Qual desses SYNTHs devo pegar?

Autor Mensagem
MTardin
Veterano
# jun/08


Indecisão com Synths
Fala galera, tudo ok?

Bom, tenho um Yamaha PSR-530 mas já passou da hora de eu trocar ele. Meus amigos costumam brincar que eu tiro "leite de pedra" com meu teclado mas já é evidente pra mim que ele esta me limitando técnicamente e o pior, não existe estímulo para criação dos timbres já que trata-se de um arranjador e eu me viro com os timbres como posso.

Estou envolvido com alguns projetos músicas e se eu for definir para vocês o que eu quero seria um teclado que possua STRINGS e PIANOS bonitos, PRINCIPALMENTE. Mas não descarto em hipótese alguma Leads, Organs, etc legais para reforçar meu instrumento.

Sou universitário e qualquer um que já passou por essa fase sabe que dinheiro é o que mais falta. Andei procurando e achei as seguintes ofertas:

DW 8000 - Korg R$750,00

DX7 - Yamaha R$900,00

XP-10 - Roland R$1500,00

JV-80 - Roland R$1400,00 (Visor c/ defeito)


Qual desses teclados poderia me ser mais útil? O preço está legal também?

Lembrando que a minha banda principal assume um caráter mais orquestral, porém possuo projetos que precisam de efeitos para solar também.

Abraços!

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Bom pelo que vc disse, vc quer mais orquestral, né?

DW 8000 - Korg R$750,00
DX7 - Yamaha R$900,00
Esses são sintetizadores, mesmo. São pra criar timbres e efeitos, tipo pads e leads. Dá pra fazer imitações de intrumentos orquestrais mas não perfeitas. Muito bonitas até (principalmente o DX7), mas não perfeitas.

XP-10 - Roland R$1500,00
Esse é mais do tipo que vc quer, uma workstation, ele vem com instrumentos prontos tipo cordas, metais, piano... E tem uns sintetizados tb, tipo lead, pads... O som não é excelente, mas não é dos piores.

JV-80 - Roland R$1400,00 (Visor c/ defeito)
É um ótimo teclado, bom mesmo, mas será que vc, como universitário, vai ter tempo pra consertar ele? E se tiver quanto será que custa um visor? Acho que seria a última opção...

Se puder, dá uma olhada em http://www.vintagesynth.com/
Lá fala sobre esses teclados.

Agora dá licença que eu tenho aula de Física II e tô ficando atrasado hehehe

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


MTardin

Porque não um MM6? Na minha opnião te servirá melhor que qualquer um desses aí... Custa na média de 1400,00 é novo, tem garantia e pode ser parcelado, o que te ajudaria...

Abraços

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Boa

ROTTA
Veterano
# jun/08
· votar


MTardin
Qual desses teclados poderia me ser mais útil? O preço está legal também?

Eu acho que os quatro modelos citados ou (a) trabalha com uma tecnologia bem diferente da que você está esperando (caso do DX7) ou (b) estão muito defasados tecnologicamente (caso de todos).

Abraços.

MTardin
Veterano
# jun/08
· votar


Esse MM6 parece ser interessante mesmo. Um teclado moderno e barato. Acho que pode atender as minhas espectativas.

Mas o que eu tinha em mente é o seguinte. Dar o meu PSR-530 como parte do pagamento e completar com a pouca grana que eu tenho. Então acho que o dificil agora é encontrar alguém que aceite fazer negócio comigo nesse esquema pelo MM6, já que é um teclado novo.

Vou correr atrás desses teclado aí, mas aceito mais sugestões sim.

fernando tecladista
Veterano
# jun/08
· votar


DW 8000
DX7

esses são antigões, acho mais interessante pra ter como segundo teclado, mas alguns timbres já soam datados, bem ointentão

XP-10 -
é o patinho feio da familia XP
achei os timbres basicos é mais somente um teclado no padrão GM, acho que até eu continuaria com o 530

JV-80 - Roland R$1400,00 (Visor c/ defeito)
se informa antes se tem como arrumar, se você pode levar pra alguma assisntencia pra orçamento, ou tenta contato com a roland pra saber se ainda existe esse visor pra troca

eusebio
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes

MM6 melhor que DX-7?

