Autor |
Mensagem |
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
que nada sô! Tá ajudando!! Eu não estou confuso não. Valeu pelo esforço aê. A minha dúvida não é como descobrir a tonalidade da música. A minha dúvida é: Praticamente falando (na hora de tocar), faz alguma diferença uma música estar num tom ou noutro? Isso muda o jeito de tocar a música?? Eu tenho o palpite que não e esperava que alguem me desse um argumento contra isso, mas .. é isso mesmo?
|
Disciple Veterano |
# dez/03
· votar
LeandroDoria
A regra é simples... Se você sabe que a tonalidade da música é C ou Am, pare saber qual deles é, repare no ultimo acorde da música, a nota mais grave deste ultimo acorde, geralmente dará o tom da música, se for lá, o tom é Am, se dó, o tom é C... Isso vale pra todas as relativas maiores e menores...
|
diegobs Veterano |
# dez/03
· votar
Valeu disciple, mas repetindo mais uma vez:
Minha dúvida não é como descobrir o tom da música.
Minha dúvida é saber qual a diferença se uma música está em do maior ou em lá menor. O que isso muda (praticamente) na minha interpretação?? Nada, certo?
|
fermata Veterano |
# dez/03
· votar
diegobs
Olá! Eu só falei isso pq percebi q no fórum tem muita gente q teima em tentar aprender tudo sozinho... ainda bem q vc nào se encaixa nisso!!! =D
Mas acho q entendi o q vc queria dizer... é com sí# e dó ... ou lá sustenido dobrado e si ... tem coisas iguais com o mesmo nome... mas q dão na mesma!!! eheheheh tem essas frescuras no teórico, mas q eu tb não vejo diferença não... tem sentido no teórico, mas, auditivamente, não muda...
Boa sorte, amigo!!!!
Fermata
|
LeandroDoria Veterano |
# dez/03
· votar
Pô, meu tópico gerou altos debates!! hehehe
Muitíssimo obrigado pela atenção de todos que me ajudaram com suas explicações teóricas, pois teoria é algo que não tenho muito.
Eu sou um dos que teimam em aprender sozinhos sim. Mas minha questão é tempo e dinheiro, pois se eu tivesse um pouquinho a mais só desses 2, estaria no Conservatório Brasileiro de Música estudando piano clássico.
Sendo assim, me viro como posso com os tópicos do fórum pondo em prática o que vcs explicam, aprendendo com um amigo meu q tb já fez 5 anos de teclado, e tirando as músicas tb. Tento sempre tirar músicas de metal. Me senti até orgulhoso quando tirei Ever Dream, Dead to the world, highway star, burn, Nova Era, Rebirth, ...
Eu tenho teclado desde os 12, mas só fui me interessar mesmo com 20. Hoje, tenho 21.
|
Sir 1.0 Membro Novato |
# out/15
· votar
Aff tanto drama...
Uma música que está na tonalidade maior nós temos uma sensação. Uma música que está na tonalidade menor nós temos outra sensação. Até aqui é ouvido, percepção, prática, etc...
Agora se for olhar por parte da teoria tem as forma de encontrar a tonalidade se é maior ou menor... Podemos olhar na melodia, na harmonia...
Já teve muitas dicas boas tipo olhar o primeiro acorde da musica que pode indicar o seu tom e sua tonalidade (tem exceção)...
|