não sei por onde ir

Autor Mensagem
edufaria
Veterano
# mar/08


bem...
Isso que vou contar me corroe a cabeça todo dia.

minha situação é a seguinte.
Comecei a estudar piano por conta própria, apenas com a ajuda de vcs aqui do fórum (internet).
Fiz assim pois acreditava que o básico não seria tão complexo.
peguei uma boa base: ja me deram dicas sobre tudo, desde postura de coluna e mãos à alongamentos.
sempre tive algumas dúvidas que me faziam pensar: "sem um professor não dá para aprender isso", mas ocm um pouco de paciencia e pesquisa eu saia desse beco, e me abria para varios outros caminhos.
Assim foram esses 4 Meses que estou estudando piano.
Tinha medo de estar com grandes vicios, mas na semana passada fiz uma aula com um ótimo professor, e ao me ver tocar disse que meu posicionamento das mãos estava muito bom e meu ritmo perfeito.
Meus problemas, são os pedais e o volume (p, ff, ppp), pois eu pratico em um teclado (emprestado), que por sinal ja esta comigo a 3 meses =/(tenho q devolver).
No momento estou lendo um livro de teoria/percepção muito bom; tenho planos de começar aos poucos a saga dos estudos: hanon, czenr, Lizt, Moskovsky, chopin.
Sempre estou lendo algo sobre a história da musica, os grandes compositores, suas obras etc.
Então... é claro que não quero me tornar um grande pianista sozinho. Meus planos são de entrar um alguma faculdade de musica, publica, mas dizem que é tão dificil, que até la tenho q estudar bastante ainda.

Agora a bifurcação que me aparece é:
- estudar com a grande ajuda de um professor bem instruido
- comprar um piano com ajuda das mensalidades que iriam para o professor
é mais pela questão monetária mesmo.

Estou indo bem até aqui, mas para continuar realmente preciso de um piano (eu não fazia ideia da diferença entre as macias teclas de um tecladinho para as pesadas teclas do Piano).
- com o professor, alem da ajuda dele, eu estaria ja aprendendo no piano, e futuramente entraria na faculdade.
- com meu piano, bem; Eu teria O MEUU piano =D, e poderia seguir com cautela, como tenho feito até agora, e depois entrar na faculdade. E o melhor de tudo, ja tendo aonde estudar diariamente.
Acho que deu para vcs perceberem que estou me inclinando para a 2ª opção, mas não sei se estou me iludindo sobre ela.
Espero que me ajudem a decidir que caminho seguir.

Muito obrigado.

RafaelValeira
Veterano
# mar/08
· votar


edufaria
Olha cara, pelo que eu saiba vc não vai aprender a tocar na faculdade não.

Faculdades boas de música têm prova prática bem complicadas! Além da prova teórica também...

Eu te aconselharia a comprar um piano digital com teclas legais de piano, e procurar algum professor também.

Piano digital pois é mais barato que o acústico, aí sobrava grana pra fazer aula.

storrecilha
Veterano
# mar/08 · Editado por: storrecilha
· votar


edufaria

cara, não tenha duvidas quanto a este momento...

eu tb fiquei uns 6 meses estudando sozinho, como já conhecia teoria por estudar outro instrumento, não fiquei tão a toa. Mas qd eu comecei a fazer aulas, putz, foi um salto enorme... faz muita diferença ser acompanhado por um bom professor!
e qt ao piano, pode comprar um teclado usado, com teclas semi-pesadas, ou pesadas, que serve perfeitamente para estudar, não que um piano não deixe de ser necessário, mas só depois de algum tempo!
então, compra um piano digital: SP76, Privia, Prokeys, etc e faz aula!!!!!!

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


Obrigado ja por estarem me dando uma ajuda, que ja até esbarraram na minha outra dúvida (DIGITAL OU ACUSTICO).

achei o seu tópico storrecilha, aquele que vc fez uma busca sobre se vale ou não comprar pianos restaurados.
Bem legal tudo o que vc conseguiu naquele tópico.

