Construa seu synth

Autor Mensagem
Tarara_Leo
Veterano
# mai/08


Fala Galera. Não sei se o pessoal aqui curte, mas ultimamente tenho estudado muito sobre sintese FM, subtrativa, etc.. e consegui muitos materias interessantes. Então decidi criar o meu próprio synth, para começar, achei este site que explica detalhadamente como criar um oscilador, e também como implementar um lfo etc... Por enquanto, não tem como implementar as teclas, mas estou procurando como faz isso ja que quero fazer disso meu projeto de TCC em engenharia... bom, segue o site,

http://www.hackaday.com/2008/05/01/how-to-make-a-digital-synthesizer/

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/08
· votar


Tarara_Leo


Interessante, seu eu soubesse pelo menos um pouquinho de eletrônica eu tentaria, mas para essas coisas sou uma negação hehehe

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Tarara_Leo
Show!
Não sei muito de eletrônica, mas quando der tento montar um hehe.

Posso dau uma sugestão tb? Um projetinho bem simples. Eu já montei e funcionou:
Minimum Theremin

Um theremin de uma antena bem simples. Tem um som legal.

Faop
Veterano
# mai/08
· votar


Cara, eu mal consigo escolher os meus cabos sozinho AHUAhuahAU.

Mas se eu tivesse tempo e grana sobrando e um conhecimento básico em eletrônica eu tentaria fazer o meu do meu jeito, imagina: Faop's Music Synthesizer, deixa eu para de sonha que eu ja to viajando hehe.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Faop
Tinha um japonês que fazia órgãos em casa, à mão. Todo mundo gostou e ele começou a vender. Acho que muita gente achou que ele tava viajando tb... Era um tal de Yamaha, conhece?

Faop
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao

Amigão meu veio, eu vivia na casa dele antes dele morrer, infelizmente né, mas faze o que, pena que ele num me dexo de herança um DX7 e a última linha da Motif hehe.
Eu às vezes penso em fazer física e depois pós graduação em som, se eu não me engano tem uma parte de engenharia de synths na pós.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/08
· votar


Mauro Lacerda

Interessante, seu eu soubesse pelo menos um pouquinho de eletrônica eu tentaria, mas para essas coisas sou uma negação hehehe

já pensou tu com um desses tocando na noitada por ae?seria um pulo para um órgão!!

abraço!

Mauro Lacerda
Veterano
# mai/08
· votar


_BLACKMORE_


hehe

Um dos meus sonhos é ter um synth com osciladores controlados por voltagem, os VCOs. Não tem som digital que chegue perto da potência deles. E um Hammond XK3, que é valvulado, com a distorção das próprias válvulas. Ah, quando eu for rico hehehehehe

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Tem um site que tem muita coisa sobre eletrônica (tudo, desde MIDI até robótica, controle de iluminação...), que eu sempre tô fuçando. Pena que tá tudo em inglês. Mas quem tiver a fim de dar uma olhada, é bom:

e-panorama.net

Tem artigos, projetos, programas... Lá dá pra aprender bastante coisa. Depois disso é só instalar o Electronics Workbench no PC e mandar bala no sint personalizado hehehe!

Cleber Vaz
Veterano
# mai/08
· votar


Tarara_Leo
Eu já construi um synth analógico com ajuda de meu colega de banda que é técnico em eletrônica, ou seja, eu pesquisei e projetei o "bixo" e ele fez toda a montagem.
O caso das teclas é o mais complicado, tanto que ando pesquisando conversores MIDI\CV para controlar os módulos usando um teclado convencional com saída MIDI. No caso de um synth digital é mais indicado ainda o caminho do teclado MIDI pela facilidade de adaptação, em outras palavras, é relativativamente fácil construir módulos eletrônicos para um synth, o complicado é construir um Instrumento completo com Teclado.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Cleber Vaz
Acho que a parte mecânica é a mais complicada, pq num sint monofônico vc pode colocar um contato em cada tecla e fazer um divisor de tensão resistivo, com resistores de precisão, e ia funcionar como um grande potenciômetro (0-4 VDC, como pede o CV/Gate). Não precisa ser sensível a toque, né?

Leo Synth
Veterano
# ago/09
· votar


Eu costruí artesanalmente um synth analógico monofônico em casa. parece um pouco com um minimoog até no timbre, mas é bem mais simples. Tem 4 osciladores, filtros de corte e modificadores, mas não tem gerador de envelope ainda. Até que ficou bonitinho. A única coisa que eu não fiz foram as teclas, que resolvi aproveitar de um Casio CTK totalmente sucateado. Já que ia pro lixo mesmo...

