Kurzweil SP2X - impressões

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08


    Hoje eu estava de bobeira aqui em casa e resolvi dar uma volta no centro de Porto Alegre. Casualmente dei uma passada na Milsons. Chegando lá, vi um instrumento que de cara já me chamou a atenção: Kurzweil SP2X.
    Eu já tinha lido alguns artigos na Internet sobre ele, conhecido opiniões de outras pessoas (principalmente daqui do FCC, da lista Synth-BR e de uma comunidade no Orkut de usuários de Kurzweil), escutado algumas demos por aí, visto fotos e tudo o mais. Mas não foi o suficiente: pedi para o vendedor me deixar testar o instrumento, que estava exposto logo ali, perto da porta de entrada.
    Bastaram 15 minutos de teste para as minhas impressões serem bastante positivas. E agora vou mostrar o que achei desse piano digital/controlador:
    _____________________________________________________

    1) TIMBRES

    Sim, isto é o principal em qualquer teclado, seja synth, arranjador, workstation, e também módulos e softsynths. E o SP2X mandou bem! Detalhando mais um pouco:

    a) Pianos acústicos: sem comentários!
    Nota: 10

    b) Pianos elétricos: muito bons. Dá para viajar tranqüilo nos anos 60, 70 e 80...
    Nota: 9

    c) Órgãos: muito bons também. Só senti falta de umas drawbars... Mas os timbres em si não deixam nada a desejar.
    Nota: 9

    d) Cordas: alguns timbres não me agradaram, mas tem umas cordas em oitavas ali, com ataque suave, que são simplesmente ESPETACULARES! Parecem uma orquestra!!!
    Nota: 8

    e) Pads: gostei, bem suaves. Dá para usar legal com outros timbres, inclusive.
    Nota: 8,5

    f) Lead synths: não cheguei a testar todos, mas os que eu testei, gostei bastante. Tem até um timbre monofônico com portamento, típico de um Minimoog!
    Nota: 8

    g) Vozes: ótimas! Claro, muitas das amostras foram gravadas pelo grupo Take 6, né...
    Nota: 9

    Timbres como guitarra, baixo, percussão e outros eu não cheguei a testar, pois não fazem parte do meu trabalho. De qualquer maneira, vale muito a pena.
    _____________________________________________________

    2) RECURSOS

    Bom, eu falei que testei durante 15 minutos? Pois é... Foi o tempo suficiente para eu dominar boa parte do instrumento. Ele é MUITO fácil de se operar, está tudo ali, no painel. Nada de menus e configurações avançadas; basta apertar um ou dois botões, e está tudo resolvido. Ele consegue ser mais fácil que o meu SP-76...
    Tem uma coisa nesse instrumento que é muito útil e não havia nos antigos SP's: a possibilidade de usar layer e split. No começo eu achei um pouquinho complicado fazê-los funcionar, mas foi apenas uma questão de pegar a "manha".
    Notei a presença de alguns knobs e de rodas Pitch Bend e Modulation. Primeiro pensei comigo: "pra que isso num piano digital?" Aí fui ver ali atrás e enxerguei: MIDI IN/OUT/THRU, USB. Então, caiu a ficha: a Kurzweil fez esse instrumento também para ser usado como controlador de módulos e VSTi's. "Aaaah... Agora eu entendi."
    _____________________________________________________

    3) TECLAS

    Mecânica muito boa. Apesar de serem 88 teclas pesadas, são bastante confortáveis. Não são tão excessivamente pesadas como as do meu antigo Privia, mas dá para interpretar numa boa todas as nuances de um piano acústico.
    Algo que me chamou a atenção: quando se seleciona um timbre de órgão (e alguns synths também), as teclas ficam automaticamente sem sensibilidade e mais leves. Não é necessário configurar nada antes de tocar esses timbres. E quando se escolhe de novo um som de piano, elas voltam a ser pesadas e sensitivas. Isso eu nunca tinha visto em um teclado. Nunca!
    _____________________________________________________

