A Roland Desaprendeu?

    Autor Mensagem
    sralves
    Veterano
    # mar/08


    Pessoal,

    A minha Igreja tem um tecladinho Roland E-28 que tem um problema em uma das teclas (perdeu a sensibilidade, o som só sai alto). Todo mundo sabe também dos problemas de teclas que ocorreram em praticamente todos os Juno-D no lançamento deste teclado.

    Agora, o meu piano Roland FP-4 está com problema em duas teclas com incríveis 1 mês e meio de uso. E olha que como sou estudante de piano nem tenho a manha de martelar as teclas... O incrível é que o problema é similar ao do E-28 que falei acima: a tecla perde a sensibilidade (ou não sai som ou sai uma porrada). Meu piano novinho já vai ter que ir para a assistência técnica.

    Pergunta: o que há com a Roland? Desaprenderam a fazer mecanismos de teclas? Espero que seja um caso isolado pois este piano (inclusive as teclas) é realmente muito bom.

    lusojunior
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    sralves

    Na minha paróquia nós temos dois Rolands, um E-15 (veinho de guerra, mas com excelentes timbres na minha opinião) e um Alpha-1 e os dois já apresentaram problemas na sensibilidade das teclas.

    Nesses dois equipamentos o problema foi resolvido com uma simples limpeza na placa que recebe os contatos, já que os dois tem teclas leves e consequentemente um mecanismo mais simples.

    Esse problema é comum em teclados expostos a poeira, ou até mesmo a condições climáticas que favoreçam a oxidação dos contatos da placa de circuito impresso.

    Ou seja, não é de hoje que existe esse problema na Roland, e em outras marcas também. Pena que um FP-4 seja mais complexo de mexer... nos dois Rolands que eu citei, eu mesmo fiz a limpeza.

    sralves
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Nesses dois equipamentos o problema foi resolvido com uma simples limpeza na placa que recebe os contatos, já que os dois tem teclas leves e consequentemente um mecanismo mais simples.

    Então, é que não acho possível que o problema do meu piano seja esse. Primeiro que ele ficou só um dia exposto na loja. Assim que chegou o cara me ligou, eu testei e levei. E na minha casa eu usei muito pouco tempo e, enquanto não usava, eu deixava as teclas protegidas contra poeira.

    não é de hoje que existe esse problema na Roland, e em outras marcas também

    Sei lá... Não me lembro de nenhuma outra marca com relatos de problemas crônicos com teclas. Já tive teclado Casio e Yamaha e tenho também um Kurzweil. Nenhum destes teve qualquer problema depois de anos de uso intenso.

    Mauro Candido
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Amigo sralves, uma vez saí da minha cidade, percorri quase 3 mil km para comprar um WK6SE da GEM, e quando cheguei em casa duas teclas estavam com esse problema. Como geralmente eu arrumo os meus teclados, abri o teclado e com um aspirador resolvei o problema. Até chegar a nossa casa estes equipamentos percorrem um longo caminho. Aproveita que a roland oferece bastante assistência e manda olhar. Felizmente eu nunca tive problema deste tipo com a roland e espero não ter.

    thiago lima
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ...a Roland sempre da umas brechas dessas..lembram das teclas dos xps que nao aguentavam o calor tropical e derretia tipo uma cola...

    no meu antigo jv 35 qdo colocava no strings a penultima nota
    tava meio ''suja '' e segurava o som... imagina isso ao vivo que lindo!

    f76
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: f76
    · votar


    É verdade, a Roland tem histórico com esse problema. No meu caso, eu já tive 4 teclados todos da Roland e nunca tive este problema, mas sempre usei eles em casa (para estudo) e sempre com um pano por cima para proteger da poeira. A Roland é uma excelente marca, com timbres maravilhosos, mas não são teclados resistentes (robustos), devido à alta tecnologia empregada, parece que são feitos para uso em estúdio e acabam tendo este inconveniente principalmente para quem "roda" muito fazendo apresentações ao vivo.

    djcy
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mas espera aí pessoal! Acho que tudo varia com a linha de teclados que estamos falando! Alguém aqui já tocou no RD700sx ou mesmo no RD300sx... UAU! são teclas maravilhosas, tudo bem, pesadas, mas mesmo assim.. são excelentes mecanismos de tecla. Só pra constar, existem diferenças entre os mecanismos do RD300sx e do RD700sx!

    Igor.Kbça
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara eu tocava na igreja com um G800 e sempre apresentava problema de snsibilidade nas teclas. Aí eu abria e dava uma riscada com grafite, é... grafite mesmo que a gente usa pra escrever e desenhar, na "parada"(esqueci o nome) onde ficava a sensibilidade da tecla resolvia o problema sempre. E pra prevenir passava em todas.

    sralves
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    djcy

    O que está em discussão não é se os mecanismos são maravilhosos ou não. O meu FP-4, por exemplo, eu acho as teclas excelentes para tocar e olha que o mecanismo é o PHA II alpha, imagina o PHA II do RD-700GX? São, sem dúvidas, excelentes mecanismos de teclas. O que está em questão aqui é a confiabilidade das teclas. As teclas são ótimas, mas parecem dar muito problema.

    Enfim, meu FP-4 voltou da assistência e agora está tudo normal. Gostei do tratamento do pós-venda da loja em que comprei. Sem nenhuma obrigação eles pegaram o piano em casa, transportaram para a assistência (que é em outra cidade) e de volta para minha casa sem nenhum custo. Quanto ao pessoal da Roland BR, considerei o atendimento insatisfatório. Me disseram que o transporte deveria correr por minha conta e nem sequer consideraram a idade ou o tamanho do instrumento. Se não fosse a loja em que comprei seria realmente bem difícil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Roland Desaprendeu?