O generalizado Teclado conflite sua origem - Leitura obrigatória

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# abr/08 · Editado por: Theo22


Hoje sou professor de teclado e generalizar a esse ponto vc acaba perdendo a essência de um instrumentista de tecla clássico, vc não tem mais um tecladista de conhecimento pra falar: sou organista, pianista, baixista, tecladista e 99,9 % dos meus alunos nem imaginam o quanto é grande o mundo dos instrumentos de tecla, que daríamos pra ter aula específica de sintetizador, piano acústico e piano elétrico, cravo, órgão hammond e litúrgico, e infelizmente vejo que hoje tudo isso se resumi a um único entretenimento chamado teclado eletrônico, e nessa poucos sobrevivem e conseguem sobressair e ser pescado pela essência verdadeira. Ser um Jon Lord, Jimmy Smith, um Billy Preston, Emerson, Rick Wakeman, assim como já tem muitos guitarristas conhecidos, pq tocam algo específico, ninguém vai ser foda tocando um fantom por exemplo. Então pensem bem, qualquer tecladista deve por obrigação conhecer que além dos lançamentos modernos de teclados, celulares, computadores, tvs, etc... conhecer que existem instrumentos que de teclas que farão sua glória por merecimento. Exatamente isso que tento passar aos que tem talento.

Vc pode ter um teclado eletrônico e englobar tudo isso, e não é ruim, mas nunca desvalorize e desconheça a raiz, o que tem alma já que vc toca teclado, pq por mais bom que seja o seu teclado, ele é só isso e não passa de uma maneira mais fácil de suprir seu trabalho, se tiver meios nunca deixe de ter um instrumento de tecla de verdade, pq é exatamente assim que poderemos tentar resgatar alguma coisa boa.

kazu keyboard
Veterano
# abr/08
· votar


cara isso foi profundo....concordo plenamente...
eu sou fanatico por piano e vou ter um algum dia...nao por mera futilidade...mas sim porque ele é o verdadeiro instrumento...que com seu som(verdadeiro, ressonante e ainda por cima unico) consegue emocionar e trazer sençaçoes inexplicaveis...
temos q conhecer a alma de tudo que nos envolve no mundo musical...

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Apoiadíssimo!

t roque
Veterano
# abr/08
· votar


Boa!!
mando bem Theo22

por mais que eu precise do meu teclado pra toca com a banda eu nunca consigo passar o mesmo sentimento de quando eu toco um piano, principalmente pq foi no piano que eu realmente aprendi a tocar, o teclado é só um quebra galho

mais tbm é foda que quando se passa a tocar com banda sempre surge a necessidade de um hammond por exemplo, ai preciso deixar a tecnica de piano de lado e aprender a tocar como se toca um hammond, que é bem diferente!

é como se tecladistas hoje em dia tem que ser multinstrumentistas

mas um instrumento digital nunca vai se equiparar aos acústicos/analogicos, nao digo em questao de timbre e sim de expressão

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Hoje em dia muitas bandas pedem para que o tecladista seja o "substituto" de um naipe de metais ou de cordas, ou ainda que faça "todo o resto" enquanto os outros fazem bateria, baixo e guitarra. Isso acontece muito mais ainda nas ditas "bandas de baile" (muito comuns aqui no RS, e muito provavelmente em SC e no PR), e é muito ruim porque o tecladista acaba perdendo a sua verdadeira identidade em prol da fama e do dinheiro.

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


Mas já que pode ser compacto, pra que carregar um Hammond ou qualquer outro por aí enquanto tu pode ter muito mais em muito menos? Mas eu tb não gosto de teclados substituíndo metais nem nada, teclado substitui teclado e olhe lá...

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus
pra que carregar um Hammond ou qualquer outro por aí enquanto tu pode ter muito mais em muito menos?
Para isso existem os simuladores :-)

Tromeu
Veterano
# abr/08
· votar


Mas eu tb não gosto de teclados substituíndo metais nem nada (2)

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/08
· votar


Mas eu tb não gosto de teclados substituíndo metais nem nada (3)

Artref
Veterano
# abr/08
· votar


Eu aprecio qualquer coisa que saia do meu teclado. Não me importo de fazer metais, cordas, eu até gosto. Não acho que perco minha identidade...sou tecladista e teclado faz som de tudo. O teclado é um instrumento maravilhoso e não vejo motivos para implicar com os recursos que ele oferece.

