quando usar diminutas?

Autor Mensagem
CrenteLouco
Veterano
# jan/08


bom.. eu gostaria de saber quando e aonde eu uso as notas diminutas,,,
eu ateh sei forma-los, mais nao sei onde usar.. ja vi muitos musicos tocando em igrejas.. e usando diminutas... mais nao sei onde encaixar...
alguem me ajuda?

agradeço...

junynhosousa32
Veterano
# jan/08
· votar


Você pode usa-las como nota de passagem (por exemplo, você vai de C para Dm, você pode usar C C#º Dm) e também para substituir o sexto grau do campo harmônico você pode usar a nota diminuta meio tom acima do primeiro grau ( no tom de C por exemplo você pode substituir o Am por C#º)...

Basicamente pra isso eu uso, também gostaria de ter mais informções...

Se tiver errado me corrijam...

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


Você pode usa-las como nota de passagem (por exemplo, você vai de C para Dm, você pode usar C C#º Dm) e também para substituir o sexto grau do campo harmônico você pode usar a nota diminuta meio tom acima do primeiro grau ( no tom de C por exemplo você pode substituir o Am por C#º)...

Basicamente pra isso eu uso, também gostaria de ter mais informções...(2)


CrenteLouco
Veterano
# jan/08
· votar


tipo... alguem poderia me dizer um campo harmonico mais complexo, q tenha diminutas?
oq eu sei eh akeel basico:
C C7 F G7 Em Am Dm G7 C

eu acompanho muitos hinos na igreja... keria usar diminutas, eu acho os acordes diminutos particularmente lindos...
espero ter me expressado bem..
obrigado..
=)

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


tipo... alguem poderia me dizer um campo harmonico mais complexo, q tenha diminutas?
oq eu sei eh akeel basico:
C C7 F G7 Em Am Dm G7 C


Acho que c táh comfundindo dim com disonantes...

fernando tecladista
Veterano
# jan/08
· votar


keria usar diminutas, eu acho os acordes diminutos particularmente lindos...


Acho que c táh comfundindo dim com disonantes... (2)

Lord fafe
Veterano
# jan/08
· votar


Ambos dão um efeito muito bom...

CrenteLouco
Veterano
# jan/08
· votar


nao nao.. kero diminutas msm...
tipo, eu sei forma-los.. uma tecnica bem simples q um amigo me ensinou:
pra achar os acordes diminutos, vamos ver em C
C E G, respectivamente com os dedos 1 3 e 5, cái meio tom com os dedos 3 e 5, e adiciona o 6º grau, aí fica:
C D# F# A
oq é Cº

mais eu kero saber aonde encaixar os acordes...
alguem me ajuda
=]

LeandroP
Moderador
# jan/08 · Editado por: LeandroP
· votar


CrenteLouco


Categoria dos diminutos:

Diminuto ascendente é quando o se resolve num acorde cuja a nota fundamental esteja um semitom acima.

Ex.: C7M - C#° - Dm7


Diminuto descendente é quando é resolvido num acorde cuja a fundamental esteja um semitom abaixo.

Ex.: Dm7 - Db° - C7M


Diminuto auxiliar é quando resolve num acorde com o mesmo baixo, retardando a resolução.

Ex.: C7M - C° - C7M

Tigher
Veterano
# jan/08 · Editado por: Tigher
· votar


Você pode usa-las como nota de passagem (por exemplo, você vai de C para Dm, você pode usar C C#º Dm) e também para substituir o sexto grau do campo harmônico você pode usar a nota diminuta meio tom acima do primeiro grau ( no tom de C por exemplo você pode substituir o Am por C#º)...

Basicamente pra isso eu uso, também gostaria de ter mais informções...

