Novo brinquedo - VSTs

    Autor Mensagem
    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jun/08


    Ae galera do FCC, estava um pouco desaparecido ultimamente, mas agora estou novamente na ativa e queria compartilhar com vocês uns brinquedinhos novos..... hehehehe
    Pois bem, sempre fui fissurado nessa coisa de VSTs e agora resolvi entrar nessa onda. Comprei um notebook com essas configurações:

    Processador Turion 64 X2 2.0GHz
    Memória 2GB DDR2
    HD SATA 160GB 5400rpm
    Windows Vista Home Premium

    Bom, essa configuração já é o suficiente para dar uma idéia do desempenho do produto, não vou postar o resto porque isso aqui não é forum de informática... heuaheuaeha

    Resolvi começar usando o Truepianos que eu já tinha testado antes no computador do meu professor. Comprei uma interface Midi USB para ligar meu Juno-D no notebook.
    Instalei o software normalmente e ele funcionou legal no Vista, o único problema era a latência que chegava a quase dois segundos. Achei na net um programinha bem legal que resolveu meu problema com a latência, o ASIO4ALL. A latência caiu pra menos de 64ms depois de ter instalado ele, o único inconveniente é achar uma configuração ideal que combine latência X desempenho da máquina. Mas um processador de 2 núcelos da conta do recado. A máquina chega a uns 80% de carga quando se tocar alguma coisa muita rápida e muitos acordes cheios ao mesmo tempo (muitos mesmo), e isso raramente acontece. No mais o som sai perfeito, sem distorções e a latência é imperceptível. O Vista funcionou sem problemas com os programas e drivers ASIO. Vou testar mais alguns VSTs e vou postar aqui as informações. Só lembrando que to usando o audio onboard do notebook que é fornecido pela Realtek.

    RRPRRP
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ontem baixei o demo do Truepianos e, estou avaliando. Achei um pouco caro os US$180.00. Mesmo com o Dolar baixo é um preço meio puxado. De qualquer forma, o Truepianos é muito bom. Melhor que outros que já experimentei.



    Com relação a placa de audio do notebook, sugiro uma ASIO que não tem latencia. As da MAudio são muito boas!

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    RRPRRP

    To usando o audio onboard mesmo e até agora está tudo certo. Claro que se quiser rodar uns VSTs mais potentes vou precisar de uma placa decente. Mas essa ta ótima pra mim (por enquanto).

    LuizPauloGS
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: LuizPauloGS
    · votar


    A latência caiu pra menos de 64ms
    pra mim isso é muito alto, eu fazendo testes usando Soundfonts (SF2) com o FL Studio consigo 15ms e com o Sonar usando o DXi do TTS-1 dá 11ms

    meu PC que num é grande coisa...

    Athlon XP 2000+ 1.6Ghz
    640Mb RAM
    Video: Voodoo 5 5500 64Mb
    Audio: C-Media 8738 (onboard)
    Windows XP Professional

    Vê se você consegue dar uma configurar melhor, pra mim 64ms é muito alto rs

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    LuizPauloGS

    Falei menos de 64ms porque o truepianos não mostra menos que isso na barra de status... heuaheuahea
    Mas acho que deve ser bem menos que isso, já que nem da pra perceber a diferença entre apertar a tecla e o som sair....
    O som onboard do notebook consegue trabalhar com 24bits de resolução e 192000Hz de taxa de amostragem. No truepianos to usando 24bits e 48000Hz e o som ta ótimo.
    Logo vou instalar o Akoustik pra fazer uns testes.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    O Vista é uma bosta. Arranca ele e põe um XP, que vai melhorar pra caramba. Eu comprei um PC, dual core, 2 gigas de ram, hd 250 giga. E usei o Vista durante dois dias, dava incompatibilidade com algumas coisas, uma porcaria mesmo. Todo mundo que conheço e que trabalha seriamente com VSTs usa o XP. Eu tirei o Vista, pus o XP, e agora tá uma maravilha, abro uma orquestra inteira no Cubase (essa orquestra tem muitos, muitos gigas mesmo), e consigo gravar mais de dezesseis pistas, com vários VSTs (orquestra, minimoog, b4, etc...) tudo aberto, ao mesmo tempo, e não dá um pulo, é perfeito.

    Uma observação: uso a placa de audio on board, com o Asio4All.
    Põe o XP que vai melhorar a performance consideravelmente, pode cre....

