O generalizado Teclado conflite sua origem - Leitura obrigatória

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


então pra que tanto esforço pra compor uma orquestra se no futuro poderemos ter por exemplo um violinista fazendo o mesmo som de sua formação? Hora, podemos implementar no violino um sampler que fará sua formação, daí não precisaremos de tantos instrumentos numa orquestra.
Nunca vai ficar a mesma coisa. Já fazem isso em Hollywood, e, só serve pra filmes e gravações mesmo. Ao vivo não rende, soa artificial.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Ken Himura
Bem citado. E só para ratificar o que já foi dito até agora sobre substituição de instrumentos, um exemplo: A música de "Os Simpsons" é gravada por uma orquestra real, não em teclado. Já vi um documentário sobre essa série e a incomum importância da sonoplastia nela, e esse é um fato que a diferencia de outros desenhos animados. O mais adequado nesse caso era usar os instrumentos reais, então assim fizeram.
Já no filme "O Quinto Elemento" usaram um sampler pra fazer aquela alien azul cantar "ópera eletrônica"!

fernando tecladista
Veterano
# mai/08
· votar


na era do vinil
Foi boa essa evolução, pq a fonte não modificou
to falando de instrumento e precisamente o teclado que se tornou digital

na boa se você falar que na evolução do CD pra mp3 a fonte não modificou, você contradiz tudo o que pregou aqui sobre a digitalização de teclado

O CD digital é uma invenção, agente não grava no vinil pra depois passar pro CD digital
não é, é evolução
os primeiros CDs vinham com siglas DDD, AAD, DDD (D=digital, A= analogico
a primeira letra era sobre a gravação, a segunda sobre mixagem e a terceira sobre a prensagem
em um cd com AAD a gravação master era analógica a mixagem analógica e depois convertido pra digital na hora de prensar a midia, em resumo se gravava como vinil mas só na prensagem que se matava tudo pra ficar digital

moog desafinado em show lamina de rhodes quebrada
olha o que vc falou, sentiu a vida ae nesses instrumentos?
senti que o instrumento de tanta vida já tá na hora da Extrema-Unção
pode ter vida, deve ser fodastico gravar um cd em um estudio com esses vintages
mas porque eu um palco eu tenho que competir com baterias microfonadas passando por equalizadores digitais, baixos com compresores digitais vocal com delay (já não tem mais camara de eco com fita) e eu lá com um moog que resolve parar no meio do show, mas eu lsó uso ele porque eu quero manter a essência

maior exemplo é o d-20 velho meu, já deu muito pau, até tópicos aqui no fcc, tinha época que saia uns 600 por ano pra manter ele funcionando, levo porque é um teclado que tenho desde os 15 anos, mas só consigo manter esse gasto porque toco por ai com meus digitais, teria até tomado um processo porque muitas vezes na hora H ele não funcionou ou parou no meio de uma apresentação, mas eu tinha lá os meus digitais pra salvar a pele

eu só tenho um piano acustico pra estudo, afinado e "parado" aqui em casa, porque ganho uma grana com meus digitais
quer piano acustico na apresentação? me pague o afinador, os transportadores, me de estrutura de palco e som pague um seguro, mais um cache que vale o sacrificio, total? deve sair mais s caro do que comprar um SP76 por show

Theo22
Veterano
# mai/08
· votar


Caramba, até parece que to querendo voltar os PCs do tamanho de uma parede, só to querendo ouvir em shows instrumentos de teclas de verdade, e tocar também instrumentos de teclas de verdade, e ver tecladistas focado na naturalidade do som, mesmo se usar um simuldor ou um teclado com milhares de sons gravados na memória, falar meu, isso que to usando é pq ainda não posso ter o original disso aqui, se sentir bem e confortável usando esses equipamentos é vc mesmo ta se enganando.

Meu único instrumento de tecla é um Tokai, que é um simulador de hammond e com teclado waterfall, e eu mesmo sei que um B3 mais uma leslie seria o ponto máximo da coisa, e não uso um pq não tenho extruturas pra manter. Um tipo de teclado que tem uma função mais específica da coisa e a galera compra coisa mais cara pra ter mais som gravado, brincadeira, não é preciso trocentos timbres para se ter um teclado phoda, basta se ter um bem feito e se vc puder ampliar ótimo.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Theo22
Sinceramente, acho que vc está sendo exremista. Vc quer um hammond autêntico, que por si só já é um "simulador de órgão de tubo", com uma caixa que servia pra "disfarçar" o som que não conseguia ficar igual. Na verdade toda essa simulação acabou criando um novo instrumento, e é isso que acontece hoje.