Se tiver errado me corrijam...


tá errado
C#dim não vai substituir o sexto grau do campo harmônico de DóM, apenas o homônimo dele
uma vez que Am não possui dó# na composição. C#dim só substitui A quando for modular para o tom de D, pois trata-se do sétimo grau (de RéM), portanto nada mais é que a dominante (A) sem a fundamental, com sétima... (dó# mi, sol)
Então, resumindo, C#dim nada tem a ver com o tom de Dó Maior, se usado após um acorde de C, na verdade está apenas fazendo uma modulação para o tom de D ou Dm (afinal os dois possuem a mesma dominante, A), a não ser é claro, como vc disse, usado como acorde de passagem.

nao nao.. kero diminutas msm...
tipo, eu sei forma-los.. uma tecnica bem simples q um amigo me ensinou:
pra achar os acordes diminutos, vamos ver em C
C E G, respectivamente com os dedos 1 3 e 5, cái meio tom com os dedos 3 e 5, e adiciona o 6º grau, aí fica:
C D# F# A
oq é Cº


isso é um conceito muito equivocado hoje em dia para leigos... a enarmonia
Se vc está no acorde de dó maior e "cai" meio tom vc na verdade tem Eb e Solb, não D# e F#. Praticamente não faz diferença oq vc quer chamar, mas quando se trata de uma análise correta do tom que vc está e de modulações pode causar incertezas quanto à harmonia


Quanto a dúvida de uso, o Leandro deu uma dica ai.
Retornei ao forum depois de seculos hauahua
Qualquer coisa é só perguntar

CrenteLouco
Veterano
# jan/08
· votar


LeandroPanucci
pow cara.. vlw ae
=D

Tigher
veishh... vlw ae pelo toke...
alguem poderia me explicar esse negocio de, preparação, realização, e finalização? ( acho q são esses os nomes )
=D

EdTwistaZ
Veterano
# jan/09
· votar


Basicamente todo diminuto é um acorde dominante sem a fundamental.
Exemplo: C#dim = A7b9
C#, E, G, Bb = A, C#, E, G, Bb


Portanto sempre que você tiver um acorde dominante (ex: G7,C7,B7) você pode tentar substituir por um diminuto. Dependendo da situação a sonoridade pode ficar mais legal, ou não.

Para fazer essa substituição é só você usar uma dedução lógica.
Se você tem um G7 (sol, si, ré, fá), o diminuto correspondente é Bdim, (si, re, fa, lab) ou também pode usar o meio diminuto Bm7b5 (si, ré, fá, lá). Isso dependede da situação.

Os fatores para a escolha de um diminuto ou dominante com 7ª (excluindo modulação) para uma certa harmonia são vários, mas entre eles tem alguns que eu considero principais:
a melodia - Verifique se a melodia do momento se enquadra mais em um dominante com sétima ou em um diminuto. Muitas vezes a melodia é um arpejo do diminuto, ou algo que indique pela sonoridade que um acorde diminuto irá soar melhor do que o dominante com 7ª

Caminho Harmônico - muitas vezes o diminuto é melhor utilizado do que o dominante pela harmonia à sua volta. Como os amigos já citaram acima, o diminuto pode ser usado por exemplo como acorde de passagem.
Exemplo:
Am7, D7, G6, E7, Am7, D7, Em7......

Nesse caso, o E7 pode ser substituído facilmente por G#dim, pois a sequencia do baixo nos três acordes ajacentes vai ser cromática (G, G#, A), o que dá uma sonoridade diferente e interessante a essa progressão harmônica

Bom tem outras coisas que você pode analisar, mas acho que já falei demais, se estiver muito confuso aceito ajuda do pessoal para esclarecer melhor.

mazza
Veterano
# jan/09
· votar


Basicamente todo diminuto é um acorde dominante sem a fundamental.
putz vou tentar essa substituição nunca tinha pensado nisso valeu!!!

EdTwistaZ
Veterano
# jan/09
· votar


mazza

Disponha espero que aquela maçaroca que eu escrevi tenha ajudado!

tiago scott
Veterano
# jan/09
· votar


CrenteLouco

Cara como vc estava falando: mais eu kero saber aonde encaixar os acordes...

Acho que as explicações já deram para espairecer sua visão. Só para você ter um esclarecimento maior da forma de utilizar o diminuto veja um exemplo fácil.

C7+/9 (Abº) Am 7/9 Gm7/9 (F#º) F7+/9 Fm7/9 Em7 (Ebº 13-) Dm 7/9 G 7/4/9 C7+/9


Esses exemplos são de como você pode utilizar o diminuto para substituir alguns graus do campo harmônico. Basicamente ele substitui algumas cadências, e dá uma sonoridade diferênciadas na música. O diminuto levando para o lado mais brasileiro, pode receber o 13º grau (maior e menor) o que dá uma configuração ainda mais ressonante ao acorde.