Tá brincando neh?

fernando tecladista
Veterano
# jun/08
· votar


MM6 melhor que DX-7?

Tá brincando neh?


se ele quer pianos e strings vai ser melhor

DX-7 só vai ter piano garrafinha

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


eusebio

Pelo que eu entendi ele não quer tocar sininhos... O MM6 vai servir muito mais ele do que o DX7...

Abraços...

LuizPauloGS
Veterano
# jun/08
· votar


DX-7 só vai ter piano garrafinha
Pelo que eu entendi ele não quer tocar sininhos

huahuahuahuahua, vcs não perdoam! rss

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Jeferson Fernandes
Pelo que eu entendi ele não quer tocar sininhos...

Tu só consegue tirar sininhos dum DX7?????????
Ou nunca tentaste sintetizar sons em um?

http://www.youtube.com/watch?v=VTai6vg18Ug&feature=related

No mais, é óbvio que ele não está atrás de um SINTETIZADOR...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


peraê. Dizer que o MM6 não é melhor q o DX-7 é absurdp. Tá certo, DX7 é vintage, revolucionário pra época... Mas pelo amor de Deus! O MM6 vem com patchs prontos de fábrica melhor que qualquer coisa q se possa programar no DX7.

O DX7 é clássico. Mas dizer que é superior ao MM6 é forçar. Além de vc ter na mão uma velharia, sucetível a apresentar problemas. Por ser MUITO antigo. Creio q seja de 1988, por ai.

Jeferson Fernandes
Veterano
# jun/08
· votar


Tromeu
Tu só consegue tirar sininhos dum DX7?????????
Ou nunca tentaste sintetizar sons em um?


Cara... usável!!! Só!!! De resto, qualquer teclado entry level faz com presets de fábrica... E olha que já tive um Fusion que tem uma síntese FM muito mais atual como comparação... Lógico que nunca tive um DX7 pra ficar fuçando, mas já mexi muito, e já ouvi muito.... Não minha opnião... DX7 e D50 são teclados pra tocar TRASH 80's 90's e só... É interessante pra se usar com um outro teclado, mas trabalhar com orquestrais??? Aí é osso...

Querem saber qual Entry level que manda muito bem de orquestrais??? Pasmem.... É a melhor característica do Juno-D... São muito bons mesmo...

Abraços...

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Jonathas Lacerda

Melhor ou pior não faz o menor sentido. São instrumentos completamente diferentes: um é um sintetizador; o outro é um teclado rompler. Pra mim, que mexo com síntese, o DX7 serve pra esculpir sons, enquanto o M&M não serve pra nada...

O MM6 vem com patchs prontos de fábrica melhor que qualquer coisa q se possa programar no DX7.

Você já progamou um DX7, ou tá falando por falar?
Cara, tu devia avisar correndo a Yamaha, pra eles tirarem as placas de expansão PLG150DX de circulação, já que o MOTIF não precisa delas! (o que será que a Yamaha estava pensando quando lançou essa velharia pra transformar seus fantásticos romplers em synths FM, com essa sonoridade ridícula da década de 80)

Tromeu
Veterano
# jun/08 · Editado por: Tromeu
· votar


Jeferson Fernandes

Cara, tem discos inteiros gravados somente com DX7, que tu não ouve um sininho sequer...

De resto, qualquer teclado entry level faz com presets de fábrica... E olha que já tive um Fusion que tem uma síntese FM muito mais atual como comparação...

Não há possibilidade de que a modulação de uma frequência por outra se torne mais "atual".

Concordo que não presta apra sons orquetrais, acústicos, etc... mas pra mim, nenhum synth serve...

dtplayer
Veterano
# jun/08
· votar


Em sintese FM como o DX7 pode esquecer piano e orquestra. Na minha opinião eles são excelentes pra Pads e Leads, efeitos especiais, nisso ele é perfeito, mas nunca ouvi uma boa simulação em sintese FM.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


Você já progamou um DX7, ou tá falando por falar?
Cara, tu devia avisar correndo a Yamaha, pra eles tirarem as placas de expansão PLG150DX de circulação, já que o MOTIF não precisa delas! (o que será que a Yamaha estava pensando quando lançou essa velharia pra transformar seus fantásticos romplers em synths FM, com essa sonoridade ridícula da década de 80)


Nunca trabalhei como programador de DX7, mas á usei o VSTi FM7 que é basicamente um DX7 virtual. E já tive a oportunidade de tocar algumas vezes com um DX7, justamente quando meu teclado antigo ficou no conserto e o cara da manutenção deixou um DX7-II (acho q era isso) na minha mão por 2 semanas. Acho o DX7 um excelente instrumento, pra sua época.

