SOUNDFONTS - Ou, como aposentar seus synths.

    Autor Mensagem
    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04


    Olá caros amigos,

    Gostaria de saber quais dos colegas do Fórum conhecem, ou já ouviram falar sobre Samplers e SoundFonts. Estou escrevendo um livro sobre esse assunto e gostaria de compartilhar minhas informações com todos vocês.
    Um grande abraço !

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    Colaborador Playmusic
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil

    sarpa
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    O que exatamente são os "SoundFonts"?

    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    É a maneira mais fácil e barata de aposentar seus teclados e sintetizadores. Pra que ter um teclado de R$ 10.000,00 ?
    Com Samplers ou SoundFonts você poderá ter muito mais. Com certeza absoluta disso. Qual sua dúvida, caro amigo ?

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Queria saber como vc define um SoundFont. Não tenho a menor idéia do que seja isso!

    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Imagine todos os sons que sempre desejou ter, em seu teclado. Na verdade é isso sem limites. Sem fim. Imaginou ?
    Isso são os SoundFonts. Qual a configuração de seu micro ?
    Lhe direi se pode usar os SoundFonts ou não. Um abraço!

    R3N4N
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Olá Fábio, vou entrar no meio da conversa aqui... :)
    Eu tenho um Athlon XP+ 2.2, 256Ram, HD40G, USB, pl. som
    OnBoard. Consigo usar soundfonts? Como seria isso?
    O computador passaria a ser usado como uma espécie de módulo?
    Valeu,

    Um abraço,

    Renan

    nobre
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    soundfonts são arquivos com samples de áudio que substituem os bancos midi da sua placa de som. existem soundfonts muito bons, com instrumentos reais gravados, então quando você toca algo midi no computador o som vai ser bem real.
    pra usar há dois jeitos: alocando esses arquivos na memória da sua placa de som, então todo midi executado no computador utilizará os sons alocados.
    ou então usando softwares, que acessam esses arquivos e renderizam um midi. assim , mesmo com placa de som onboard vc pode gerar um arquivo wave com o som real vindo dos soundfonts

    sarpa
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Olá Fábio Salgado, quanto ao SoundFonts, tenho um Pentium 4 2.4mhz, 256mb de ram e placa de som SB Live! 5.1, acho que dá pra usar ons soundFonts, né? Estou pensando em comprar um NoteBook com essa mesma configuração ou até maior para o uso em palco... o que você acha? (Estarei imitando um pouco o Dr. Sergio, né!?)
    Se eu achar alguém que aceite meu micro como parte de pagamento num notebook com +/- essa configuração, acho que farei negócio, o que você acha!?!?

    Achei muito interessante a utilização dos SoundFonts, e pode ter certeza, assim que comprar o sint. (possivelmente o XP), você será um fornecedor de timbres pra mim... hehehe...

    Um grande abraço,
    Juninho Sarpa.
    www.juninhosarpa.com.br

    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Esse computador está ótimo e, sinceramente, não precisa levar um NOTEBOOK para o palco, pois pelo preço de um super notebook, você compra um super hiper ultra computador. A qualidade dos timbres é fantástica Tenho CDs com timbres de bateria que beiram a perfeição. Gostou da demo que te mandei Juninho ? Um grande abraço!

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    Colaborador Playmusic
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil
    WORKSHOP : Música no Computador
    http://fotos.terra.com.br/album.cgi/427477

    ScaTMaN
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Valeu, agora entendi!
    Muito bom cara, preciso ficar por dentro dessas coisas :]
    c tem demos pra download em algum site Fabio?
    Valeu!

    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Por exemplo, uma batera MIDI, pode ter os sons de cada instrumentos trocados por Samplers perfeitos de um BUMBO YAMAHA, uma Caixa Piccolo, Pratos Zildjan, tons com pele hidráulica REMO, enfim, você poderá dar o colorido que quiser nos sons que desejar ter em seu setup MIDI. Vou procurar minhas demos e passar para vocês.