    4) DESIGN

    Eu achei o design do SP2X bastante sóbrio, bem ao meu gosto. Nada de grandes displays LCD, zilhões de luzinhas verdes, vermelhas, azuis e amarelas, painel de Boeing 767, trocentos mil botões, nada disso. Só está ali o que é realmente necessário, e tudo muito bem organizado, o que deixa o visual bastante "clean" e sem frescura. E eu tive a impressão de que ele é muito robusto e resistente a impactos. E, diga-se de passagem, é um belo instrumento, não?
    _____________________________________________________

    5) CONCLUSÃO

    Minha conclusão é a de que o Kurzweil SP2X é uma alternativa prática, eficiente e de alta qualidade para o tecladista de palco que está em turnê e não tem tanto tempo disponível para montar e programar sets complicados ou workstations/sintetizadores idem. Tudo está ao alcance das mãos. Claro, é pesado, tem seus 22kg, mas ainda assim não é tanto, visto que tem certos pianos digitais por aí que passam tranqüilo dos 35kg...
    Ele custa em média uns R$ 3.200,00, mas eu acredito que valha cada centavo pago. Talvez os novos RD da Roland sejam até melhores - mas aí já estamos falando de R$ 7.000,00 ou mais, né...

    Diho
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Voce sabe me informar se o piano dele é melhor/pior ou igual ao do SP76?
    Eu pretendo ter um SP2, não o 2x. Mas ate agora não achei um :/

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Diho
    Pelo que eu pude perceber, ele não só é muito superior ao SP-76 como também é muito mais fácil de usar e apresenta muito mais recursos, além de um piano fantástico. Eu testei foi o SP2X, com 88 teclas pesadas, mas creio que o SP2 deve ser a mesma coisa com 76 teclas semipesadas.

    Victorkeyboard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    é uma evolução notável em relação ao SP76/88 mas acho + viavel pegar os 3200 juntar + 800 e pegar um RD300sx q vale mais a pena, mais qualidade.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Victorkeyboard
    CLARO que existem instrumentos ainda melhores em termos de sonoridade, recursos e afins. Mas isso vai muito do gosto pessoal de cada um, e conforme o trabalho que cada um exercita.
    No meu caso, por exemplo. Adoro Roland, Yamaha, Korg e também gosto bastante da GEM e da Ketron, musicalmente falando. Mas minha maior preferência é pela Kurzweil, tanto no som como nos recursos. Essa marca se adapta perfeitamente ao meu tipo de trabalho, que é basicamente piano (80%), mas também tem certas doses de órgão e cordas (15%), e algumas raras vezes um synth (5%). E não foi falta de eu ter testado anteriormente outros instrumentos na mesma categoria: M-Audio Prokeys 88, Yamaha DGX-620 (que é arranjador, mas tem 88 teclas pesadas), Yamaha P-140, o próprio Roland RD-300SX, Roland RD-150, etc. O que mais se encaixou no meu perfil foi o Kurzweil SP2X mesmo - tanto que deve ser minha nova aquisição em um futuro próximo.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Corrigindo: o SP2X ERA para ser minha próxima aquisição, mas meu orçamento não permite (e não acho que vá permitir tão cedo). Porém, encontrei uma outra alternativa BEM mais em conta, e quem sabe até melhor: um módulo Kurzweil ME-1 (não adianta, eu sou fã de Kurzweil, hehe :-P). Como eu já tenho dois teclados, bastaria trocar meu módulo atual pelo ME-1, e está feita a "festa":

    - Kurzweil SP-76 + ME-1 para tudo quanto for piano (e órgãos, vez que outra);
    - Roland GW-7 para lead synths, pads, efeitos e afins.

    Depois de ter ouvido as demos do ME-1 que o SaintFerio postou há uns tempos atrás, fiquei realmente impressionado com esse "pequeno grande" modulinho :-)

    Felipe_MP
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Testei esse SP2x aki no Rio de Janeiro, gostei muito dele, quando teclei nos pianos, CARA, achei SENSACIONAL, sem dúvida, é o piano que eu adoro, ótimo timbre, realmente nota 10, os outros são tb muito bons, Cordas interessantes, órgãos legais a beça, vejo que é uma ótima compra, poderá ser a minha, mas será de 76 teclas sem o "x" só q o SP2 de 76 teclas ainda não chegou nas lojas cariocas só sob encomenda, achei por 2900,00 com pedal de sustain.

    oq acham do preço??

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Kurzweil SP2X - impressões