A generalização do tópico não diz respeito aos instrumentos, mas aos tecladistas.

Como foi dito, "quer piano acustico na apresentação? me pague o afinador, os transportadores, me de estrutura de palco e som pague um seguro, mais um cache que vale o sacrificio, total? deve sair mais s caro do que comprar um SP76 por show".
O que mata os instrumentos clássicos não é a imitação de um piano perfeito, mas aqueles que insistem em inventar de fazer aquela mistura com cordas (fazer um "layer" com "strings" para os anglólatras de plantão hehe), tocando tudo igual, coisa que NUNCA acontece de verdade.

Se o piano estivesse ultrapassado e não tivesse utilidade em estúdio, orquestras, clubes, etc, ele não seria mais fabricado. Mas um SP ou um Privia da vida facilita e muito a vida de quem tem que carregar de um lado pra outro. É um "quebra-galho" que nunca vai substituir o piano e deve ser tratado como tal. Um "cover". Mas, se usar, usa como piano, não inventa de bagunçar o som dele hehehe!

Theo22
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao
Vc quer um hammond autêntico, que por si só já é um "simulador de órgão de tubo", com uma caixa que servia pra "disfarçar" o som que não conseguia ficar igual. Na verdade toda essa simulação acabou criando um novo instrumento, e é isso que acontece hoje.

Não amigo, isso não acontece hoje, pois os teclados de hoje não são um instrumento novo, eles nem sequer fazem seu som, eles são gravadores, hoje quem imita um som de tubo é um teclado digital, pq traz um sampler gravado com o mesmo som, temos na seção de organ diversos timbres gravados com set de drawbars tanto de hammond, como o padrão para os de tubos, na verdade o inventor do hammond queria criar um instrumento mais compacto que tivesse um som com a mesma intenção, e ele ralou muito no sistema complexo e mecânico pra fazer um orgão hammond gritar, ele não criou um teclado que gravou o som de tubos.

A industria ta fazendo piano com cauda só que digital, vc levanta a tampa e o que temo? nada, e a industria ainda quer colocar na cabeça das pessoas que é muito melhor que um de corda, pois não desafina, custa mais barato, tem um bom timbre perfeito de piano, o timbre nunca vai mudar e ainda terás sons de cravo, strings e organ piper. Resultado, enganação e morte de mais um instrumento clássico de verdade de teclas, mais um teclado indo pro saco, digitalizado, o piano.

Theo22
Veterano
# mai/08
· votar


Na verdade nem sabemos mais o que é teclado, pois na mente de todos temos só piano e teclado. E pq piano não seria um teclado?
Então hammond, clavinet, rhodes são teclados pq tem a estética dos teclados eletrônicos?

Eu não toco mais teclado, acho que essa palavra ficou sem peso e sem respeito.

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Theo22
Não amigo, isso não acontece hoje, pois os teclados de hoje não são um instrumento novo, eles nem sequer fazem seu som,...
Desde que o órgão foi inventado, demorou um bocado pra aparecer o hammond. Do piano pro rhodes, do theremim para o sintetizador.... Dizer que algo "acontece hoje" não quer dizer que todo dia aconteça uma revolução na música, mas que há pesquisas em andamento para isso. Quando a Korg pegou um teclado e tirou as teclas ela criou algo que terminou como o Kaossilator. Instrumento novo. E a Alesis, com o AirFX? Tá bom, teclado: O V-Synth GT tem um modo de tocar novo, muito mais expressivo que os outros teclados. A tecnologia foi usada para dar vida ao instrumento.

...e ele ralou muito no sistema complexo e mecânico pra fazer um orgão hammond gritar...
No século XVIII, na Revolução Industrial, apareceram teares automáticos à vapor. Todo mundo achou bom.
No séc. XX, até 1960, apareceram controladores elétricos com milhares relés e trocentos km de fios. A indústria agradeceu pq acabou aqueles gigantescos cacarecos nas fábricas.
Na década de 60 e 70 os CLP apareceram e amadureceram, e, de novo, a indústria fez festa por que nunca mais ia precisar daqueles armários grotescos de relés.
E a máquina a vapor, morreu? Tá a usina nuclear aí, funcinando que é uma maravilha....
Duvido que se o Hammond tivesse o dsPIC em mãos ele não usaria...


