debate de tecladistas

    Autor Mensagem
    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: kazu keyboard


    ola pessoal, espero nao estar criando um topico inutil...
    é o seguinte estou começando a mexer com gravaçao midi agora...o equipamento nao é nada sofisticado...e sim muito atrasado...mas o que eu quero nesse topico é trocar experiencia na area musical e nao tecnologica...
    sou bem eclético em termos de ritimos...em muitas vezes eu trabalho em cima de temas diferentes de musica (mas sempre com uma pitada de hardcore, metal e classicos), mas nunca com escalas complexas, uma porque um nao sou muito fã de teoria musical (isso é um erro eu sei, e pretendo me consertar), mas por enquanto eu deixo a musica me levar,
    Bom ai vai, acho q muitos gostariam de compartilhar o proprio jeito de trabalhar com musica, dizendo q escalas gostam mais de usar, que ritmos trabalham mais (trance, rock, latin, blues, jazz, techno, axé tambem vale eheheh), instrumentos mais usados, arranjos, bpm, efeitos, etc...
    caso alguem queira postar alguma gravaçao ou projeto tambem vale...
    ah comentem se o topico é ruim, razoavel, bom ou otimo(muito dificil)
    abraços amigos tecladistas...

    Nasch
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Uaaaahhhh......que sono!!!!!

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kazu keyboard
    Rolou um longo debate neste tópico que eu criei há "séculos amém" atrás: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/114193/

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    to vendo q vcs nem leram o q eu escrevi...
    mano_a_mano
    nao achei nada relacionado no seu topico com o meu...o que quero simplesmente sao troca de experiencia...

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kazu keyboard
    Tudo o que você colocou no tópico já foi muito discutido aqui no fórum e não é necessário repetir de novo. Dá uma olhada na busca.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Uaaaahhhh......que sono!!!!!

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
    (2)

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: kazu keyboard
    · votar


    mano_a_mano nao tenho a menor ideia de como procurar...mas mesmo assim vou ficar com esse topico porque surgem novos tecladistas a todo instantes(nao foi uma boa desculpa minha, mas é) e esse é um topico atual...quem tiver interessado em responder nao estara respondendo só pra mim...
    eu até acho que montei um topico razoavel...comparando com muitos outros q surgem a todo momento...por isso acho q nao custa nada nós respondermos...mas nao quero discutir com ninguem, entao se eu ver q nao vai dar em nada eu desisto desse topico...
    mais uma vez obrigado

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Nasch
    nao gostei do seu sarcasmo

    Nasch
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kazu keyboard

    ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ......Ah?Como? Quem? Aonde?

    geriel
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: geriel
    · votar


    como você faz as gravações midi, tem boa qualidade? Estou enteressado.

    andresan
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Coitado do cara

    zzzzZZzzzzzzzzzzzzzz

    synth_master
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    [Ouvindo agora: Brahm's Lullaby]

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    kazu keyboard

    quando o tópico tem mil possibilidades de assunto geralmente não sai nada
    é só ver as tentativas dos tópicos sobre síntese que também não decolam, mas é muito mais facil ter assunto em algum falando sobre a sintese FM do DX7

    porque se pensa muito em o que colocar e não tem um assunto mais centrado pra usar como ponto de partida
    nesse tópico temmuita coisa:
    arranjo, instrumentos, efeitos, escala, estilo...

    e tem coisa muito abstrata pra comentar como uso de escala, se eu falo que uso a pentatonica pra tal coisa aparece outras duvidas de teoria, se ela é maior em cima da harmonia menor, se usa a mesma o tempo todo, ou se usa a referente de cada acorde

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ô pessoal com preguiça de ler... Usa menos o scroll e mais o cérebro...