Quanto a Yamaha ter lançado a placa de síntese FM para Motif: se ela lançou, foi porque viu mercado para elas. Para saudosistas e entusiastas dos anos 80. Ela deveria estar pensando em pessoas como você.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


além do mais, o cara quer trabalhar com sons orquestrais, e falando sério, DX7 não serve para isso.

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Jonathas Lacerda

Um sintetizador só vai produzir timbres do anos oitenta se você quiser (partindo do princípio que você sabe operá-lo; não perguntei se você já usou, perguntei se você sabe programar). Quantas músicas gravadas hoje em dia usam o FM7 sem parecer datadas ou saudosistas? Eu conheço várias...
Além do mais, quando você ouve um piano, tu pensa logo no séc. XXVII e quão datado o piano soa? E toda música tocada com guitarra de 12 cordas soa anos 60? Acho que não...

Para saudosistas e entusiastas dos anos 80. Ela deveria estar pensando em pessoas como você.

Não. Pessoas que curtem SINTETIZADORES não vão comprar um rompler pra depois transformá-lo num synth. Para nós, ela fez o FS1R.

além do mais, o cara quer trabalhar com sons orquestrais, e falando sério, DX7 não serve para isso.

Sim, isso já foi dito, inclusive por mim. Só não dá pra ouvir calado que o DX7 só faz som de sininho, ou que o método de construir um som modulando diferentes frequências tem que estar confinado à uma determinada década da história humana.

Mas voltando ao tópico... concordo com todos: Qualquer rompler atual seria mais útil ao MTardin.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


por serem teclados de categorias diferentes, não há como comparar os dois. Se não pareceu claro, eu digo claramente agora:

Em nenhum momento eu disse q o DX7 não presta. Eu disse que para a proposta do criador do tópico, o MM6 seria superior ao DX7 em todos os aspectos. Se puxarmos para o lado da síntese mesmo, o MM6 não é melhor nem mesmo em relação ao S-03

tecladoprofusao
Veterano
# jun/08
· votar


Pra parar com a discussão, compra um OASYS que faz todo tipo de síntese e é rompler tb!! =P

Agora se não tem grana e nem vontade criar sons do nada... Pq não um romplerzinho, tipo o MM6, Juno...? Se quisesse síntese, até sugeria outra coisa: um Pico 4 (tá, não é FM, mas cria som) e um controlador de 4 oitavas limpo, ia sair no máximo R$1300.

E... Se o DX7 é FM e a Sound Blaster 16 e o Mega Drive tb, por que o som do teclado é tão cultuado e o pessoal esquece desses outros aparelhos? Pessoalmente eu acho o som da SB16 bem nostálgico... Até em Basic dá pra criar sons interessantes com ela...

Tromeu
Veterano
# jun/08
· votar


Jonathas Lacerda

Em nenhum momento eu disse q o DX7 não presta.
por serem teclados de categorias diferentes, não há como comparar os dois.
Dizer que o MM6 não é melhor q o DX-7 é absurdp.

Tá confuso?

dtplayer
Veterano
# jun/08
· votar


O DX7 é um teclado maravilhoso, facinante. Porém, na minha opinião ele serve como auxiliar, como segundo teclado, especialemente pra quem usa muito pad ou lead ou trabalha com musica eletronica. O MM6 e o DX7 são teclados COMPLETAMENTE DIFERENTES, então parem com essa putaria aí. Pro cara que fez o tópico, esquece DX7 para timbre acusticos, orquestrais, orgão, etc.

Marcos Bruxo
Veterano
# jun/08
· votar


karta se vc quer pianos legais e strings
vai MM6( o piano é bem encorpado) ou de roland rs-50 ta uns 1600.