Às vezes nós deixamos nossa opinião ser moldada pelos que tocam mal, não por falta de técnica, mas por faltar a criatividade de extrair o "suco" desse "bagaço" que ele tem na mão. Querer "assar bolo em microondas". Ele não toca teclado, ele toca violino, flauta, gaita... Mas nem conhece o instrumento que tem na mão.

hoje quem imita um som de tubo é um teclado digital
Pô, cara eu vô ser chato com isso:
Teclado tem simulador de hammond
Hammond imita órgão
Órgão imita flauta, oboé, acordeão... e Acordeão imita flauta, oboé, órgão...
(sabemos que não são imitações perfeitas, mas são imitações)
Flauta imita assovio
Assovio era pra imitar pássaro....

Bom... Só dá pra fazer um andar no prédio se vc tiver feito outro embaixo. A tecnologia se baseia nela mesma para criar algo novo. É uma mistura de Dawin e Lavoisier.

E pq piano não seria um teclado?
Piano TEM um teclado. Na verdade, qualquer conjunto de teclas de qualquer máquina que sirva para qualquer fim é teclado.

Eu não toco mais teclado, acho que essa palavra ficou sem peso e sem respeito.
Uma vez falei que tocava órgão e me sacanearam. A saída foi falar: "Pessoal brinca, mas quando faço uma introdução de órgão todo mundo gosta..." :)

Música de Preto
Veterano
# mai/08
· votar


Desculpe a pretensão, mas vou "finalizar".

Esse tópico já deu - eu acho - tudo que tinha que dar. Todo mundo já tirou as suas conclusões de que a tecnologia não pára. Vimos também que é bem legal ter eletromecânicos originais à disposição, mas é mais caro que legal, além de ser difícil de se manter. Eu, particularmente, vejo também que a idéia dos instrumentos eletrônicos sempre foi ser o mais prático possível - vale lembrar que a idéia de síntese é sintetizar um som com um equipamento menor, um "piano sintético", por exemplo, assim como existe o couro sintético. Claro que a criatividade, assim como no casa do Hammond e do Rhodes deu origem a outros sons e técnicas. E glória a Deus por isso! Na verdade, acho que uma coisa que ocorre hoje - olha eu desviando o tópico - é sim a falta de criatividade. Achamos a música do passado tão boa que insistimos nos seus sons e levadas - salvo exceções. De qualquer forma, o sintetizador está aí! Ele ainda tem as ondas básicas e várias outras que se você combinar pode criar timbres absurdos e usar nas suas músicas. Já criei um timbre de RMI Series 300 no S30 usando ondas básicas. E se ele gera ondas por samples, e daí? O imortante é a música não parar. Hoje nós temos mais tecnologia que no passado, mas não temos a vontade de crescer que eles tinham. E isso não seria diferente ainda que não tivessem inventado os teclados digitais, afinal eles não tocam sozinhos. Mesmo os arranjadores precisam de nós pra dar o play. A culpa não é da Yamaha, é nossa. Agora, se o senhor Theo22 rejeitar os digitais e quiser abolí-los da sua vida, joga fora os que você tem atualmente no meu lixo, inclusive o TX-5, que pelo que você falou é o classic, certo?

Música de Preto
Veterano
# mai/08
· votar


Em tempo:

Ainda vou chegar na padaria:
-Aí, vê um real de sample de piano! É pra Motif 9...
-Tem Steinway e Yamaha.
-Me dá o da Yamaha aí, só a partir do Dó central que eu comprei resto na semana passada. Que que você tem de Hammond aí?
-Tem uns samples de M100, mas a galera tá reclamando... foi feito naquele estudiozinho da rua aqui de trás...

E ainda:

NÃO PERCA NO GUANABARA! NORD NA PROMOÇÃO!!!! COMPRE 2 LEVE 1!!!!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


Música de Preto
Na verdade, acho que uma coisa que ocorre hoje - olha eu desviando o tópico - é sim a falta de criatividade.

Cara, não tá desviando o tópico não!! Pelo que deu pra entender era sobre ISSO que o tópico era pra falar antes de virar feira. Tanto que no primeiro post tá escrito:
(...)generalizar a esse ponto vc acaba perdendo a essência de um instrumentista de tecla clássico, vc não tem mais um tecladista de conhecimento pra falar: sou organista, pianista, baixista, tecladista(...)