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


O diminuto levando para o lado mais brasileiro, pode receber o 13º grau (maior e menor) o que dá uma configuração ainda mais ressonante ao acorde.
Lado brasileiro? Ahn?

LeandroP
Moderador
# jan/09
· votar


tiago scott

Como seria um diminuto com 13a ?

tiago scott
Veterano
# jan/09
· votar


Ken Himura
LeandroPanucci

Ops galera só corrigindo ...
No post anterior falei sobre o acorde diminuto com 13, mas esqueci o detalhe que quando usamos o diminuto, a 13 não pode ser justa, ou usamos o diminuto com 13+ ou 13-

exemplo: Ebº (13+) Eb (baixo) (mão direita) do - mib - sol b - si
ou Ebº (13-) Eb (baixo) (mão direita) do - mib - sol b e Ab


Falow ...

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


exemplo: Ebº (13+) Eb (baixo) (mão direita) do - mib - sol b - si
ou Ebº (13-) Eb (baixo) (mão direita) do - mib - sol b e Ab

Esses 2 acordes tão errados,

"mib - do - mib - solb - si" não é Eb° com 13ª+ não, é Cm5-7+.
"mib - do - mib - solb - lab" é um acorde suspenso, meio bizarro. Ebm com 4ª e 6ª suspensas. Não acho que esse acorde tá muito certo não, a 3ª tinha que vazar. Faz o seguinte, aumenta a 4ª em 1 st, e diminui a 6ª em 1 st, vira um acorde de Eb GER+6 (6ª germânica). Geralmente, a 4ª e a 6ª dum acorde de sexta aumentada (este caso) resolvem num acorde dominante, ambas na 5ª.

Eb° (fundamental): Mib - Solb - Sibb - Rébb.
Cm5-7+(1ª inversão): Mib - Solb - Si - Dó
Eb GER+6: Dób - Mib - Solb - Lá.

tiago scott
Veterano
# jan/09
· votar


Ken Himura

Mas o acorde diminuto é de passagem, e quando você usa um acorde como Cm5-/7+ está fazendo uma tenção para outro campo hârmonico, e não para continuar no campo de C. O acorde diminuto com 13+ é muito encontrado em músicas de Ivan Lins, Djavan etc. Quando você está tocando em C e utiliza Ebº mesmo que ele ganhe 13+, ele continua com a mesma função de passagem de Em para Dm, ou de Am para Dm, agora se você pensar nesse acorde como um Cm5-/7+ já está substituindo a função dele como diminuto. O que reforça este acorde como diminuto é o fato de o baixo estar em Eb, agora quanto ao diminuto receber a 13+, é dar uma suspensão hârmonica no Ebº, para que ele se resolva em Dm 7/9, o que certamente ficará correto, nesse caso o Si resolve em Dó, e o Eb em Mi. Devemos pensar no acorde diminuto sempre como passagem, porém não alterando o campo, todos acordes meio diminuto (5-) seguem cadências para outro campo, nesse exemplo de Cm5-/7+ você vai levar a música para o campo de Bbm.

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


Mas o acorde diminuto é de passagem,
Não, acorde Dim é de função dominante, pode substituir o V7 na cadência. Nesse caso, o Dim é basicamente o acorde dominante sem o Iº grau dele. Geralmente, usa-se o dim pra criar muita tensão e resolver numa função tônica (fechando a cadência) ou modular (dominante secundária, modulação cromática, modulação por diminuto etc).

tiago scott
Cm5-7+(1ª inversão): Mib - Solb - Si - Dó
Esse acorde nunca vai ser de Mib, simplesmente pelo fato de ser um de 3ª menor + 5ª aumentada. Esse acorde não "existe" no tonalismo, logo indica uma inversão de outro acorde.

E, pra acorde diminuto, obrigatoriamente a 5ª tem que ser diminuta, senão provoca outra sonoridade. É que nem tentar fazer acorde maior com 3ª menor.

LeandroP
Moderador
# jan/09
· votar


Não tem como montar o acorde diminuto com 6a maior ou 13a maior.

EdTwistaZ
Veterano
# jan/09
· votar


isso seria redundância, já que a 6a maior nada mais é que a 7ª diminuta.
Exemplo:
Cº= C, Eb, Gb, Bbb

Muitos cometem o erro de dizer que o acorde é assim:
Cº= C,Eb, Gb, A

Isso seria uma 6ª maior, mas apesar de a nota realmente ser um lá, ela tem uma sonoridade de 7ª, quando vc ouve o acorde, essa nota dá uma tensão semelhante à tensão do sétimo grau, por isso é chamada de 7ª diminuta e não 6ªa maior.

