Dó maior ou Lá menor?

Autor Mensagem
LeandroDoria
Veterano
# out/03


Como faço p/ descobrir o tom da música nessa situação? Tem um lance no 7 grau, né?

Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# out/03
· votar


v deve distinguir a sonoridade do som pra ver se o tom é menor ou maior, isso é ouvido

O pianista
Veterano
# out/03
· votar


Quer um jeito bem simples, inclusive para leigos? Um # no G.

Michell Niero
Veterano
# out/03
· votar


depende da música e da maneira em que o acorde foi tocado
em certas inversóes é bem dificil distinguir um do outro mesmo

ai vai do ouvido mesmo, e testar a sonoridade de ambas as tonalidades

Sandrini
Veterano
# out/03
· votar


Pianista
Tenho essa mesma dúvida do LeandroDoria e pelo que li no livro "Teoria Elementar da Música (Osvaldo Lacerda)" o # no G seria na escala de Am harmônica, agora e na escala de Am natural?

O pianista
Veterano
# out/03
· votar


A certo, você já quer aprofundar mais assunto, então vamos lá.

Bem simples: a escalas natural, antiga ou primitiva, não tem sustenidos,a harmônica é a que eu já expliquei; e a melódica tem sustenidos no F e no G.

Assim, você aplica em qualquer escala.É simples, prefiro não entrar em detalhes.

LeandroDoria
Veterano
# out/03
· votar


Já eu nem sei isso de harmônica, melódica, primitiva, ...
Se alguém tiver tempo e paciência pra me explicar, eu agradeço! :)

Edson Sousa
Veterano
# out/03 · Editado por: Edson Sousa
· votar


LeandroDoria


Tom: Dó
Escala Maior ou Primitiva, ou Diatônica:
Dó, Ré, Mi , Fá, Sol, Lá, Si, Dó

Escala Menor Natural:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Sib, Dó

Escala Menor Harmônica:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Láb, Si, Dó

Escala Menor Melódica:
Dó, Ré, Mib, Fá, Sol, Lá, Si, Dó
[/b][b][b][/b]

Barbara Jolie
Veterano
# nov/03
· votar


Mas da onde que vem esses nomes?

Menor natural;
Menor harmônica e
Menor melódica?


O pianista
Veterano
# nov/03
· votar


Hehe, pessoal curioso nesse fórum!

Olha, aqui: http://www.mvhp.com.br/baixo7.htm

Vai ajuda bastante, qualquer dúvida pode perguntar. Mas o site tem uma explicação bem clara.

diegobs
Veterano
# nov/03
· votar


Esperem um pouco. A escala de la menor é a mesma que do maior.
Não tem dessa de ouvido. as duas escalas possuem o mesmo acor
de. Agora, como verificar se é um tom ou outro, ai realmente
eu nao sei, ..

mazza
Veterano
# nov/03 · Editado por: mazza
· votar


tenta descobrir, dentro da harmonia, aonde está o acorde de sétima da dominante, se for E7, a tonalidade será a de Am, se for G7, a tonalidade será de C, sacou?
essa é uma dica, mas existem outras: veja o acorde em que começa e termina a harmonia, na maioria das vezes, é esse o acorde do tom da música.
Mesmo assim, tem músicas que excluem o dominante, veja como exemplo a música MARACATu ATÔMICO, do Nelson Jacobino e do Jorge Mautner:

__Am7____________D7(9)_______Am7_________D7(9)
Atrás do arranha céu, tem um céu, tem um céu,

__Am7____________D7(9)_______Am7 D7(9)
Depois tem outro céu, sem estrelas

____Am7___________D7(9)_______Am7_________D7(9)
Em cima do guarda chuva tem a chuva tem a chuva

____F#m7______F#°___Em7_______Bm7_______C__________Am7
que tem gotas tão lindas que até dá vontade de comêlas

D7(9) Am7 D7(9) Am7


No caso acima, além da ausência do dominante primário, o clichê harmônico é
Im7 IV7 Im7
e ainda possui modulação para a tonalidade de Em, na última frase. Nesse caso, a regra que eu falei no início fica difícil de aplicar, mas mesmo assim, a tonalidade da música é de Lá menor, percebeu?

fathertime
Veterano
# nov/03
· votar


LeandroDoria

Basicamente, sabendo que a armadura não tem acidentes (sustenidos - bemóis)sabe-se que é C maior, ou sua relativa, A menor. Então, veja os acordes da música: se tiveraparecendo "muitos dós maiores essa parte está em dó maior. E assim para o lá menor.
É claro que uma música pode apresentar modulações, então não basta apenas ver o último acordes para saber a tonalidade.

diegobs
Veterano
# nov/03
· votar


Mas é importante saber em que tom está a música? Não faz diferença nesse caso faz? (tanto faz Am ou C).. ou não?