Essa é a essência do tópico, de nada vale um instrumento autêntico de mil novecentos e guaraná-de-rolha ou um super-sint-monstro que "foi feito amanhã", se os dedos que os tocam não forem bem comandados. Desculpa "desfinalizar" o tópico :)

NÃO PERCA NO GUANABARA! NORD NA PROMOÇÃO!!!! COMPRE 2 LEVE 1!!!!
Comprar 2 e levar 1?? Promoção meio furada essa hehehe...
Mas vô ver se acho um Kaossilator na Art Pão... ;)

Música de Preto
Veterano
# mai/08
· votar


Eu mesmo desfinalizando:

Na verdade, acho que uma coisa que ocorre hoje - olha eu desviando o tópico - é sim a falta de criatividade. Achamos a música do passado tão boa que insistimos nos seus sons e levadas - salvo exceções.
E iso é em toda área. No cinema lançaram Speed Racer e Indiana jones recentemente. Na Globo está passando Ciranda de Pedra - é um remake. E assim vai...

Mas vô ver se acho um Kaossilator na Art Pão... ;)
Vc é de Nova Iguaçu?

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Música de Preto
Torta igual à deles não tem no estado do Rio todinho!
Já fui de Nova Iguaçú, que virou Belford Roxo (faz tempo, heim!). Depois me mudei pra Nova Iguaçú e virou Mesquita (pertinho da Art Pão de Juscelino). Agora tô no Rio porque é mais perto do trabalho... Mas tô sempre lá, minha família e banda são dessa área, de vez em quando vou na Fuscão Branco, Atacadão Santista e além disso comprei meu teclado na Ruider!

Abraço.

AGCC
Veterano
# mai/08
· votar


Theo22
Concordo com tudo o que você disse e especialmente isso aqui:
se tiver meios nunca deixe de ter um instrumento de tecla de verdade, pq é exatamente assim que poderemos tentar resgatar alguma coisa boa.

Eu tenho um piano acústico, meu pai ia me dar um SP 88 de aniversário, mas eu sabia que o preço era praticamente o mesmo, pois meu piano é super usado hehehe, daí pedi pra ele o piano.
Vejo que fiz a coisa certa...

Tá certo que há casos e casos, mas devemos tentar nos aprofundar em alguma coisa mais do que ter um teclado SUPER ULTRA MEGA BOM que faz tudo, daí quando você vai pra um piano de verdade vê que lá não tem assim: "Aperte as teclas que iram acender em seqüência..." rs.

Falou!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


caio_albertassi
Um piano de verdade é outra coisa, não dá pra comparar com qqer teclado que seja :)

Mas isso vale para tudo quando é instrumento: tenha sempre em casa um violão de estudo, uma flauta doce que a gente compra no mercado, uma daquelas gaitas que vendem no trem... E, se possível, algo pra batucar também, talvez um bongô. Ficar preso no teclado não é muito saudável, e o contato com os ditos "instrumentos de verdade" (como chamam os "não-teclados" aqui...), por mais simples que sejam, vão fazer muito bem para a sua musicalidade.

Se tivesse grana e espaço pra um piano de cauda.... ai, ai... :)
Mas imagina a "case" pra carregar um hehehehe!

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


caio_albertassi
tecladoprofusao

Com todo respeito... Não posso concordar com vcs...
daí quando você vai pra um piano de verdade vê que lá não tem assim: "Aperte as teclas que iram acender em seqüência..." rs.
Fico imaginando vc andando por este mundão carregando um piano nos braços toda as vezes q tiver q tocar em um show ou qualquer coisa do gênero.
Outra coisa: Um Triton, Fantom ou Motif não tem luz nas teclas, pelo contrario, são Workstations com qualidade sonora incrivel. Posso ousar comentar q nesses workstations existem timbres de piano até melhores q o do seu piano acústico. Esses teclados não são "faz tudo", apenas geram enormes possibilidas para um BOM MÚSICO fazer coisas q seriam impossiveis em outros instrumentos.

e o contato com os ditos "instrumentos de verdade"
Então... Meu teclado é de verdade, é feito de metal, plastico, borracha, em alguns casos tem madeira... A única diferença é a origem do som, no violão a fonte primária de som é a vibração de uma corda tencionada quando dedilhada, percutida ou friccionada; no teclado é através de componentes eletronicos.

O q me irrita é q guitarrista tem um enorme orgulho de ser "guitarrista", baterista tem um enorme orgulho se ser "baterista", mas tecladista parece q tem vergonha de seu instrumento, diz q não é intrumento de verdade, q é um instrumento frio... o cara esquece das infinitas possibilidades q os recursos de edição de timbres oferecem(alteração de freqüências, modulação, efeitos...), das enormes possibidades q um sequenciador oferece, das coisas q só um "teclado" pode oferecer.

