yamaha mm6+controlador 88 teclas

Autor Mensagem
claver_keys
Veterano
# jul/08
· votar


E ai galera tambem tenho o MM6 e to afim de um teclado com 88 teclas pra fazer "dupla" com ele,pra usar como controlador de Vst's em casa (ja que não possuo leptop),e ao vivo usar os timbres do MM6 em Midi...

Daí vi um Keystation 88es da M-audio por R$840,00..Puts fiquei louco..

Será que vale a pena?Será que compensa e dá pra usar tranquilos todos os timbres do MM6?,Alguem sabe se esse controlador é bom????

Obrigado!!!Jesus abençõe

claver_keys
Veterano
# jul/08
· votar


Ahh só pra esclarecer,esse Keystation de R$840,00 é novo..
Tenho que decidir o mais rápido possível,pq moro na Paraiba e aqui não tem,então vou aproveitar que meu pai vai a São Paulo próximo mês pra trazer de lá,alguem sabe alguma loja com preço legal??

claver_keys
Veterano
# jul/08
· votar


up

Jonathas Lacerda
Veterano
# fev/09
· votar


up no tópico.

Como a grande maioria daqui do fórum sabe, tenho um Yamaha MM6 e um M-Audio Prokeys 88sx. Gostaria de saber como controlar o MM6 com o prokeys. PS: Já tenho o cabo midi, e está funcionando normalmente.

O que consegui fazer até agora foi mudar canais midi, hehehe... Mas gostaria de acessar além do banco GM, os outros bancos do teclado.

Mais uma dúvida: Dá pra acessar os timbres "programados" no modo performance?

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


estou com as mesmas dúvidas do Jonathas Lacerda, será que alguém pode nos ajudar ?

abrax!

Shadad
Veterano
# mai/10
· votar


Jonathas Lacerda

_BLACKMORE_

Usei um Prokeys 88SX para controlar um MM6 por um tempo.

Eu já havia postado o seguinte tutorial na comunidade do MM6 no Orkut e em outro tópico aqui no fórum.

Como usar o Prokeys 88SX ou outro controlador com o MM6 (ou outro teclado que possa ser controlado):

Vamos começar ligando o cabo midi corretamente. "IN" no MM6 e "OUT" no teclado controlador (o Prokeys 88Sx só tem "OUT")

Agora, no Prokeys(ou outro controlador), devemos escolher o canal midi ao qual o timbre será atribuído. Fazemos isso acionando o botão "Advanced Functions" que fica do lado esquerdo, em cima dos botões de transposição, e depois apertando a tecla correspondente ao canal que você quer que o timbre fique memorizado e depois aperte "Enter"(DÓ5). No Prokeys os 16 canais midi estão distribuídos da tecla "Ré 1" até a "Mi3". Ao canal 10 só podem ser atribuídos kits de bateria.
O próximo passo é selecionar os bancos LSB E MSB.

Banco LSB: aperte o botão "Advanced Functions" e depois o botão "LSB BANK"(SOL#4). Agora digite o número do banco LSB do timbre usando as teclas numéricas, de 0 a 9(SOL3 até SI4) e depois aperte "Enter"(DÓ5).

Banco MSB: aperte o botão "Advanced Functions" e depois o botão "MSB BANK"(LÁ#4). Agora digite o número do banco LSB do timbre usando numéricas, de 0 a 9(SOL3 até SI4) e depois aperte "Enter"(DÓ5).

Consulte o manual do MM6 para saber os números de bancos correspondentes a cada timbre.

Se o número do banco for "0"(zero) você não vão precisar digitar nada. Isso acontece com o banco MSB da maioria dos timbres do MM6.
Bom agora vamos enviar uma mensagem de "Program Change". "Program Change" é o número do timbre de acordo com o padrão GM.

Aperte o botão "Advanced Functions" e depois o botão "Program"(Fá#4).
Agora digite o número do "Program Change" (GM) correspondente ao timbre usando as teclas numéricas de 0 a 9(SOL3 até SI4) e depois aperte "Enter"(DÓ5).

NOTA IMPORTANTE!!!
Sempre se deve subtrair 1 da mensagem de "Program Change".
Por exemplo: o número de "Program Change" do timbre Vintage Case é "6", então você deve digitar "5". o número de "Program Change" do timbre Power Grand é "1",logo devemos digitar "0"

Depois de termos feito tudo isso agora é só alegria. Apertamos o botão "Advanced Functions" e escolhemos o canal aonde o timbre está (teclas Ré 1 até a Mi3) e depois apertando "Enter"(DÓ5).
Efeitos

Controlando nível de reverb: aperte o botão "Advanced Functions" e depois o botão "Wheel Assign", digite 91 e dê enter. Pronto agora o nível reverb está associado a roda de modulação.

Controlando nível de chorus: aperte o botão "Advanced Functions" e depois o botão "Wheel Assign", digite 93 e dê enter e o nível chorus está associado a roda de modulação.

Essas e outras mensagens de control change (CC#) também podem ser assignadas ao slide de volume do Prokeys ou a um pedal controlador.

Não sei como se deve fazer para controlar os efeitos de DSP, apesar de no manual do MM6 haver uma tabela com os números dos bancos MSB e LSB deles. Só sei que quando a gente controla os níveis de chorus ou reverb estamos usando o efeito que está selecionado no MM6.

Ou seja: se o timbre do MM6 estiver com um reverb do tipo Hall, o timbre do Prokeys também vai estar. Se o timbre do MM6 estiver com um Chorus 5, o timbre do Prokeys ídem.

Também não sei se é possível controlar os bancos de memória do MM6.

Acho que isso é tudo que sei. Espero ter ajudado!

Abraços!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/10
· votar


Shadad

sua resposta foi perfeita! agora sei pq eu não estou conseguindo fazer a escolha dos timbres, é o caso do MSB e LSB ... meu teclado não possui essa função ... bem ... tenho que me arranjar de outra forma então.
Muito obrigado pela ajuda mesmo.

abrax!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a yamaha mm6+controlador 88 teclas