Dica de álbuns com "pianos interessantes"

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08


    Olá pessoal.

    Seguinte: Estou procurando algum CD para ouvir com "pianos interessantes".

    Mas, o que são "pianos interessantes" para mim? Bom... o que eu achei de muito legal ultimamente foram os dois CD's acústicos do Roupa Nova, com os pianos do Cleberson Horsth. Gosto desse estilo de pianos, e de uma forma ou de outra, ele se encaixa mais ou menos no estilo que toco, pois toco com banda católica, e é bem aquilo mesmo o estilo. Andei até reparando que algumas frases que ando fazendo estão vindo dessas idéias de pianos do Cleberson, e achei muito legal isso, porque mesmo que ainda faltem anos-luz para eu chegar no nível de um cara daquele, já é alguma coisa...

    Quero ouvir coisas assim porque pude perceber que estou "absorvendo"as idéias, e já que não estou tendo muito tempo para treinar a minha técnica, uma boa saída para disfarçar o meu travamento póderia ser o "bom gosto".

    Já me sugeriram ouvir Toto, mas o pouco que já ouvi deles não achei muitos pianos legais, será que alguém poderia me dizer qual álbum do Toto é legal para pianos?

    Aceito todos os tipos de sugestões que possam atender a minha necessidade.

    Valeu moçada.

    Abraços.

    Blackus
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Supertramp, recomendo os seguintes álbuns: Crime of the Century e Even in the Quietest Moments

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Stravinsky, Shostakovich e Schönberg. Coisas as vezes muito simples, as vezes complexas demais, mas interessantíssimas.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ken Himura

    É artista ou álbum? Se for artista, que albuns, ou músicas? (Se não for pedir demais)

    Leandro Barbosa
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    desde os primeiros posts tem sugestoes de artistas legais nesse topico.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/146019/p1#5340237

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul
    Artista. Álbuns têm muitos, vários intérpretes - não dá pra lembrar tudo de cabeça.

    Mas posso citar algumas coisas.

    Stravinsky:

    Petrushka. Principalmente a abertura. A maneira que Stravinsky usou o piano (e a celesta também) junto da orquestra deu um colorido muito legal. Aliás, essa ballet inteiro é um show de instrumentação.



    Sagração de Primavera. Uma obra perfeita sobre ritmos e sobreposição de tons. A versão orquestral é mais fácil de entender as cores e sobreposições, mas Stravinsky fez uma adaptação pra dois pianos e piano a quatro mãos que ficou boa também.




    Schönberg:

    Piano Concerto. Uma peça bem densa, moldada pela 2º Guerra Mundial. Mas tem belos momentos. E serial, bem ao estilo Schönberg. Lembrando que muitos vão estranhar e até desgostar esta peça, graças a todo o condicionamento auditivo feito pela música tonal que ouviram desde sempre. Tentem lutar contra estes sentimentos e tentem entender a harmonia, é o primeiro passo.



    Shostakovich:
    Foi um dos melhores orquestradores de todos os tempos.

    Piano concerto 2. Peça explêndida, não preciso falar nada. Aliás, tem Shostakovich no meio, vale a pena conferir.

    1º movimento:
    2º movimento:
    3º movimento:

    Tem muito mais, isso foi só uma palhinha hehehe.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ken Himura

    Acho que seu gosto musical é avançado demais para o que eu preciso. O que preciso é ouvir coisas com banda junto, com gente cantando, ao estilo dos acústicos do Roupa Nova mesmo, e com pianos interessantes, frases marcantes, e sempre lembrando que o meu negócio é piano popular...

    erudito??? tô fora, isso aí é pra maluco!!! hahahahahaha

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Acho que seu gosto musical é avançado demais para o que eu preciso. O que preciso é ouvir coisas com banda junto, com gente cantando, ao estilo dos acústicos do Roupa Nova mesmo, e com pianos interessantes, frases marcantes, e sempre lembrando que o meu negócio é piano popular...

    erudito??? tô fora, isso aí é pra maluco!!! hahahahahaha

    Cara, se você ouviu isso tudo e não soube aproveitar nada, sugiro você treinar o ouvido melhor, ou a sensibilidade.