MTardin
Veterano
# jun/08
· votar


Pessoal antes de mais nada...

O que é um teclado Rompler?

E pra quem ainda tem duvidas, é claro que eu quero um sintetizador. Como já especifiquei no início, quero ter a liberdade pra criar e trabalhar os meus timbres, e só um sintetizador me fornece isso, certo?

Olha, fiz uns calculos aqui e infelizmente não tenho bala na agulha pra dar 1000/1500 pratas pra alguém a vista. Impossivel. Então a minha única alternativa vai ser parcelar um synth em alguma loja.

Dei uma pesquisada e achei duas ofertas legais (aqui no Rio no meu caso):
MM6 - R$1299,00
s03 - R$1299,00


Quer dizer, com ambos pelo mesmo preço, qual dos dois é o mais completo e vai se adequar melhor ao proposito da sonoridade que eu busco?

PS: Mais uma vez, quero um teclado com strings, pianos, cravos, legais. Mas me amarro num Genesis, num Rush que pedem Lead e Pads bons também. Só quero um synth que não me deixe na mão nesses aspectos. E o DX7 eu já descartei.

dtplayer
Veterano
# jun/08
· votar


MTardin

Na boa, se tu quer edição pega o S03. O MM6 tá longe de conseguir ser um synth legal, no S03 tu consegue muita edição. No MM6 só os knobs.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jun/08
· votar


Na boa, se tu quer edição pega o S03. O MM6 tá longe de conseguir ser um synth legal, no S03 tu consegue muita edição. No MM6 só os knobs.

concordo. S03 é sintetizador. MM6 não.

Em nenhum momento eu disse q o DX7 não presta.
por serem teclados de categorias diferentes, não há como comparar os dois.
Dizer que o MM6 não é melhor q o DX-7 é absurdo.


Dizer que não dá pra comparar os dois, não diminui o DX-7. Dizer que o MM6 não é melhor que o DX-7 PARA a proposta do criador do Tópico é ABSURDO.

não vejo confusão nenhuma

Tecladista amador
Membro Novato
# dez/13
· votar


Se permitem, eu vou dar a minha opinião sobre ambos os teclados (vocês podem concordar ou discordar):

Yamaha DX7 – Em termos de timbre, o forte do DX7 (em todos os modelos) é o piano eletrônico e as variações deste mesmo piano (que, às vezes, aparece como "Full Tines"). Em relação aos sons de strings, órgãos, metais, cordas e demais timbres, eu diria que são razoáveis: não têm a mesma tecnologia de hoje, mas também não são de jogar fora (como se diz no popular, "dão pro gasto").

A única ressalva (pelo menos, isso foi o que eu constatei pessoalmente) é que é difícil criar (ou tentar transferir via MIDI) um som de piano acústico (neste ponto, o DX7 deixa a desejar). Não sei se é impressão minha, mas parece que o DX7 apresenta uma certa "rejeição" por sons de instrumentos acústicos.

Korg DW 8000 – Antes dele, existia o DW 6000. Os únicos sons bons que se pode extrair dele são algumas synth leads, brass, pads, e algumas strings que, na minha opinião, são razoáveis. No mais, não tem muita coisa a oferecer.

Na verdade, tanto o DW 6000 quanto o DW 8000 são uma "cópia" do Poly 800 em todos os sentidos (programação, timbres, funções, etc). A única diferença é que eles têm 5 oitavas (enquanto que o Poly 800 só tem 4).

Se eu tivesse um DX7 ou um DW 8000 (ou ambos), eu usaria como segundo teclado. Colocaria os mais atuais na frente, e deixaria eles na retaguarda (para alguma eventualidade).

Enfim, fazendo uma avaliação geral, minhas notas (de 0 a 10) são estas:

Yamaha DX7 – 8,5
Korg DW 8000 – 7

Se alguém daqui quiser se manifestar, esteja à vontade.

Synth-Men
Veterano
# dez/13
· votar


Sintetizadores antigos com notas 7 e 8,5 ainda hoje, significam que estão um pouco acima da média.

Hoje graças ao megaultrasuperfantasticorapido avanço da tecnologia podemos saber o que os teclados antigos são capazes de fazer e seus limites.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual desses SYNTHs devo pegar?