Ajuda com improviso

Autor Mensagem
jessica_...
Veterano
# ago/08


Oi gente, tudo bem!?

Tem algo que eu queria que vocês confirmassem comigo. É sobre improvisação.
Bem, resumindo eu sei improvisar só de cabeça e não de mãos!!!!!!!!

Vou explicar melhor. Tô escutando aquela música muito legal aí então me vem um improviso na mente, mão esquerda e mão direita... Mas se eu estivesse com meu teclado junto ia ter que primeiro gravar um solfejo (eu cantando!) das notas e depois, se possível, passar pro instrumento (isso eu nunca fiz, mas penso que ia ser assim). Então eu entendo que eu preciso ter mais "intimidade" com as teclas né? Eu acho que é isso porque eu faço tudo na cabeça, desde arranjos às vezes, mas não sei improvisar. Não tenho aquela coisa automática dos dedos irem diretamente onde eu penso.

Para tirar melodias, as cantadas, eu já tenho facilidade. Às vezes até eu mesma me surpreendo com isso!!! Está tocando uma música. Eu tô por ali então me sento, ligo o teclado e começo a "tirar" a música, os acordes, é automático. E eu acho que isso deve ser o que alguém que sabe improvisar tem. Imagina algo e já passa pro teclado ou qualquer outro instrumento.
Pelo que eu acho (e queria que vcs confirmassem) eu preciso praticar mais escalas, arpejos, algo assim, pra conhecer mais as notas, o som de cada uma delas, suas peculiaridades (nossa, exagerei). É isso?
Bom, a minha dúvida e a minha dificuldade (improvisar) é o fim do mundo pra mim mas pra vcs eu sei que tirar melodias, compor até, improvisar, é moleza. Por isso eu peço ajuda!

Outra coisa: Todo mundo diz que o improviso está diretamente ligado à teoria. Vocês poderiam me explicar melhor isso???

É isso, quem puder, por favor, me ajuda.

tecladoprofusao
Veterano
# ago/08
· votar


Bom... acho que só tenho duas dicas a dar: uma é praticar bastante as escalas, quanto mais melhor. A outra é gastar algumas horas com seu teclado sempre que puder (pelo menos umas 2 ou 3 vezes por semana), brincando com as notas e improvisando sozinha mesmo, inventado aquelas músicas intermináveis, com só três ou quatro acordes.

Outra coisa que acho interessante é tentar aprender todas as músicas que vc gostar do estilo, seja de CD, de toque de celular, vídeo-game, carro que vende pamonha... Isso é mais pra "calibrar" essa "conversão do ouvido para mão".

Quanto a estar ligado com a teoria, é verdade sim, tem técnica pra tudo. Mas nisso eu tb vou precisar de ajuda hehe... em teoria sou fraco, fraco... :)

jessica_...
Veterano
# ago/08
· votar


tecladoprofusao
Muito obrigada!

Bah, nada a ver essas qualificações... Um membro novato ajudando um MEMBRO... Que ironia!

De novo: obrigada!

expedifer
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...

Um membro novato ajudando um MEMBRO... Que ironia!

Humildade sempre é bom...sabia?

Daniel.m
Veterano
# set/08
· votar


Bah, nada a ver essas qualificações... Um membro novato ajudando um MEMBRO... Que ironia!

AuhhUAhuehuaHEUhUEh... Que preconceito!

tecladoprofusao
Veterano
# set/08
· votar


Um membro novato ajudando um MEMBRO... Que ironia!
Se vc soubesse o quanto eu aprendi com os estagiários no meu trabalho... tanto sobre o trabalho quanto sobre música, manutenção de carro, culinária, informática... rsrsrs


Mas grava uns improvisos pra gente escutar, vai ver o pessoal pode dar umas sugestões. :)

tiago scott
Veterano
# set/08
· votar


E aí Jéssica Beleza.