    O fato de ser piano popular não exclui o erudito e vice-versa. Se não, Tom Jobim e Gershwin não seriam ninguém.

    Tom Jobim copiou na cara de pau várias paradas de Chopin e Villa-Lobos em algumas músicas. Villa-Lobos pegou cantigas de roda infantis e transformou em uma suíte pra piano. Bartók pegou músicas folclóricas húngaras e transformou em concerto. O Angra meteu um pedaço duma sinfonia de Schubert, trechos de Vivaldi, Paganini, Bach, Palestrina e outros em várias músicas - e eles não estão nem perto de serem classificados como "eruditos".

    O importante aqui não é a forma da parada, mas o que você vai fazer com ela.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ken Himura

    Você ainda não entendeu o que eu quero... Não tenho tempo (infelizmente) para ficar estudando essas coisas, prestando atenção em todas essas "maluquisses" para ver se encontro algo que eu possa aproveitar, o que quero é conhecer álbuns de músicas populares, com banda tocando junto, e umas frases de piano legais, para que eu possa absorver algumas idéias, é coisa simples, não quero virar um débil mental do piano com este "estudo", só quero ouvir umas coisas novas, mas SIMPLES, é isso que preciso.

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul
    Cara, até entendo onde vc quer chegar, mas falando um monte de abobrinha (pra não falar outra coisa...), vc só vai continuar lendo as mesmas coisas...

    Faop
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ken Himura

    Falo tudo.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Além da excelente dica do Blackus, o álbum do Tears for Fears, The seeds of Love, tbm tem um piano espetacular tocado por Paty Mitchel que divide os vocais com o grupo neste álbum.
    Particularmente acho o melhor álbum pop da década.

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: fábio_soul
    · votar


    TG Aoshi

    Cara, até entendo onde vc quer chegar, mas falando um monte de abobrinha (pra não falar outra coisa...), vc só vai continuar lendo as mesmas coisas...

    Então me diga quais foram as "abobrinhas" que eu falei e, já que você entende onde eu quero chegar, me ensine o que dizer, ou, melhor ainda, responda a minha pergunta...

    eusebio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul

    Eu não estudo nada disso, mas ouço muito do que o Ken Himura citou. Esses citados são uma boa base pra piano sim.

    João Gilberto
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    1. Respondendo ao tópico.

    Cássia Eller, Acústico MTV

    Maria Rita, Segundo

    Chico Ao Vivo, Chico Buarque

    Elis & Tom

    Inédito, Tom Jobim

    2. As abobrinhas:
    - Chamar as obras de "maluquisses" as obras.
    - Chamar indiretamente várias pessoas de débil mentais.
    "(não quero virar um débil mental do piano com este "estudo")"

    Fora isso, nada demais. Espero ter ajudado

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    eusebio

    Eu não estudo nada disso, mas ouço muito do que o Ken Himura citou. Esses citados são uma boa base pra piano sim.

    Mas não é este tipo de material que estou procurando no momento.

    João Gilberto

    2. As abobrinhas:

    - Chamar as obras de "maluquisses" as obras.
    - Chamar indiretamente várias pessoas de débil mentais.
    "(não quero virar um débil mental do piano com este "estudo")"


    Bom, me desculpem as pessoas que se ofenderam com as minhas palavras, mas é que aqui na minha cidade, entre os meus amigos músicos, costumamos chamar as pessoas que têm um grau musical mais elevado do que o normal de malucas, insanas, débil-mentais, mas não querendo menosprezá-las, até porque esses pianistas eruditos, em geral, fazem coisas com as mãos no piano que a maioria dos pianistas populares não conseguem fazer, e chamamos essas coisas, "carinhosamente", de maluquisses, executadas por "malucos". Mas da próxima vez serei mais cauteloso com as palavras...