    Bom... quanto ao midi, eu não costumo fazer muita firula. Gosto de gravar no sequenciador do teclado, mas sempre acabo editando algo no PC. Às vezes faço a bateria meio que "Ctrl+C, Ctrl+V".
    Mas tem algo que sempre faço: depois (só depois) de gravada toda a música eu gasto vários minutos, às vezes mais de uma hora, escolhendo os timbres, para que tudo pareça mais real. Tem algumas coisas que eu faço, mas não tão escritas em nenhum lugar, ninguém me disse que era assim, enfim: aprendi dando cabeçada:
    A bateria: bumbo alto, caixa moderada, pratos mais amenos. Tons e percussão a gosto. Manere no reverb e nada de chorus.
    Baixo: Sempre com pan = 64, vol > 120. Se possível um timbre tipo "FingerDark" dos Yamaha (um bem gravão)
    Melodia: é o que tem que aparecer, vol = 127, pan = 64, reverb aprox 40. Timbre marcante.
    Piano: fica legal dividir em 2 canais, caso seu teclado não tenha um piano estéreo. Mão esquerda com pan pra esquerda e direita pra direita. Não use 0 e 127, respectivamente, fica artificial. Prefira algo como 30 e 110.
    Guitarra solo: Grave o solo com uma guitarra limpa, de preferência "jazz guitar", e adicione um DSP de distorção só nela. Chorus ajuda.

    Isso é baseado nas minhas gravações, não tem nada oficial. Experiência minha que eu quero compartilhar.
    Tem algo mais concreto aqui:
    http://www.ethanwiner.com/realism.html
    É tudo em inglês, mas pra quem quer gravar midi, vale a pena ler.

    Ufa! Espero que esse pequenino post ajude... :)

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    fernando tecladista

    obrigado pela explicaçao obvia, que o os outros queriam me dizer...

    mano_a_mano
    desculpa a má educaçao...eu gosto bastante de suas explicações e resposta...mas dessa vez eu nao consegui te compreender


    tecladoprofusao

    legal as dicas q vc deu...era isso mesmo o propósito do meu forum...

    ainda tenho fé q vai sair coisas de util aki...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Faltou umas coisinhas (lembrar de tudo às 2 da manhã é brabo hehe):

    Metais: dobra com sax tenor ou barítono. Dá mais consistência. Uma boa dose de chorus pode fazer alguns milagres.

    Órgão: O som tá meio insosso? tenta colocar o "modulation" no máximo (127).

    Violão: Não esqueça que as cordas não são tocadas ao mesmo tempo. Tenha paciência e desloque as notas um pouco, como se estivesse tocando uma corda por vez.

    kazu keyboard
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    olha o menininho...com as dicas ai...é isso ai pessoal vamos la

    mano_a_mano
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Há tempos atrás eu postei um tutorial mostrando como era possível criar um timbre de sintetizador monofônico em teclados compatíveis com GS, XG ou GM2, via MIDI, através do Cakewalk. E ele está aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/128035/

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Quanto a bateria acho melhor, em hipótese alguma usar Ctrl+C, Ctrl+V. É melhor executar nas teclas mesmo, fica bem mais real, inclusive pela variação do velocity. É bom quantizar depois, mas observando pra não criar tempos estranhos. Metais eu não dobro com sax e sim com metais mesmo. Depois da bateria gravada eu edito pra criar flams.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Uma coisinha ou outra eu até mudo, mas acho mais fácil instalar motor em avião do que aprender bateria. Já tentei, mas meu lance é teclas... rsrs
    Mas o Sonar (na verdade desde o Cakewalk 3, acho) tem um recurso chamado "Groove Quantize", que dá um "tchan" na bateria e fica bem natural, mesmo que seja tudo uma cópia só. Sei da diferença, um colega meu gravou uma seqüência de bateria no meu teclado e ficou incrível. Até hoje tento umas aventuras, mas não tem jeito.... Igual àquela não fica.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Já que o tópico é sobre midi e pc...
    Alguém conhece algum programa bom pra midi e áudio no Linux? Tô querendo abandonar de vez o Windows, só o Sonar tá me prendendo... E com 40 Gb fica difícil pensar em dual boot...
    E tem driver para os teclados Yamaha com USB pra Linux?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a debate de tecladistas