Bom uma das maiores formas de estudar improviso é ouvindo muita música, e praticando as escalas. Não pratique só escalas fáceis tipo C ou G gaste mais seu tempo aperfeiçoando as escalas como Ab, Gb, Db por que quando você estiver ágil com escalas simples como essas as de C , G serão fáceis, mas isso é um princípio bem básico sem mencionarmos os modos jônicos, dóricos, melódicos etc. Algo que creio ser muito interessante também é você ouvir músicos improvisando e tentar seguir a linha de frases, isso é chamado frasiologia algo muito utilizado pelos pianistas de jazz de onde se originou o improviso. Quando você começa a ouvir a frasiologia você percebe que não adianta ser rápido e hábil em escalas sem que suas frases tenham sentido, qualquer músico que estude improviso sabe quando um músico está realmente improvisando com frases, escalas e arpegios ( há os arpegios também são muito utilizados por grandes improvisadores e dão um toque especial no improviso). Dica pocure escutar Herbie Hancock, Diana Krall, Joe Sample procure por esses nomes no you tube depois me diga rsrsrsrs. Quanto ao improviso estar ligado só a teoria não é verdade, está muito ligado a sensibilidade, conhecimento e técnicas também.

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


expedifer
Olá!
Acho que vc não entendeu! Vc sabe o que é ironia? Nao quero ser grossa com vc mas vc entendeu exatamente o oposto do que eu quis dizer.

Ironia é quando uma frase ou expressão sugere o contrário da realidade. Ou seja: as palavras que eu citei: "membro novato", sendo que esse "membro novato" me ajudou muito e eu que sou uma já "membra" preciso de ajuda!

Entendeu agora o que eu quis dizer com:
Bah, nada a ver essas qualificações...????

: )

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


tecladoprofusao
Mas grava uns improvisos pra gente escutar, vai ver o pessoal pode dar umas sugestões. :)

Nada disso! Tenho vergonha! Hahaha, que coisa de criança né, mas é verdade!!

Quando eu tiver algo mais decente eu faço um upload pra vcs... Até lá eu preciso de ajuda.

jessica_...
Veterano
# set/08 · Editado por: jessica_...
· votar


tiago scott
Hãhã, "beleza"!
Obrigada pela sua dica!

- - - - - - - - - - - - -

Quem puder pode postar mais!
Dicas sempre são bem-vindas!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


tecladoprofusao
Outra coisa: meu teclado não liga no computador para mim gravar.

- - - - - - -

Alguém mais tem outras dicas?

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Óia! Eu sei que tem gente on-line que pode ajudar....!!!

Hahahah!

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...
Alguém mais tem outras dicas?

Olha, improviso não é meu forte, mas uma dica mto boa, já que vc disse que não consegue passar as idéias da cabeça pro teclado, é treino de ouvido.
Não só solfejo (e quando digo solfejo, me refiro ao entoado, e não leitura métrica...), como também treinar isso no teclado. Você pode fazer isso tirando músicas fáceis/simples de ouvido, tentar imaginar melodias/frases curtas e depois tentar passar pro teclado. (Tente pensar um pouco antes de encostar no teclado, não faça por tentativa e erro)

Sabe ler inglês? Vou te passar uns links sobre o assunto, depois.

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi
Sei ler inglês. Tô esperando (brincadeirinha).

Obrigado pela ajuda!

TG Aoshi
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...
Tô esperando (brincadeirinha).

hueheh! XP

Bom, começa por este artigo. (É um site mais voltado a guitarristas, mas é só trocar "guitar" por qualquer outro instrumento que dá na mesma)

Depois vc pode continuar pela seção de treino de ouvido. Acho que não é nada tão aprofundado (o que não quer dizer que seja fácil...), mas é um material excelente pra começar e ter uma boa noção das coisas.

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi
Valeu!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


TG Aoshi
VALEU MESMO! Salvei alguns artigos para ir lendo aos poucos e o cara que escreve tinha o mesmo problema que eu. Isso ele ensina como mudar no artigo:The Most Important Skill That Most Players Don't Have.

