não sei por onde ir

Autor Mensagem
CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
É isso mesmo que a Chesire disse! São duas vozes na mesma mão, padrão normal de escrita polifônica hehehe. Pode se acostumar que vai vir muito mais! xD

O nome disso é polifonia. É a junção de 2 ou mais vozes diferentes tocadas juntas. Entede-se por 'voz' aqui "seqüência melódica".

opa, polifonia! tenho a impressão de que meu professor já tinha falado esse nome mas eu esqueci... agora não esqueço mais =)

realmente, eu vi uma das peças que a unicamp pede, acho que foi uma fuga... tinha lá quatro vozes no mesmo compasso! <O> deve ser bem comum isso nas músicas mais avançadas

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat
É sim, em muitos casos é necessário aparecer essas outras vozes pra dar sentido a música.

Em alguns também, geralmente arpejos, aparecem outras vozes pra valorizar a seqüência toda (como aqueles arpejos que você deve segurar a primeira nota até o final).

Pra saber direito como interpretar, tem que ver como a música tá se desenrolando até aquele momento, e o estilo dela também.

=]

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


quando comecei a aprendê-los, meu professor me pediu pra pesquisar isso =D
O professor pediu? sei...
pra mim vc é uma viciada em minuetos e pronto! AUhUA brincadeira =)

O intao Ken....

O que eu queria memso saber é como que funciona na teoria.
tipo:

- qual é a função da pausa de seminima "em cima " da minima com haste para baixo, se pelo q vcs disseram eu não pauso nada(toco os 2 tempos da minima)
- PQ catzo a haste da segunda minima é para cima,
etc..

RESUMINDO... como que funciona ?

e só mais uma coisinha falando em arpejo.... quando tem akela "cobrinha do lado de um "acorde", é para ir tocando as notas separadamente e soltando-as antes de tocar a proxima do acorde, ou vai tocando e segurando até forma-lo?

BRIGADAOOOOOOOOOOOOOO aos 2

abraços!!!!

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
Em alguns também, geralmente arpejos, aparecem outras vozes pra valorizar a seqüência toda (como aqueles arpejos que você deve segurar a primeira nota até o final).
ei, uma dúvida técnica... o nome daquela linha "ondulada" ao lado das notas é arpejo, né? então quando falam de arpejo, como posso saber se é aquela linha ou se estão falando de arpejo mesmo(tipo, sem ser um acorde arpejado, mas com as notas seguidas)? O_o (não sei se deu pra entender a dúvida >_<)

edufaria
pra mim vc é uma viciada em minuetos e pronto! AUhUA brincadeira =)
ah, eu gosto dos minuetos, mas prefiro bem mais a sonatina que tô tocando agora =P

- qual é a função da pausa de seminima "em cima " da minima com haste para baixo, se pelo q vcs disseram eu não pauso nada(toco os 2 tempos da minima)
você pausa a voz superior... quer dizer, tem duas vozes na mão esquerda, ambas as vozes precisam ter três tempos...
voz superior: pausa + mínima = 3
voz inferior: mínima + semínima = 3

- PQ catzo a haste da segunda minima é para cima,
estética... pra não ficar confuso, eu acho =)

e só mais uma coisinha falando em arpejo.... quando tem akela "cobrinha do lado de um "acorde", é para ir tocando as notas separadamente e soltando-as antes de tocar a proxima do acorde, ou vai tocando e segurando até forma-lo?
olha! a cobrinha que eu perguntei lá em cima, nem tinha visto ainda que você falava dela haha
você vai tocando separadamente e segurando até formar =)
espero ter ajudado, depois o Ken completa se for o caso o/

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


e só mais uma coisinha falando em arpejo.... quando tem akela "cobrinha do lado de um "acorde", é para ir tocando as notas separadamente e soltando-as antes de tocar a proxima do acorde, ou vai tocando e segurando até forma-lo?

Arpeja as notas - vê o tempo que dura o acorde e divide igualmente entre cada nota. O nome do sinal é "Arpeggiatto".

ei, uma dúvida técnica... o nome daquela linha "ondulada" ao lado das notas é arpejo, né? então quando falam de arpejo, como posso saber se é aquela linha ou se estão falando de arpejo mesmo(tipo, sem ser um acorde arpejado, mas com as notas seguidas)? O_o (não sei se deu pra entender a dúvida >_<)
Arpejo é qualquer seqüência dedilhada que seria um acorde se tocada junto hehehe. O arpeggiatto (a cobrinha vertical do lado do acorde) força você a arpejar aquele acorde.

PQ catzo a haste da segunda minima é para cima,
Divisão de vozes na mesma pauta. A voz mais aguda fica com as hastes pra cima e a mais grave, pra baixo.

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Lembrando que a cobrinha horizontal, que pode aparecer em cima de um acorde ou nota, não é o arpeggiatto.

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


dúvidas esgotadas! (tirando qual piano comprar :D)

entendi muito BEM agora!

Muitissimo obrigado por toda a ajuda!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a não sei por onde ir