Também gosto dos instrumentos "Reais", é óbvio que eles são inigualáveis na expressividade e etc.

Sinceramente não entendi o propósito do tópico.

CheshireCat
Veterano
# abr/08
· votar


Sinceramente não entendi o propósito do tópico.[2]

sei lá, eu tive a impressão de que ficou faltando um parágrafo no começo O_o

Hoje sou professor de teclado e generalizar a esse ponto
que ponto? que generalização?

entendi a idéia principal, que é valorizar os "instrumentos reais", mas não entendi a que generalização você se refere...

Jonathas Lacerda
Veterano
# abr/08
· votar


Concordo com o Tópico. Mas não completamente.

Quando comecei, eu era o "faz tudo" dos arranjos. Metais, cordas, até uns Steel Guitars de vez em quando. Fora aquela "caminha" básica q o guitarrista pede pra fazer, na oportunidade dele estraçalhar a música com solos. (Lembrei do nick de um camarada daqui, Faz a base que eu solo, hehehehe)

Isso quando eu tinha arranjadores a disposição. E um guitarrista que achava q era maestro.

Depois que eu comprei meu SP76, descobri minha identidade, ainda que não seja lá esse SUPER tecladista... Piano Acústico, RHodes e Organs são os timbres que uso. É o que gosto de usar e os arranjos q faço são todos praticamente em cima desses sons. É a minha cara e não me vejo nas teclas sem esses timbres. Tanto que se eu tivesse grana, meu set seria um Piano Acústico, um RHodes, e um Hammond B3 sem dúvidas. Talvez um acordeon Scandalli ou Leticce cairia bem :D ...

Mas tudo q toquei até hoje faz parte da minha formação, já que só estudei 6 meses em orquestra de câmara, e o resto que sei, aprendi na marra. Infelizmente, hehehe.

Não me arrependo de ter feito metais e strings no teclado e faria novamente, se fosse necessário. Caso por exemplo, tivesse que tocar com algum cantor que tivesse tais arranjos na gravação original.

Diho
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, entendi o seu topico e concordo plenamente.
O que ocorreu foi a necessidade de se ter um tecladista "completo", que saiba fazer tudo. Isso é até bom, pois na ausencia de um saxofonista, fazer um som de sax, por exemplo, as vezes fica massa. Isso varia muito.
Tempos atras eu estava refletindo no que voce disse. Eu particulamente não gosto de "simular" esses instrumentos, que nem baixo e guitarra. Nada substitui o instrumento original com o musico especializado naquilo. Eu mesmo queria ter só um CP80, Hammond e um Rhodes. A principal dificuldade que tenho é achar um professor que de aula de Hammond, por exemplo. Um dia desses vi a propaganda de um curso de Hammond na revista Teclado e Piano. Só que o curso era lá em são paulo, dai ficava dificil pra ir. Mas pra mim o tecladista basico tem que saber operar com Piano, Hammond e Synts. Essa é a essencia do tecladista.

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Diho
Mas pra mim o tecladista basico tem que saber operar com piano, Hammond e synth.
Eu diria que essa é a "Santíssima Trindade" do universo das teclas. Dentro do piano, eu incluo não só piano acústico, mas também os elétricos.
Eu sei lidar bem com piano e synth, mas ainda estou tendo dificuldades para entender bem o Hammond. Acho que só vou deixar de quebrar a cabeça no dia em que eu comprar um simulador de B3 (coisa prevista para a segunda metade de 2009 ou começo de 2010 - agora neste momento eu estou sem grana...).

Diho
Veterano
# abr/08 · Editado por: Diho
· votar


mano_a_mano

Haha, gostei da metafora xD
Quanto aos E.P, estão incluidos no "Piano" :P
Eu mesmo sou vidrado num hammond, só que é assim, eu tenho as ideias mas não executa-las por falta de habilidade. Isso é frustrante cara. Por isso que assim quando vi o curso de hammond da IG&T (acho que era isso) fiquei com vontade de fazer. Detalhe: cada sala de aula lá tem um Hammond (esqueci qual o modelo).