Blackus
Veterano
# jan/09
· votar


Experimenta e vê onde tu acha que fica bom, qual a dificuldade?

tiago scott
Veterano
# jan/09
· votar


Ken Himura


Não, acorde Dim é de função dominante, pode substituir o V7 na cadência. Exatamente !!!

Se vc prestar atenção no exemplo que dei, o acorde Ebº (13+) substitui o Am, que seguindo a cadência do para Dm, seria Em7/5- e A 7/13, mas eu sugeri pensando em C, utilizar o Em e Ebº, para substituir a função do Am.

Esse acorde não "existe" no tonalismo, logo indica uma inversão de outro acorde. Concordo em partes. Pois se você fixar o pensamento de utilizar o Ebº como diminuto ou cadência para o Dm, mesmo que ele receba uma dissonância ele não vai perder sua função.

Eu encontrei esse exemplo, agora me corrija se eu estiver errado deque não existe o acordes diminutos com (13+) ou (13-), e isso tá no cifra club, nas músicas de Djavan ...


Am7
Sede de amor
Cm6
Febre de anseio
Bm7 Bb°(b13)
Quase a escuridão
Am7 Cm6
Você partiu, me reduziu,
Bm7 Bb°(b13)
Amor, me perco em lágrimas


Essa questão dos diminutos vc não encontra só na música brasileira, se estudar hârmonia alterada em Jazz vai encontrar muito, basta saber o momento exato de usar .

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


isso seria redundância, já que a 6a maior nada mais é que a 7ª diminuta.
6ª é 6ª, 7ª é 7ª. Em instrumentos acústicos, principalmente os de arco (não-temperados) e metais (trompa, principalmente), essa diferença vai ser evidente. Enarmonia só existe no papel.

Se vc prestar atenção no exemplo que dei, o acorde Ebº (13+) substitui o Am, que seguindo a cadência do para Dm, seria Em7/5- e A 7/13, mas eu sugeri pensando em C, utilizar o Em e Ebº, para substituir a função do Am.
Pode ser encarada como modulação por dominante secundário. Esse acorde que você usou (Em7/5-) é igual ao Am7-, sem o Lá, quando você coloca a sexta que tanto fala. Lá (V de Ré) -> Rém (I) -> G (IV, modulando pra V de dó) -> C (I). Tudo vai depender da melodia, só harmonia não constrói música.

Eu encontrei esse exemplo, agora me corrija se eu estiver errado deque não existe o acordes diminutos com (13+) ou (13-), e isso tá no cifra club, nas músicas de Djavan ...
E está, só tem 13- aí nesse exemplo.

Sib - Réb - Fáb - Solb - Lább. Coloca um Mib aí e você tem um acorde lindo.


---
se estudar hârmonia alterada em Jazz vai encontrar muito
Defina "harmonia alterada".

Umas boas leituras são: "Harmonia" e "Funções Estruturais da Harmonia", ambos de Schönberg e o "Armonía del Siglo XX", de Vincent Persichetti (em espanhol).

tiago scott
Veterano
# jan/09
· votar


Ken Himura

Umas boas leituras são: "Harmonia" e "Funções Estruturais da Harmonia", ambos de Schönberg e o "Armonía del Siglo XX", de Vincent Persichetti (em espanhol).

Apoiado ...

LeandroP
Moderador
# jan/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Diminuto com 6a menor pode até ser, visto que a 6a maior ocuparia o lugar da 7a diminuta (que faz parte da estrutura do acorde diminuto).

Acredito que independente do instrumento ser ou não temperado, que não existe razão de aplicar a enarmonia. Que acorde teria um intervalo separado por um coma, sendo que é perigoso formar acordes com intervalo de 2a menor?!

Nesse caso acho errado escrever diminuto com 6a (ou13a) maior.

Ken Himura
Veterano
# jan/09
· votar


LeandroPanucci
Que acorde teria um intervalo separado por um coma, sendo que é perigoso formar acordes com intervalo de 2a menor?!
Música contemporânea, principalmente.

LeandroP
Moderador
# fev/09
· votar


Ken Himura

Não entendi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quando usar diminutas?