Agora... eu "não me importo" tanto com a sonoridade do piano (acustico/digital), meu medo é ficar hablidoso em teclas que não são como as de um piano acustico, e quando for tocar em um acustico me sentir totalmente desconfortável (com os pedais tb)

Vocês que ja tocaram varias vezes em pianos (acusticos/digitais), os digitais realmente se aproximam bem da sensação de tocar no acustico??

Se for assim eu até prefiro o digital, pois alem do preço, o tamanho é bom para mim que moro em ap, e fora todas as funções incluindo fone de ouvido :D.

Bem, sobre minha dúvida principal...
Pela maneira que vcs falam, ja da para saber que um professor foi essencial pra vcs.
Alguem poderia me dar um ótimo exemplo de alguma coisa que seu professor(a) te ensinou que você acha q não aprenderia sozinho? algum vício que vcs tinham que ele(a) veio a te corrigir?

E alguem ai lembra de como começaram os seus estudos? e foram progredindo para quais outros?
Hj em dia eu pretenderia, aprender musicas mais "simples"(sem muita dinamica) como as de Mozart,J S Bach, enquanto treino dedilhado com hanon e teoria musical/percepção/ritmo com "treinamento elementar para musicos".

Não sei se vcs estão entendendo a confusão que esta na minha cabeça.
Mas por favor tentem me ajudar.

Muitissimo obrigado.
Eu

Jonathas Lacerda
Veterano
# mar/08
· votar


Vocês que ja tocaram varias vezes em pianos (acusticos/digitais), os digitais realmente se aproximam bem da sensação de tocar no acustico??

Dá sim. Dependendo do Modelo (as do SP88X são horriveis), se tem uma experiência pianística de 99% num Digital bom. As teclas dos novos Privias são muito bem comentadas por ai.

Ainda não testei o novo SP2X, que substituiu o SP88X, mas você mesmo, pode chamar algum pianista para analisar com vc a compra de um digital. Só não compre nas escuras. Teste bem

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


edufaria
cara, como o RafaelValeira disse, você não vai aprender a tocar na faculdade... você já tem que entrar sabendo tocar... pra você ter uma idéia, a prova de aptidão da unicamp para piano erudito pede que você toque um prelúdio e uma fuga de Bach, uma sonata de autor clássico ou romântico e uma obra de autor contemporâneo, de preferência brasileiro. Ainda podem solicitar leitura à primeira vista e exercícios técnicos, e estou falando só da parte específica pra piano... ainda tem a parte teórica e rítmica...

eu tenho aulas de piano já há quase dois anos, assim como aulas de teoria... e acho que só estarei preparada para passar na unicamp daqui uns 4 anos...


assim como você, eu também comecei estudando num teclado que eu tinha aqui em casa, até juntar dinheiro pra comprar um piano digital... por sugestão do meu professor, comprei o yamaha dgx-520. existem pianos melhores, mas pra mim o dgx tá de bom tamanho... o peso das teclas não é o ideal, mas estou conseguindo estudar bem a dinâmica(p, mp, f etc) e reproduzir direitinho no piano acústico da escola...

Alguem poderia me dar um ótimo exemplo de alguma coisa que seu professor(a) te ensinou que você acha q não aprenderia sozinho? algum vício que vcs tinham que ele(a) veio a te corrigir?
bom, desde o princípio eu comecei com um professor, então aprendi tudo que sei com ele...
mas eu sou meio ruim com rítmo, então ele sempre dá umas corrigidas... também dosa na medida certa os exercícios técnicos com músicas do meu ano de piano(suzuki 2) e até me passa uma música mais avançada pra começar a tocar... acho isso legal porque estimula =)

escrevi um baita texto, espero ter ajudado em alguma coisa O_o

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


OO galera .. vlw !!

resolvido !!

amanha 3ª começo conservatório aki no meu bairro..
É bom, não tão bom quanto os conservatórios famosos, mas vou poder estudar quase todos os dias nos pianos deles, que estão a 2 minutos de casa!!!

BRigado mesmo .. estou empolgado com a decisão!

ABRAÇOS!