ThyagoAmaral
Veterano
# ago/09
· votar


Leo Synth
Posta Fotos!!!

tecladoprofusao
Veterano
# ago/09
· votar


Leo Synth
Posta Fotos!!! [2]
E posta AGORA!!! XD

Ah, não sei se alguém já falou, então... Bem vindo ao FCC! :)

Marcos Martini
Veterano
# ago/09
· votar


Posta Fotos!!! [3]

Prada
Veterano
# ago/09
· votar


Posta Fotos!!! [4]

Leo Synth
Veterano
# set/09
· votar


Olá pessoal do fórum. Me desculpem a demora e também por eu ter esquecido de dizer que sou novo aqui no FCC. Obrigado pelas respostas e pelas boas vindas. Segue aí o link para vizualização das fotos do meu synth. http://picasaweb.google.com.br/leonardoramosmusic/SintetizadorFeitoEmC asa03?authkey=Gv1sRgCLPM6c3Sgtqwew#

tecladoprofusao
Veterano
# set/09
· votar


Leo Synth
Cara, tá parecendo um painel de avião! Muito maneiro! XD

Se me permite o abuso... Posta um som dele! Se der, um vídeo! ^^

Marcos Martini
Veterano
# set/09
· votar


Leo Synth
Kara incrivel !!!!!


Posta um som dele! Se der, um vídeo! ^^(2)

cesio137
Veterano
# set/09
· votar


Cara... incrível!!!! :D

Posta um som dele! Se der, um vídeo! ^^(3)

Packo
Veterano
# set/09
· votar


parabens cara.. é só registrar uma marca pintar e vender iausdhasi... bota um video com os sons aew abraço!!

Leo Synth
Veterano
# set/09
· votar


Posta um som dele! Se der, um vídeo! ^^(3)
Não tenho nenhum video dele ainda, os sons dele que eu gravei foram apenas para teste (gravei algumas amostras de som direto dos osciladores e importei os "wave" para um sampler VST). Também não tenho a intenção de comercializar nada desse tipo, apenas trabalho com eletrônica, gosto de música e toco numa banda, daí foi só unir o útil com o agradavel. Aqui em Nova Friburgo é difícil encontrar tecladistas para trocar idéias e informações. Interessante e muito proveitoso conhecer o pessoal do fórum. Se não for pedir muito, gostaria que o Cleber Vaz postasse fotos do synth que ele construiu. Fiquei curioso e gostaria de ver. Interessante também é o projeto do theremin. Quando eu puder vou montar um. Sempre que possível estarei a disposição. Grande abraço.

Cleber Vaz
Veterano
# set/09
· votar


Pô! desencavaram o tópico! Legal!
Eu postei fotos do nosso synth num outro tópico faz um tempão e não lembro mais qual era, de lá pra cá o synth tá em manutenção e vai ganhar roupa nova, nós tinhamos feito uma carcaça de madeira bem bonitinha até mas tinha só 4 oitavas de teclado e agora ele vai entrar numa carcaça original de um Gianninni KPS-61 de 1984 que comprei sucateado, vai ficar muito bonito, parecendo com o Prophet 5, estou ansioso mas meu colega e técnico tá terminando a faculdade e anda meio sem tempo e por isso a reforma tá indo meio devagar mas assim que tiver fotos novas eu posto aqui e se por acaso achar as velhas eu posto também!

Cleber Vaz
Veterano
# set/09
· votar


Achei!
http://www.flogao.com.br/docsynthesizer
Tá ali em cima do PSR hehehe
Já faz tempo que ele saiu dessa carcaça, não vejo a hora de tocar de novo no bixinho porque analógico de verdade é outra coisa, e esse tem 2 Osciladores, 1 Filtro passa baixa, um VCA, 1 LFO e dois geradores de envelope tipo ADSR mas a idéia é expandir...

LuizFelipe
Veterano
# set/09
· votar


E o minimoog-br, vocês já viram??

http://www.toptell.com.br/minimoog.htm

Cleber Vaz
Veterano
# set/09
· votar


LuizFelipe
Pode Crêr!
Respeitei o minimoog-br!

LuizFelipe
Veterano
# set/09
· votar


minimoog-br

Logo, logo, vem alguém perguntar se ele tem styles de ritmos brasileiros, tipo samba, axé... hehehehe

Leo Synth
Veterano
# set/09
· votar


LuizFelipe
Pode Crêr!
Respeitei o minimoog-br!

Fiquei impressionado com o Minimoog-br. Coisa de alto nível. A equipe que trabalhou nesse projeto está de parabéns. Agora uma pergunta que não quer calar: Será que o Sr. Labolida e o pessoal da Tokai já conhecem esse projeto?

Jonathas Lacerda
Veterano
# set/09
· votar


Agora uma pergunta que não quer calar: Será que o Sr. Labolida e o pessoal da Tokai já conhecem esse projeto?

Ótima pergunta

Cleber Vaz
Veterano
# set/09
· votar


Quase todo mundo conhece esse projeto, inclusive o CCDB publicou na nova eletrônica anos atrás como parte de um sintetizador pra guitarra e deixou de fora só os osciladores mas hoje o projeto tá na web faz tempo e apesar de simples usa peças fora de catálogo e é preciso um bom estudo antes de substitui-las mas parece que o pessoal da Top Tell foi fundo, por email me confirmaram a intenção de entrar no mercado com esse minimoog-br mas ainda sem previsão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construa seu synth