Muito bom! Obrigada pela dica!

Ken Himura
Veterano
# set/08
· votar


Outra coisa: Todo mundo diz que o improviso está diretamente ligado à teoria. Vocês poderiam me explicar melhor isso???
É, pode-se dizer que sim. O improviso, ao contrário do que muitos pensam, é bastante definido e não vem assim de sopetão. Os professores de improvisação costumam dizer que o improviso é a arte de compor em tempo real. =p

Quer dizer, você tem que estudar bastante de teoria pra saber como as coisas funcionam e como aplicá-las, e estudar padrões de melodia e fraseados, além de certas coisas como harmonia funcional.

Quanto mais disso você dominar e souber, melhor vai ser a qualidade do improviso. O feeling é muito importante, é ele que acaba te dando personalidade, mas deixar tudo a cargo do feeling te tira o controle da situação - coisa que não é muito legal. Bom, sempre me pregaram que você deve controlar todos os aspectos da sua música.

Imagina só este exemplo: você lá num improviso numa musica redondinha de soft jazz - a lá Kenny G, e, pelo feeling só, você intuitivamente começa a tacar uns intervalos extremamente dissonantes com a harmonia, mas que fazem sentido melódico dentro do teu improviso (por isso a "intuição") - por exemplo, toca uma variação do motivo central com várias notas semitonadas. Pô, pode sair uma merda.

Por isso deve-se prestar atenção no que você tá fazendo, no que tá pensando e no que os outros músicos também fazem. Senão vira zona...

Um bom exemplo disso é uma música do Hermeto que era algo como "Briga dos Músicos da Banda de Jazz", não lembro direito o nome, depois procuro certo. Claro que foi intencional aqui, mas imagina se não fosse! =p

jessica_...
Veterano
# set/08 · Editado por: jessica_...
· votar


Ken Himura
Valeu pela ajuda! Entendi mais ou menos pq tenho muito a aprender mas "captei a idéia" (rsrsrsrs).

AGCC
Veterano
# set/08
· votar


Interessante...
Ontem eu estava conversando com uma pianista, formada pela FAMES, sobre eu não conseguir improvisar. O meu problema é o mesmo que o seu. Eu consigo tirar a melodia e tocar a música. Mas nunca faço diferente é sempre a mesma coisa, eu sempre acabo cantando a música com as teclas.
O que ela me disse foi, o mesmo que já disseram acima.

"Caio, tente tocar uns 3 ou 4 acordes durante um tempo todo dia, fique brincando com as teclas, você e o teclado devem ser um só, o que você pensar tem que sair nas teclas."

Então, hoje assim que todo mundo aqui em casa acordar rsrs eu começo a fazer isso.
rs.

Somente a prática pode nos levar a perfeição!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


caio_albertassi

O pior é que sai tudo na cabeça, desde a dinâmica das notas, algumas frases.. Quando vejo um vídeo na hora me vem uma idéia de variar aquilo que ouvi mas passar pro teclado....

Wow, mas agora eu tô estudando com um livro e prestei atenção naquilo que o Ken Himura disse sobre técnia, teoria.

Pra ser bem sincera pratico muito pouco escalas e arpejos, mas eu creio que a minha "evolução" tá sendo no tempo certo. Preciso aprender bastante teoria ainda.

Tipo, não sei nem qual a diferença de harmonia funcional e tradicional, não sei o que é mordente, síncope (na prática)... Ow, e tantas coisas relevantes pra maioria das pessoas....!!!!!

Tenho que estudar e praticar!

Caio, mas vc pelo menos tem um piano e "se tudo der certo, um piano novo"!!! Meu teclado não tem sensibilidade nas teclas!!!!!

