A menor distância entre 2 timbres no JUNO-G

    Autor Mensagem
    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08


    Na tentativa de tirar o Novato do meu membro (hehehe) venho com mais um Post filosófico:

    Qual a maneira mais rápida pra se trocar de timbres ao vivo no JUNO-G ?

    São várias as opções e por isso gostaria da avaliação prática de quem precisa dessa funcionalidade. Quais os prós e contras de cada técnica ?

    As que li por aqui são:

    1. Via LIVE SETTINGS.
    2. Uma Perfomance por música ( Setando ON/OFF pra cada PART)

    Não consegui sacar ainda como o uso dos Knobs e e dos SW e PART SELECT da vida podem contribuir, mas acho que li disso por aqui também.

    Enfim, se alguém quiser contribuir contando o seu caso de sucesso de como conviver com os demais instrumentos tão primitvos de uma banda sem maiores "delays", eu desde já agradeço.

    Saudações Sintetizadas !

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pois é... Algo parecido no meu Roland GW-7 é o modo "Favorites", onde dá para armazenar os timbres mais utilizados em um dos botões de bancos de presets - inclusive timbres do usuário. Pena que não dá para fazer o mesmo com os Performances - aí é acesso seqüencial mesmo...

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    O Conceito LIVE SETTING é fora do comum.. Vc tem uma matrix BANCO*PRESETs onde vc registra na mesma página, performances, patchs ou rythms...

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Grandes gurus,

    mesmo com esses conceitos, como fica o corte de som entre os timbres ?
    No caso do JUNO já mexi no SYSTEM e tô atento pras mudanças nos EFX (essas incontornávies, certo). E na prática ? funciona bem ?

    Saudações Sintetizadas !!!

    PS: Jefferson, os Junistas esperam ansiosos o seu retorno à Roland !

    Abs

    storrecilha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    cara, usar o live setting, para mim é o melhor caminho, mas, ao trocar de posição corta mesmo o som...

    quando preciso usar dois ou mais timbres numa mesma musica com trocas rapidas, prefiro criar uma performance colocando um timbre em cada parte do teclado e só mudar a oitava para ter outro timbre

    isso só é ruim do ponto de vista dos efeitos, que são aplicados em todos os timbres ao mesmo tempo (se alguém souber como colocar efeitos diferentes em timbres diferentes numa mesma performance, por favor me explique!!!)

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    storrecilha

    Eu uso performances com COMBIS...E uso pra criar set de timbres. É só criar performances com uma parte ativa e todos as partes em OFF no KBD SW... Aí se seleciona o PART SELECT para alterar timbres sem corte...
    Vc pode criar um SET com todos os DSPs e criar um mapa de distribuição dos efeitos entre as partes... É só selecionar o FX da performance em efeitos.. Nâo sei de cor, mas o caminho das pedras é esse..

    lusojunior
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu uso performances com COMBIS

    Exatamente, como o Jeferson Fernandes falou essa é a maneira mais prática de acessar as 16 partes do Perform.
    A inserção de efeitos também não chega a ser um problema, mas a meu ver a falta de visualização no painel do instrumento em cada parte (me corrijam, mas eu não vi) é que chega a causar algum transtorno.

    vmanzoni
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    realmente oq o luso disse é realidade,...
    o único problema do KbSW do Juno é a falta de visualização, pois vc tem q saber oq tem em cada parte, senão faz merda heheh
    vc só sabe q parte está ativando, mas não sabe oq tem nela, só qd toca!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    vmanzoni
    lusojunior

    Meu truque é na hora de salvar os nomes da performances...
    Ex:

    PPPW S O B L

    Piano, Piano, Piano, Wurly, Strings, Organ, Brass, Lead...

    Aí sempre uso... PianoAC, PianoEL, PianoPad nos tres primeiros Ps... Os resto fica separado por categoria...
    Fica simples... Já acostumei...

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Grandes dicas !!!
    Ainda vou ver como o Live Settings pode me comprometer em termos de corte de som, pois sei que essas letras PPPP O W *&## vão acabar me derrubando enquanto não estiver seguro no equipamento.
    Pra quem já disparou ao vivo strings em vez de sax e Pattern em vez de piano, é preciso muita calma nessa hora.
    Se alguém mais tiver outras dicas, é só postar.
    Mais uma vez, obrigado.