Hammond B3
Veterano
# abr/08
· votar


Ae Theo, até concordo com vc
mais pelo menos um barulho de elefante, fanfarra(PSRs) arpejos prontos, isso tem que ter pooooo!

hehehehe

Música de Preto
Veterano
# abr/08
· votar


é como se tecladistas hoje em dia tem que ser multinstrumentistas

E pra mim essa é a verdade! Os pianistas tocam piano. Os organistas tocam órgão. Acordeonistas tocam acordeão. Porém, tecladistas tocam teclado. isso tudo parece muito óbvio. Eu entendo por tecladista o músico que usa o teclado e sabe utilizar os recursos que ele tem e todas as suas possibilidades. Esse é o propósito do tecladista. Inclusive fazer sons de bateria, metais, sax, guitarra, cordas e até piano! Eu acho bárbaro quando escuto um arranjo de baixo que fica tão bem executado que até parece de verdade - e existem coisas que nos enganam. Acho esse tópico no mínimo estranho... De qualquer forma, essa é minha opinião. O tecladista deve saber fazer tudo que o teclado permite.

fernando tecladista
Veterano
# abr/08
· votar


ontem de madruga não tinha outro texto no primeiro post?

-------------------------------------
o tecladista acaba perdendo a sua verdadeira identidade em prol da fama e do dinheiro.

me senti uma puta velha

Theo22
Veterano
# abr/08
· votar


Li tudo, eh o serguinte pra quem não entendeu. O problema ta justamente nisso, falar que... Esse é o propósito do tecladista

Meu caro amigo Música de Preto, se o propósito de um tecladista hoje em dia é operar teclados eletronicos modernos executanto milhares de sons sem nenhum conhecimento, eu me demito desse meio, então pra mim teclado morreu na década de 70 e os poucos que restam hoje em dia se perdem por falta de tecladista de verdade, não estou falando mal de ninguem, estou querendo chutar a situação que vivemos hoje em dia. Se vc gosta realmente de teclados volte ao passado, quando tinhamos hammonds, pianos, rhodes, moog, cravos, teclados com nomes e caracteristicas específicas, resultado, os caras que tocavam eram deuses.
Por culpa dos tecladistas, a industria hoje em dia catáloga teclado que nem TV, Celular, Aparelho de som, computador, ou seja, só mais um produto eletrônico.
Caramba pessoal, será que vcs não vêem isso? Quantos tecladistas tem coragem de comprar um Tokai hoje em dia? Quantos organistas phoda de blues, rock, jazz, gospel, etc... estamos plantando hoje no Brasil? Agente não aparece pq não tem, estamos na posição errada.
fala sério.

Theo22
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus
Mas já que pode ser compacto, pra que carregar um Hammond ou qualquer outro por aí enquanto tu pode ter muito mais em muito menos?

É essa busca pela facilidade que a cada vez fica mais raro ver e sentir teclados de verdade em palcos, até em bandas fhodas de carreira já deram um passo pra trás em relação ao passado, como o ultimo show do Jethro Tull em Sampa, só podia ser um tecladista novo usando um controlador nessa puta banda classica, sendo que em 1972 ou 74 eles levaram pro palco um piano de cauda, um Hammond, um Rhodos e um moog.

Se vcs quiseram facilidade, cada vez mais a industria vai diminuir o tamanho e peso, quando ver já aconteceu uma fusão de teclado com Dj, e isso já começou! Ter muito mais em muito menos não impressiona ninguem.

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Theo22
Tem que pensar que nós não estamos mais na década de 1970, e sim quase em 2010. Por que deveríamos nos prender somente a Hammond, Rhodes e Moog se podemos, em pleno século XXI, inovar, revolucionar e criar timbres novos, exclusivos e personalizados? E não falo somente de criar a partir de 4 ou 5 ondas básicas, e sim de QUALQUER fonte sonora.
Estamos numa época onde não há mais limites para criação de timbres. Ficar preso ao passado? Por quê?
_______________________________________________________

É estranho.
Na década de 1980 era "demodê" usar Rhodes, Moog ou qualquer outra coisa da década anterior. A moda era Yamaha DX7 e Roland D-50. Quando chegamos na década de 1990, era tudo rompler: Korg M1, Korg 01/W, Korg X3, Roland JV-1000, Ensoniq TR-76, etc. Se alguém chegasse com um DX7, por exemplo, logo perguntavam: "Pô! Vai usar essa coisa velha aí?!"
Agora, todo mundo resolveu voltar à "velharia", seja de forma "real", com simuladores, seja de forma "virtual", com VSTi. E tem mais! A maioria nem se dá ao trabalho de dar seu tempero, sua identidade aos timbres: como já têm tudo prontinho, é só trocar de som e tocar.
Como serão os tecladistas daqui a alguns anos? Isto é, se ainda houver algum? Sinceramente, do jeito que a coisa está, eu tenho medo do futuro. Ou a indústria se remodela para que os novos músicos se virem para criar seus próprios timbres, ou... Sei não.