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Além da excelente dica do Blackus, o álbum do Tears for Fears, The seeds of Love, tbm tem um piano espetacular tocado por Paty Mitchel que divide os vocais com o grupo neste álbum.
    Particularmente acho o melhor álbum pop da década.

    (2)

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Bom, me desculpem as pessoas que se ofenderam com as minhas palavras, mas é que aqui na minha cidade, entre os meus amigos músicos, costumamos chamar as pessoas que têm um grau musical mais elevado do que o normal de malucas, insanas, débil-mentais, mas não querendo menosprezá-las...

    Algumas perguntas, cara: o que é ser músico pra você e seus amigos? Pelo visto, não envolve estudo né? E o grau musical normal?

    Scrutinizer
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul
    Que tal isso então?



    É "popular". =D

    Artref
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Artref
    · votar


    Acho que entendo o que fábio quer dizer e na minha opinião é difícil achar o que ele procura.

    Por incrível que pareça, há um tempo eu ouvi muita coisa legal de um tecladista, quando num trabalho tive que tirar algumas músicas que muitos aqui detestariam. O artista? José Augusto. Pegue os álbuns antigos dele e escute. Se você não torcer o nariz para o estilo das músicas e pegar esse tecladista que estou falando (não lembro o nome), tem muita coisa boa. Teve até uma revista que elogiou o cara.

    Mas Fábio, dá para tirar bastante coisa de músicas clássicas sim, desde que você as estude, he he he. Eu voltei a estudar piano erudito recentemente, e depois que aprendo as músicas e consigo executá-las bem, sempre faço uma análise da harmonia, para aproveitar em alguma composição, e vejo se consigo aplicar a técnica ou algum fraseado em alguma música popular. Sou tecladista, mas estudo piano erudito, então tenho que aplicar o máximo que eu conseguir.

    A vantagem de você pegar algo com banda é que já é um conhecimento aplicado. Já ouvindo um estilo diferente, com música clássica, jazz ou etc, você é que tem que aplicar.

    Independente disso, você tem que ouvir algo que te agrade, senão não vai aproveitar muita coisa. Já me disseram para ouvir jazz mas eu simplesmente não suporto aquilo e nunca consegui aproveitar nada ouvindo. Pior ainda quando o assunto é rock pesado. Pedais duplos, gente gritando, guitarra distorcida all the time e masturbação técnica são coisas que me irritam e não me inspiram a nada, portanto não consigo aprender com isso. Mas tem gente que aprende muito, porque gosta.

    Outras coisas boas pra você ouvir são músicas pop românticas dos anos 80, tais como TOTO, Spyro Gyra e outros, onde não há somente pianos mas também muito teclado com aqueles sons lindos que tiravam na época.

    Ah, outro bacana: Roxette. Escute tudo. O tecladista é maravilhoso na minha opinião. Toca super simples e bonito, tanto no piano quanto no teclado, é mais focado em teclado. E pelo pouquíssimo que te conheço, acho que é mais o seu estilo.

    Espero ter ajudado.

    yurikat
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Cara, se vc quer boas frases e harmonias bem feitas sugiro vc escutar George Duke e Frank McComb - esses dois são tecladistas de primeira.

    Frank McComb


    George Duke




    yurikat
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Artref
    Já me disseram para ouvir jazz mas eu simplesmente não suporto aquilo e nunca consegui aproveitar nada ouvindo.


    Poxa cara, sei que gosto é pessoal, mas... talvez vc consiga aproveitar alguma coisa, afinal o Herbie é simplemente um gênio!!
    Fica aí uma dica!!!

    Falou

    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Ken Himura

    Algumas perguntas, cara: o que é ser músico pra você e seus amigos? Pelo visto, não envolve estudo né? E o grau musical normal?

    Um dia, quem sabe conversemos sobre isso... não quero entrar em discussões banais.

    Ah... e parabéns pela sua intelectualidade musical, certamente você é infinitamente melhor do que eu e meus amigos (juntos).