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


edufaria
parabéns!! =)
tenho saudades de quando minha escola de música ficava pertinho de casa... tinha pouquinha gente, eu ia estudar lá no piano à noite e o professor de teoria, que também é o diretor, até me servia chazinho
depois ela ficou "pop" e se mudou prum lugar maior -_-

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Ainda podem solicitar leitura à primeira vista e exercícios técnicos, e estou falando só da parte específica pra piano... ainda tem a parte teórica e rítmica...

Não se iluda, eles vão pedir leitura à primeira vista, exercícios ( de clementi pra frente) e escalas/arpejos. Isso é fundamental pra alguém que almeja bacharelado.

O que o pessoal não entende é isso, a faculdade. Quem deseja ter bacharelado tem que ralar muito antes, durante e depois da faculdade, principalmente se ela for renomada.

Vou exemplificar de uma maneira que seja fácil de entender:

Diploma de Bacharel -> Diz que você é apto a extrair tudo do seu instrumento; que você está apto a tocar qualquer coisa. Quem tem isso: todo músico de orquestra profissional, jazz ensemble "profissional" e essas coisas equivalentes. Tradução: "Você é um músico profissional competente".

Diploma de Mestrado -> Geralmente é feito sobre as áreas de performance, composição ou regência. Te especializa em alguma área ou período específico (por exemplo: interpretação barroca). Quem tem: Solistas (instrumentais ou vocais) e grandes maestros. Tradução: "Você toca pra caralho".

Diploma de Doutorado -> Assim como o mestrado, é geralmente feito sobre as áreas de performance, composição ou regência. Pesquisa e especialização mais avançada sobre a área que você escolheu. Quem tem: Solistas Épicos (nível de Jascha Heifetz e Horowitz, por exemplo). Tradução: "Você é um Deus entre homens".

Pós-Doutorado -> Se você não ficou maluco e conseguiu ter algum pós-doutorado, você é autoridade mundial em algum assunto, geralmente, aqui, é sobre pedagogia ou escola de pensamento. Quem tem: Eu não sei (hahaha) - é algo muito difícil de conseguir. Tradução: "Você é reverenciado como salvador e existe uma igreja para te honrar". Hahahaha

Brincadeiras à parte, é mais ou menos por aí mesmo. Pra entrar no bacharelado já exige que você toque bem pra você aproveitar o curso, já que em 4 anos (a duração do curso) é impossível habilitar alguém destreinado a tocar o repertório do instrumento de maneira satisfatória. Bacharéis também têm que ter boas leitura à primeira vista e percepção.

Lembrando que tocar de qualquer jeito não é aceitável em nenhum meio acadêmico.

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


Sem Ken trazendo boa informações...

mas intao .. não estou me iludindo não...
sei que já tenho que entrar meio músico para sair musico completo...
quando disse que sabia q era dificil, é pq o professor q me deu uma aula disse q para entrar na faculdade ele conhecia pessoas que em media estudaram 10 anos.

Bem .. vou estudar para entrar em bem menos que isso...
e um dia (que seje breve), eu crio um tópico "CONSEGUI: ENTREI NA FACULDADE". ehheheh.

abraços obrigado novamente!!!!!

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
Não se iluda, eles vão pedir leitura à primeira vista, exercícios ( de clementi pra frente) e escalas/arpejos.
eu disse "podem" porque é assim que tá no manual... mas eles não necessariamente vão pedir, acho que se a pessoa tocar mal as peças pedidas eles já mandam direto pra casa hehe =P

mas ficaram legais as informações, principalmente as traduções =)

edufaria
quando disse que sabia q era dificil, é pq o professor q me deu uma aula disse q para entrar na faculdade ele conhecia pessoas que em media estudaram 10 anos.
é... acabei de postar em outro tópico que meu professor disse que eu preciso de mais 10 anos haha

Bem .. vou estudar para entrar em bem menos que isso...
e um dia (que seje breve), eu crio um tópico "CONSEGUI: ENTREI NA FACULDADE". ehheheh.

boa sorte! só por curiosidade, já sabe que faculdade você quer prestar?

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Dá pra entrar sim, com bem menos tempo.

Conheço histórias de um rapaz que entrou pra UFRJ com 3 ou 4 anos de piano. Em pouco mais de 1 ano lá dentro, já era o melhor pianista de Beethoven da escola inteira.