    Saudações sintetizadas !

    storrecilha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jeferson Fernandes

    cara, interessante isso, já tinha tentado mas não tinha sacado essa do part select, hoje a noite vou testar.

    mas de antemão tenho uma dúvida: se se deixar o primeiro timbre em on no kbd sw e os outros em off, ao se alterar as partes via part select, aquele primeiro timbre não ficaria constante, ou seja, misturado com outros timbres?

    valeu a dica!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Jeferson Fernandes
    · votar


    storrecilha

    Sim.. Assim no funciona.. Por default a parte ativa é a parte 1... Deixa todos as partes em OFF no KBD SW...
    Assim quando entrar na performance ela vai assumir a parte 1 como default, porém, ao usar o PART SELECT ou SHIFT PART SELECET [9-16] a performance vai assumir só a parte selecionada sem cortes.. Como ela cria um SET invariável de DSPs para toda a performance, não há o corte por conta dos efeitos. Para distribuir efeitos é só configurar todos os plugins MFX e FX + Master, e atribui cada qual a parte que desejar, no próprio mapa de edição de efeitos. Dentro do PART SELECT tem um lance também de FX para setar as partes, mas não lembro como se usa...

    Abraços..

    |EDIT|:: Eu tenho um Fantom-Xa, mas as configurações são análogas para a edição, ainda mais pelo fato de compartilharem a mesma engine.. Esses macetes se aplicam também ao Fantom-Xn

    Abraços..

    storrecilha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Jeferson Fernandes

    putz cara, entendi agora, nossa ja estou ansioso para chegar em casa e mexer nisso, confesso que eu penava para alterar timbres por causa dos cortes, tinha que ficar ali no botão e acionar um segundo antes para não cortar muito o anterior e já ter o segundo...

    valeu mesmo...

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Obrigado pela contribuição de todos.
    Foram dicas excelentes que não via a hora de colocar em prática.
    Mas na prática, alguns outros questionamentos.
    Não sei se é o mais indicado, mas dividi a técnica em 2 abordagens distintas.

    1. Timbres e solos específicos que aconteçam em partes distintas da música e que se comportem em no máximo 2 oitavas.

    Resolvi isso com um split simples, apelano às vezes até pro uso da transposição de oitavas pra alcançar "timbres ocultos". Não me pareceu muito prático, mas resolveu paleativamente.

    2. Timbres específicos que usem o teclado inteiro.

    Aí não teve jeito: fui tentar trabalhar com as PARTS ON/OFF, e as dúvidas surgiram:
    Se uso a telinha do KBD SW (que se sobrepões à principal) tenho os ON/OFF na cara, mas mesmo setando todas em OFF, sobra 1 som (talvez o da PART 1 ???), o que acaba com a minha idéia de troca total de timbre.
    Quando uso o PART SELECT, apenas o menu inferior some e passo a controlar os ON/OFF pelas mesmas teclas, mas só consigo 1 timbre de cada vez.
    Ou seja, de um lado posso usar vários timbres, mas sempre sobra 1. Do outro, consigo a substituição total, mas sempre na relação de 1 pra 1.
    O que estou fazendo de errado ?
    Existe algum outro macete ?
    Como continuo achando que o problema está entre as teclas e a cadeira, espero com ansiedade por alguma boa prática.

    Saudações Sintetizadas,
    Alex

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    Oi Alex.

    Não entendi muito bem a sua dúvida...

    Mas explicando alguma coisa...rs... Quando vc trabalha com todas partes em OFF no KDB SW vc tem uma parte ativa por Default, que normalmente é a 1... Creio que é possível alterar a parte ativa, mas agora não sei te dizer como... Perfeito... Mas o que acontece... Nesse modo vc vai poder trocar de timbres um a um, como se fosse um banco de acesso rápido do modo Patch. Dessa maneira você só toca patch e não combinações... A medida que vc seleciona uma parte, a outra é deligada automaticamente...

    Para trabalhar com partes em simultâneo vc terá que setar as partes partes para ON... Desse modo vc poderá desligar as partes usando o parte select, porém, não haverá o trabalho de switch, só de multiplexação... O Fato de vc desligar ou ligar a parte 3 não influirá em nada na parte 2...

    Entendeu?

    Caso sua dúvida não era essa, é só postar para ver se eu a entendo e posso te ajudar..

    Abraços..

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Salve Jefferson,
    Todos os seus posts já são em si uma grande ajuda.
    Deixa eu tentar me fazer entender melhor.
    Concordamos no primeiro ponto, ou seja quando uso o PART SELECT tenho um timbre de cada vez (aquele qua acende os pads). Cada timbre mudado automaticamente cancela o outro.
    Isso entendi e faço, mas me limita a um timbre por vez, certo ?
    No caso da multiplexação, (que também consegui reproduzir) não consegui mutar todas as partes.
    Na prática, é mais ou menos isso:

    Tenho um piano na PART 1, Strings na 2 e Orch na 3, por exemplo.
    Se usar o PART SELECT, os PADS acendem e tenho um de cada vez. Assim, mudo de Piano pra Strings clicando no respectivo PAD. Um já muta o outro. Perfeito.
    E se quiser trocar o piano por STR + ORCH ???