fernando tecladista
Veterano
# abr/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


minha singela opinião:

- ir para frente, se superar, é algo que esta no ser humano, em qualquer área: insdustria, medicina, sabedoria....
- queira ou não o mercado em si acompanha isso
- teclado como bem de consumo é a coisa mais natural pra hoje, como qualquer coisa que evolua e não tem outra forma, celular antigamente se esperava 1 ano pra conseguir uma linha, hoje já se compra na padaria, pra comprar um "modem" antigamente tinha que ter um requerimento explicando qual o motivo de você querer um, hoje é obsoleto, se compra carro pela internet, o mundo tem muito mais gente que na decada de 70, não dá pra viver como era antigamente

---------------------------------------------------------------------- --------


querer que a industria se penda ao passado, não dá, primeiro que ela paga imposto e salario então tem que ter novas tentações para o consumidor, como tudo envolve custo não dá pra fabricar algo artesanal como era antigamente, até dá mas você vai pagar por isso, se eu quero um analogico como era o minimoog consigo achar um gringo doido que faz um no fundo de casa, só que vou pagar por isso, se quero um hammond original ele pesa mais de 130 kg, sair com um de casa vai precisar de 4 pião pra transportar

---------------------------------------------------------------------- ---
muito "vintage cultuado" de hoje foi a solução barata, mais leve de antigamente
o proprio hammond que não deixou de ser uma solução barata e menor para orgãos de tubos, a caixa leslie que foi uma criação para dar mais ambientação (como acontece com um orgão de tubos em igreja) ao timbre do hammond, foi odiada pelo tio hammond, mas hoje um hammond não vive sem uma leslie
o minimoog que foi uma solução barata e leve para um moog modular, o cp-80 que está começando a ser cultuado hoje era uma solução barata, transportavel e microfonavel para se usar piano em palco na decada de 80, idem ao fender rhodes na decada de 70

qunato a timbre em si, tem muita coisa boa hoje saindo, timbres que você nunca sonhou em ouvir: leads, pads... lindos que só se produz em um synth de ultima geração, não vou ser besta de não usar só porque é algo novo de mercado

-------------------------------------------------------------------

cada vez mais a industria vai diminuir o tamanho e peso, quando ver já aconteceu uma fusão de teclado com Dj

sim já acontece, isso é outra briga minha, os DJs estão ai tocando na noite, enchendo o rabo de grana, só uma meia duzia continua valorizando o vinil do resto que vejo já digitalizou tudo, são otimos como visão de mercado, sabem bem mais o que o seu consumidor quer, se dj cultuasse o passado estariam usando gramofone
e a gente aqui, tentando enfiar valvulas, tonewheels, laminas de rhodes .... güela abaixo de um público leigo que não tem ouvido apurado pra perceber isso, querendo sempre tocar um repertório saudosista e nem abre a cabeça para trabalhos novos que tem por ai
resultado cada dia mais lugares com música ao vivo estão dando um pé na bunda dos músicos e colocando DJ
nada contra cultuar vintages, timbres analogicos, é otimo ter essas ferramentas pra criação, fazer um trabalho tirando agua de pedra, mas se eu vou pra guerra no dia a dia eu preciso dos mesmos armamentos, senão fico em casa

Hammond B3
Veterano
# abr/08
· votar


mano_a_mano

Estamos numa época onde não há mais limites para criação de timbres. Ficar preso ao passado? Por quê

Tudo vem das origens
tudo derivado

A menos que vc esteja se referindo as aberrações que tem por aí, como por exemplo: Samplear uma guitarra com distorção pra usar no teclado, timbres de sax de altíssima qualidade... bateria...

Depois eu escuto a galera queimando o filme dos tecladistas, e eu tenho que concordar.

Eu, como MUSICO tecladista, prefiro ficar nos Hammonds, Pianos, Rhodes, Moogs, analogicos, valvulados, vintages...