: P
: )

AGCC
Veterano
# set/08 · Editado por: AGCC
· votar


jessica_...
Eu tô chegando a conclusão que a música em si é boa para quem:
1 nasce com o dom
2 tem dinheiro
3 não precisa fazer nada pra viver e fica só tocando

Se você não tiver, no mínimo, duas dessas opções a música te torna "triste". Visto que você tenta, se esforça e não consegue... 1 porque você não tem o dom e tenta aprender, 2 porque você não tem um bom equipamento e a falta de verba limita a sua evolução, porque querendo ou não, diga o que for, a qualidade do equipamento faz muita diferença e 3 porque falta de tempo é igual menos tempo para treinar e se divertir, resultando que quando você tem um tempo pra tocar você acaba ficando P* da vida em perceber os aspectos 1 e 2.

Eu ainda largo essa mania de querer ser bom no piano.

Falou!

SIM!
Chutei o balde!
\o/

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Olha Caio....

Eu não acho que tenho o dom, mas tenho uma certa 'facilidade'...
Eu não tenho dinheiro, mas meu pai é o "dono da prata e do ouro"...
Eu atualmente só estudo...

Eu entendo seu desabafo pq eu já passei também. Mas nem tudo é o fim do mundo. Sexta participei de uma palestra e a mulher mostrou três imagens, de três pessoas com deficiência cerebral, algo assim.

Uma menina tinha se formado em Medicina, normalmente.
Um garoto tinha feito vestibular e, detalhe: passado.
Outro garoto era até bem conhecido por vencer corridas na cadeira de rodas.

Então, para a gente, que é perfeito, o que é impossível?

AGCC
Veterano
# set/08
· votar


jessica_...
=\
Você me assusta...rs.

Brincadeira.

Eu sei, o que eu falei é que... sempre que você pensa que tá alcançado o que você quer na música você vê que ainda não é o bastante, essa busca infinita é uma coisa rs.

Mas é isso aê... não podemos desanimar!

Tô indo tocar, toco em igreja e pode ter certeza é uma grande batalha rs. Acho que o meu teclado tinha que se chamar GOLIAS rs.

Falou!

jessica_...
Veterano
# set/08 · Editado por: jessica_...
· votar


Caio

Você me assusta...rs.
Uia!

Olha, eu também tenho certas "lutas", certos "Golias" na música e às vezes parece que é melhor desistir, mas...

Uma coisa: você deve estar sempre feliz com o que aprendeu, mas nunca satisfeito... Nem os professores param de aprender!

Eu sei que não consigo ficar sem música, amo tocar teclado/violão por mais que eu careça de mais, de MUITO mais habilidade nos dois instrumentos, é muito bom tocar!!! Mesmo que seja num violão que não é lá essas coisa, muito menos o teclado....

Mas deixa isso pra lá e vamo toca!!!!!

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Outra coisa:

Estive assistindo uns vídeos no Youtube e achei esse aqui:

Angela Aki - Tegami Piano アンジェラ・アキ手紙

O que ela faz na mão esquerda é o chamado Walking Bass?

Além dessas duas formas (1, 3, 5, 7 [ou 6] e 1, 2, 3, 5) quais outras "fórmulas de Walking Bass?

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Oi pessoal!

Estou postando aqui então uma tradução de um artigo (que eu achei) muito bom. Foi indicado pelo TG Aoshi (que eu já citei umas quinhentas vezes aqui pelo fórum desde que ele me indicou o site... rsrsrsrs). Quem quiser aproveitar, ta'í!

(Ver observações no final)


A habilidade mais importante que a maioria dos instrumentistas não tem
Por Tom Hess

Então, qual a mais importante é a habilidade que a maioria dos guitarristas não têm? Alguns alegam que é o profundo conhecimento de teoria musical. Outros diriam que a habilidade mais importante é a criatividade. Evidentemente que há legiões de guitarristas que acreditam que ter impecável técnica é o Santo Graal de tocar guitarra. Talvez você concorde com uma das afirmações acima, ou talvez você ache que é outra coisa semelhante, compor, tocar com outras pessoas em uma banda ou ter perseverança (confira o meu último artigo sobre a perseverança).