    Artref

    Mas Fábio, dá para tirar bastante coisa de músicas clássicas sim, desde que você as estude, he he he. Eu voltei a estudar piano erudito recentemente, e depois que aprendo as músicas e consigo executá-las bem, sempre faço uma análise da harmonia, para aproveitar em alguma composição, e vejo se consigo aplicar a técnica ou algum fraseado em alguma música popular. Sou tecladista, mas estudo piano erudito, então tenho que aplicar o máximo que eu conseguir.

    Então, mas a questão é que não estou com tempo de estudar (e também não gosto de estudar essas peças eruditas), preciso de algo para ouvir e absorver idéias, e algo que eu goste, pois como você mesmo disse, ouvir o que não gosta não adianta nada.

    Outras coisas boas pra você ouvir são músicas pop românticas dos anos 80, tais como TOTO, Spyro Gyra e outros, onde não há somente pianos mas também muito teclado com aqueles sons lindos que tiravam na época.

    Uhum... Esses que você citou eu conheço pouca coisa. Pelo pouco que conheço, posso dizer que Spyro é fantástico. TOTO, muita gente já me falou, mas que álbum específico? Já ouvi algumas coisas que não me agradaram muito.

    Ah, outro bacana: Roxette. Escute tudo. O tecladista é maravilhoso na minha opinião. Toca super simples e bonito, tanto no piano quanto no teclado, é mais focado em teclado. E pelo pouquíssimo que te conheço, acho que é mais o seu estilo.

    Vou procurar.

    yurikat

    Acertou na mosca, cara, sou apaixonado por esse estilo de música que você postou aí, melodias marcantes, coisa linda. Se puder me indicar algum artista, eu agradeceria. Vou buscar algumas coisas mais dessa banda que você postou aí também.

    Valeu moçada.

    yurikat
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul
    Poxa cara, fico feliz em ajudar
    Se puder me indicar algum artista, eu agradeceria
    Então... o Frank McComb e o George Duke são tecladistas que possuem vários albuns solo, sem falar nas parcerias que eles fizeram com instrumentistas famosos (Marcus Miller, Kirk Whalun, Billy Cobham...)

    Ah... com todo respeito ao pessoal que curte música classica/erudito, sei que é possivel um músico popular tirar proveito de estudos do erudito, porém fica muito mais fácil e proveitoso um músico popular tirar proveito de estudos da "musica popular", sem falar que o resultado final fica bem mais interessante.

    Lista de tecladistas/pianistas
    George Duke
    Frank McComb
    Ray Charles
    Billy Preston
    Herbie Hancock
    Ricky Draper - este não é tão famoso, mas vc pode achar este cara no You Tube
    Jamal Hartwell - Este tmbm
    Tom Jobim
    Ivan Lins... é claro que esta lista é muito extensa, mas estudar estes caras já da pra fazer um estrago, é impossivel não ficar bom!!!

    Outra dica é escutar um artista gospel chamado Fred Hammond, (sei q sua religião é a catolica, mas creio que vc não possui nenhum preconceito em escutar artistas de outra religião) os tecladistas desse cara são realmente muito bons, coisa de primeira.
    Se vc se interessar ainda mais, eu posto o nome de alguns tecladistas / bandas de primeira qualidade.

    Jamal Hartwell


    Fred Hammond



    Ricky Draper


    fábio_soul
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    yurikat

    Aquela banda que o George Duke está tocando nos dois vídeos que você postou tem algum nome?

    yurikat
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    fábio_soul
    cara, pelo q entendi aquele grupo foi um "catado", pegaram as "lendas" do jazz e juntaram em um grupo apenas p/ fazerem alguns shows. É semelhate aqueles catados tipo: Marisa Monte + Caetano, Ivan Lins + Jorge Vercilo...
    Agora o George tem muitos, mas muitos albuns solo (que vão do funk ao jazz), sem falar que ele já fez parceria com meio mundo!!!

    Da uma olhada neste site: http://www.georgeduke.com/
    Falou

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica de álbuns com "pianos interessantes"