Uma pessoa q diz q teclado é um instrumento sem vida, frio e sem origem na verdade deve ser um tecladista frustado, sem feeling, sem criatividade, sem percepção...

Outra coisa q realmente me irrita: Quando é lançado no mercado uma nova pedaleira de guita, os caras fazem fila nas lojas, elogiam com os melhores adjtivos, fazem planos de como usarão estes novos timbres nas sua músicas e aposentam suas pedaleiras antigas q já não oferecem tantas possibilidades.
Por outro lado... quando é lançado um novo workstation no mercado os tecladistas dizem: que negócio sem vida, bom mesmo é um "fender rhodes" q eu nunca vi e provavelmente nunca vou tocar.
Conclusão: Para certos tipos de tecladistas bom mesmo é o casio Sandy & Junior q tem luz nas teclas e toca a musiquinha "vamos pular". Esse sim é um teclado faz tudo!

fALOU

Falou

Jeferson Fernandes
Veterano
# mai/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
· votar


yurikat

Cara... Concordo com vc!!!

Até porque, pra falar a verdade mesmo, no fundo no fundo, 90% dos músicos que ouvir sua música não vai notar a diferênça entre um Hammond XK1 e um PC2 usando o KB3 ou um Nord Stage 73II... 95% pessoas que ouvem seu CD não sabem se vc usou Yamaha de Cauda da série mais premiada, ou um VST Akoustic Piano, ou ainda um preset de um S90ES... A tah!! Vão falar que os instrumentos de nicho são melhores e sem comparação... Concordo plenamente e também acho... Agora, cada coisa para seu fim... Um orquestra não vai usar um SP76... Uma banda não vai usar no mesmo palco um Steinway, um Hammond B3, um Farfisa, um Fender Rhodes, um Moog, uma Leslie e um VA... Pode até usar, mas só se o tecladista/pianista/organista for o centro das atenções, haja visto Rick Wakeman e outros do ramo....Mas eu exalto os workstations, os sintetizadores, os romplers de hoje... Esses equipamentos já mencionados, principalmente os mais elaborados, ainda deixam as coisas mais práticas, mais rápidas, ampliam as possibilidade de performance, e tenho certeza que não prejudicam em nada a tocabilidade de um músico... Carregam características/simulação/ ou apenas a similaridade sonora de dezenas de instrumentos de nicho no porta-mala de qualquer carro, dentro de um case, e dispõe tudo em cima de um pedestal....

Na real...!!! A autênticidade, o corpo, a sensibilidade é uma relação de intimidade entre o músico e seu instrumento, e não um fator externo como um tipo e uma marca, que só não quer dizer nada... Isso serve pra qualquer instrumentista...

Cada um tem sua observação e sua opção... Gosto muito, mas muito mesmo de hammonds, farfisa.... Pesquiso mais sobre do que pianos... Acho lindo os timbres de Fender Rhodes... MarkII..e por aí vai... Mas isso não me impede de utilizar recursos de meu compacto workstation, para fazer músicas com prazer, e muitas vezes interpretar como se tivesse no lendário e precursos instrumento de nixo...

Abraços...

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


Jeferson Fernandes
he he he - Valeu cara, até ganhei um ponto!!!

Fico irritado com uns tecladistas q ficam pagando pau pra um steinway q nunca vão ter, q custa 100 mil reais, q pesa meia tonelada e o pior, provavelmente nunca nem vão tocar em um - por outro lado repudiam um puta workstation q tem timbres lindos de piano ( q provavelmente 95% das pessoas não conseguem diferenciar se é o Workstation ou o próprio Steinway - como já foi dito pelo Jeferson Fernandes) e muito, mas muito mais mesmo... Workstations q tem a capacidade de construir músicas de uma maneira tão autêntica q fica muito dificil de saber se a música é de "mentira", se é q isso existe, ou se a música foi feita através de "instrumentos de verdade".
A grande questão é a pecinha q se chama instrumentista, se o cara for bom o resultado final será bom, independentemente se o instrumento for um rhodes ou um nord.