O pianista
Veterano
# nov/03
· votar


No piano faz uma diferença MUITO grande mesmo, são duas coisas opostas, modos maiores e menores, emoções diferente, mas no teclado alguém pode lhe explicar melhor.

fathertime
Veterano
# nov/03
· votar


diegobs

Faz diferença sim (só não sei porque mas faz!!!)



ah, quer saber, pra mim não tem muita diferença não...

Guizola
Veterano
# nov/03
· votar


Vcs não conseguem distinguir o tom de uma música???Eu não acredito, mas esse fórum tem tecladistas mesmo? Am, qual a relativca maior de Am? C, certo, primeira nota de uma música é Am? ENtão na música inteira vc pensa em dó...Todos devem saber a sequência harmônica de C, não é? Então é isso, não tem drama...MAs cabe salientar que é muito difícil tirar de ouvido uma música de Mpb como Cartano Veloso e Djavan, pois possue muito acordes dissonantes...Nem eu que tenho ouvido absoluto consigo...

O pianista
Veterano
# nov/03
· votar


Guizola
Talvez se você tivesse um bom ouvido relativo conseguiria... OA não é toda essa coisa não....

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


Guizola, não entendi o que vc falou. Como é que faz pra distinguir? Todo mundo fala que tem que ter o feeling, tem que ter ouvido. Mas afinal.. o negócio é ver se na música tem mais acorde menor, ou começa com Am, tá em lá menor. é tipo isso, certo pianista? Uma música em lá menor teria um feeling mais pesado.. uma música em dó maior um jeitão mais leve.. tipo isso?

Agora, o feeling da música não muda por saber se ela está em um tom ou outro. Tipo, eu mesmo sem saber se é dó ou lá menor, tocaria a música da mesma maneira. Porque o importante é o ouvido que vc tem pra ela e não o rótulo de um nome de tom.

mazza
Veterano
# dez/03
· votar


muda todo o campo harmônico, se a música é maior ou menor...
basta ver a cadência.

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


agora vc me confundiu.
O campo harmônico de lá menor e dó maior não é o mesmo??
Eu achava que era assim:
Campo harmônico de dó maior:
C-Dm-Em-F-G-Am-B5-C
Campo harmônico de 'lá menor
Am-B5-C-Dm-Em-F-G-Am

Não é assim naum??

mazza
Veterano
# dez/03 · Editado por: mazza
· votar


diegobs
pois entaum, e cadê a cadência? o campo harmônico diz respeito à CATEGORIA dos acordes, e naum somente a sua formação. Naum diz respeito somente à formação da tríade, mas na organização das notas de uma escala para formar acordes e daí, resultar no encadeamento desses acordes.
Tente formar a cadência I - IV - V no modo de dó maior. Os acordes serão: C - F e G (Tônica, subdominante e dominante)e compare com os mesmos acordes no campo harmônico de lá menor, percebe que eles exercem funções totalmente distintas, pois passam a exercer a função de III, VI e VII graus da escala de lá menor?
Compreendeu??? será que consegui explicar??? sei lá...

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


Mas são os mesmíssimos acordes ou não??

mazza
Veterano
# dez/03
· votar


diegobs

são, mas naum é só isso...
meu, cê tá confundindo TONALIDADE com CAMPO HARMÔNICO...
podem ser os mesmos acordes mas eles possuem FUNÇÕES DIFERENTES na harmonia... naum sei como explicar melhor...é melhor ver um pouco de teoria - funções dos acordes: tônica, dominante e subdominante, para entender melhor... cadência, essas coisas...trítono e suas resoluções...
sei lá por onde começar...

fermata
Veterano
# dez/03
· votar


Nossa... tá uma confusão aqui, hein? eheheheheh

Eu não entendo pq tem uma pá de pessoas (não só daqui, não...) q teimam em tentar aprender música sozinho!!! Meu, existe conservatório (inclusive GRATUITOS) pra ensinar isso!