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    Colaborador Playmusic
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil
    WORKSHOP : Música no Computador
    http://fotos.terra.com.br/album.cgi/427477

    nukebass
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fábio Salgado
    Olá amigo!
    Sou baixista e gostaria de saber se com um sistema de captação MIDI instalado em meu baixo eu poderia usufruir dessa tecnologia.

    Obrigado!

    P.S: se ainda ninguém te deu as boas vindas eu te dou agora. :-)
    Seja bem-vindo! Estamos precisando de gente experiente e séria aqui nesse fórum!

    Fábio Salgado
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Obrigado pelas boas-vindas caro amigo.
    Um sistema de captação MIDI ficará perfeito para você, nesse caso, mas o ideal mesmo é um teclado para poder usufruir de alguns recursos que o baixo não oferece ou uma guitarra MIDI ou um violão Godin. Mas, o grande detalhe é primeiro aprender a usar tudo com muita calma. Entre em contato. Um grande abraço!

    Fábio Luiz Salgado
    Consultor MusicALL
    Colaborador Playmusic
    fabiosalgado@terra.com.br
    Santos - SP - Brasil
    WORKSHOP : Música no Computador
    http://fotos.terra.com.br/album.cgi/427477

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Como eu faço pra usar os SoundFonts??

    lucasvl
    Veterano
    # jan/04
    · votar


    Fábio, possuo um notebook Pentium 4 e estou adquirindo uma placa de som externa USB Creative Audigy 2 NX, a qual possui suporte para SoundFonts, e gostaria de usar o notebook em conjunto com o teclado para usufruir os soundfonts. Há um software para gerenciar os soundfonts para ficar mais fácil de manusear os sons? Poderia me indicar algum software? Obrigado pela ajuda!

    caíto
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    O que que é um baixo com captação midi?

    CIRO
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    sei muito pouco sobre soundfonts...fiquei interessado lendo os comentários de vcs...onde posso obter mais informações sobre o soundfonts??

    dan_nsh
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Eu tb fiquei interessado!

    SaintFerio
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Fábio, pra usar em Palco isso, como eu faria? Precisaria de um PC, correto? Então creio que não seja viável levar um PC... Um Note Book, como o Sarpa disse seria melhor, não concorda? Mas o que vc recomenda? Usar SoundFonts só em casa para gravações ou em shows tb?

    Abadú
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Ola Fábio Luiz Salgado, a proposito, não respondeu o meu e-mail relacionado a minha lista de samples porque?
    []s, Abadú.

    mabaixo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    sound fonts são legais mesmo, pena que a sua real integração é complicada...

    exemplo p vc usar vc tem q ter um pc q tenha uma placa de som off com memória disponivel para isso (na propria placa), uma sound blaster live 128 por exemplo tem 8MB de memória wave table, que é onde vc vai armazenar esses sons (sound fonts), o problema que se o sound font ultrapassar uns 8 mb a casa cai...

    eu particulamente prefiro usar a tecnologia dxi,
    funciona como módulos de sample e timbres tbm...

    além de que a unica confg que tem q faz é direcionar o canal midi pra esse ou akele módulo e selecionar o timbre, lembrando que para isso tem q usar um software multitrack que tenha esse recurso, tipo sonar...

    blza


    é oq eu acho...

    Death Knight
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    como eu faço pra fazer as samples funcionarem no VSampler3DXi2? eu to com o Sonar 3 aki, com uns samples de guitarra distorcida, importo, parece q vai funcionar mas não funciona!

    Murilo Andreo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    resumindo, como eu faço para usar soundfonts?

    pagode alto astral
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Aí galera o Fábio Salgado desde janeiro não aparece.(vejam as datas).

    De repente ele não está mais entrando aqui.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/04
    · votar


    O ultimo post dele foi dia 13 de fevereiro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SOUNDFONTS - Ou, como aposentar seus synths.