Claro q cada instrumento tem seu valor, o Steinway top de linha é um piano lindo, com timbre maravilhoso, mas não sequenceia, não tem outros timbres, pesa pra caramba, é extremamente caro, não é possivel editar seu proprio timbre (sintese), não possui entrada para sample daquele premiado piano da yamaha, não cabe no carro...
O workstation é compacto, sequenceia, tem entrada para samples de pianos da Yamaha e Steinway entre outros, tem possibilidades enormes de edição, ótimos timbres, valor acessivel, é leve, mas não possui a beleza do Steinway nem seu timbre maravilhoso.
Cada caso é um caso, dependendo da situação mais vale um workstation no palco do q um Steinway na loja, na sala de casa ou no conservatório.

Falou

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08 · Editado por: tecladoprofusao
· votar


yurikat
Fico imaginando vc andando por este mundão carregando um piano nos braços
e o contato com os ditos "instrumentos de verdade"

Pô, cara, na boa? Acho que vc pegou o bonde andando... Volta uma página ou duas e vai perceber a carga de ironia que eu disponho em minhas palavras. Note isso em "Mas imagina a "case" pra carregar um hehehehe!"

Cito "instrumentos de verdade" (como chamam os "não-teclados" aqui...) (repare nas aspas. Lembra o que significam?) devido ao repúdio que esse magnífico instrumento, que é o teclado, causa em algumas pessoas com pensamento retrógrado. Pessoas essas que, na verdade, tendem a ser grandes músicos e não se conformam com o mau uso de um instrumento que só tem a acrescentar à música, como essa arte merece, despejando sua indignação justamente no instrumento, e não no tecladista desleixado que não sabe usar um teclado.

Como toda tecnologia que fica barata, o teclado também tende a ser cada vez mais usado e, muitas vezes, mau usado.

Tenho um PSR, escuto MP3, meu carro tem injeção eletrônica, asso pizza semi-pronta, falo ao celular, uso mouse ótico... sou do grupo que dificilmente vc vai ver atacando alguma tecnologia só pelo fato de ser nova. Mas não é só porque tenho afinador que não vou tentar aprender a afinar meu violão com o ouvido e escutando o tom da linha telefônica (é um Lá) ou uma cigarra no fim da tarde (que geralmente canta em Si bemol), porque acho que devemos aprender tudo que pudermos.

bom mesmo é o casio Sandy & Junior
Hahahaha... Realmente, tem gente que gosta mais de um teclado tosco que parece uma pista de pouso de disco voador que um bom piano digital com 6 timbres. Lamentável, né?

Acho que o nosso amigo Jeferson Fernandes resumiu o que venho dizendo nos meus últimos posts:
Agora, cada coisa para seu fim... Um orquestra não vai usar um SP76... Uma banda não vai usar no mesmo palco um Steinway, um Hammond B3, (...)
É inconcebível o caso em que música e praticidade não andem juntas. O Hammond e o Rhodes vieram dessa idéia. E o órgão e o piano não morreram.

Workstations q tem a capacidade de construir músicas de uma maneira tão autêntica q fica muito dificil de saber se a música é de "mentira", se é q isso existe, ou se a música foi feita através de "instrumentos de verdade".
Um exemplo? Tyros2! Ahhhh... se tivesse dinheiro pra comprar um não tenha dúvida que ele já estaria aqui plugado no meu PC... e o OASYS, então??? Putz! Isso é muito teclado...

O workstation é compacto, (...) mas não possui a beleza do Steinway
só pra alfinetar um pouco....
Não acha isso aqui bonito? Só não é "clássico" hehe...
Pessoalmente, eu brefiro o branco.

É cara... é bom saber que tem gente como a gente, que preza pelo nosso instrumento, gosta dele e sabe o que ele pode fazer. Tem coisa melhor que gostar do que a gente faz?
Abraço.

Ken Himura
Veterano
# mai/08 · Editado por: Ken Himura
· votar


Se tivesse grana e espaço pra um piano de cauda.... ai, ai... :)
Eu quase troquei minha cama e vendi todos os meus pertences pra ter um hahaha

Foi quando eu vi um Pleyel de cauda lindo lindo que o dono tava querendo se desfazer por uns 8 ou 9 mil Reais.

Desnecessário dizer que eu quase me rasguei quando vi isso ahahaa.

Fico imaginando vc andando por este mundão carregando um piano nos braços toda as vezes q tiver q tocar em um show ou qualquer coisa do gênero.
É pra isso que se tem pianos nos auditórios, pra ninguém ter que levar o seu.