Todas as habilidades mencionadas acima são cruciais para o desenvolvimento de qualquer instrumentista que realmente quer se tornar um excelente músico e guitarrista. Mas a mais importante habilidade que a maioria dos instrumentistas não tem, e não sabe como praticar, é a Percepção! (também conhecido como "ouvido") Estamos lidando com música aqui, certo?! Como a maioria de nós gosta de fazer música? Escutando música! Então, por que é que a maioria dos guitarristas tem um "ouvido" pobre (um ouvido não qualificado)? Não que os guitarristas clássicos não toquem tradicionalmente de ouvido, mas surpreendentemente a maior parte dos "ouvidos" desses guitarristas ainda não são tão bons como eles poderiam e deveriam ser.

Eu vou utilizar-me como um exemplo clássico de um guitarrista que tinha uma grave falta de um bom ouvido. Antes de começar a minha formação musical na faculdade, eu pensei que meu ouvido era muito bom. Eu normalmente poderia aprender depressa canções através do ouvido e minhas habilidades improvisando eram "ok" durante o tempo. Mas sempre que eu procurava compor um solo de guitarra para uma canção ou escrever minhas próprias canções eu tinha problemas. Eu sempre me senti como se eu não pudesse passar a música que ouvia na minha cabeça para a música eu estava tocando. Normalmente, eu tinha uma boa técnica e os meus conhecimentos básicos de teoria musical não eram maus, mas a minha criatividade estava sofrendo grandemente. Tudo o que eu improvisava ou escrevia vinha apenas de minhas mãos e de meu conhecimento de acordes, escalas, etc. Mas eu queria fazer mais. Eu queria ser mais único, mais criativo e o mais importante, mais auto-expressivo. Eu estava consciente de que havia um problema, mas eu não sabia especificamente a raiz do problema. Eu assumi que eu não era apenas uma pessoa com falta de criatividade e que minha (assumida) falta de criatividade era permanente e ia além do meu controle.

No Outono de 1994, me matriculei no colégio de Harper como uma grande música. Para a audição, além de muitos outros requisitos, todas os estudantes são obrigados a completar 2 anos na classe de Percepção. Não muito tempo depois de ir para minha primeira classe de Percepção eu percebi o quanto meu ouvido precisava de treinamento. Felizmente eu tinha um professor muito encorajador que sabia que muitos guitarristas freqüentemente tinham problemas com o ouvido. Depois do primeiro semestre percebi que meus problemas relacionados com a criatividade (improvisar, compor, etc) foram melhorando e o mais importante, eu percebi que meus problemas não eram devido a uma falta de criatividade. Os problemas existiam devido ao fato de que meu ouvido não tinha sido suficientemente desenvolvido para libertar todo o meu potencial criativo! Esta realização foi um dos maiores e únicos momentos em minha vida musical. Eu me sentia liberado em saber que eu realmente tinha talentos criativos.

Então tudo que eu precisei fazer era ir mais adiante treinando meu ouvido de forma que minhas idéias criativas pudessem então se manifestar em minha música. Há muitas maneiras pelas quais você pode melhorar sua Percepção. Eu tenho muitos deles listados abaixo. A idéia aqui não é escolher apenas uma dessas idéias da lista e esperar milagres. Faça a maioria das coisas que puder, quantas vezes você puder.

Atividades para praticar:

1) Transcrevendo ( de ouvido) canções, acordes, melodias, solos, etc. usando sua guitarra,

2) Transcrevendo sem utilizar o instrumento. Escreva a música no papel e, depois, quando você acha que está o mais preciso possível você pode começar o seu trabalho verificando em seu violão. Note que erros você fez e veja se há um padrão em seus erros. Por exemplo, se você perceber que você sempre pensa que um acorde menor é um acorde menor, então você pode concluir que isto é algo em que você terá de concentrar o seu tempo praticando.