Pra saber o tom, basta ver a armadura. Sabe onde fica a clave de sol? logo depois tem sustenidos ou bemóis. se não tiver nada é C
Se for sustenido, vai pela quantidade:
1 sustenido: a música está em G maior
2 está em D, 3 está em A, 4 em E, 5 em B. 6 em F# e 7 em C#

Se for bemol é mais fácil. Se tiver 1 bemol é em Fá maior. Se tiver mais, o tom é o bemol anterior ao último. Por exemplo: se tiver 3 bemóis, eles são si, mi, lá. Então o tom é de Eb.

Pronto, vc tem todas tonalidades maiores.Para as menores vc tem q saber a relativa e aí complica. Primeiro pega prática nesses.

Agora, esse negócio de ficar tocando de ouvido é bom pra treinar, mas se quiser mesmo ser músico, aprenda a teoria, a seguir uma partitura... senão vc vai ficar imitando o jeito de interpretar do músico q vc está ouvindo e não desenvolve o próprio jeito. Na partitura tem um monte de informações importantes... acostume-se a aprender uma música pela partitura e não "ouvindo" aquele q já tem um estilo próprio.

Espero ter ajudado...

Boa sorte
Fermata

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


oi, valeu pelas ajudas. Mas tipo, eu não toco só de ouvido não. Eu me formei em teclado (5 anos), se bem que nunca fui muito bom em teoria. E já fiz um tempo aula de violão. Conheço bastante da teoria. A minha dúvida não é como reconhecer o tom da música. Isso eu sei fazer. A minha dúvida é se existe alguma diferença entre a música estar em dó maior ou lá menor. Tipo, o que eu quero dizer é que se eu toco uma música de um jeito e depois de um tempo descubro que a música estava em determinada tonalidade, isso não modificará a minha interpretação da música. É o mesmo que adorar o gosto de comida e depois , por descobrir que lá dentro tinha miolo de carneiro eu páro de gostar. Isso não tem sentido. Quanto a saber teoria, não é isso que estou discutindo. Concordo com vc, Fermata , que é preciso saber teoria para ser um bom músico. A teoria sobre isso eu já sei. Gostaria de saber diferenças práticas. UF!! Cansei de escrever!

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


Mazza,

valeu pelo esforço em responder. Mas não estou confundindo tonalidade com campo harmônico não. Talvez tenha me expressado errado. Não sei tb como explicar melhor minha dúvida. O que quero saber realmente, é se é necessário saber em que tom está uma música? Isso faz diferença? Se sim, por quê?

Perguntando de outra maneira: Suponha que estou compondo uma música. A priori eu não determinei o tom dela. Utilizo acordes que estão presentes no campo harmônico de dó maior (ou lá menor?). Quero atribuir uma tonalidade a minha composição. Qual a tonalidade que irei escolher? Afinal: A música é mais tristona, tem mais acorde menor... então é lá menor, ou se a música é mais pra cima, mais acordes maiores, então é dó maior? Concluindo: Qual o quesito para determinar o tom? (mesmo achando que isso não faz diferença no final?)

diegobs
Veterano
# dez/03
· votar


Fermata,

eu não estou entre o pá de pessoas que teimam em aprender sozinhos não. Eu fiz 5 anos de aula de teclado e continuo estudando até hoje (não só a prática). Se tocasse só de ouvido, não estaria aqui neste fórum discutindo questões teóricas. Estou apenas expondo a minhas opiniões e as dúvidas pra quais não tenho resposta.

Tipo, o que eu quero é levantar polêmicas, e tentar ir contra. Acho que esse é o modo mais maduro e produtivo, pois é assim, discutindo com os outros,que nós nos acrescentamos. E gosto de expor minhas idéias e dúvidas, desafiando para que alguém possa me provar o contrário. Não estou aqui para julgar, mas apenas para debater. Acho isso muito saudável.

Todavia, agradeço a sua ajuda, apesar de ainda não ter sanado minha dúvida.

conte
Veterano
# dez/03
· votar


e axava q naum tinha diferença , q tanto faz vc dizer q uma música tah em tom menor ou maior.
mas eh q eu axo q na guitarra naum demonstra tanta diferença qnto do piano.

mazza
Veterano
# dez/03
· votar


diegobs
sinto, mas naum sei como explicar melhor do que eu já falei.
a única coisa que posso dizer, é que o que determina a tonalidade de uma música, se ela está na tonalidade de dó maior ou de lá menor, é pela resolução do trítono, através do que se determina a função tonal dos acordes (tônica, dominante e subdominante). Pela resolução do trítono, você descobre a cadência, e por tabela se a harmonia está em tom maior ou menor.
sei lá se estou ajudando ou atrapalhando mais ainda... naum sei como explicar melhor, sinto muito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dó maior ou Lá menor?