Esses teclados não são "faz tudo", apenas geram enormes possibilidas para um BOM MÚSICO fazer coisas q seriam impossiveis em outros instrumentos.
Já ouviu Ravel? Ele provou que nada é impossível numa orquestração.

Posso ousar comentar q nesses workstations existem timbres de piano até melhores q o do seu piano acústico.
Nem tanto. O sample do timbre pode (e deve) ser de um instrumento melhor. Mas toda a gama de harmônicos que as cordas geram não conseguiu ser reproduzida até hoje - quer um exemplo? Tenta tocar os exercícios sobre harmônicos no piano de Liszt, Brahms e Bartók. Isso sem precisar falar no mecanismo das teclas.

as enormes possibidades q um sequenciador oferece, das coisas q só um "teclado" pode oferecer.
Seqüenciador pode-se usar em qualquer instrumento, até em órgãos de tubos - prática comum hoje, pra alternar as registrações.

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Claro q cada instrumento tem seu valor, o Steinway top de linha é um piano lindo, com timbre maravilhoso, mas não sequenceia, não tem outros timbres, pesa pra caramba, é extremamente caro, não é possivel editar seu proprio timbre (sintese), não possui entrada para sample daquele premiado piano da yamaha, não cabe no carro...
Cara, se você tocar em um Steinway que seja, você não quer saber de mais nada. O model D alemão é o instrumento de tecla mais perfeito que existe, principalmente aqueles que estão nas salas de concerto da Alemanha.

E, ninguém tem um desses em casa. Os caseiros custam entre 15 a 40 mil Reais, são os modelos de armário - algo mais tangível, já que tem gente aqui que sonha com carros de mais de 60 mil.

Música de Preto
Veterano
# mai/08
· votar


Tenho a impressão que já se perdeu o sentido do tópico.. O criador já nem aparee mais por aqui. Enfim, Steinway é fora de série, mas eu não tenho um. Sendo assim, e daí que ele é melhor!

tecladoprofusao
Veterano
# mai/08
· votar


Tenho a impressão que já se perdeu o sentido do tópico..

Realmente... as pessoas tão discutindo instrumentos e não música...

dtplayer
Veterano
# mai/08 · Editado por: dtplayer
· votar


Concordo contigo, hoje em dia o teclado eletrônic virou um instrumento e muita gente que toca não percebe que ele simplismente simula uma infinidade de outros intrumentos. Eu sou louco por instrumentos acusticos, os originais, como o cravo, piano, orgão e os EPs de verdade. Uma pena que é muito dificil entrar em contato com esses instrumentos, mas eu pelo menos faço o que posso. Me identifico muito com piano e já estou seguindo essa linha comprando um piano digital ($$$) pra começar a interagir com esse mundo.

Se eu fosse instrumentista de teclas profissional, teria o instrumento original como piano, orgão e EP. Um synth e um synth FM. Pronto, pronto para as turnês com um set absurdo e pagando alguém (ou "alguéns") pra carregar tudo. Mas como mero amador e pianista frustrado (ainda), me contento com meu tecladinho, mas nunca abrindo mão dos conhecimentos dos intrumentos originais.

yurikat
Veterano
# mai/08
· votar


tecladoprofusao
Pô, cara, na boa? Acho que vc pegou o bonde andando.

Poxa cara, entendi a sua ironia e não estava me referindo a vc, é q já ouvi músico falar q teclado não é instrumento de verdade (?) e aproveitei para comentar aqui.

mas eu não tenho um. Sendo assim, e daí que ele é melhor!
Valeu cara, foi isto q estava tentando falar, não tenho nenhum amigo q possua um Steinway na sala de casa, será q alguém tem?

Ken Himura
Cara sei q vc é um amante do piano, como tmbm sou, porém existem coisas q só um workstation pode fazer, isto não se resume apenas ao sequenciar, mas sim a enormes possibilidades q um instrumento deste porte tecnologico pode proporcionar.

É pra isso que se tem pianos nos auditórios, pra ninguém ter que levar o seu.
Cara não é correto fazer um comentario pensando apenas na sua realidade, quem toca na igreja, shows e eventos sabe q é necessário levar o seu instrumento.