3) Cante (sim, cante em voz alta) escalas. Comece a cantar as escalas maiores, mais tarde adicione a escala menor natural, escala menor harmônica, escala pentatônica, escala de blues, etc.

4) Cante intervalos (duas notas em diferentes alturas).

5) Cante arpejos (acordes - uma nota de cada vez) comece com as tríades maiores e, em seguida, passe para as tríades menores.

6) Sight singing (você terá de ter um entendimento básico de leitura musical para fazer isso) You can use any piece of sheet music for this. There are sight singing books that you can buy if you want.. Não consegui traduzir. : /

7) Transcreva ritmos. Isto é como transcrever uma melodia apenas mas o foco aqui é escrever o ritmo apenas.

8) Improvise melodias, solos, etc. em cima de acordes. Isto é algo muito importante a ser feito mesmo que seja de qualquer maneira.

9) Imagine 3 ou 4 notas melódicas em sua mente e depois tente reproduzi-las em sua guitarra.

10) Grave sua execuções em diferentes acordes (somente tríades maiores e menores por enquanto). Tente não repetir o mesmo acorde com muita freqüência. Reproduza sua gravação e, depois, tente identificar se os acordes que você ouve são maiores ou menores.

11) Dica para moradores dos EUA. Não interessa para nós 'meros' brasileiros.

12) Existem softwares que treinam a percepção e podem ser encontrados na internet. Um que usei na faculdade é chamado Practica Musica por Ars Nova. (Nota: Este não é um endorsee da Practica Musica ou de Ars Nova, estou apenas lhe fazendo saber que este e outros softwares de treinamento de percepção existem e podem ser um recurso valioso).

13) Para aqueles que podem não se inscrever em aulas de Percepção recomendo vivamente procurar um professor particular de música. A parte boa sobre a procura de um professor particular é que o professor não precisa necessariamente ser professor de guitarra. Qualquer professor competente (não importa que instrumento o professor toca) pode ensinar a você a ter Percepção. A chave é encontrar um professor competente, no entanto, há um grande número de professores incompetentes que estão por aí. Para uma ajuda a encontrar um bom e uma evitar um mau professor, confira o meu artigo anterior intitulado: Escolhendo um professor.

Treinar o ouvido é crucial ao desenvolvimento de qualquer músico como músico. Lembre-se de perseverar e ser paciente consigo mesmo como desenvolve o seu ouvido. Espere progressos de seu "físico" tocando guitarra, reduza a velocidade, mas avançando cada dia continuamente. Seu ouvido necessita de constantes práticas assim como suas mãos fazem, então não negligencie a mais importante ferramenta que você tem... Seus ouvidos!

*Pra você que sabe inglês sem precisar de tradutor e que dar uma conferida no artigo original, aqui está o linkaqui está o link.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Observações:
- Não sei MUITO bem inglês, então pode ter alguma (s) coisa (s) errada (s) ou não muito precisa (s). Quem quiser corrigir tá livre pra fazer isso.

- Em alguns trechos mais complicados eu dei uma adaptada para a nossa linguagem. Tipo, às vezes eu uso o termo "ouvido", às vezes "percepção", mas é a mesma coisa. Isso eu acho que dá pra entender, né!?

- A dica número 6 eu não consegui entender. Não soube se era cante em público, algo assim, enfim... Quem souber vai poder ajudar nessa parte aí.

|o/ see you later \o|

Sapopemba
Veterano
# set/08
· votar


Acho que o item 6 se refere ao solfejo cantado, ou seja, a cantar uma partitura entoando as notas nas alturas certas.

Ken Himura
Veterano
# set/08
· votar


Isso mesmo, a 6 era sobre solfejo.

jessica_...
Veterano
# set/08
· votar


Sapopemba
Ken Himura
Valeu gente!

- - - - - - - - - - - - - -
Eu não perco a opor-
tunidade de dar um
"up nesse tópico (rs)!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com improviso