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    OBS: falei 16 pistas porque foi o que usei, mas com certeza deve dar muito mais, pois foi super tranquilo. Dá uma sacada na música Suco de Manga, que fiz ontem usando VSTs (está no tópico de gravações). Meu baixo tem 15 gigas, a batera tem mais 15, usei um piano elétrico da biblioteca do Cubase que é grande, o B4 e o Akoustik Piano. Tem idéia do peso que é isso no pc? E rodou super tranquilo, não tenho latência perceptível, se eu colocasse a orquestra (mais uns trinta gigas) junto iria rolar tranquilo. Isso não rolava com o Vista, só com o XP. E placa on board, para ter uma ideia....

    mazza
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    como vc configura o ASIO4ALL? eu tenho um note core 2 duo 2 GB RAM e não consigo tocar o The Grand e nem o Boesendorfer, nem consigo configurar o ASIO pra diminuir a latência, minha placa onboard é Realtek, se alguém puder me dar uma dica, agradeço.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    mazza


    Cara, você instala ele, e quando for abrir o programa tem as configurações midi. É assim:

    por exemplo o B4: abri o programa, em cima está escrito "file". entra lá e entra em audio/midi settings. Vai estar escrito "Soundcard". No meu aparece Asio, Directx e MultiMedia. Escolhe o Asio como interface, e no "Output Device" escolhe o Asio 4 All. Do lado desse botão vai aparecer Asio Config, você entra e ajusta a configuração que quer. No meu, eu deixo em 320 samples, que dá uma latência imperceptível.
    Na mesma janela que tem a opção SoundCard, tem a opção MIDI, você entra lá e habilita a opção do seu drive (no meu cabo usb/midi veio o drive KORG, eu entro lá e clico em SIM, e pronto.

    Qualquer dúvida, pergunte, espero que dê certo.

    riceira
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ricardo_Adorador
    mazza
    Mauro Lacerda

    Meu Notebook também é Dual Core e com placa Realtek (on-board)mas os VSTs mais simples como Korg Legacy e FM7 apresentavam ruído na reprodução, o que me fez adquirir uma interface externa behringer BCA2000 que resolveu o problema. A memória ainda é de 512mb, mas na medida em que eu instalar VSTs mais pesados, então colocarei um pente de 2Gb que é o máximo que o notebook suporta.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    eu também comprei um notebook.

    É um TUrion X2 1.6, 1Gb de Ram, geForce 7400 128Mb dedicados e 120 Gb no HD, 4 USB e 1 Firewire. Instalei o WIndows Vista Ultimate, com índice 3.3

    Como atualmente é o único PC q tenho a disposição, ele não será usado apenas para VSTs. Em breve, eu adquiro um PC baratinho só para as outras coisas e deixo o note pra usar exclusivamente com VSTs. Pretendo fazer um upgrade de memória, deixar com pelo menos 2Gb, e "upar" o HD para 250. Com o HD de 120, vou comprar um case e deixar ele externo. E dai vem a minha dúvida:

    Rodar VSTs a partir de um HD externo é muito ruim, ou dá pra fazer tranquilamente?

    Qua placa de AUDIO seria legal para eu usar em torno de 300 pila? e qual interface? USB, Express Card ou Firewire?

    valew ai

    mazza
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauro Lacerda
    blz, abro o programa Bosendorfer e a latência que ele apresenta com essa configuração é de 24ns, pra mim ainda é muito, será que tem alguma regulagem do ASIO que eu não tô sabendo fazer? não entendo nada dos parâmetros de regulagem, como posso melhorar isso? valeu
    riceira
    behringer BCA2000 é covardia... com esse aí, até eu...

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bom galera, to rodando os VSTs no Vista sem problemas, ontem instalei o Akoustik e o Hammond B4 e funcionaram sem problemas de latência. Ainda vou instalar outros VSTs e abrir todos ao mesmo tempo e gravar alguma coisa pra testar a performance. Semana que vem devo estar postando mais alguma coisa já que to na ultima semana da faculade e ta bem corrido.