Da mais tesão
e essa é só minha opinião

Blackus
Veterano
# abr/08
· votar


se bem que todo mundo aqui ia gostar de um melotron ou um chamberlin, e ningu´[em fala mal do Rick Wakeman usando o mellotron...

fernando tecladista
Veterano
# abr/08
· votar


Blackus
estava ouvindo agora o Retro e o Retro-2 e lembrei do tópico

Aleciano Fuckin Roses
Veterano
# abr/08
· votar


Minha opinião
Teclado é teclado não é?
Orgão é orgão
Piano é piano

Então, o q é e o q faz um teclado?
Ele pra mim é isso mesmo, cria arranjos de cordas, baixo, bateria, simula pianos, órgãos, synths.... isso é um teclado, e um tecladista faz isso.

Axo q o cara do post quis dizer algo em referência a identidade da função do tecladista, pq, guitarra é guitarra, com solos, bases e etç; baixo é baixo; bateria faz o tempo, ritmo... mas e o teclado? Depende de cada banda.... tipo, o Dream Theater e uma banda de baile... o teclado é algo bem diferente (dependendo tb do timbre q o cara tiver usando, os metais, sopro..)

mano_a_mano
Veterano
# abr/08 · Editado por: mano_a_mano
· votar


Para mim, se é para ser tecladista de uma banda para tocar saxofone, gaita, metais, prefiro não ser tecladista. É melhor a banda contratar os respectivos músicos.
Ao meu ver a indústria de sintetizadores não deveria ficar implementando esses timbres prontos nos equipamentos, e sim somente as ondas básicas (senoidal, triangular, dente-de-serra, quadrada), um Noise Generator e, no máximo, memória para samples. Dessa forma o tecladista tem que se virar para criar os melhores timbres. Tudo em prol da criatividade - coisa raríssima hoje em dia.

yurikat
Veterano
# abr/08
· votar


ninguém vai ser foda tocando um fantom por exemplo
Puts... Sem comentários
Se para "resgatar a essência e blá blá blá" todo mundo tiver q ter um piano Yamaha 1/2 cauda - modelo G3... (que custa 50 mil reais na promoção) tá todo mundo lascado.
Bom.. sei q exagerei, mas com todo respeito ao criador do tópico e aos colegas do FCC, existem discussões q não acrescentam muito, só geram polemica
mano_a_mano
se é para ser tecladista de uma banda para tocar saxofone, gaita, metais, prefiro não ser tecladista.

Agora eu concordo, teclado é bom para instrumentos de teclas, deixa a guitarra pro guitarrista caramba. Salvo exceções, em algumas situações se faz necessário o uso desses instrumentos (conheço tecladistas q tocam bateria e/ou baixo no teclado de uma mameira fantática, conclusão: ganham uma nota preta em estúdios apenas sequenciando estes instrumentos).

Na questão de tecnica, nada impede o aprendizado e uso das mesmas no teclado, em outras palavras: não preciso comprar um hammond para estudar as técnicas do mesmo, um bom simulador ou um bom workstation + pedaleira e está resolvido o problema.

Agora será q devo abandonar a vontade de comprar um Motif Xs ou Korg M3 (instrumentos q reproduzem de maneira fiél e satisfatória timbres de piano, orgão, rhodes, moog...) para comprar um Piano de cauda + Hammond B3 + Minimoog + Fender Rhodes...

Caraca, acho q preciso de um aumento de salário...

Tedloy
Veterano
# abr/08
· votar


Colegas...

Eu acompanho alguns tecladistas pelo tempo, mas como um exemplo, o tecladista do Spyro Gyra, Tom Schuman...no final dos anos 70, ele que é um pianista clássico enveredado pelo Jazz,
sempre utilizou Moog, Rhods e Harmmonds nas suas performance, mesmo hoje em que a tecnoligia busca para a sonoridade contemporânea sons originais, ele continua sendo um tecladista, com filing apurado e que usa essa nova tecnoligia...Mas da nos nervos ver qualquer que tenha pego um teclado com sons ou com acompannhamentos tipo grove box ou outros que vcs conhecem, se auto titulam tecladistas... Temos muitos tocadores de violão mas poucos violonistas, temos muitos tocadores de teclado e poucos tecladistas...e por mais que exista uma evolução sonora, ver uma frase suplantada por uma harmonia criativa, improvisada ou elaborada com conhecimento da causa... Isto sim está raro em nossos dias...

mano_a_mano
Veterano
# abr/08
· votar


Tedloy
temos muitos tocadores de teclado e poucos tecladistas
Taí ó: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/143490/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O generalizado Teclado conflite sua origem - Leitura obrigatória