Mas o cara era maníaco, e estudava umas 15 horas todos os dias. Ele não tinha piano em casa, então tocava seu teclado antes de dormir, acordava cedo, ia pra Villa Lobos e ficava sempre procurando uma sala vazia pra estudar. Sempre que alguém precisava da sala dele, ele já procurava outra. Chegava em casa, já ia direto pro teclado. Andava sempre com muitas partituras na mochila.

Também ia pro conservatório da UFRJ, que fica perto. Lá, conhecendo algum professor ou alunos, você pode estudar também nos instrumentos lá (tem uns 10 steinways e 1 órgão de tubos "abertos" aos estudantes, a qualquer hora).

O cara terminou o curso na Villa (3 anos) e acho que foi direto pro vestibular.

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat
só por curiosidade, já sabe que faculdade você quer prestar?


taí... outra coisa que vcs poderiam me ajudar... :D
eu por enquanto .. penso em apenas prestar FUvest, só para conhecer...

mas la pra frente, não sei ainda quais faculdades poderia prestar.

Ken Himura
Puts!!!
e eu achei que eu que era o fissuradão! auhauha
bom... nesse conservatório que entrei ja tenho a chance de estudar bastante... nãoooo 15 HORAS , pq tenho que durmir trabalhar, e fazer um social tb né. UAHuAH.
vix... se é bom estudar 1 h por dia, ""será cara resumia 2 semanas... por dia""? O_o

Pra mim esse cara deve ser beethoven que voltou pra Terra pra terminar algumas ideias.

Mas então , pra vcs verem ... Ainda tem gente que diz que piano só se começa estudando desde criança.
o cara em poucos anos ja deve tocar lindamente.

Nem que demore mais 2 decadas, ainda me torno um virtuoso.

Abraços!

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Nem que demore mais 2 decadas, ainda me torno um virtuoso.
Bom, eu abandonei o estudo de piano, pra estudar violino (isso já há uns 3 anos atrás). Fiz isso porque achei que teria mais chances no mercado, e não me arrependo.

Na verdade, só me arrependo de não conseguir mais tocar Chopin e nem chegar perto de Liszt, que sempre foi meu sonho hahaha.

Mas eu devo voltar a estudar um pouco mais tarde, talvez na faculdade ou após me consolidar mesmo. Conheço um senhor, no orkut, que estudou piano quando criança até seus 20 anos. Parou e só voltou depois que se aposentou, por volta dos 60 anos de idade. Em uns 4 anos, mais ou menos, ele recuperou seu tempo perdido (haja dedicação e disciplina hehehe) e hoje em dia toca Rachmaninoff, Liszt, Chopin, Brahms, Beethoven, Mozart, Ligeti etc.

Eu sempre quis o piano como realização pessoal, não como trabalho - mas essa foi escolha minha. =]

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura

Diploma de Bacharel
Diploma de Mestrado
Diploma de Doutorado
Pós-Doutorado

minha teoria é que pra atingir algum destes níveis só com abstinência sexual, voto de castidade, celibato total....
não consigo imaginar um cara tendo uma vida normal e mantendo esse nível de tecnica, não dá nem pra sair comer uma pizza que já regressa uma semana de estudo

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


fernando tecladista
Dá, até dá, mas exige certos sacrifícios hahaha. Tem um grande amigo meu que ano retrasado completou seu doutorado em viola. Eu não sei como era a rotina de estudo dele, mas ele agora é casado, dá aulas, e sola em vários lugares pelo mundo agora.

Eu creio que conseguindo manter a rotina de estudos entre 4 e 6 horas diárias, dá pra fazer pelo menos o mestrado que dura 2 anos só, geralmente. E, quando voltado à performance, você fica mais tempo com o instrumento do que qualquer outra coisa. Mas o negócio é ser disciplinado e conseguir arrumar dinheiro onde der hehehe... porque podem ocorrer imprevistos e nunca se sabe.

Imagina a barra que talvez eu enfrente:
4 horas de estudo diário + 2 ou 3 horas diárias de ensaio com uma orquestra + 3 ou 4 (em média) horas da faculdade pra mestrado e/ou doutorado. Já vai aí metade do dia hahaha

Ainda bem que não se tem aula aos sábados e domingos, mas é nesse dia que tem os concertos, e quando tem concerto tem grana rolando.