    Tentei usar o KB SW, mas mesmo com todas as partes em OFF, sobrou ainda o som do Piano (talvez por estar na 1). Assim, controlo o uso das PARTS 2 e 3, mas a PART 1 (ativa, padrão, o que seja), continua no fundo, mesmo que eu ajuste pra OFF.
    Espero ter me explicado melhor.

    Obrigado pela ajuda.
    Saudaçoes sintetizadas,
    Alex

    JeffersonX
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Amigo, usando o modo Perform não seria o que está buscando? Tipo, criar suas performances com seus timbres e deixar o part select ativado. Aí é só trocar a parte a ser controlada. Nesse modo sei que não há cortes na mudança de timbre e teria até 16 patches pré selecionados.

    É isso que quer?

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    Ok.. é mais ou menos o que falei no ítem 2. Se eu entendi, vc quer montar uma performance com vários timbres e combiná-los bem como alterar suas combinações na medida que achar necessário...

    Para isso você deve fazer o contrário. Deixa a KDB SW em ON para todas as partes que você selecionou. Nisso vc vai ter todas as partes tocando junto. E todas as luzes do PAD acesas.

    A medida que você apertar o botão, vc estará desligando partes, e a medida que apertar o mesmo botão pela segunda vez estará ligando a parte... Perfeito... até aí você já sabe.

    Você quer que o Performance funcione no modo Switch como no KDB SW em OFF e misture partes ao mesmo tempo!!!

    Não sei se isso é possível amigo. Se é, é uma boa, mas não manjo como faria isso..

    Abraços..

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Caros Jef(f)fersons,
    Vou tentar futucar mais em casa sobre essas dicas, mas deixa eu colocar de uma outra forma.
    Vcs já conseugiram mutar todas as partes de uma performance ? Isso resolveria meu problema, pois no meu caso tá sempre sobrando uma (a ativa).
    Além disso os PADS só acendem quando não entro no KB SW (com o PART SELECT ativado na tela principal da Perfom).
    Mais uma vez valeu pelas respostas.
    Saudações sintetizadas.
    Alex

    storrecilha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    essa questão de sobrar um timbre pode ser resolvido sim, o que acontece é que a performance tem 16 partes e todas vem com piano em default, se vc não te costume de inicializar a performance antes de mexer, pode ser que alguma parte ainda esteja em ON, basta verificar isso e deixar todas em OFF, mesmo aquelas que vc não vai usar...

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu storrecilha,
    Vou checar isso, pois no meu visor do KB SW (aquele que se sobrepõe) todas as parts já ficam em OFF.
    Deve ter algo sobrando do início.
    Valeu.

    vmanzoni
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Feitosa

    acho q ninguem entendeu sua dúvida,...

    realmente,... a parte 1 sempre fica ativa, pra mim isto nunca faz diferença, pois na parte 1 deixo sempre algum timbre q vou usar sempre,...
    uma maneria de vc mudar isto é colocando a parte que fica sempre ativa no volume 0 (e colocar off).
    Eu não saberia te dizer se tem como mudar essa parte q inicializa ativa no Performance (1 por Default, como o Jeferson disse anteriormente) para a parte 2 ou 3 ou 4,...
    posso dar uma olhada nisso hj e ver se tem como mudar,... qqr coisa depois posto aqui no fórum!

    uma sugestão a priori é Nunca utilize a parte 1 qd for trabalhar com layers q tem q ser ativadas/desativadas. Utilize da parte 2 em diante e ZERE o volume da parte 1.

    uma maneira legal de se trabalhar com layers, qd temos pianos/strings/órgãos, é utilizando os Knobs, daixa o partmixer ativo que vc controla o volume de 4 em 4 partes através dos 4 knobs, 1-4,2-8,... assim por diante!

    mas vou dar uma olhada se tem como mudar a parte ativa,... se tiver é só deixar a 16 por default e zerar o volume dela q os "problemas" acabam!

    Alex Feitosa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    vmanzoni,

    Parece que você entendeu :)

    Vou tentar seguir o que vc falou, gostei mito das dicas. Já era o que tinha em mente fazer.
    Obrigado pela ajuda,
    Abraços,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A menor distância entre 2 timbres no JUNO-G