    Felipe_sds
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ricardo_Adorador
    Posta mesmo cara , e observa se não da erro, instabilidade ... essas coisas pq eu to quase entrando nesse mundo de VST tbm rsrsrs... gostei muito de tocar com eles.

    abraços

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Voltando ao tópico depois de mais alguns testes

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Estou usando uma interface Midi USB da M-Audio (a UNO) e vejam que incrível, a M-Audio não tem driver para o Vista, mas o prórpio VISTA já traz um driver NATIVO!!!! Simplesmentes conecte na USB e use, não precisa instalar nada, clicar em nada, só usar...
    Por enquanto não vi ninguem usando o Vista com VSTs por isso quero fazer vários testes com o sistema. Até agora não houve nenhum problema com os programas que usei e não tive problemas com drivers.
    O único problema é que o ASIO4ALL só funciona na sua última versao no Vista (2.8 final release), portanto quem estiver usando uma versao antiga deve atualizar para a mais recente.
    Estou utilizando atualmante o Hammond B4, TruePianos, FM7, Kontakt, Awave Studio (carregando vários samples), Reaktor e nenhum deles apresentou problemas. Logo vou começar os testes com o The Grand 2, é só o torrent terminar... heuheauheuhea
    É isso pessoal, o Vista não é esse monstro que todo mundo acha que é.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Usa a interface MIDI USB da M-Audio Uno, é simples, barata e o Vista ja tem drivers nativos pra ela.

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Ricardo_Adorador


    Que bom que você conseguiu usar VSTs com o Vista, eu não consegui, meu Midi/usb não era reconhecido pelo vista (Prelude), além do que eu testei mesmo sem o teclado, só para ver como era, e meus programas ficaram toscos, latência demais para 2 giga de Ram, além de algumas incompatibilidades que não entendi muito bem quais eram. Resumindo, fiz o que uns produtores já haviam me recomendado: tirei o Vista (credo, nunca mais!!!) e pus o XP, agora está tudo macio, funcionando que é uma beleza. Se bem que eu também puxo bem a máquina:
    EWQL Symphonic Gold (uns 30 gigas)
    EWQL RA - sons exóticos (uns 20 gigas)
    Chris Hein Bass (15 giga)
    Chris Hein Guitar (18 giga)
    EZDrummer e todas extenções (uns 7 gigas)
    Akoustik Piano
    Elektrik Piano
    B4
    CS-80
    Minimoog
    Moog Modular
    Pro-53
    FM-8
    Discovery

    Gravo tudo no Cubase, usando Sound Forge 8 para finalizar, equalizar, etc... Como uso esse programas imensos, o pessoal me aconselhou a usar o XP, ninguém que trabalha com produções (que eu conheço, claro) usa o Vista. Cara, tive um trampo para tirar o Vista e colocar o XP (HD Sata, drives que não achava, etc...) mas resolvi matar o mal pela raiz antes de ter trabalhos gravados e ter problemas, perder músicas, etc...
    Não estou fazendo terrorismo com você por causa do Vista hehehe Eu acho que também é questão de costume, como mudar do Sonar para o Cubase, é só questão de se adaptar, eu não tive paciência, por isso pus minhas impressões porque já tenho experiência com VSTs.

    OBS: para mim o Vista é um montro sim hehehe
    Programinha pentelho hehehehe

    RRPRRP
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Apenas uma curiosidade...

    Tava vendo numa loja outro dia e, deparei com um mini notebook (muito pequeno mesmo!) da Asus da serie eeePC.

    Não tem disco HD. Trabalha na base de memoria flash. Parece que comporta até 20GB. A memoria RAM é de 1GB e o processador é um Intel Celeron 900 MHz. TEm WiFi e 3 conectores USB.

    O grande lance é o tamanho que é muito reduzido e leve (apenas 900g) - dá para colocar em cima do teclado com um velcro e, como não tem HD, parece melhor para transporte.

    Será que roda os VSTs mais comuns? Não tou falando dos pesadões Gigasamples e tal mas, dos mais leves como por exemplo, do Truepianos, B4, MinimoogVA, FM7, Pro53, Pianoteq, MrRay etc...

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    RRPRRP

    Cara desista, o Truepianos roda com latência e falhas num Pentium 4 3.0 (Single Core) e som onboard. Esse era meu PC antigo. Talvez o FM7 e B4 até rodem porque são bem leves. Junta mais uns mil reais compra um notebook de verdade.

    Ricardo_Adorador
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Mauro Lacerda

    Cara manda o seu HD pra mim fazer um backup disso ae.. heuaheuehauehauhea
    To muito afim de conseguir todos esses programas.
    Voltando ao assunto do Vista... Até agora pra o que eu to usando ele ta funcionando legal, mas como te disse to usando ainda como plataforma de testes, só por diversão mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novo brinquedo - VSTs