Hahahaha e por nada desse mundo vou trocar minhas 4 horas diárias de sexo + diversão (não necessariamente na mesma ordem, ou coisas diferentes) hahahaha

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Ah, tem outra coisa também que eu não abordei: o salário. Quanto mais a especialização, mais vertiginoso é o pagamento.

Eu acho que gastar 6 anos da sua vida (mestrado+doutorado, tempo médio) se queimando de tanto tocar e estudar pra depois poder se dar ao luxo de escolher onde e com quem tocar, ganhando uns 30 mil reais por concerto e comendo praticamente qualquer mulher é muito válido (até porque o normal é terminar o doutorado entre 30 e 45 anos, dá pra se relacionar com as "matures", "milf's", as meninas de 20, as lobas etc).

Hahahaha

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


uAHuaH se for assim ... meus planos mudaram.. não quero me formar por causa da musica, e sim por ser o maior comedor do pedaço!

AUhaUH

fernando tecladista
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura

eu fiz um comentário meio zuando, mas fiquei pensando sobre isso depois que vi o video daquela cara do orgão de tubos tocando na pedaleira o Revolutionsetüde, op.10 do Chopin
http://www.youtube.com/watch?v=pQxyQktNFwc

esse cara tem que ter um controle absurdo do que pode fazer ou não, uma rapidinha um dia antes da apresentação pode acabar com o condicionamento da musculatura da perna e era uma vez o estudo revolucionário
só o fato de carregar ampli e case de teclado pra tocar já vejo que fode os dedos nas primeiras músicas

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


fernando tecladista
Pois é, esforço demais no dia da apresentação não é legal, já fiquei travado numas músicas também por ter que carregar o equip. Porém, eu vi num site sobre pentatlo e dessas provas de Ironman que é legal pro corpo e pra sua preparação fazer sexo na noite antes da prova - segundo o site é porque relaxa todo o corpo e acalma.

Bom, o histórico de solistas mulherengos é bem grande. E alguns têm fama de transar no camarim antes e depois da apresentação (Sopranos que o digam hahaha).

Mas sobre esse cara do órgão, eu creio que ele tem algum treinamento em balé ou algum estilo de kung fu. Não creio que tenha estudo melhor para controlar as pernas que fazer balé ou artes marciais. O próprio Bruce Lee treinava ballet, pra ter mais controle com as pernas. E esse treinamento te condiciona numa resistência física do caralho, se levado a sério. Afinal, fazer "En Pointe"* e ter explosão pra saltar a mais de dois metros do chão é coisa de louco.

De qualquer maneira, é algo totalmente inédito e surpreendente pra mim o que ele fez nesta interpretação do Revolucionário.

*En Pointe: "na ponta (do pé)". http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Pointeshoe1.JPG

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


se não me engando é o Van Dame que fazia balé, mas era pelo motivo que vc citou. =)

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura
ganhando uns 30 mil reais por concerto
caramba, não sabia que dava pra ganhar tão bem, pensei que músico no Brasil fosse tudo pé-rapado O_O (tudo bem que eu não conheço nenhum músico fodão né)
ouvi a professora de violino da minha escola reclamar que a orquestra da cidade tá pagando uma mixaria... acho que era 600... =\

e comendo praticamente qualquer mulher é muito válido (até porque o normal é terminar o doutorado entre 30 e 45 anos, dá pra se relacionar com as "matures", "milf's", as meninas de 20, as lobas etc).
ah, essa parte já não é válida pra mim =P (se é que algum dia eu vou chegar nesse nível)

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


edufaria
O VanDamme também, chegou a dar aula de alongamento e dança se não me engano, mas ele fez operação pra aumentar a abertura.

O Bruce fazia antes de ter problema na coluna, enquanto dava aula de filosofia na faculdade.

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat
E esse valor assim eu falei por baixo heheh

Eu sei que tem muita gente ganhando bem mais que isso por uma apresentação.

