ascendentes etc. Em outros, tem que evitar até saltos maiores que terça... é mais uma questão de linguagem e estética do que regras fixas mesmo. Mas o geral é tentar evitar dissonâncias com as quais você não saiba lidar.

    tiago scott
    Veterano
    # out/09 · Editado por: tiago scott
    · votar


    Ken Himura

    a musica n precisa de tecnica só de sentimento...
    Vou te falar outra frase: Continue acreditando nisso e sua música nunca será eternizada.


    PS. E a frase do ano CifraClub vai paraaaaaaaaaaaaaaaaaaa: Ken Himura. ushushushushushushushuhsuhs

    Ken Himura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Hauhauahauha

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Ken Himura
    É impressão minha ou você voltou há pouco tempo ao fórum? Vc tava cadastrado aqui lá pelos anos de 2004 ou 2005 né?

    Seja bem vindo de volta!

    E ai? Updates no set?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com improviso