Resumindo: para o trabalho q faço não existe nada melhor do que um workstation, pois nele tenho rhodes, hammond, moog, piano... ao alcance dos dedos e com uma qualidade incrivel, posso editar os timbres da maneira q quiser, sequenciar e quanto estiver cansado dos timbres coloco um sample e blz. Posso garantir q um Steinway model D alemão blá blá blá... não serviria pra mim, o máximo q iria fazer era vender ou alugar.
falou

AUTOBOT
Veterano
# mai/08
· votar


Agora será q devo abandonar a vontade de comprar um Motif Xs ou Korg M3 (instrumentos q reproduzem de maneira fiél e satisfatória timbres de piano, orgão, rhodes, moog...) para comprar um Piano de cauda + Hammond B3 + Minimoog + Fender Rhodes...

Caraca, acho q preciso de um aumento de salário...


Hoje creio que workstations como o XS, M3, Fantom G ou PC3 causam uma certa fobia em muitos tecladistas, o que acaba formando um certo preconceito e até ojeriza.

Fobia porque quem procura um som de Bosendorfer, um de Rhodes e um Hammond legal, ao comprar um M3, por exemplo, fica assuatado com tantas possiblidades, tantos parâmetros, menus, efeitos e outra cacetada de timbres.

Uma vez eu sofri dessa fobia com um Triton Le. A procura de bons hammonds e pianos elétricos (o que o teclado oferecia), cheguei a questionar neste forum por que precisávamos comprar uma nave espacial (como era o LE) para dar a volta na quadra.

A verdade é que eu não soube apreciar o instrumento da maneira correta. E um bom worstation, sendo usado com conhecimento, confere a oportunidade de, em um só equipamento, um músico poder apreciar vários e excelentes sons de outros instrumentos, sejam eles de teclas, cordas, sopro ou o cacete.

Um set com um Tokai, um Rhodes e um CP80 é muito bonito de se ver, mas não é nada que um "simples" Nord Electro não faça, por um custo menor, com menos peso e tão bonito quanto.

AUTOBOT
Veterano
# mai/08 · Editado por: AUTOBOT
· votar


Sim, eu sei que esse Clavia não é um workstation.

E eu me considero um sintetista (ou sintesista, como queiram).

dtplayer
Veterano
# mai/08
· votar


Ken Himura

Na minha opinião, só da pra usar os intrumentos quando eles forem poucos, tipo um concerto de piano ou algum show onde se use um rhodes e um hammond, sei lá. Pra nós amadores isso não é viável, pra isso que os teclados servem, para substituir toda essa parafernália com certa qualidade (nunca vai ser perfeito).

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Cara não é correto fazer um comentario pensando apenas na sua realidade, quem toca na igreja, shows e eventos sabe q é necessário levar o seu instrumento.
Não é minha realidade, é fato.

Por que você acha que cada Igreja média ou grande tem seu próprio órgão e/ou piano? Algumas têm até um órgão tubular mesmo.

Por que em todos (pelo menos 90% aqui no Rio) os auditórios do SESC e do SESI têm piano?

Por que escolas têm piano nos auditórios?

Diversos motivos, indo da versatilidade e utilidade do piano até o fato de ninguém precisar carregar o seu até lá. E também o fato de que alguém pensou que poderiam usar aquilo lá pra recitais.

Pra nós amadores isso não é viável, pra isso que os teclados servem, para substituir toda essa parafernália com certa qualidade (nunca vai ser perfeito).

Cara, eu toco em orquestra sinfônica (sou violinista). A gente só usa teclado quando necessita de órgão e não tem órgão na casa, fora isso não tem o menor cabimento. O piano, principalmente o de concerto, é um instrumento único - inigualável por enquanto. Por exemplo, tirando as músicas em harmônico que eu citei no comentário acima, tem coisas que um teclado não agüenta (sistema de teclas): rachmaninoff, ligeti, algumas sonatas de beethoven, muita coisa de liszt e hummel.

Esse assunto já foi debatido exaustivamente no orkut, na comunidade "Pianistas e amantes do piano", contando inclusive com a participação de alguns professores de piano erudito famosos aqui no Rio.

A conclusão que chegaram foi que o teclado substitui o piano em banda muito bem, mas não solo e não em concerto. Ou vocês conhecem um teclado que agüentou uma boa interpretação de "Escadaria do Diabo" de Ligeti?

Ken Himura
Veterano
# mai/08
· votar


Ah, outra coisa que eu esqueci.

Você, quando solista, pode exigir uma lista de equipamentos que o local tem ou pode arranjar. O que você escolher, vai estar lá nos ensaios e nos concertos. Isso é muito comum, tem salas com 5 pianos diferentes, então você escolhe qual acha melhor pro seu repertório.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O generalizado Teclado conflite sua origem - Leitura obrigatória