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


nossa O_o

que o Bruce era filosofo , que escreveu um livro sobre a sua filosofia de combate e talz, que dava palestras sobre sua filosofia em ginasios, isso eu to ligado, mas DAR AULA de filosofia EM FACULDADE, e que teve aulas de balé, eu nunca ouvi.

e sobre o Van dame, não sei aonde vc ouviu, mas acho que essa fita de operação nas pernas é um mito!, po! o cara fazia balé e era karateca, pra ambas as artes (no kung-fu tb) ter um ótimo alongamento é uma consequencia!

____________

entao Ken Himura, vc poderia me tirar mais uma dúvida? mas agora sobre música né =)

comecei a estudar o Livro "Anna Magdalena" de Bach,
e na 2ª parte daquele minueto mais famoso (RÉ...sol,la,si,do,RÉ... SOL... SOL) tem uma coisa que eu nunca tinha visto antes:

apesar do compasso ser 3/4,
tem um compasso que tem 2 minimas e uma seminima.
A 2ª minima tem sua haste voltada para cima (mesmo estando na 2ª linha suplementar superior).
E encima da primeira minima (que esta escrita normalmente), tem uma pausa de seminima.

que que isso quer dizer???

ABRAÇOS

CheshireCat
Veterano
# mar/08 · Editado por: CheshireCat
· votar


edufaria
não sou o Ken, mas adoro esses minuetos... no segundo volume do suzuki tem um monte, e já estudei esse que você falou =)

que que isso quer dizer???
não sei falar em termos técnicos, mas é como se você tocasse duas vozes com uma mão só... ou seja, no compasso 25 você vai tocar o si, enquanto ainda o está segurando, tocar o re, soltar o si e tocar outro si =)
mesma coisa nos demais compassos assim
não sei se deu pra entender, qualquer dúvida é só falar =)

edufaria
Veterano
# mar/08
· votar


CheshireCat

Annnnnnnnnnnnnnn!!

O_o ... falou até o numero do compasso!!!!!, vc realmente adora esses minuetos ;D!!
BRigado!
bem.. agora deu pra sacar como que toca , mas queria tb saber o q q é akilo em "termos técnicos"

E falando em minuetos... quais são as características de um MINUETO?

Brigado dinovo CheshireCat

CheshireCat
Veterano
# mar/08
· votar


edufaria
falou até o numero do compasso!!!!!, vc realmente adora esses minuetos ;D!!
eu tava com o suzuki na minha mão, né! falei o número pra ter certeza de que a gente tava falando do mesmo minueto... =)
ainda tenho mais dois minuetos pra aprender no suzuki 2

bem.. agora deu pra sacar como que toca , mas queria tb saber o q q é akilo em "termos técnicos"
opa, vamos esperar o Ken aparecer, que eu quero saber também

E falando em minuetos... quais são as características de um MINUETO?
quando comecei a aprendê-los, meu professor me pediu pra pesquisar isso =D
basicamente tem compasso ternário, eram música de danças e, se não me engano, tem origem francesa...

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Opa, voltei! =]


É isso mesmo que a Chesire disse! São duas vozes na mesma mão, padrão normal de escrita polifônica hehehe. Pode se acostumar que vai vir muito mais! xD

O nome disso é polifonia. É a junção de 2 ou mais vozes diferentes tocadas juntas. Entede-se por 'voz' aqui "seqüência melódica".

E falando em minuetos... quais são as características de um MINUETO?
basicamente tem compasso ternário, eram música de danças e, se não me engano, tem origem francesa...
Isso aê! Dança curta de origem francesa, geralmente ternárias, allegro e tonalidades maiores. Mas não impede que seja totalmente diferente disso hehe (como o Minueto da sinfonia 40 de Mozart).

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


que o Bruce era filosofo , que escreveu um livro sobre a sua filosofia de combate e talz, que dava palestras sobre sua filosofia em ginasios, isso eu to ligado, mas DAR AULA de filosofia EM FACULDADE, e que teve aulas de balé, eu nunca ouvi.

Foi! XD
Eu li em algum lugar, mas também não sei se é procedente. Mas ele é formado em filosofia pela Universidade de Washington e teve uma turma, nem que seja como monitor xD.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a não sei por onde ir